Novidades - Conheçam a Bookstorming

Bookstorming
Oi gente, recentemente recebi um email de divulgação muito interessante. Confesso que não costumo nem abrir emails de divulgação que não solicitei e detesto que me coloquem em listas de divulgação com meu endereço de email visível para qualquer um ver e sem a minha autorização. Masss.. esse me chamou a atenção por se tratar de um projeto inusitado. Alguém aqui já ouviu falar sobre Crowdfunding? Ou sobre a Bookstorming? Então deixa eu apresentar para vocês:

Bookstorming
"Crowdfunding, ou financiamente coletivo,  consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros. É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores." Fonte.

O que a Bookstorming está fazendo é trazer esse conceito inovador para o mercado editorial brasileiro. A Bookstorming é uma plataforma de financiamento coletivo de livros, criada para pessoas apaixonadas por literatura.

Tudo começa na busca por boas ideias. Com elas na cabeça, eles desenvolvem o projeto e o apresentam nos sites e nas redes sociais. Se os leitores gostarem, a mobilização aumenta naturalmente, e, caso haja apoiadores suficientes, o livro entra em produção. Senão, quem contribuiu recebe o dinheiro de volta.

O processo de produção é o tradicional: o livro tem o texto editado, ganha um projeto gráfico e uma capa, depois é revisado e impresso. A diferença é que a Bookstorming deixa o leitor interferir em cada uma dessas etapas. No final, ele recebe um exemplar em casa e, se ajudou a tirar a ideia do papel, ainda ganha vantagens exclusivas, que podem ir desde um brinde até ter o nome impresso no livro ou ser convidado para uma festa com o autor.

Como o livro só começa a ser produzido depois que a meta é atingida, a Bookstorming não está preocupada com riscos financeiros. Quem ganha com isso? Os autores, que são financiados diretamente pelo seu público de leitores; o mercado, que descobre quais são os autores mais procurados; e vocês, que participam da criação dos livros que realmente lhes interessam.

No dia 05/05/2014, a Bookstorming foi ao ar já lançando seu primeiro projeto, a idealização de publicação da antologia Desordem, de sete jovens escritores brasileiros: Natércia Pontes, Olavo Amaral, Paulo Bullar, Erika Mattos da Veiga, Cristiano Baldi, Patrick Brock e Katherine Funke.

"A desordem, para Paul Valéry, é o único lugar de onde pode nascer a vida. E é por pensarmos também assim que aqui iniciamos a Bookstorming: na desordem; no caos; no desejo instigante de bagunçar o arranjo natural das coisas. Se algo de comum brota em meio à prosa dos sete autores que compõem essa antologia, é talvez o próprio espírito questionador que move a ideia do financiamento coletivo. Como ponto de partida de uma nova forma de experimentar os livros, escolhemos a literatura que, justamente, não se pode atar aos padrões do mercado; que prescinde "do que está aí" para ser descoberta, porque é feita de pessoas para pessoas; porque é impregnada de vida e alheia à inércia - porque é, enfim, a literatura do presente. E o presente jamais aceita ser posto em ordem."

Quem tiver interesse, entre no site da Bookstorming, leia um trecho de Desordem e faça a sua contribuição. 

Resolvi trazer essa novidade para o Blog porque sei que tenho muitos amigos escritores que sonham em publicar um livro, assim como eu, e fico feliz de ver cada vez mais ferramentas disponíveis hoje em dia, de maneira democrática, que possibilitam transformar o sonho em realidade.

Espero que a Bookstorming seja um sucesso e que muitos livros sejam publicados com o apoio de seus leitores :)

Beijos, Mi
***

Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MAIO.

Clique AQUI e saiba como participar.

35 comentários

  1. Adorei a ideia, Mi! E acho muito legal essas iniciativas de crowdfunding, afinal, existem muitas idéias maravilhosas por aí que não saem do papel por falta de interesse de grandes investidores, mas que a população adoraria vê-las em prática. Muito boa a iniciativa de trazer isso ao mercado literário. Parabéns aos idealizadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei a iniciativa Dany.. por que ninguém não pensou nisso antes né?! Sem contar que o mercado literário vive precisando de apoio para os novos autores conseguirem realizar seus sonhos. Beijos

      Excluir
  2. Gostei muito da dica. No Brasil, é muito difícil a publicação de livros nacionais. Espero que possa ajudar a muitos escritores.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, que ideia bacana, eu nunca tinha ouvido falar nos termos.
    Super apoio, acho que surgem tantos autores que escrevem tão bem, mas o processo de criação do livro e a dificuldade em encontrar uma editora para publicar, dificultam para que esses autores consigam chegar no mercado.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Raquel, temos muitos autores talentosos por aí que por falta de dinheiro e incentivo não são descobertos e valorizados. Tomara que isso mude. Beijos

      Excluir
  4. Nossa que ideia legal... *-* legal essa sua de trazer ao blog...
    Sinceramente não conhecia Crowdfunding e Bookstorming... achei bem legal essa ideia tipo vão abrir novos caminhos para as pessoas que lutam para conseguir seu livro publicado...
    Tantos escritores escondidos por esse imenso brasil ai, agora eles vão ter a chance deles de realizar o sonho *-* ter o seu livro publicado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mi, exato. Agora só precisamos que os leitores apoiem a ideia para transformar sonhos em realidade. Beijos

      Excluir
  5. muito legal! espero que isso cresça cada vez mais!

