Resenha - Bear

Resenha - Bear Bianca Pinheiro
Sinopse: "A pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com um urso marrom (ou seria alaranjado?) que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar. para ler on-line: http://bear-pt.tumblr.com/"

Raven é uma pequena garotinha que, certo dia, depois de ter sido seduzida por uma borboleta mata adentro, se perde de casa e dos seus pais.

Ao procurar por eles, se depara com a caverna de Dimas, acordando-o. É claro que Dimas não gosta nadica daquilo e tudo que mais quer é que Raven vá embora. Mas ele se compadece da menina e decide ajudá-la a voltar para casa.

Mas por onde começar a procurar, se Raven não sabe o seu endereço, nem a cidade onde mora, muito menos tem um retrato dos seus pais? Assim, às cegas, começa a longa jornada destes dois, que juntos, irão descobrir a chave para muitos mistérios.

Querem saber o que vai acontecer? Então acompanhem a aventura de Raven e Dimas nessa linda história em quadrinhos.

***

Preciso confessar, nunca fui fã de HQs, com exceção dos gibis da Turma da Mônica, Almanacão e Turma da Mônica Jovem, que já faz anos que não leio. Fora isso, nunca tive paciência para acompanhar histórias em quadrinho tendo em vista de que adoro imaginar os personagens e cenas, não curto muito tê-los mastigados na minha frente. Até receber Bear da Editora Nemo.

Logo que chegou, já fui seduzida pela beleza e simplicidade da capa, e foi só começar a lê-lo que me entreguei à história. Impossível não se apaixonar pela ingenuidade e fofurice de Raven, ou pela marra de Dimas, que tenta ostentar uma pose de mal-humorado, cheio de bronca e reclamação, mas que também não resiste ao seu lado protetor quando diz respeito a ajudar a menina.

O texto de Bianca é tão delicado e cheio de significados que me tocou profundamente. Por mais que a história pareça simples: uma menina que se perde dos pais e quer voltar para casa; não é. As aventuras e desventuras de Raven e Dimas encontram barreiras, tanto externas quanto internas. Ambos personagens têm muito o que aprender um com outro, principalmente com as suas diferenças que vão além das raças. E isso foi um ponto interessante na escrita de Bianca, misturar homens com animais, aproximando-os e distinguindo-os.

A autora também incute em sua história pequenas críticas sociais louváveis, a respeito do preconceito, da ditadura da autoimagem, do governo déspota, da falta de atitude do povo, da desesperança, do trabalho em excesso, da escravização de sonhos, etc. Pequenas mensagens que serão lidas nas entrelinhas apenas pelo leitor mais atento e sensível.

Outrossim, realidade e ficção meio que se misturam quando Bianca insere-se na trama por meio do personagem do Oráculo, uma sacada fantástica, principalmente quando ela se apresenta como fã de Réry Poter e quando descobre todas as respostas que precisa por meio de um livro que tudo sabe, que contém todas as histórias que gostaríamos de antever, talvez uma analogia ao livro da vida. B protagoniza uma das cenas mais fortes da HQ para mim. B se sentiu da mesma forma que eu me sinto no que diz respeito ao "clássico modelo de trabalho exploratório" do qual a população finge estar acostumada a exercer e finge que faz bem.

Percebi, por se tratar do primeiro volume, que a jornada desses dois novos amigos está apenas começando, e isso me deixou ansiosa, porque simplesmente me apaixonei pelos personagens e quero mais de Raven e Dimas agora! Quero apertar as bochechas gorduchas de Raven e dar um abraço de urso, literalmente, em Dimas.

Fico feliz de saber que ganhei dois novos amigos, ou melhor, três, né B?! Mal posso esperar pela continuação. Só posso dizer, entreguem-se a essa doce história e mergulhem no universo de Bear. Só não se esqueçam da bússola, da comida e da imaginação ;)

Bear - Bianca Pinheiro
Volume 01
Editora Nemo
64 páginas
Comprar: Cultura
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JUNHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

25 comentários

  1. Sempre gostei de ler HQ. Com certeza, adoraria ler Bear e participar das aventuras com essa dupla. A capa é muito fofa.

    ResponderExcluir
  2. É uma obra bem lúdica, né?!?! Achei a história bem interessante. É leve, mas trás umas reflexões bem legais. Acho que serve para crianças de todas as idades.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Aiin Mi, como você consegue toda vez me convencer a ler um livro mesmo quando ele não me chama atenção? hahaha sério.
    Se eu visse ele numa livraria não ia me interessar nem um pouco, mas depois de ler a resenha deu vontade!!

    ResponderExcluir
  4. Ah gente, que coisa linda!
    Adoro HQ's mesmo não tendo lido muitas, ahaha.
    Essa história parece ser uma fofura *-*

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que fofo, quando vi achei que era estória só de crianças, mas não, qualquer pessoas pode ler e se apaixonar pelo livro!

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que era uma HQ até que você falou, rs. Não gosto muito de ler HQ, como você, os únicos quadrinhos que lia era turma da mônica, então não leria esse. Mas até que é interessante, parece fofo, rs.

    ResponderExcluir
  7. Também não tinha reparado que era uma HQ. Confesso que li poucas, mas essa me parece bem bonitinha, bem fofa.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de HQs , mais esse livro tem muita cara de ser fofo , no começo achei que era infantil , mais parece ser bem divertido de ler .

    ResponderExcluir
  9. Ai que amor. Agora fiquei com vontade de ler.
    Nunca li uma HQ, sabia?

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca achei que fosse me interessar por ler HQ, mas fiquei muito curiosa pra ler esse!
    ] Achei que fosse ser um livro de criança pelo título e a capa, mas percebi que é bem mais profundo do que isso, apesar de ainda parecer uma história fofa.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Também não tenho o costume de ler HQ's, mas adoro quando narrativas simples discutem tantas temáticas bacanas. Achei fofo a questão da amizade e ultimamente tenho lido livros nessa vibe e curtido muito.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei!! Sempre gostei de HQs, desde criança e essa parece ser ótima. Os desenhos são muito delicados e a história bem tocante. Fiquei apaixonada pelos dois amigos, mesmo sem ter lido a história.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Ai que lindo!!!
    Eu adoro HQs, sou apaixonada por eles, e fico muito feliz que você tenha gostado de Bear, ele parece ser realmente muito bom, e eu fiquei com uma super vontade de ler ele, irei tentar adquirir, para que eu possa desfrutar dessa historia maravilhosa.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei!
    Achei a resenha interessante e fiquei morrendo de vontade de ler.
    Beijos
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi :)

    Esse livro chamou muito a minha atenção, tenho certeza de que irei gostar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro HQ sou tão apaixonada que tenho uma coleção essa HQ parece ser bem fofinha irei gostar com toda a certeza *-*

    ResponderExcluir
  17. Adoro HQ e não conheci essa. Fui lá dar uma fuçada no site e já estou com a mão coçando para comprar o livro,rs. Adorando conhecer títulos e autores novos (pelo menos para mim,rs) aqui no seu Recanto :-)

    ResponderExcluir
  18. Confesso que também nunca fui muito fã de HQ´s, mas pela história de Bear, parece ser uma HQ bem legal. Pode ser lido por crianças também? Acho que minha sobrinha ia adorar. Fiquei curiosa.

    Bjok

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e achei super fofo!
    Gosto sim de HQs, apesar de ter tido pouco contato com esse tipo de literatura. Mas fiquei muito interessada em Bear, principalmente pelo jeito tocante da autora!
    Valeu pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Own, achei super fofa a história de Dimas e da Raven, a inocéncia de uma criança. Eu fiquei realmente curioso pra ler, corri logo para o tumblr, mesmo sendo um livro infantil. Só a capa nos dá vontade de voltar à infância.

    ResponderExcluir
  21. Awnnn, essa HQ parece ser muito fofa! Eu sempre curti HQ's da Turma da Mônica e não conseguia ler nenhum outro rs Mas você falou tão bem dessa que até deu uma vontadinha de comprar. Gosto de leitura infantil, porque passa uns ensinamentos e mensagens, que muitas vezes, livros ''não infantis'' não transmitem.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal, parece ser uma leitura beem leve e divertida, daquelas que vão em poucas horas mas parecendo poucos minutos. Ótima resenha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, esse HQ parece muito fofo!
    Amei a capa e se tiver ilustrações do mesmo tipo devem ser lindas.
    Não fiquei muito interessada em ler no momento, mas estou pensando em dar esse livro de presente para uma filha de uma amiga. Acho que ela iria gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  24. Não li nenhum HQ ainda e esse parece ser super fofo. Gostei da sinopse e vou tentar ler.

    ResponderExcluir
  25. Não sou muito adepta de leituras de HQ,
    não por desgostar, mas por falta de oportunidade mesmo,
    quase nunca os encontro por aqui, nem vejo muitas indicações por ai, mas esse
    parece ser bom, tenho interesse.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir