Resenha - Confesso que menti

Resenha - Confesso que menti
Sinopse: "Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Para ela, mentir é tão natural quanto respirar. Por isso é preciso prestar muita atenção a seu relato e desconfiar de tudo o que ela disser. Por que ela mente? É um segredo que envolve o outro. Tudo começou quando ela nasceu com a doença da família. E desde então Micah criou um labirinto de mentiras para manter todos afastados da única e terrível verdade. Mas quando seu namorado Zach é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, o comportamento nada confiável da menina a transforma na principal suspeita do crime. Agora, para desvendar essa trama e provar sua inocência, Micah Wilkins promete contar apenas a verdade e nada mais que a verdade."

Zachary Rubin está morto. Esta é a verdade. Nem o fato de Micah Wilkins ser uma mentirosa compulsiva irá mudar o ocorrido. Ele se foi, e ela sofre por isso.

Micah tem 17 anos e não possui muitos amigos. Talvez ter fingido ser um garoto quando chegou na nova escola, sendo desmascarada logo depois, não tenha ajudado muito em sua situação. Ela mente e não consegue evitar. Faz parte da doença da família, algo com o qual ela nasceu, um segredo que a torna diferente, e mentir é necessário, mas também se torna compulsivo. Quando ela viu a oportunidade a usou para sua brincadeira pessoal de ser um garoto, assim como quando usou uma máscara durante três dias, alegando ordens médicas devido a uma forte alergia. Mentir é natural para ela. Mas Zach, seu namorado, e o único com quem falava, agora está morto.

Os alunos estão de luto. A polícia segue com seus interrogatórios e a lista de suspeitos nas fofocas dos corredores apenas cresce. É claro que Micah é suspeita, ninguém gosta dela. Mas, de reclusa com quem ninguém falava a suspeita da morte do garoto popular da escola e alvo de todos os olhares onde quer que vá, é uma grande mudança, e ela só conhece uma forma de se livrar disso: com mais mentiras.

Não, Micah e Zach não eram namorados de verdade. É claro que não, afinal, ela era a excluída da escola, a esquisita de cabelos curtos e pele ressecada. Mesmo prometendo relatar toda a verdade a nós, algumas mentiras inocentes ainda escapam. Sim, eles tinham um romance, mas apenas fora dos portões do colégio e longe dos olhares dos outros alunos. Na escola, Zach namorava Sarah, e essa era a única verdade que todos conheciam até que algum fofoqueiro de plantão revela ter visto Micah e Zach se beijando no Central Park. O segredo se foi, e Micah agora precisa lidar com Sarah, a namorada traída, e Tayshawn, o melhor amigo de Zach, tentando descobrir os detalhes do envolvimento dos dois. 

Apesar de todas as razões que os distanciam, o fato de Micah, Sarah e Tayshawn serem os principais suspeitos nas fofocas dos corredores os aproxima. Mesmo querendo, Micah não pode falar toda a verdade. Mentir é feio, a verdade nem sempre é a melhor escolha e às vezes ela afasta as pessoas. Mas existem duas grandes verdades sobre esta história: 1: Micah carrega um segredo; 2: Ela não matou Zach. Ela o amava.

Vocês acreditam nela?

***

Confesso que Menti é um livro despretensioso, simples e incrível. E não estou mentindo, sou o oposto da Micah, lembram?

O livro não me atraiu pela capa, mas sim pelo enredo, e não me arrependo de tê-lo lido. Inclusive me pergunto se a capa é proposital, afinal, Micah é uma personagem extremamente real, uma das poucas vezes em que li um livro em que a protagonista se diz feia e os demais personagens concordam com ela. Ela não é popular, não tem muitos garotos e nem uma vida social agitada. Ela tinha o Zach, e sem ele Micah está sozinha, tendo que lidar com a perda e com suas mentiras.

Este não é um livro que vai mudar a sua vida, mas ele vai intrigar vocês, deixá-los curiosos e o tempo todo com um pé atrás. No meio da leitura vocês começam a se questionar o gênero do livro, já que Micah vai adicionando informações que podem mudar completamente o tipo de história que vocês estão lendo, e é aí que mora o segredo que deixa o exemplar tão divertido. Micah prometeu, pela primeira vez, contar toda a verdade, nada mais do que a verdade, mas em diferentes momentos ela admite: "confesso que menti", e reconta algum fato da história. 

Portanto, vocês nunca saberão o que esperar de Micah. Quais partes da trama são verdade? E quais não são? Quem afinal matou Zach, e que doença é essa que a garota possui desde que nasceu que pode alterar sua história? Óbvio que não darei spoilers, mas o que posso contar é que o livro é dividido em três partes, e cada uma delas dá uma reviravolta maior que a outra. Quando acaba, ficamos pensando e unindo todas as peças para digerir o final, que é muito inteligente. 

A obra, apesar de suas mais de 300 páginas, é de rápida leitura. Terminei meu exemplar em um dia (ok, eu estava BEM curiosa), mas mesmo assim o volume é no formato 14x21 e dividido em capítulos curtos, variando entre o momento presente, o histórico familiar de Micah e o momento anterior a morte do Zach, o que permite ao leitor uma visão bem ampla de toda a história. 

Achei o livro uma delícia, pois é uma conversa de Micah diretamente com o leitor. Ela discute com a gente, nos questiona, faz chantagem emocional e também zomba das nossas caras. Achei divertida e inteligente a forma como nos deixamos enganar pelos relatos. Estamos acostumados a ler livros sem precisarmos ficar com um pé atrás, aquilo que lemos é o que realmente está lá, e ponto. Já Micah olha para vocês, incrédula, e diz "Como você é inocente, acreditou mesmo nisso?". Muitas das vezes as situações sobre as quais ela mentiu não alteram muito a trama, mas, mesmo assim, é como um jogo, em que Micah nos conta uma determinada história, e vocês precisam decidir se acreditam, ou não. Vocês acreditariam?

Confesso que menti - Justine Larbalestier  
Editora Galera Record  
320 páginas
Comprar: Saraiva
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JULHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

18 comentários

  1. Essa história de mentiras me chamou muito a atenção! É diferente e criativo, e parece que é um daqueles livro que puxam bem para o lado psicológico! Gostei
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece legal, um ótimo passa-tempo. As pessoas que resenham ele não costumam resenhar como você, ótima resenha. Detalhou perfeitamente! Se ele já estava na minha lista antes, agora está no topo.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha Dany :] É o tipo de livro que eu gosto, mas confesso que a capa não me agradou, meio que me assusta, nao sei bem. Mas, a história parece ser bem legal e deve ser intrigante mesmo. Vou acrescentar a minha listinha de desejos :] beijos

    ResponderExcluir
  4. O título do livro me deixou bastante curioso para lê-lo. E não, isso não foi uma mentira. kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da capa mais tem tudo para ser um ótimo livro
    Como eu sou muito curiosa quero descobrir qual é esse segredo dela o.O e saber quem mata o Zach

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante curiosa em relação a essa livro e lendo sua resenha fiquei mais interessada ainda. Mais um para entrar na lista.

    ResponderExcluir
  7. kkkk' noossa..nunca imaginei um livro sobre mentiras.. mais me deixou bastante intrigadaa..afinal quem nao mentiu algum dia nao eh? tb' nao gostei muito da capaa..e ainda mais um livro que a garota principal se diz feia e todos concordam,nossa!!acho que cada um tem o seu ladoo bonito para mostrar ..eh pena,que ela que tanto mente fica enrascada com a história da morte do namoradoo..tadiinha deixando-a sozinhaa..
    enfim, não me animeii muiito com ele..mais quando tiver a oportunidade de ter ele..eu prometo ler...Isso não é mentira ksks'

    ResponderExcluir
  8. Dany,
    Eu não gostei da capa, mas a sinopse é instigante. Amei a resenha e fiquei me perguntando o motivo de tantas mentiras, o fato da personagem ser realmente feia (isso é tão real), eis que você me diz que o livro é despretensioso, simples e incrível. Amei, amei. Quero esse livro pra mim =)
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. kk também não me interessei muito pela capa , achei que cara que eu ia passar o livro , mais a historia é outra coisa , ela chama atenção e parece ser muito interessante , fiquei bem curiosa para saber qual o segredo de Micah , e bem triste pelo Zach ter morrido logo de cara :/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua resenha. Achei a história bem diferente e fiquei muiyo curiosa sobre o segredo.
    A capa não combina muito com o livro.

    ResponderExcluir
  11. Tem um assunto diferente dos 'outros livros', e eu gostei. Há pessoas que possuem uma doença assim. Enfim, concordo com todos acima: também não gostei da capa haha, mas a história é intrigante. Parabéns pela resenha, Mi.

    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o livro ótimo, Micah é uma personagem intrigante e me confundiu por diversas vezes com suas mentiras e na segunda parte do livro fui totalmente surpreendida, eu não esperava tanto e acabei muito satisfeita.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Que genial! Um livro em que as verdades não são nunca contadas é muito interessante. A capa também não me chamou muita atenção, mas sua resenha sim. Espero um dia ter a chance de poder ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dany!
    Achei o livro muito inteligente! Desenrolar uma história feita de mentiras e aos poucos ir mudando os acontecimentos de acordo com a verdade é algo trabalhoso, mas se bem feito não tenho dúvidas que dá um ótimo livro. Adorei a história, apesar dessa capa horrível!

    ResponderExcluir
  15. Ok, preciso saber desse segredo agora. Já to morrendo de curiosidade e vontade de ler esse livro. Tambem não fiquei atraida pela capa, mas a história chamou muito minha atenção.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você, Dany! Essa capa é horrível! #prontofalei kkkkk
    Adoro essas personagens que fazem esse jogo com os leitores. Sempre nos manipulando e nos fazendo de gato e sapato. Méritos a autora que consegue prender seus leitores na trama.
    Só posso dizer que fiquei bem curioso pra saber o que é verdade ou mentira na vida dessa senhorita.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. a capa não me chama muito a atenção, mas o livro em si parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  18. Estava doida para ler a resenha desse livro pois o título me intrigou bastante. Quando vi na estante de lançamentos e li a sinopse já me encantei. Agora então, já foi adicionado à minha listinha (nem um pouco pequena,rs) de próximas leituras.

    ResponderExcluir