Resenha - As Valentinas

As Valentinas Luiza Trigo Editora Rocco
Sinopse: "Bia é uma menina de catorze anos que detesta o Dia dos Namorados. Ela implica com a data, diz que é apenas um dia comercial, sem nenhuma razão histórica para existir, uma desculpa para se comprar presentes. Porém, Bia, no fundo, não gosta desse dia apenas porque nunca teve alguém com quem comemorar a data. Ela e suas amigas são as nerds da escola e acham que nunca irão namorar. As Valentinas é a história do Dia dos Namorados da Bia, com as agruras e belezas de não ter namorado, mas ter pais legais e amigas muito companheiras."

Bia é uma menina de 14 anos que ODEIA o dia dos namorados. Justifica esse seu pavor alegando se tratar de uma data puramente comercial, muito diferente de São Valentim.

Mas será que isso não seria apenas puro recalque da parte dela? Afinal, se tivesse um namorado, é bem provável que as coisas fossem diferentes, certo? Mas quem vai querer namorar uma nerd como a Bia?

Para não passar a data sozinha, afogando as mágoas, Bia se junta as suas fieis escudeiras, Valentinas, para passarem uma noite tipicamente de meninas, com direito a muito chocolate e jogos divertidos para se distrair. Mas os assuntos da noite acabam novamente sendo desviados para o tópico: meninos, principalmente Thiago, um garoto por quem Bia sempre suspirou.

Bem que Thiago podia dançar com Bia na sua festa de 15 anos né? Que sonho. E falando em festa, as amigas de Bia mal podem esperar para saber que surpresas ela está reservando para este grande dia. Aliás, nem elas e nem eu!

Querem saber o que vai acontecer? Teremos então que aguardar o lançamento do livro Meus 15 anos. Não vejo a hora! Mas por enquanto, leiam As Valentinas para irem entrando no clima.

***

As Valentinas é um spin off do novo livro de Luiza Trigo, Meus 15 anos, que será lançado em julho pela Editora Rocco. A Editora disponibilizou o conto gratuitamente em ebook em diversas livrarias digitais. Baixei o meu pela Amazon. Preciso dizer, me apaixonei de imediato no momento em que pus os olhos na capa. Sou simplesmente doida por ilustrações aquareladas e precisei conferir o conteúdo da obra. Falando nisso, acho muito legal essa iniciativa das Editoras, de disponibilizarem um pequeno conto que antecede a obra original nos deixando com aquele gostinho de quero mais. Super funcionou comigo.

Adoreiiiii essa história. Gente, a escrita da Luiza é deliciosa, antenada, descolada e cheia de gírias de adolescente, abusando dos termos geeks. A história é narrada em primeira pessoa, por Bia, uma menina dramática e exagerada do jeitinho que eu gosto. Minha identificação com a personagem foi instantânea, mas, depois que a Luiza falou sobre as Mulheres Gamers, ela me ganhou em definitivo. Em determinada parte da trama, Bia nos conta sobre como as mulheres sofrem preconceito no universo dos games e ela tem total razão, eu que o diga.

Para quem não sabe, eu também sou youtuber e no canal do Recanto da Mi também gravo gameplays de diversos jogos. Os games estão no meu sangue e sou uma ótima jogadora desde que me conheço por gente. Meus preferidos são The Sims, SimCity e jogos de FPS, como Battlefield, por exemplo. Nunca vou esquecer de quando jogava Bad Company 2 no PS3 online com headset e os homens não me davam a mínima bola e não queriam combinar estratégias de combate comigo porque eu sou mulher e porque achavam que eu era ruim, como se as duas coisas fossem sinônimos. Mas depois que eu me embrenhava nas matas, camperava e matava diversos jogadores com headshot em questões de minutos, eles acabavam repensando as suas atitudes. Ridículo!

Nunca tinha ouvido falar da Luiza, mas se seus livros forem tão bons quanto As Valentinas, já virei fã. Prevejo muita confusão, drama e diversão em Meus 15 anos. Estou louca para ler :) Pena que não sou parceira da Rocco para solicitar meu exemplar.

As Valentinas - Luiza Trigo
Livro 0,5
Editora Rocco
25 páginas
Comprar: Amazon
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JUNHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

22 comentários

  1. hahah super me identifico com o pensamento da Bia. Também acho que o Dia dos Namorados foi criado sem propósito nenhum. Aliás, só para o comércio ganhar dinheiro. Entretanto, creio que vou ter esse pensamento até ter um namorado rs [tá dificil hein? rs]
    Esse livro parece ótimo, uma leitura leve, mais para passar o tempo mesmo né? Gostei (:

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi
    Fiquei interessada nesse conto, pois na minha adolescência eu era nerd, acho que vou me identificar com a Bia.

    ResponderExcluir
  3. Capa show! Também adoro essas ilustrações.
    O conto parece ser uma graça, bem divertido e bom para dar uma descontraída.
    Ah, eu adoro seus videos do The sims!

    Um beijo.
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que livro bacana, quando eu tinha 14 anos também tinha esse recalque todo com o dia dos namorados, kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ai que fofo, parece ser uma fofura só, bem infanto juvenil com uma pitadinha mais sarcástica e antenada! Não conhecia a autora, e acho que o livro deve ser ótimo como o conto, vou ver se baixo depois pra ler, na questão de games eu particularmente sou péeeessima, nunca fui boa nem em Mário rsrsrs, mas tenho primas que dão de 10 à 0 nos meninos, enfim, o conto e e o livro devem ser uma descontração só.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro muito fofo, mas não sei se leria.

    ResponderExcluir
  7. Livro super foto, tanto em capa tanto na história, enfim, acho que esse livros foi baseados em fatos reais né? kkkkkkkkk Acho uma boa pegada para os pré-adolescentes, pois fala dos temas de sua idade com aquele toque de humor que deixa a leitura super leve! Gostei!

    ResponderExcluir
  8. Achei que a história parece ser bem legal, gosto desses livros meio infanto-juvenis. Infelizmente não posso dizer que me identifico com a personagem, porque já tentei arriscar no mundo dos games e foi um desastre rs

    ResponderExcluir
  9. Eu já li e adorei!! Realmente deixa um gostinho de quero mais! Adorei a escrita da Luiza e estou ansiosa esperando pelo lançamento do livro.
    Com certeza vou ler!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Ooi Mi tudo bom???
    Eu adoro games <3
    Bom posso mi considerar razoável em questão de futebol. Mais adoro msm é Black, counter strike, burnout, need for speed (o filme foi uma bosta)...Minha infância foi resumida aos games Mario, Bomberman.... <3
    Vou ler esse conto com toda a certeza acho que vou amar *-*

    ResponderExcluir
  11. Achei super fofo, é uma história mais juvenil voltada pra adolescente né, mas embora tenha passado dessa fase confesso que AMO esse tipo de leitura, super leve e gostosa de ler. Quero ler As Valentinas e com certeza "Meus 15 anos".

    ResponderExcluir
  12. meu deus adorei , preciso muito ler esse livro e ler também Meus 15 anos , mais um pra minha lista de livros pra ler , e ela so cresce kkkk

    ResponderExcluir
  13. Realmente parece uma leitura bem divertida. Também acho bem interessante essa forma de abordagem que existe agora de liberarem contos pra instigar os leitores a comprar os livros.

    Bjok

    ResponderExcluir
  14. Acho que não faço parte do público-alvo desse livro, achei um pouco infanto-juvenil. =(
    Mas, achei a capa é bem bonita.

    ResponderExcluir
  15. Geeente, ameeei a Bia!
    Também nunca passei o dia dos namorados com nenhum boy magia, mas diferente dela, não odeio o Dia dos Namorados, mas fico naquela foça nesse dia do ano... HAHAHAHAHAHAHAH
    Com esse gostinho que deram para nós leitores, eles já ganharam fãs que vão ficar naquele entusiasmo esperando o livro ser lançado! O.O
    Não sou muito de jogar, mas é bom quando entram em "universos" não muito falados assim em livros!
    Adoreeei!

    ResponderExcluir
  16. Tbm adoro esses contos, por muita vezes compramos só por lelo
    Amo livros com adolescente, apesar de não ser mais uma.Me faz me lembrar dos meus melhores anos
    Já quero ler ;)

    ResponderExcluir
  17. haha concordo com a Bia, o dia dos namorados é mais um dia pro comércio do que pra qualquer outra coisa!
    Não gosto muito de livros adolescentes demais, mas de vez em quando leio alguns, e apesar de nunca ter tido o costume de jogar e essas coisas acho bem legal meninas que fazem! Então achei bem interessante a premissa do livro, quem sabe eu ainda não leio haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Realmente muito legal essa iniciativa das editoras de disponibilizar esse texto antes do lançamento dos livros, até porquê assim temos umas noção maior daquilo que iremos comprar. Ótima resenha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Também li esse conto e fiquei super curiosa pelo livro,
    a autora tem uma escrita gostosa e alguns personagens já me conquistaram, além disso estou super curiosa para saber como será essa festa.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Também achei essa capa uma graça.
    Confesso que quando comecei a ler a sinopse não fiquei nem um pouco animada, mas no final da resenha já estava com vontade de ler.
    Fora que é tão curtinho que não custa dar uma chance!!

    ResponderExcluir
  21. Também adoro quando as editoras disponibilizam esses materiais para nós. Acabei engolindo mosca, e não vi quando esse conto foi disponibilizado.
    Essa sensação de se surpreender positivamente com novos autores é ótima, né?!?! Já conhecia a autora, mas não li nenhuma de suas obras. Pelo que li aqui, tenho certeza que não vou me decepcionar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Oi, que resenha gostosa Mi, eu curti muito a historia do livro, que bacana que a editora disponibilizou esse conto antes do lançamento do livro, pelo que você falou do conto eu amei e já estou ansiosa para ler o livro hehehe.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir