Resenha - Os Três

Os Três Sarah Lotz Editora Arqueiro
Sinopse: "Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo." 

Quatro aviões caem em quatro diferentes continentes do planeta com poucas horas de diferença entre si. Seriam atos terroristas, coincidências do destino, obra de Deus ou do diabo? Inúmeras teorias conspiracionistas surgem assim que tais tragédias caem na boca da mídia sensacionalista, principalmente depois que descobrem que três crianças foram salvas dos acidentes ilesas. Ninguém poderia ter sobrevivido. Não em cataclismos como aqueles.
"A teoria se baseia nas últimas palavras de Pamela May Donald, a única cidadã americana a bordo do avião que caiu na famosa “floresta dos suicidas” de Aokigahara, no Japão."
Mas Bobby, Hiro e Jess não só sobrevivem como rapidamente retomam as suas vidas normalmente como se nada tivesse acontecido. Todos os seus parentes mais próximos notam que algo mudou, que as crianças não são mais as mesmas depois dos acidentes.

Bobby passa a ser um menino carinhoso e calmo, sempre sorridente, sem dar trabalho algum a sua Bubbe. Até Reuben, avô de Bobby, que sofre do mal de Alzheimer há anos, volta a se comunicar com perfeita coerência depois de sua chegada, como se um milagre tivesse sido operado nele. Estranho, não?

Hiro, ao contrário, fechou-se para o mundo. Sua única forma de comunicação pós-acidente aéreo foi por meio do seu Surrabot, construído pelo seu pai, algo que dividiu a opinião pública. Muitos aderiram à moda, outros consideraram antinatural e um sinal ferrenho de que o fim dos tempos estava se aproximando.

Jess está mais falante do que nunca. Parece uma mini estrela de TV, todos a amam, menos o seu tio, Paul, que tem certeza de que a menina foi possuída por um demônio. Jess não sente falta dos pais ou da gêmea que morreu e vive fazendo perguntas estranhas a Paul que faz de um tudo para provar a sua tese, até perder as estribeiras definitivamente.

Será que as crianças são realmente fruto de um milagre, ou são o demônio em pessoa? Ou quem sabe foram abduzidas por alienígenas e mataram todos os passageiros a bordo? São essas e outras perguntas que Espeth Martins tenta responder no seu livro Da Queda à Conspiração: Por Dentro do Fenômeno dos Três.

Elspeth consegue entrar em contato com todos os envolvidos no acidente, seja de maneira direta ou indiretamente e expõe o conteúdo nu e cru na obra, causando o repúdio da população e sendo amplamente criticada. Mas misteriosamente todos que se envolveram com Os Três tiveram um fim trágico e Elspeth descobrirá isso da pior forma.

Querem saber quem está dizendo a verdade? Querem saber o que vai acontecer com todos os personagens dessa macabra história? Então leiam!

***

Gente, esse livro é muitooo sinistro. A começar pela capa, toda preta, com quatro marcas, mais parecendo arranhões de animais, sendo que em três delas podemos ver fotinhos de crianças, pintadas de vermelho. Todas as bordas das páginas também são pintadas de preto, dando a impressão de que o livro é tremendamente macabro.

A Arqueiro me enviou Os Três dentro de uma caixa linda, enrolado com papel de seda vermelho intenso, juntamente com um bótom e uma notícia de jornal sobre a Quinta-feira negra. Capricho nota mil. Curiosamente, o livro não tem orelhas, nem sinopse, nem a fotinho da autora. Além disso, a folha é diferente, com uma textura que me lembrou jornal.
Os Três Sarah Lotz Editora Arqueiro
Se tudo isso não bastasse para fazer com que o livro fosse diferente, a história é contada de maneira completamente inusitada. Sarah escreveu um livro dentro de um livro e tomamos conhecimento acerca dos eventos por meio de artigos de jornais, entrevistas, transcrições de bate-papos na internet, etc. Todos esses materiais foram coletados e compilados pela jornalista Elspeth Martins, nossa narradora, que nos apresenta os inúmeros fatos referentes a Quinta-feira Negra e Os Três para que a gente tire as nossas próprias conclusões sobre a trama.

