Resenha - Os Deuses do Futebol

Os Deuses do Futebol Mirelle Candeloro Aconteceu na Copa Lycia Barros Ases da Literatura
Sinopse: "Janaína é uma maniática por futebol. O esporte faz parte da sua vida desde sempre, mas o mesmo não pode dizer do amor. Depois de muito tempo a procura do namorado perfeito, conheceu Cadu, e resolveu marcar seu primeiro encontro num dos jogos da Copa do Mundo. Mas o destino resolveu lhe pregar uma peça e atrapalhar a sua vida. Será que uma greve de ônibus e um vizinho chato irão impedi-la de ser abençoada pelos Deuses do Futebol?"
Estamos em época de Copa do Mundo. Pela primeira vez, nosso país sedia um evento internacional deste porte, tão amado por uns, e tão detestado por outros. Principalmente, levando em conta o período crítico pelo qual estamos passando no Brasil.

É nesse contexto que conhecemos Janaína. Ela é uma torcedora fanática por futebol, e não poderíamos esperar algo diferente de alguém que foi inclusive batizada na Capela do Estádio Olímpico aos cinco meses de idade. Gremista de alma e de coração (eca!), dentre seus candidatos a novos amores ela possui apenas dois pré-requisitos: sua paquera não pode ser colorado nem argentino, afinal, como se relacionar com torcedores de seus arqui-inimigos do gramado? Não dá!

Porém, antes disso, Janaína precisa se preocupar com outro problema que lhe aflige: a “síndrome do dedo podre”. Será uma maldição se interessar sempre pelo cara errado? Como se livrar desse círculo vicioso e fazer tudo diferente?

Cadu trabalha na mesma empresa de Janaína, é educado, prestativo, usa roupas engomadinhas e gel no cabelo. Não entende as mensagens ousadas que Janaína envia pelo whatsapp e faz mais o tipo reservado, filhinho preferido da mamãe. Decididamente não é o tipo de Janaína, mas, talvez, seja exatamente disso que ela precisa. Decidida a fugir de todos os seus padrões, ela o convida para um encontro nada usual. Eles vão a um jogo da Copa do Mundo.

Rezando para todos Os Deuses do Futebol, Janaína se prepara para ir para o Beira Rio, mas será que seu plano irá funcionar, quando tudo o mais no Brasil parece não estar dando certo? Uma cidade parada devido às greves e as insistentes crises de pânico de Janaína podem pôr tudo a perder... ou, Os Deuses do Futebol podem ter outros planos...

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Os Deuses do Futebol é um pequeno conto, escrito pela Mi, e publicado no livro de antologias Aconteceu na Copa, juntamente com outros oito contos, organizado pela Lycia Barros, que foi lançado dia 07/06/2014, no Rio de Janeiro. Vocês podem conferir a cobertura do evento AQUI. Infelizmente não pude ir, mas fiquei muito feliz pela Mi ter dado seu primeiro passo rumo à realização dos seus sonhos.

Eu devo ser uma das pessoas mais suspeitas para falar de algo escrito pela Mi, afinal, vocês já sabem da nossa amizade “grude”, mesmo que esse grude seja virtual na maior parte do tempo. Mas vocês também já devem ter aprendido que sofro de sinceridade patológica, o que não me deixa tão suspeita assim.

Fiquei encantada com Os Deuses do Futebol! Não sou a maior fã desse esporte e ainda por cima tenho as minhas ressalvas em relação aos gremistas (sorry), e meu primeiro comentário quando comecei a ler o conto foi: “Poxa, Mi, mas ela tinha que ser gremista doente??”. Mas minha reclamação ficou por aí, afinal, Janaína tem uma história hilária e não tem como não se afeiçoar a essa espevitada em busca de seu grande amor. Jana é uma personagem completamente exagerada, dramática e levemente azarada, responsável por arrancar várias risadas, como se deve esperar de um chick-lit. Além disso, ela é persistente e não perde a fé, como a maioria dos brasileiros.

Narrado em primeira pessoa, o conto é tremendamente realista, uma vez que conseguimos nos imaginar dentro da história com facilidade. Porteiros simpáticos, vizinhos prestativos, cidade em pleno caos em meio a Copa do Mundo. Tem como não simpatizar com a causa? Isso sem falar no final, que foi muito melhor do que o esperado. Eu já estava achando que a mocinha tinha entrado na maior fria quando... “tcharãn!”, Os Deuses do Futebol entram em ação e mudam tudo.

Mas o que mais gostei foi que o conto da Mi me fez ver o livro com outros olhos. Aconteceu na Copa estava me parecendo uma obra pouco atraente devido ao nosso contexto atual de insatisfação com o Governo. Entretanto, entendi que o livro não se trata "da Copa", mas sim do que acontece com a vida das pessoas "na Copa". O evento esportivo é utilizado apenas como um pano de fundo, mostrando histórias do cotidiano, de pessoas comuns que tiveram suas vidas modificadas em plena turbulência que um acontecimento como este pode gerar. Principalmente para quem mora em cidades "sede" sabem do que estou falando. No final, achei a premissa da obra muito legal.

Os Deuses do Futebol já está com o selo de aprovação da "Lora" aqui, agora estou curiosa para ler os outros contos... e vocês?

Fiquem por dentro de todas as postagens do Especial Aconteceu na Copa. Muitas novidades estão por vir, inclusive alguns sorteios do livro :)

Aconteceu na Copa já está à venda no site do Ases da Literatura, mas vocês também podem comprar seu exemplar autografado diretamente com a Mi, através do email recantodami@gmail.com.

Os Deuses do Futebol - Mirelle Candeloro
Publicado no livro Aconteceu na Copa
Editora Ases da Literatura
91 páginas
Comprar: Ases da Literatura


***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JUNHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

49 comentários

  1. Eu já estava vindo louca dizer que queria ler também porque amei a resenha e claro, é o primeiro conto publicado da Mi mas me toquei que já li o conto =D E na época eu disse pra ela que tinha adorado e acho que ela ficou meio assim O.o kkk Viu Mi, falei que tinha ficado bom! Mas é claro que vou querer o meu exemplar autografado =D e também quero conhecer as outras histórias que parecem muito legais também. Assim que der entro em contato com a gata pra pedir o meu ;)
    Dani conte-nos o que achou de toda a obra depois :)

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, que coisa, nem lembrava que você já tinha lido ele.. kkk Ai que fofa, será um prazer autografar um exemplar para você sua linda. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Dany
    Fiquei super curiosa para ler o conto. Parece super divertido. A Janaina me lembrou uma prima minha, que é louca por futebol. Gostaria de ler o livro todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que legal Monica. Acho tão divertido quando meus personagens lembram alguém.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Oi Dany :)

    Estou muito curioso para ler esse conto, pois vindo da Mi com certeza é coisa boa. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que a temática em geral ainda não me agrada muito, porém como é um conto e parece ter um lado engraçado fiquei um pouco curiosa para lê-lo. A antologia, no entanto, ainda não é algo que eu teria interesse de ler inteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber Thais, mas te entendo.. as antologias têm seus prós e contras, e nem sempre temos vontade de ler todas histórias nelas contidas. Beijos

      Excluir
  5. Mesmo eu não gostando da Copa, e não querendo nada do tipo, fiquei interessada.
    Quem sabe não dou uma oportunidade e compro.

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Pri, qualquer coisa é só me contatar por email. Beijos

      Excluir
  6. Não sou muito fã de futebol, mas adorei a resenha. Parece ser uma história super divertida, que se envolve em muitas confusões e garante boas risadas para os leitores. Adoraria ler esse e os outros contos também!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico contente em saber, obrigada. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  7. Parabéns Mi!!!!
    Adorei a resenha. Mesmo não curtindo muito esse tipo de estória fiquei curiosa com o conto. Não sei se terei chance de ler , mas se tiver lerei.

    ResponderExcluir
  8. Estou curioso com o conto,parece bem divertido!

    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha Dany. Estou bastante ansioso para ler esse livro, todo dia falo sobre com a Mirelle. kkkkk

    Também não sou fã de futebol, mas como esse não é o foco, o evento é apenas usado como cenário, estou certo que é uma ótima obra. E também conheço o pessoal do Ases da Literatura, lá só tem fera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso Laplace, obrigada pelo carinho de sempre. Beijos

      Excluir
  10. Parabéns Mirelle! Sucesso de resenha, Dany!

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã de futebol , mais mesmo assim fiquei super curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  12. Ooi Dany eu ate gosto de futebol sou uma são paulina roxa :P
    Mais não to la muito interessada na copa e nada que a envolva mais essa sua resenha ficou ótima e ja que tem a aprovação da lora acho que daria sim uma chance a esse livro porque não? parece ser divertido *-*

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu adoro futebol e acho que vou adorar o livro também... rsrs
    Janaina parece ser um ícone e a história parece ser muito divertida. Já estava curiosa pra ler o livro e agora depois da sua resenha, estou com coceira de tanta vontade de ler Aconteceu na copa.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não imagina o quão feliz fico em saber disso Raquel. Obrigada. Beijos

      Excluir
  14. Não sou mt fã de futebol, porém gostei bastante da resenha do seu conto e espero ler logo. Parabéns Mi

    ResponderExcluir
  15. Show! O livro tem como tema o futebol, mas os contos vão muito além disso. Indicado para todos os gostos. Beijos para toda a equipe e parabéns pela escolha da obra para resenha.

    ResponderExcluir
  16. Desde que a Mi disse que tinha um conto dela publicado no livro que eu fiquei mega curiosa, e quando ela disse que a Dany ia resenhar aqui eu fiquei ansiosa. Eu devo dizer que não sou daquelas pessoas fanáticas, adoro futebol, não falem perto de mim quando estou vendo minha Seleção por favor, mas não sou fanática, então quero conhecer a Janaina e entender essa coisa de torcedora doente, mesmo ela sendo gremista. Adorei que é um chick-lit, então já espero dá boas risadas e quero ver o que os Deuses do Futebol reservaram pra Janaina.
    P.S. Comentando novamente porque antes tinha ficado com o login do meu irmão, hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sabrina, com a Jana a diversão é garantida.. hehe espero que goste. Beijos

      Excluir
  17. Legal mesmo, nunca tinha visto um livro que se relacionasse de alguma maneira com o futebol principalmente um do gênero chick-lit! Mas amo futebol de paixão (flamenguista fanática!!) e só por isso já leria o livro mas saber que tem ainda um certo humor por parte da personagem e uma história que se envolve com os cotidianos das pessoas me animou ainda mais a ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lari, fico feliz em saber que você gostou da mistura :) Beijos e boa leitura.

      Excluir
  18. Oi Dany.
    Também não sou muito fã de futebol, mas fiquei curiosa para conhecer a Jana. Ela parece uma personagem hilária, que se mete em várias confusões rs
    Deuses do Futebol parece ser um ótimo chick-lit, com direito a risadas e com a identificação do leitores com algumas situações do dia-a-dia.
    Estamos sim sofrendo com a Copa, principalmente com o trânsito, mas vai ser um evento que vai ficar gravado na memória dos brasilerios, querendo ou não rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Pamela, disse tudo :) hehe Beijos

      Excluir
  19. Legal! Gosto de futebol, talvez eu o leia.

    ResponderExcluir
  20. Nessa época, já vi vários livros relacionados com a copa, mas o que eu mais gostei foi esse. Pelo que eu vi, mesmo o romance acontecendo na copa, o foco principal não é um futebol. Vi um erro gritante da sinopse, mas que não altera o conteúdo do livro que pelo visto é ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Parecem ser bem bacana o conto e o livro, o fato de a copa ser apenas um cenário me deu mais vontade de ler ainda. Mais uma vez parabéns aos autores.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Não sou muito adepta a chick-lits e contos, mas fiquei tão curiosa para ler o conto da Mi, que não me importaria de comprar o livro com os outros contos. Também não sou nada a favor do Grêmio, mas... hahah
    Estou louca para saber se o encontro vai rolar ou não rs

    ResponderExcluir
  23. Oi Danny confesso que a principio não dei muita importância ao livro (me desculpa Mi), exatamente devido aos ponto que você citou, tudo o que ronda essa copa e o seu real significado para os cidadãos brasileiros... Enfim, mas assim como você também disse o livro não trata-se da copa e sim do que acontece com as pessoas nessa época, no final das contas gostei da premissa do livro, inclusive achei bem original, pretendo ler o livro sim.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu também não sou fã de Futebol e não moro em uma cidade sede, mas sempre estou viajando pra uma (Recife). Apesar de ainda não ter lido, achei interessante que a parte do futebol é apenas o pano de fundo de toda a trama. Outra coisa que gostei foi essa contemporaneidade do conto. Fica difícil acharmos que a Janaína é uma personagem fictícia. Com certeza irei ler, só não sei quando. kkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Oi Danny, eu estava na mesma que você, num primeiro momento não me interessou pq eu imaginava que era algo mais ligado ao futebol, mas depois percebi que não era isso.
    Pretendo ler o livro mais pra frente e espero gostar.

    E Mi, mais uma vez te dou parabéns e desejo que o livro seja um sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Mi, só por saber que foi você que escreveu já fiquei na vontade imensa de ler!
    E eu sou loucamente apaixonada por futebol!!!!! (Corinthiana ROXA!!!!)
    Por conta desses detalhes me identifiquei com a Jana por conta da paixão pelo futebol!
    Agora toda vez que estiver com algum problema com esse tema, já sei para quem, pedir ajuda!!! Nossos Deuses do Futebol!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Danny, adorei a resenha e parabéns Mi, por esse sonho realizado, esse livro pelo visto ficou super interessante e eu estou vendo que irei amar o seu conto Mi, que bom que você gostou do conto Danny e eu adoro futebol, então vamos que vamos ler Aconteceu na copa hehehe (quando eu tiver dimdim)
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  28. adorei a ideia geral desse livro, deve ser super divertido...rsrsrs..A resenha me deixou doida pra ler o livro...Vai ser ótimo ver as loucuras que a Jan[ina vai aprontar por seu amor ao futebol..Já na minha lista de livros à ler...:D

    Parabéns pela resenha e sucesso Michelle.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Fiquei bem interessada nos contos. Gosto de futebol porque acho essa temática bem alto-astral.
    Deve ser bem engraçado e divertido e pretendo ler sim, quando tiver a oportunidade.
    Aliás, estou vendo vários livros publicados pela Ases. Bem interessante essa inciativa.

    ResponderExcluir