Resenha - Seriado Episódio Piloto de Delírio

Resenha - Seriado Episódio Piloto de Delírio
Imaginem viver num mundo em que o amor é considerado uma doença e que, aos 18 anos, todos sofrem uma intervenção para se verem livres do delíria nervosa. Posteriormente, são devidamente pareados, de acordo com as suas compatibilidades, e nunca mais podem ter seus corações partidos, libertando-se de todos os males advindos do amor.

É nesse contexto que conhecemos Lena e Hana, duas amigas que estão prestes a passar por uma avaliação pré-intervenção. Lena acredita plenamente na cura, mesmo tendo um histórico familiar maculado do qual tenta se esquecer. Hana, ao contrário, não vê sentido em obedecer a tantas regras impostas pelo Governo, e tenta aproveitar rebeldemente os seus últimos momentos como "não-curada".

Mas será Lena que conhecerá o amor e descobrirá que, uma vez infectada, se tornará impossível libertar-se desse sentimento, afinal, viver sem amor não é viver.

Querem saber o que vai acontecer? Então assistiam ao episódio piloto de Delírio.

***

Não é novidade para ninguém, que acompanha o blog, pelo menos, que sou completamente fã da trilogia de Delírio, escrito pela Lauren Oliver e publicada pela Editora Intrínseca. Lembro quando, no ano passado, a Fox anunciou que produziria um seriado baseado nos livros. Fiquei tremendamente feliz, até assistir a trechos do piloto e ficar completamente decepcionada. Não foi à toa que fiquei feliz, confesso, quando soube que a série havia sido cancelada.

Depois de tanto tempo, o site Hulu conseguiu autorização para disponibilizar, gratuitamente, pelo período de um mês, apenas o episódio piloto da série. Ele foi lançado na semana passada e só consegui assistir recentemente, pelo youtube, já que descobri no dia do lançamento que o Hulu é bloqueado para internautas que não vivem nos Estados Unidos.

Vocês não imaginam como é difícil para eu assistir adaptações de obras que amo. Não consigo ser imparcial, não consigo ver um filme ou série sem ficar o tempo inteiro xingando e comparando com o livro e não consigo analisar ambas as histórias de maneira independente.

Então, vocês já podem deduzir o quanto foi terrível ver esse episódio piloto, a começar pela escolha de elenco que detestei. Custava deixar Lena morena e Hana loira? É pedir demais produção? Acredito que esta resenha fará sentido apenas para quem já leu os livros, já que ficarei o tempo inteiro apontando as diferenças entre o episódio e os mesmos.

ATENÇÃO, a partir desse ponto pode haver spoilers. Leiam por conta e risco.

Vamos começar? Porque tenho muito para falar. Logo no início do piloto vemos Rachel, irmã de Lena, levando-a para a avaliação num carrão chique. Lena, depois de perder os pais, foi criada pela irmã e seu marido. Oi?? Como assim? Como foram capazes de deletar sem dó nem piedade a tia Carol, seu marido e as duas priminhas de Lena?

Genteeeee, isso é simplesmente inaceitável. Vejam bem, Lena foi mandada para a casa da tia Carol quando ainda muito pequena, e foi tremendamente difícil para ela crescer num ambiente austero, sem amor e cheio de regras, diferentemente do seu lar. Ao contrário do que o seriado deu a entender, a população de Portland não era abastada. Poucas pessoas viviam em boas casas e tinham condições de manter um carro, por exemplo, e Lena viveu com diversas privações, tendo que ajudar os tios desde cedo no mercadinho, colaborar na casa e auxiliar na criação das primas. Tudo isso foi fundamental para a sua formação.

Precisooo comentar, que cena foi aquela de Lena e Hana correndo? Para tudo!! Lena e Hana eram corredoras natas, e não duas moscas mortas!! E peraí, colocaram Alex como policial?? E o pai de Lena não morreu?? Alex fazia parte de uma "organização" para encontrar o pai - cientista maluco - de Lena e tinha a missão de atraí-la? Oi? De que história estamos falando mesmo?

Mas calma, queridos fãs, as atrocidades não param por aí! Vocês não vão acreditar, mas Julian e seu pai aparecem no piloto, e não só moram em Portland como Julian contracena com Hana, uma personagem que nunca conheceu! Pelo amor, Julian só deveria aparecer em Pandemônio, segundo livro, e faz parte de um cenário completamente diferente de Delírio.

E Fred, o futuro marido de Hana, que protagoniza cenas muito importantes em Réquiem, terceiro volume, é filho da senadora, ex-namorada do pai de Julian, que está se candidatando a presidência dos Estados Unidos. Que salada de frutas é essa??? Socorro!

É sério, tudo isso me deixou tão, mais tão chocada, que é provável que esteja esquecendo de mencionar outros detalhes absurdos para vocês. Ok, sei que o Junior vive me incomodando dizendo "Mirelle, mas o seriado, ou o filme, é apenas baseado no livro, não são a mesma história." Também sei que é difícil uma adaptação ser fidedigna a trama original e que o roteiro é modificado para a história fluir melhor nas telinhas. Sim, sei disso tudo! Mesmo assim, não me conformo quando inventam de produzir pseudo adaptações que simplesmente assassinam as obras originais. E só me pergunto: Por quê?

É realmente tão difícil ser um pouquinho fiel que seja ao livro que está sendo adaptado? O que acho ainda mais complicado de compreender é como a autora pode ter gostado tanto deste episódio??!! Céus! O pior de tudo é que sei que posso estar exagerando e sendo dramática, afinal, lembrem-se, estamos falando de uma das minhas trilogias favoritas, portanto, serei muito sincera com vocês, assistam e tirem suas próprias conclusões.

No fundo, penso que as pessoas que ainda não leram os livros podem vir a gostar.. mas na real queria muito saber a opinião dos fãs e descobrir se sou eu a louca ou se vocês compactuam com a minha opinião. Assim sendo, por favor, não deixem de virem aqui comentar comigo o que acharam, ok?

Enquanto isso, fiquem de olho em todos os posts que já fiz sobre essa trilogia que recomendo demais:



Delirium  
Hulu  
Episódio Piloto
ASSISTAM AQUI AO EPISÓDIO PILOTO DE DELÍRIO


***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JUNHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

26 comentários

  1. Oi, Mi
    Ainda não li o livro, mas gostaria muito de ler, pois você faz tantos elogios e esta série, que estou muito curiosa para ler. Pena que fizeram tantas mudanças nesse episódio.

    ResponderExcluir
  2. Não li a segunda parte por medo de spoilers dos livros , que ainda não li , mais desde que vi sua resenha do livro eu tenho vontade de ler , quando descobri que ia ter a serie fiquei super ansiosa , espero poder ler logo o lirvo :)

    ResponderExcluir
  3. Ai Mi, sabe como é, li o inicio e o final para poder fugir dos spoilers rsrs
    Lembro na época que você reclamou imensamente sobre a adaptação. é tão ruim quando eles conseguem estragar algo do qual gostamos!
    Eu estou para iniciar a trilogia em breve - ohh breve que nunca chega rs - e volto para ver sua analise melhor.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. Que pena que você não gostou. É difícil quando a gente pensa que vai gostar e o que sai é totalmente diferente.
    Dei uma olhada nesse piloto ontem, mas não fui até o final. Até porque ainda não li os livros. Mas assim que ler vou dar uma olhada de novo para comparar.

    ResponderExcluir
  5. OH MY GOD! Muito fod *-*! Quando o blog postou o trailer eu logo fiquei apaixonado e quero ler logo a trilogia! A série tem futuro e tomara que dê certo!

    ResponderExcluir
  6. Sou fã da série, e quando vi que lançariam a série de TV eu já não estava esperando algo fiel.
    Mesmo estando bastante diferente da realidade do livro, eu gostei.
    Eles fizerem tudo para o público das séries gostar, e não para nós, leitores darmos 100%.

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. É Minha trilogia favorita e por isso posso falar: você não está louca e eu concordo com você em tudo o que disse, eles praticamente mudaram tudo !!
    O personagem que eu mais gostei era Grace e cade ela?? Cade a minha cena preferida de Delírio ( onde o Alex fala para a Lena sobre a cor favorita dela)?? Como assim é a irmã dela que descobre que ela está com a doença?? Sinceramente, não sei se assistiria a série depois de tantas mudanças.

    ResponderExcluir
  8. É Minha trilogia favorita e por isso posso falar: você não está louca e eu concordo com você em tudo o que disse, eles praticamente mudaram tudo !!
    O personagem que eu mais gostei era Grace e cade ela?? Cade a minha cena preferida de Delírio ( onde o Alex fala para a Lena sobre a cor favorita dela)?? Como assim é a irmã dela que descobre que ela está com a doença?? Sinceramente, não sei se assistiria a série depois de tantas mudanças.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li os livros, mas já ouvi tantos elogios que tenho muita vontade de ler. Pelo que você comentou na resenha mudaram totalmente a história. É tão triste quando isso acontece, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de só ter lido "Delírio", já me tornei fã da trilogia. Estou correndo atrás de "Réquiem" pra conseguir completar minha coleção, e me jogar na leitura. Também sou como você em relação à adaptações de livros que gosto. Analiso comparando os dois. Mas, consigo me desprender um pouco e analisar outras coisas, como atuação, direção, trilha, etc. Uma pena que esse piloto não te agradou em nada. Irei assisti-lo em breve, e depois volto aqui pra falar o que achei. E só uma dúvida, ele não dá spoiler de "Pandemônio" ou "Réquiem" não, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Concordo com tudo o que vc disse. Agora sei porque foi cancelada. Fizeram uma mistureba só, mudaram muita coisa. Aff não gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi.
    Li apenas Delírio e adorei. Estou doida para ler Pandemônio e Réquiem.
    Confesso que também não gosto de ver adaptações de séries, pois também fico fazendo comparações. Eu também não entendo porque é tão difícil se manter fiel às características físicas dos personagens, qual a dificuldade??

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li os livros, mas já estão nos meus desejados. Minha amiga meio que me obrigou a ler essa trilogia porque ela fala tão bem que eu fiquei curiosa rs
    Em relação a analisar uma adaptação, sou igualzinha a você. Não tem outro jeito de analisar a não ser comparando os dois. Vou assistir ao episódio piloto depois de ter lido os três livros.

    ResponderExcluir
  14. Hello Mii *----*
    Ainda não li os livros dessa trilogia, mas estão na minha lista de Quero Ler. Só que mesmo não tendo lido, te entendo no quesito decepção pós-filme/série. Não entendo como alguns produtores são tão "burros" a ponto de trocar coisas banais como você mesmo disse, a cor dos cabelos das personagens, são detalhes que uma pessoa que só está vendo, não achará nada de mais... Só que para as pessoas que leram e que sabem a "verdadeira" história ficam decepcionadas com a falta de delicadeza do povo que faz a adaptação....
    Mas mesmo assim ainda quero ler todo os livros!!!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho muuita vontade de ler todos os livros, mas ainda não tive a chance.
    Normalmente gosto de adaptações de livros para séries, muitas vezes dá mais certo do que adaptações para filmes, mas é ridículo mudarem detalhes tão banais quanto cor de cabelo da personagem e coisas assim... acho que é ainda pior quando você é realmente fã do livro, e não consegue se identificar com as personagens na série.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li os livros, e por isso não posso julgar ou compara-los ao piloto, mas se você diz que mudaram muito eu acredito é claro, acho que esse deve ter sido um dos fatores pelo qual só lançaram o piloto! Eu pretendo assistir, estou rezando pra ver se alguém legenda porque assim fica melhor pra entender, mas vou ver mesmo assim.

    ResponderExcluir
  17. Mi, não li a resenha para evitar os spoilers, mas acredito que todos os leitores sofrem com adaptação e tbm fico muita raiva quando trocam esses detalhes que são pequenos, tipo cor do cabelo, mas que fazem toda a diferença para os fãs.

    ResponderExcluir
  18. Eu também não li os livros ainda, mas entendo sua frustração, tem coisas que é necessário mudar, afinal uma série tem temporadas de 12 a 24 episódios que apenas a trilogia não daria conta, mas fugir tanto assim da história é surreal, era mias fácil terem inventado algo novo! Mesmo não tendo lido a série não gostei do piloto, achei sem graça, não me prendeu e só me despertou a curiosidade mais pro final. Achei bom eles terem cancelado, pois seria uma vergonha de série!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Também achei uma falta de vergonha na cara colocarem a Hana loira. O que que custa pintar o cabelo da guria de loiro? Enfim, pelo menos saiu alguma coisa, espero poder assistir os outros episodios...

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o livros e não assisti ao episodio mais ta dando muito o que falar muita frustração os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Pelo que vi em sua resenha mudaram toda a historia

    ResponderExcluir
  21. Detesto quando eles fazem isso trocam as cores de cabelos dos personagens, quem era moreno fica loiro e quem era loiro fica moreno, que coisa chata, isso é muito importante eles não podem fazer isso hahaha, eu ri, mas é sério, que pena que esse episódio foi uma decepção para você, eu ainda não li nenhum livro da trilogia, mas pretendo ler assim que possível.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li a trilogia mas já baixei o piloto da série. Estou naquela de "leio ou livro ou assisto a série?", no fim acho que vou ver o piloto primeiro e depois embarcar nos livros afinal eu sempre acabo me decepcionando com as adaptações e o filme/série dentro da minha cabeça são sempre melhores, hahaha.

    ResponderExcluir
  23. Ah, eu também tenho essa neura de querer que as adaptações de livros sejam identicas aos livros... rsrs
    Eu ainda não li nenhum odos livros dessa serie, mas sou louca pra ler, parecem ser ótimos. Mas fiquei curiosa com a série também. Ainda não tem o episódio legendado?

    Bjok

    ResponderExcluir
  24. Entendo sua revolta! Nunca li o livro mas minha amiga leu e ficou bem magoada com o roteiro desordenado. A cena da corrida foi ridicula até para quem não conhece a história rsrsrs
    Não gostei do piloto. Foi tudo corrido e fizeram muita besteira. Mas a história parece prometer muito. Deveriam fazer filme, isso sim!

    ResponderExcluir
  25. Preciso ler esses livros,
    estou resistindo um pouco a adaptação, mas isso pode mudar se
    por acaso o livro for tudo isso o que dizem mesmo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ain senhor!!!
    neura total... fico louca quando as adaptações ficam modificadas... Mas mesmo assim fica tudo de bom!!
    Adorei a resenha já quero ver tudo ainda hj...

    BJs

    ResponderExcluir