Preciso dizer, logo nas primeiras páginas levei um susto sem tamanho enquanto lia. Estava numa cena de tensão e o Junior deixou cair um bonequinho da estante que me fez dar um berro e pular do sofá. Ademais, na outra noite, fui dormir logo depois de ler uns capítulos e tive um pesadelo horrível como há muito tempo não tinha, com espíritos e possessões. Nossaaa, fiquei com muito medo.

Não que o livro seja de terror ou fortíssimo, eu que sou sensível e extremamente impressionável. E muitos pontos para a autora, que conseguiu criar um enredo envolvente e viciante, com cenas impressionantemente reais que me fizeram mergulhar nessa história de cabeça. Através dos relatos de conhecidos das vítimas, equipe médica, curiosos de plantão e afins, pudemos descobrir inúmeros detalhes sobre os acidentes aéreos, resgates dos corpos e sobre o quão arrasadas ficaram as famílias dos mortos.

E gente, o que são aquelas teorias de conspiração? Uau! Quanta piração fantástica. A teoria sobre os demônios ou sobre os fantasmas japoneses me assustaram muito. A teoria sobre os cavaleiros do apocalipse até que foi interessante. Agora a teoria sobre os alienígenas! Nossa, essa foi hilária. Não vou dizer que não tem sentido, se repararmos nos sinais, ou nos esforçarmos para acreditar neles, mas não pude deixar de rir quando li. Porém, no final, me perguntei se esta não era a teoria mais acertada. Acho que nunca mais vou olhar para o céu do mesmo jeito. Bom, nunca mais vou andar de avião sem lembrar de Os Três, isso é certo!
"Quatro aviões caem. Em quatro continentes. Acontecimentos que obcecaram a mídia mundial como nenhum outro NA HISTÓRIA DO MUNDO. Não pode haver outra explicação, a não ser que Os Outros, os alienígenas infiltrados, decidiram USAR SEU PODER E OSTENTÁ-LO."
Praticamente engoli o livro, querendo descobrir a razão de tanto mistério, se é que havia um. Tive um pouco de dificuldade de conectar a história, já que todos os relatos são feitos sem uma ordem cronológica e por personagens avulsos que adentram a trama apenas para nos contar uma peça do quebra-cabeça. Por isso, acabei me despreocupando em tentar dar um sentido a tudo que lia e fui simplesmente lendo e me entregando.

Os Três é um livro complexo. Ele não fala apenas sobre quatro acidentes aéreos e seus respectivos sobreviventes. Ele não fala somente sobre a dor dos familiares ao perderem seus entes queridos. Os Três aborda o fanatismo religioso, o poder midiático e o sentimento macabro e doentio que algumas pessoas têm de se aproveitar do sofrimento alheio.
"Febre do arrebatamento varre os Estados Unidos. Um pastor empreendedor abriu o primeiro centro de batismo drive-thru em San Antonio, Texas, onde, pelo preço de um MacLanche Feliz, você pode garantir seu lugar no céu. “Você pode ser salvo na hora do almoço!” O pastor Vincent Galbraith (48) sorri. “Basta entrar com o carro, receber Jesus no coração e voltar para o trabalho sabendo que, quando o arrebatamento chegar, você será um dos escolhidos de Deus.”"
Este é um livro que certamente irá dividir o público. Muitos ficarão perdidos no desenrolar da trama, sem linearidade ou lógica, outros não conseguirão identificar como todos os personagens se conectam magistralmente nesse enredo emaranhado, alguns ficarão tremendamente ofendidos pela maneira que os religiosos são apresentados no contexto e outros tantos se irritarão com o final em aberto sem nenhuma definição. Acredito que somente poucos se apaixonarão pela inteligência do texto de Sarah e perceberão o quão complexo deve ter sido escrever uma história tão cheia de informações, críticas, detalhes e personagens sem nenhuma ponta solta. Não importa o que digam, o que pensem, o que falem, para mim, Os Três foi bizarramente, sinistramente e enlouquecidamente perfeito!

