Dica de leitura - Morada das Lembranças

Dica de leitura - Morada das Lembranças Daniella Bauer Editora Biruta
Oi gente, tem livro novo saindo do forno Biruta. Vamos conferir essa novidade?

Sinopse: “Fugimos como fogem aqueles que não têm escolha: largam repentinamente sua identidade e seguem tentando não deixar vestígios.” Mais do que a história de uma família, essa é a história de um povo que viu o passado se desfragmentando durante a guerra civil. Em Morada das Lembranças, a escritora e psicóloga Daniella Bauer leva o leitor por uma viagem no tempo que começa em 1920, na Rússia. Uma mãe e seus dois filhos pequenos, sofrendo com o assassinato do pai, partem em busca de um futuro desconhecido para fugir do caos que se instalou durante a Revolução. Na primeira etapa da fuga, embarcam em um trem com destino à Polônia, onde ficam hospedados por poucos dias na casa de um antigo amigo da família. Na segunda e mais difícil etapa, rumo ao Rio de Janeiro, embarcam na precária terceira classe de um navio, onde convivem por quase dois meses com cerca de 770 pessoas, lidando com suas memórias, doenças e muita fome. Para essa família, o Rio de Janeiro não se apresenta como a “Cidade Maravilhosa”, mas como um recomeço sem escolhas, onde deveriam reaprender a viver em uma nova cultura, com novo idioma, novas vidas e identidades. Através dos olhos de uma menina inicialmente assustada, mas bastante corajosa, acompanhamos essa trajetória que desperta inúmeras perguntas, muitas das quais permanecem sem resposta. Com uma narrativa intensa e recheada de dilemas, Morada das Lembranças tece um lindo bordado com os testemunhos de desafios vividos em forma de rejeição, violência, preconceito e muitas perdas. Daniella Bauer, no entanto, trata de todos esses assuntos com muita delicadeza e intensidade, por acreditar que “carregar muitas histórias sem contá-las, tendo muitas vidas que guardar, nos torna pessoas pesadas, por demasiado entristecidas.” Dessa forma, cativa o leitor até as últimas frases, firmando sua convicção de que “bravos e corajosos são aqueles que fizeram de sua vida uma história a ser compartilhada.”"

Sobre a autora:

Nascida no Rio de Janeiro em 1970, Daniella veio com a família ainda menina morar em São Paulo. Graduou-se em Psicologia, com Aprimoramento em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual. Também desenvolveu seu trabalho no setor de oftalmologia da Escola Paulista de Medicina. Contribuiu com pequenas histórias infantis para as revistas Toca e Peteca. Apaixonada por histórias e literatura, resolveu ousar no caminho da escrita. Morada das Lembranças é seu romance de estreia.

Sobre a Editora Biruta:

A Editora Biruta, criada no ano 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido incluídos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.

Fonte: Material enviado diretamente pela Editora Biruta.

***

Morada das Lembranças me deu a impressão de ser um livro delicado, porém denso, que irá emocionar o leitor. Recomendado para adolescentes a partir de 14 anos.

Compre aqui: Saraiva
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE JUNHO.

Clique AQUI e saiba como participar.

24 comentários

  1. Gostei muito da sinopse do livro. Me lembrou a história da minha Nona, que também veio para o Brasil na 3ª classe de um navio. Só não entendi muito bem a capa, fiquei olhando mas não descobri o que representa o desenho... Mas fiquei muito curiosa com a história e pretendo ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ter uma história bem interessante, eu gostaria de acompanhar uma pessoa assim. Teve que abandonar tudo por causa da guerra. Esse tipo de livro é sempre interessante e bom.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Mi,
    Achei a história interessantíssima. Adoro dilemas psicológicos e acredito que por a autora ser uma profissional da área essa perspectiva será acentuada.
    Fiquei meio na dúvida se se trata de uma ficção com fatos reais ou uma não ficção.
    A Biruta capricha em suas edições, então acredito que além de uma excelente obra, ele seja uma linda aquisição para a prateleira.
    Veja só a capa!!! rs abstrata, amei!
    Beijos
    Chrys Audi
    https://todaaliteraturadomundo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nem o livro, nem a autora, no entanto, conhecia sim a Editora Biruta, que é bem famosa pelos livros dessa linha.
    Fiquei interessada sim na sinopse, que parece prometer uma trama bem especial. Gosto muito de acontecimentos históricos e de livros que nos trazem bastante esclarecimentos a respeito!

