Resenha - Seriado Orange is the New Black 1ª Temporada

E aí pessoal, alguém aqui já ouviu falar desse seriado? Confesso que nunca tinha me interessado até ouvir a Helo falar tão bem dele na 3ª Turnê Intrínseca. A Helo estava certa, ele é divertido e viciante e resolvi assisti-lo correndo semana passada porque dia 06/06/2014 estreou a 2ª temporada no Netflix.

Aproveitando a mega divulgação que a Editora Intrínseca fez, com direito a twitaços com a hashtag #OITNB, trago para vocês a resenha da 1ª temporada da série Orange is the New Black, baseada no livro de mesmo nome, escrito por Piper Kerman.

Sinopse: "Da mesma criadora de "Weeds" chega uma nova série sobre a vida em uma prisão feminina e seus momentos hilários e de cortar o coração. O passado de Piper Chapman bate à porta. Ela é detida e condenada a cumprir pena numa penitenciária federal. Para pagar por seus crimes, Piper troca uma vida confortável em Nova York pela prisão, onde encontra tensão e companheirismo num grupo de detentas desbocadas."

ATENÇÃO!! Este seriado possui conteúdo adulto e contém cenas de violência, sexo, nudez e linguajar inapropriado.

Piper Chapman não é mais nenhuma garotinha. No alto dos seus trinta e poucos anos, desfruta de uma felicidade sem tamanho ao lado do seu noivo Larry. Preparada para dar uma guinada profissional, investindo no mercado artesanal de sabonetes e loções com sua melhor amiga Polly, Piper deixou seu passado sombrio de lado, até ele resolver voltar para assombrá-la.

Quando mais jovem, Piper conheceu Alex, uma mulher misteriosa e muito charmosa que virou a sua cabeça, e juntas, viveram as mais doidas loucuras possíveis. Piper acabou se envolvendo no tráfico de drogas e, por ter transportado uma só vez uma mala cheia de dinheiro, foi denunciada e acabou indo parar na prisão.

Piper foi tragada por um universo laranja completamente distinto do seu, que lhe reservava diversas e assustadoras surpresas. Como fazer para cumprir 15 meses de pena numa penitenciária que abrigava a mesma pessoa responsável pela sua desgraça? Como fazer para se defender das colegas de cela e escapar da solitária?

Num local em que é impossível fugir, até de si mesma, Piper irá entrar em contato com o seu verdadeiro eu e terá tempo de repensar toda a sua vida e as suas escolhas. E no final, que caminho ela irá seguir?

Querem saber o que vai acontecer? Então assistam.

***
Orange is the New Black é um seriado curtinho, composto de apenas 13 episódios, portanto, foi rápido de assisti-lo e quando comecei não consegui mais parar. Piper lembrou muito a mim mesma e a minha juventude, quando fazemos péssimas escolhas e damos liberdade para o nosso lado negro da força se manifestar. Mesmo assim, passados 10 anos, Piper conseguiu refazer a sua vida e se tornou a mocinha da história, até ser forçada a confrontar o seu passado.

O seriado se desenrola de maneira intercalada. Num mesmo episódio vemos cenas do presente, de Piper na prisão, enquanto algumas vezes pipocam flashbacks do passado, quando podemos entender o que a Piper fez para ser presa e quem ela era. Além disso, cada episódio tem uma personagem como foco central e pouco a pouco vamos conhecendo mais a vida de cada uma daquelas mulheres que, no final das contas, apesar de serem criminosas, não deixam de ser apenas pessoas, com qualidades, defeitos e muito sofrimento na bagagem.

Durante boa parte do seriado fiquei em dúvida se estava ou não gostando, porque ele às vezes desbancava para uma comédia escrachada, enquanto eu esperava ver algo mais dramático e mais intenso que retratasse de maneira mais obscura o lado do presídio. Porém, quanto mais eu mergulhava em Orange is the New Black, mais hipnotizada ficava por todas as nuances subliminares que ia encontrando na história.

Apesar da Piper ser a protagonista e de ter adorado todas as crises internas e de identidade pelas quais ela passou, não foi ela a personagem que mais se destacou para mim. Adorei a Alex, a Red e até a Tiffany. Fiquei chocada por ter encontrado tamanha diversidade dentro dos muros da prisão e por ter conhecido tantas mulheres perversas, malucas e outras de bom coração que lá estavam apenas por lutarem por seus ideais, como Sophia e Claudette.

O último episódio simplesmente me chocou. Terminei de assisti-lo com a boca aberta e com os olhos vidrados sem acreditar no que eu estava vendo. Red se desconstruiu para mim e Piper se tornou uma completa estranha. Já não sei mais no que acreditar. Se ela realmente é uma narcisista mimada e imatura ou se ela é a certa da história. Por isso mesmo que não vejo a hora de devorar a segunda temporada e descobrir o que aconteceu. Por falar em 2ª temporada, descobri que a Netflix fez o favor de já liberar todos os episódios, portanto, quem irá fazer maratona de Orange is the New Black além de mim?

Vale lembrar que, apesar do seriado ter sido baseado no livro homônimo, Piper Chapman não existe "de verdade". Nem tudo o que vemos na série é real, e justamente por causa disso fiquei o seriado todo assistindo e me perguntando o que de fato tinha acontecido e o que tinha sido inventado, e isso só me motivou ainda mais a ler o livro.
Piper Kerman, a autora de Orange is the New Black, contou que foi difícil ver a sua vida exposta para todos na telinha da TV, mas que aprovou a produção porque viu que seria boa. Kerman ficou impressionada com o realismo dos sets de gravação, responsáveis por trazer todas as emoções do seu passado de volta. Hoje em dia Piper dá palestras e trabalha em uma ONG que acompanha as mulheres recém-saídas da prisão. Fonte.

Não deixem de assistir e de ler Orange is the New Black, e depois me contem o que acharam.

Compre o livro AQUI. 

Orange is the New Black
Netflix
1ª Temporada - 13 episódios
 
TRAILER DA 1ª TEMPORADA


TRAILER DA 2ª TEMPORADA


***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JUNHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

37 comentários

  1. Oi, Mi
    Não conhecia essa série, mas parece ser muito boa. O bom que ela é curtinha e dá para assistir super rápido. Também gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não cheguei à ver esta série, mas pelo que vi é perfeitas! Já assisti várias daquelas propagandas no YouTube da série, e achei super divertido! Nesses dias eu vi que lançaram um livro da série e fiquei super animado, mesmo sem ter tido assisti-la (como por exemplo, 'The 100'). Espero ver a série em breve!

    ResponderExcluir
  3. Parece realmente ser um seriado muito bom.
    Ainda não conhecia até começar esse boom todo de divulgação do livro aqui no Brasil.
    Fiquei bem curiosa pra conhecer, tanto o seriado quanto o filme.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Não tive chance de ver esse seriado ainda, mas me parece ser bem legal. vou dar uma conferida no livro e se gostar ,talvez assista a série.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi :)

    Esse será um dos seriados que pretendo assistir nas férias, tenho certeza de que irei gostar muito. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mirelle!
    Nunca me interessei por essa série, mas todo mundo está falando super bem então acho que vou dar uma chance hahahahahaha

    Beijos
    http://aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra assisti a série, mas primeiro quero ler o livro.
    Tem sorteio dele no meu blog: Livrologias.blogspot.com/

    Otima resenha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Até ontem nunca tinha ouvido falar. Fiquei sabendo porque vi um sorteio do livro. Achei interessante e vou assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Mi, eu conhecia a série de vista por propagandas da netflix que via em sites, mas nunca tive o mínimo interesse em assistir, eu já assisto tantas outras séries e essa não havia chamado a minha atenção, até que ultimamente eu passei a ver mais e mais sobre a série e a respeito do lançamento do livro, e agora lendo a sua resenha confesso que fiquei mega curiosa a respeito, e já que são só 13 episódios e não 22 ou 23, eu vou dá uma chance e ver no que dá.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa sobre essa série, tenho ouvido muita gente falar bem dela mas até agora não sabia muito bem do que se tratava. Normalmente fico com um pé atrás com comédias, mas essa parece ser diferente. Ainda assim, esperarei ela estar em uma temporada mais adiantada para começar a assistir, pois tenho traumas de começar a assistir uma série relativamente nova e ela logo ser cancelada.

    ResponderExcluir
  11. Mi!
    Confesso que também não conhecia a série, mas pelo visto é interessante e acho até que dá para dar algumas risadas e só isso já vale a pena.
    Gosto de filmes/livros que abordem tema como presidio, tipo Prison Brack e um presidio feminino deve ser diferente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Olá ainda não vi essa série
    Mias confesso que estou doida pra ver,pensei que tbm seria algo mais dramático,mais sendo mais comédia tem problema tbm não quero muito ver antes de ler o livro ;)

    ResponderExcluir
  13. Ooi tudo bom???
    Amo series acompanho varias. Mais não mi interesso muito pela serie :(

    ResponderExcluir
  14. Percebi que a galera está bem eufórica para essa nova temporada de OITNB. Mas, tenho certeza que não curtiria essa série. A premissa não me agrada.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que vi o piloto e não me interessei muito exatamente por ser um pouco pesado, beijo Mi!

    ResponderExcluir
  16. Oi Mi.
    Ainda não fui conferir a série, mas vou dar uma chance a ela.
    Os personagens de OITNB parecem ser ótimos e o último episódio da primeira temporada parece ser chocante. Espero que eu goste.
    Quanto ao livro, ainda não fiquei com vontade de lê-lo. Mas quem sabe se eu gostar do seriado eu leia o livro depois.

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia essa série, mas ultimamente tenha ouvido muitos comentários sobre ela: todos positivos! Sua resenha aguçou ainda mais minha curiosidade em relação à série e ao livro, também!! Vou tentar assistir alguns episódios agora nas férias.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. A série parece ser divertida embora não tenha dado muita importância devido ao "linguajar inapropriado".
    Ouvi bastante elogios sobre a série e por se passar em cenário diferente achei que poderia gostar do livro, sei que estou fazendo um julgamento precipitado né, julgando só pelas resenhas que li, mas não é um livro que esteja no topo da minha lista de leitura, mas talvez eu leia sim.

    ResponderExcluir
  19. Ouvi muito falar dessa série, já está na minha lista para assistir :D
    Uma das minhas séries favoritas é Once Upon a Time, vc já assistiu?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Já tinha ouvido falar nessa serie , mais nunca me interessei , mais agora , me deu uma vontade de ver , e já que são poucos episódios acho que vou fazer uma maratona e ver oque eu acho , nao custa tentar ne , vai que eu gosto!

    ResponderExcluir
  21. Ouvi tanto falar dessa série mas não sabia nem do que se tratava, até agora lol
    Gente, não acredito que a história é real!! HAHAHAHAHAH
    Quero ler, porque prefiro muito mais o livro, mas com tantas divulgações vou ver a série também!
    Adoreeei!

    ResponderExcluir
  22. Sempre ouço falar dessa série mas infelizmente não pude assistir ainda :(

    ResponderExcluir
  23. Eu assisti as duas temporadas rapidinho e aguardo ansiosa a terceira. É emocionante, no mesmo episódio a gente ri e chora, às vezes na mesma cena.

    ResponderExcluir
  24. Ótima série! Devorei a primeira temporada rapidinho. No começo não coloquei tanta fé na série, mas depois de ver episódio por episódio me apaixonei pelos personagens da prisão. É tão bom porque visa muito cada personagem e a história que cada um passou antes da prisão. Eu simplesmente amei e quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  25. A serie e perfeita! Comecei a assistir a pouco tempo mas nao consigo mais parar! Viciante.

    ResponderExcluir
  26. Eu amei a primeira temporada quando assisti e recomendei pra todo mundo. Inclusive até minha mãe assistiu e adorou. Agora preciso assistir a segunda temporada, que tenho certeza vai ser tão boa quanto a primeira!

    ResponderExcluir
  27. Quero muito assistir pelos excelentes comentários que tenho lido.

    ResponderExcluir
  28. Estou muuuito interessada em ver essa série, parece exatamente do tipo que eu adoro, essa coisa da vida na prisão é muito interessante. Não tinha começado ainda porque acompanho muitas séries e tava atrasada em várias, mas como você disse que são apenas 13 episódios vou começar a ver!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu assisti essa série e ela é fabulosa..me cativou já no primeiro episódio..eu recomendo. É muito bem feita..E menina, que último episódio foi aquele..eu fiquei um tempão chocada..Estou louca pra que a 2ª temporada começe logo...

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Interessantíssimo, mas vou ler o livro antes da série por que sempre me irrito quando faço o inverso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Minha mãe e eu estamos falando em ver essa série desde a Turnê Intrínseca, mas nunca animamos kkk A história parece interessante, tanto para dar risadas quanto para se emocionar :D Já está na minha lista, tenho que lembrar minha mãe de vermos logo DX

    Hannah Mila // Meu Mundo

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia a séria,
    mas parece ser legal, vou tentar baixar o pilot e ver o que acho, dependendo baixo a temporada toda que é bem curtinha.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Já tinha ouvido falar da série e de tanto burburinho e das hashtags no twitter bombando resolvi dar uma chance e maratonar a primeira temporada. Acabei essa semana me perguntando porque não comecei a ver antes? O lado bom disso é que a segunda temporada já foi liberada e minha ansiedade para saber o que vai acontecer não será tão grande assim quanto as pessoas que assistiram no ano passado e ficaram esse tempo todo esperando a estreia da segunda. Confesso, viciei em OITNB e depois quero ler o livro... pelo menos quando toda essa adrenalina laranja baixar,rs.

    ResponderExcluir
  34. Se ja ouvi falar? Em todos os cantos, todas as horas, todo mundo hahaha
    Não tava muito animada pra assistir, mas já vi que não vai ter jeito, todos os meus amigos assistem e falam muito bem.

    ResponderExcluir
  35. Só tive conhecimento dessa série junto com a divulgação do lançamento desse livro (estava em Marte. kkkkk) Gosto de acompanhar séries que sejam curtinhas como essas. Apesar de ser baseada em um livro biográfico, a série nunca trás esse tom tão fechado assim. Vou assistir os primeiros episódios e ver se vale a penas acompanha-la.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Adorei o post, eu já tinha ouvido falar da série, na Turnê Intrínseca, achei muito bacana, e fiquei com muita vontade de acompanhar, mas ainda não deu, o trailer ficou muito legal, tenho certeza de que irei rir muito ao assisti-la.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  37. Definitivamente uma proposta surpreendente se série é o personagem que eu gostei sobre este foi Pablo Schreiber, um ator que sempre participa de série de humor negro, comédia y drama eu adoro a forma como ele funciona. Agora na nova série The Brink, começou apenas em Julho, mas é o meu favorito.

    ResponderExcluir