Os Três - Sarah Lotz
Editora Arqueiro
400 páginas
Comprar: Saraiva
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MAIO.

Clique AQUI e saiba como participar.

38 comentários

  1. Oi, Mi
    Adorei a sua resenha. Fiquei super curiosa para ler esse livro. Parece bem assustador. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco sim Monica, mas deliciosamente bem escrito. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  2. Mi como sempre arrasando nas resenhas, ou melhor cada vez melhor...muito boa, assino embaixo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi. Fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  3. Adorei essa resenha. O livro em si já mi conquistou com a sinopse da um Q de mistério depois disso aqui "Eles estão aqui. Quem????? vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas. Ham vigia pessoas mortas????
    Ainda recebe cinco corações e ainda é bizarramente, e perfeito quero com toda a certeza ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mi, a gente fica desesperado para descobrir as respostas.. hehe Beijos

      Excluir
  4. To precisando de um livro desses, que jogue as coisas na sua cara e diz "se vira aí pra descobrir o que rola". Já fiquei interessado na capa quando vi o livro no Skoob e fiquei com bastante vontade de ler o livro depois dessa resenha.
    Abraços.
    http://deumamenteaoutra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo, e esse é exatamente esse tipo de livro.. hehe Beijos

      Excluir
  5. Oi Mirelle to precisando dessa leitura tipo pra ontem hahaha, estou morrendo de curiosidade para saber mais sobre estes três sobreviventes!
    Ótima resenha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber Joi, espero que você goste. Beijos

      Excluir
  6. Que legal Mi receber o livro com todo este capricho.
    Desde que vi o lançamento acharei que este livro seria sinistro mesmo. Tenho vontade de ler, mas tenho medo..rs
    Mesmo assim mega curiosa para ler..

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  7. Geeeeeente mas que resenha é essa?! Eu vi você comentando no face que estava aterrorizada com a leitura e teve pesadelos, fiquei só imaginando que tipo de livro era esse. Antes de você falar a respeito eu nem tinha ideia de que esse livro existisse, muito menos que era tão bom. Nem tenho comentários a respeito da trama porque tem tanto detalhe que a única coisa que eu consigo pensar é, preciso ler também! Tá e deixa eu falar que eu adorei o que a Arqueiro fez com a edição <3
    Estou com medo mas quero ler hehe

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Gostou? kk Isso, leiaaa para debatermos a história e as teorias.. kkk Sim, a Editora arrasou mesmo! Veio tudo num capricho só. Beijos

      Excluir
  8. Oi Mi! Adooooorei a resenha!! A cada nova resenha fico com vontade de ler esse livro. Ainda que esteja receosa de ficar aterrorizada e não conseguir dormir D: rs

    Você tem razão quando diz que esse livro vai dividir opiniões. Vi muita gente por aí dizendo que acabou o livro e ficou esperando algo mais hm Não sei o que isso quer dizer, pois não li ainda KKKK mas continuo curiosa!!!

    Beijo grande!!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati, você pode até ficar aterrorizada, mas ele vale muitoo a pena. Sim, pois é, vai ter gente que vai ficar esperando algo que o livro não vai nos dar. Beijos

      Excluir
  9. Uaaau Mi!
    Que resenha hein...
    Tô doida pra ler o meu que tá aqui na estante e não para de me encarar hehe.
    Acho que ele vai furar fila.
    Ótima resenha, como sempre.
    Bjus queridona!

    http://juoliveira.com/cantinho/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, jura que ele tá aí e você ainda não leu? Você precisaaa ler amiga. Depois me conte o que achou. Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  10. Estou no comecinho desse livro, e tá sinistro! HAHAHAH
    Pretendo terminar logo, mas o livro tá fluindo muito bem pra mim. A autora tá interligando pontos de um jeito incrível. O modo de a história se desenrolar é muito amor! Quero terminar logo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sinistro mesmo né?! Só de lembrar já sinto medo de novo.. kkk Pois é, fiquei boba com a escrita da Sarah, ela é fera demais! Beijos e boa leitura.

      Excluir
  11. Mi, mulher faz isso comigo, não.
    Sou louca pra ler esse livro desde que cruzei com essa capa e depois de ler a tua resenha tô aqui quase morrendo de tanto desejo e sem grana pra comprar. Vou acabar aderindo ao ebook e olha que odeio ler no PC.
    Beijos
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, então leiaaa.. hehe eu amo ler no pc e sou doida por ebooks. Só li esse no formato físico porque recebi da Editora.. hehe Beijos

      Excluir
  12. Estou completamente louca por esse livro desde que vi que seria lançado. Vários blogueiros postaram as fotos dos kits e fiquei completamente apaixonada. Com certeza, está na minha lista de desejados. Bom saber que mesmo sendo um livro bizarro, você acabou gostando. Estou quase certa de que gostarei dele tanto quanto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Babi, tomara que você goste mesmo, porque esse é um daqueles livros que quero que todos leiam para virem trocar ideias comigo.. kkk Beijos

      Excluir
  13. Nossa! Só em ler essa resenha dá pra imaginar o quão macabro é esse livro. Adorei. kkkkkkkkk
    A gama de assuntos abordados nele são bem interessantes (e polêmicos também). Me amarro nessas histórias que dividem opiniões. Espero ler muito em breve.
    E não tinha observado esses detalhes da capa. Não vejo outra palavra a não ser macabra mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dom, ele é maravilhosamente macabro.. kk Beijos

      Excluir
  14. É muito difícil eu me interessar por um dos livros que ficam na página inicial do Skoob, mas a capa desse livro me chamou, hehe e a sinopse me intrigou muitíssimo. Então li sua resenha e estou indo quebrar meu porquinho para comprar o livro. Amo livros angustiantes. Adorei a resenha.<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal Dree. Espero que você goste. Depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir
  15. Ja tinha lido essa sua resenha e não posso ficar sem dizer que amei *-*
    Preciso desse livro :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mi, fico feliz em saber. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  16. Vii muitas blogueiras postando fotos desse livro, mas essa foi a primeira resenha que eu li. Conclusão: preciso comprar ele agora!!
    A história parece ser muito boa com uma pitada de assustador.
    Achei muito legal esse jornal que eles mandaram junto com o livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk não tem como resistir a ele Re.. aff.. hehe Beijos

      Excluir
  17. Que resenha! Eu já fiquei arrepiada só de ler a primeira parte da resenha..
    Vou ser sincera Mi, o livro parece fantástico, mas não me atrevo a ler.. Nunca mais vou querer pegar um avião na vida! Sem contar que esse tipo de estrutura me cansa.. estou lendo um agora que tem datas. São duas linhas do tempo paralelas e até cronológicas, mas uma delas tem viagem no tempo.. e olha, eu fico perdidinha! hahaha

    Como eu disse, parece muito bom, mas vai ficar de fora rs
    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Dreeh, não posso mentir que a história não me impressionou porque impressionou sim.. hehe Eu curto esse tipo de leitura e consigo me situar relativamente bem. Mas não vou dizer que no início não é um pouco confuso, porque é.. hehe Beijos

      Excluir
  18. Desde que li a sinopse desse livro, tô morrendo de vontade de ler ele. E sua resenha aumentou e muito essa vontade... rsrs
    Achei bem diferente a forma que você diz que o livro é escrito "um livro dentro de um livro".
    Nossa, e o livro chegou a fazer você ter pesadelos. Imagino que a história seja bem complexa mesmo e preciso urgentemente lê-lo.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Raquel, adoro quando os autores brincam com as nossas mentes e a Sarah arrasou! hehe Beijos

      Excluir
  19. aaaaaaaaaaaadorei sua resenha!
    O livro surtiu o mesmo efeito comigo e irei aceitar a opinião dos que não gostarem, no entanto, a minha já está formada. Perfeita e Fantástica!
    Parabéns
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuu! Finalmente alguém que já leu e pensa como eu.. kk Bate aqui Nizete o/
      Gente, que livro foi esse?! Uau!! Beijos

      Excluir