    Beijos,
    Leticia Lançanova

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sinopse do livro. Parece ser uma história de muita luta e superação. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece realmente ser muito bom, a história tem vários fatores que podem a tornar muito interessantes. E a capa, ficou super delicada. Quero muito ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente é um livro de um gênero que não gosto muito de ler. Mas para quem gosta deve ser um prato cheio.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho o costume de ler livros assim, não é muito o meu estilo infelizmente, eu ainda estou muito naquela fase de YA e NA, mas eu quero expandir mais meus estilos literários e espero ter a oportunidade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  9. Não sei se eu leria, não faz muito meu tipo livros assim, muito pesados, mas enfim parece um om livro, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Pela sinopse, vi que o livro é bastante emocionante e interessante ao mesmo tempo. É meio que um daqueles livros pra por o dedo na consciência. Uma transformação de vida. Meses em um návio para chegar à um lugar para recomeçar do zero. Bela história! Nunca tive contato com a Biruta, mas sem dúvidas é uma grande editorag

    ResponderExcluir
  11. Não fiquei muito interessada na sinopse , não é muito o estilo de livros que gosto , mais é o estilo exato da minha mãe , e ela sim amou a sinopse e já ta pensando em comprar.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, Mi! A história também me parece ser linda, mas com uma carga dramática bem pesadinha. E, nem todos estão aptos a ler algo assim. Eu mesmo tenho que estar em um momento bem legal, pois senão, entro em ressaca na mesma hora. kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Faço das suas considerações, as minhas. Quando eu li a sinopse também achei que o livro seria delicado e denso ao mesmo tempo, com muita emoção. E fiquei bem curiosa para ler, vou pesquisar um pouco mais sobre.

    ResponderExcluir
  14. A sinopse não me empolgou. Então não sei se leria.

    ResponderExcluir
  15. Não gostei muito não. Achei a capa bem estranha e a história não me chamou muita atenção.

    ResponderExcluir
  16. Achei que será um daqueles livros necessários a todo leitor que se preze por abordar um tema bem delicado como esse.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi Mi.
    "Morada das Lembranças" parece ser um livro bem triste, com descrições um pouco densas sobre o sofrimento pelo qual a personagem passa.
    No momento, estou lendo histórias mais alegres (chick-lits e fantasias), mas quando quiser ler algo com drama e com um cenário bem próximo a realidade procurarei esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Não fique muito interessada, mesmo o livro fazendo meu estilo.
    Gosto de livros reflexivos, mas esse parece ser puxado prum lado mais emocional..

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Hello Mii *----*
    Hare Baba, parece ser muito bom!!!!!!
    Não aparenta ser aqueles romances bobinhos, e sim um livro com uma história envolvente para os leitores! Acho muito interessante o fato da escritora ser psicóloga, pois ela entende um pouco da mente humana!
    Entrará na minha listinha!

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um drama bem carregado com uma temática densa, ótimo pra quem gosta desse tipo de leitura. Infelizmente eu não curto muito esse tipo de livro =/

    ResponderExcluir
  21. Oi, eu achei o lançamentos super interessante, mas não pretendo ler ele por enquanto, porém que sabe assim que eu leia uma resenha dele mude de ideia, achei a arte da capa muito bacana e encantadora.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia esse livro nem a autora *-*
    Tem ate que uma historia legal mais não mi chama muita atenção *-*
    Esse livro tem uma capa estranha...

    ResponderExcluir
  23. Ouvi muitas poucas vezes falar da Editora Biruta, mas nunca tinha lido um livro dela. Achei bem interessante a premissa dele, mas não gostei da capa, achei muito confusa. É o tipo de livro que tem que ser lido no momento certo por mim, pois senão não me dou muito bem com obras tão densas e dramáticas como essa parece ser.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Não faz muito meu gênero,
    mas admito que a sinopse chama atenção... Já até tinha visto ele por ai, mas não
    tinha parado para ler a sinopse, acabei julgando pela capa, que não me agradou muito.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir