Resenha - Filme Aviões 2: Heróis do Fogo ao resgate

Resenha - Filme Aviões 2: Heróis do Fogo ao resgate
Sinopse: "Dusty descobre que seu motor está severamente danificado e nunca mais poderá participar de corridas. Após algumas adaptações ele acaba realocado na brigada aérea de incêndio, onde conhece o veterano helicóptero Blade Ranger e a equipe terrestre conhecida como The Smokejumpers. Enfrentando o fogo diariamente, Dusty finalmente entende o significado da palavra "herói"."

Oi, gente. Tudo bem? Aqui é o Leo e estou de volta com mais uma crítica cinematográfica para vocês. Hoje vim contar o que achei da animação Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate, sequência da Disney que chega às telonas nessa quinta-feira, 17 de julho, e o qual tive a oportunidade de assistir em uma cabine de imprensa no último dia 10.

No primeiro filme conhecemos Dusty Voo Rasante. Ele era pulverizador de plantações de milho em uma cidadezinha no meio do Mississipi. O sonho de Dusty era ser piloto de corrida, mas o fato de ser um avião pulverizador não lhe abria as portas necessárias para tal. Porém, após muito treino e esforço, Dusty consegue a oportunidade de participar do Rally Asas pelo Mundo, uma competição extremamente importante e difícil, que dá a volta ao mundo. Após muito empecilho, Dusty sai vitorioso e se torna um ídolo para aqueles que são desacreditados quando tentam desempenhar papéis diferentes para os quais foram criados.

Achei o primeiro filme bem divertido da primeira vez em que vi, mas quando assisti novamente, para relembrar os acontecimentos, encontrei diversas falhas e acabei reduzindo a avaliação dele de 4 para 3 estrelas. Com essa nova análise, fiquei bem receoso quanto ao que esperar da continuação e, infelizmente, preciso dizer que me decepcionei.

Nesse novo filme, Dusty é um astro das corridas e já venceu vários prêmios. Agora ele está dando uma folga, de volta à sua cidade. Durante um de seus treinos cotidianos, o motor de Dusty falha e ele quase cai. Dottie, a empilhadeira mecânica, lhe diz, após uma avaliação, que a caixa de redução está comprometida e que não existe mais essa peça disponível para efetuar a troca. Com isso, os dias de corredor de Dusty estão contados, tendo em vista que essa falha lhe impede de ter uma aceleração maior e se ele forçar pode vir a cair.

Abalado com essa notícia, Dusty sai para um voo noturno. Distraído, ele se atrapalha durante o pouso e provoca um acidente que acaba incendiando a região próxima ao posto de gasolina, comprometendo a vida dos cidadãos de Propwash Junction. O caminhão bombeiro da cidade é chamado, mas por ser muito velho, Mayday não consegue conter o incêndio e medidas extremas precisam ser tomadas para apagá-lo. Com isso, o governo é acionado e dá uma intimação: ou Mayday se reformula e contrata um novo bombeiro ou a cidade ficará proibida de receber visitantes devido ao risco, justo alguns dias antes da maior festa da cidade.

Sentindo-se culpado com o que aconteceu, Dusty resolve se candidatar à vaga de bombeiro, mas precisa de uma habilitação especial para tanto. Mayday lhe indica um velho amigo, Blade, que poderá ensinar ao avião todas as técnicas de resgate necessárias para o cargo. Logo Dusty está treinando, mas o fato de ser um piloto famoso rende certos preconceitos da parte de Blade e a insistência de Dusty em querer fazer tudo sozinho, mesmo sem saber, vai piorando a situação. Em pouco tempo, Dusty vai percebendo que pode não ser assim tão fácil tirar essa habilitação e entende o verdadeiro significado da palavra herói.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de conferir!

 ***

Cheguei ao cinema sem saber o que esperar dessa continuação. Não quis assistir ao trailer para ser surpreendido, mas surpresa foi o que menos tive na sessão.  Talvez tenha sido culpa da produção feita às pressas, já que o espaço entre os dois filmes foi bem pequeno, mas Aviões 2 deixou mais a desejar que seu predecessor. Sinceramente, parece que pegaram os principais elementos do primeiro filme e transformaram em um novo roteiro, levando tudo para o universo dos bombeiros. Temos todas as lições de moral e histórias de superação de Aviões, mas dessa vez com personagens diferentes.

Infelizmente, tive que assistir à sessão dublada, mas isso não foi nenhuma tortura. Bom, uma tortura não tão grande. Tatá Werneck arrasou dublando Dipper, que foi sem dúvida a mais divertida personagem do longa. Mesmo não sendo uma dubladora profissional, Tatá conseguiu passar seu carisma para sua personagem e isso foi sensacional. O ponto negativo da dublagem foi a tentativa de “abrasileirar” o filme, então vemos o uso de expressões como “beijinho no ombro”, “sabe de nada, inocente”, “keep calm e deixa de recalque” e outras referências à cultura musical do país, como Anitta. Da primeira vez que o personagem falou algumas dessas frases até ficou engraçado, mas conforme o enredo ia avançando, essas tiradas ficaram repetitivas e entediantes.

Tendo em vista que esse é um filme voltado para o público infantil, é difícil fazer uma crítica elaborada. Aviões 2 com certeza deve cumprir seu papel de entreter as crianças, com suas cores, efeitos e história padrão Disney, em que no fim tudo dá certo. Porém, crianças não vão sozinhas ao cinema e acredito que os adultos não se divertirão tanto assim. Embora o filme seja curto, pouco menos de uma hora e meia de duração, achei que ele foi bem arrastado e o final foi corrido. Simplesmente acabou e pronto! Todos foram felizes para sempre.

A franquia Aviões, infelizmente, deixa bastante a desejar. Por ser vendido como um spin off de Carros, as comparações são inevitáveis e muito fáceis de serem feitas, já que os universos são extremamente parecidos, assim como seus respectivos enredos. Deixo aos pais a dica de esperar o filme sair em DVD, para que seus filhos possam assistir sozinhos para vocês ficarem livres dessa dose de monotonia que a história proporciona.

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa. 
 
Título original: Planes: Fire & Rescue
Roteiro: Jeffrey M. Howard
Direção: Roberts Gannaway
83 minutos
TRAILER


***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JULHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

13 comentários

  1. Eu estava em dúvidas se assistiria ou não esse filme. Ainda estou na dúvida, mas acho que esperarei o dvd sair. A disney é muito boa, mas nem sempre o filme agrada. Não assisti "Carros" e nem "Aviões 1". Depois darei uma chance à ele! rsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi Carros, então acho que minhas perspectiva não seja igual a sua. Particularmente, esses filmes da Disney não são os que mais me atraem. Mas quem sabe? A maioria dos filmes que vi no cinema eram infantis mesmo.
    À propósito, boa resenha.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de filmes assim. Sempre me divirto muito. Se tiver chance verei ele ou talvez espere o DVD sair.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti ao primeiro, mas logo terei que assistir com o meu filho.
    Pena que a Disney não conseguiu superar o sucesso de Carros.

    ResponderExcluir
  5. Bom, não gosto de filmes de desenho, logo não assisti o primeiro e antes desse post eu nem sabia que esses filmes existiam...
    Acho que pra quem gosta deve ser bom, mas pra mim não rola :/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leo!
    Nunca assisti o primeiro filme. Parecem interessantes.

    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Leo,
    Confessoa você que Aviões não atraiu meu filho de 3 anos, nem a mim. Comprei o filme e ele nunca pede para colocar. Ao contrário das demais histórias da Disney pixar, achei que a moral da história se perdeu um pouco, ou ficou escondida demais, o que me fez imaginar que esta não seria uma boa continuação.
    Irei insistir com meu filho, por se tratar de um cenário diferente. Vamos ver se prende a atenção dele!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  8. Não cheguei a assitir nem ao primeiro, porque a história não me agradou nem um pouco, e com esse não foi diferente! A Tatá realmente é incrível, devo imaginar a dublagem dela e já começo a rir! Mas realmente, parece ser um filme fraco e que foi feito as pressas. Não pretendo assistir :/
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Como Disneyfreak que sou, fiquei bem chateada de ver que vc não curtiu muito o filme.
    Não achei legal isso de colocar bordões atuais, até pq daqui alguns anos, quando as crianças forem assistir, não vai fazer o menor sentido, mas a culpa não é bem da Disney né...
    Sobre ter deixado a desejar, duvido que tenha sido por ser feito as pressas, conheço o jeito de trabalho da Disney (até pq já trabalhei na Disney Company) e se fizeram em pouco tempo é pq consideraram o tempo mais do que suficiente.
    Mas enfim, ainda não assisti então não tenho como julgar né. Mas uma pena mesmo vc não ter gostado.

    ResponderExcluir
  10. hahahaha' Oi Leonardao,
    adorooo os filmes dos ''Carros'' ,contudo não assisti ao filme dos Aviões..mas adoroo fiilmes de infânciaa lembram os bons tempos ksksksks' pena que você se decepcionou com o desenrolar do filme..mas quando tiver a oportunidade vou ver se assisto o filme 1 e os aviões 2.
    Beiijooos *--*

    ResponderExcluir
  11. Uma pena quando essas franquias não decolam, né?!?! Ainda não vi "Aviões" e, depois dessa resenha, fiquei até com receio de assistir. A dica que você deixou aos pais no final dessa resenha foi demais. kkkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por filmes infantis, mas é mesmo inevitável fazer comparação com Carros, e acho que por isso não gostei de Aviões e não vou assistir Aviões 2.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. nunca assisti o primeiro, mas adoro filmes de crianças, e esse parece ser bem bonitinho mas muito parecido com carros

    ResponderExcluir