    ResponderExcluir
  6. Ótima ideia. Automaticamente listamos na memória algumas boas obras que deveriam participar. Quer dizer, não vai faltar matéria prima. Bjks.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal, ainda não sabia o que era. Aliais nunca ouvi falar.
    É uma ótima ideia para quem quer publicar o livro, ou torna-lo conhecido.
    Quem sabe um dia eu escrevo um, é o sonho de todo leitor eu acho..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você consiga realizar seus sonhos Leti. Beijos

      Excluir
  8. Eu já tive contato com alguns livros que eram projetos de financiamento coletivo, não tenho certeza se foi por essa mesma empresa, mas é sim uma iniciativa muito boa. Que vai ajudar muito os novos autores. :)

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris, pelo que entendi a Bookstorming foi recém lançada, mas com certeza todas as ideias que ajudem autores iniciantes são válidas. Beijos

      Excluir
  9. Eu não conhecia esse projeto, e achei incrível. Pode ajudar muitos escritores que tem o sonho de publicar um livro. É notável como o mercado literário é difícil para novos escritores, e isso vai ajudar muito! :)

    Adorei a divulgação, realmente, parabéns a todos os criadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente o mercado não é fácil, mas as coisas parecem estar mudando aos poucos. Tomara :) Beijos

      Excluir
  10. Que iniciativa brilhante! De fato eu nunca havia escutado sobre "bookstorming". Já entrei no site e pretendo acompanhar todas as campanhas de lançamento e contribuir com àquelas que eu gostar. Achei muito boa a proposta. O mercado de autores nacionais cresceu muito. E as redes sociais estão tendo papel fundamental nesse avanço. Os blogs, grupos de discussão, o Skoob e a própria "Amazon" com os ebooks nacionais (que barateou o acesso aos livros) ajudaram a impulsionar essa nova "frente literária". Vejo que, se mais pessoas pensarem a Literatura Nacional como de qualidade e buscarem formas de valorizar e divulgar a "prata" da casa. Daqui a pouco estaremos em pé de igualdade com os livros vindos de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente e fico feliz por estar acompanhando esta mudança no mercado graças a internet. Tomara que as coisas melhorem para os autores nacionais :) Beijos

      Excluir
  11. GEEEEEEEEEEEEEEENTE! Que coisa mais legal! Já até compartilhei teu post no meu facebook/página do blog IUHAIUSHAIHSIA, merece mesmo ser compartilhado e incentivado! Uma ideia muito boa! ^^ Vou já entrar no site e ver como posso dar suporte à isso, não podemos deixar que um projeto tão bom assim termine!
    Muito bom mesmo que tenhas te interessado em divulgar, Mi! Obrigada! ^^

    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ale, essa é uma ideia que deve ser disseminada, pois todos só têm a ganhar :) Beijocas e valeu pela força!

      Excluir
  12. Que novidade bacana, achei o projeto super interessante, eu amo escrever e é claro que tenho o sonho de ter o meu livro publicado, tenho certeza de que muitos possuem esse sonho e a bookstorming esta dando uma força para isso acontecer.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Camila, a maioria dos leitores têm esse sonho e tomara que consigam realizar e deem a chance dos outros descobrirem novos talentos.. hehe Beijos

      Excluir
  13. Acho essa ideia super interessante. É um bom incentivo pros escritores iniciantes, principalmente pra quem acredita na história e precisa de uma ajudinha pra publicar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.. uma mão lava a outra e todos aproveitam a oportunidade. Beijos

      Excluir
  14. Eu já tinha visto um projeto parecido. Mas acho que era apenas sobre o financiamento do livro, sem a interferencia ao longo do livro..
    Achei bem legal. Assim as coisas ficam mais faceis para autores iniciantes =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem diferente né?! Ótima iniciativa. Beijos

      Excluir
  15. Tudo o que vier pra ajudar nossos autores é bem-vindo. Já tinha ouvido falar desse projeto, mas não sabia como era chamado. O legal é que os leitores tem papel fundamental nas publicações. Afinal, são eles que farão a "roda da fortuna" girar, né?!?! kkkkkkkk
    Espero que muitos autores consigam atingir suas metas e publicar suas obras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Dom, tanto autor por aí desconhecido e sem conseguir publicar seus livros. Beijos

      Excluir
  16. Caramba, AMEI a ideia.
    Uma ótima ferramenta para os autores que estão começando. Achei super legal e criativa a iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei Re. Espero que dê certo. Beijos

      Excluir
  17. Ta aí algo muito bacana e que eu nunca tinha ouvido falar! Adorei a ideia! Vou lá ver o que encontramos nesse site =D Os aspirantes a escritor agradecem!

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Greice. Beijocas e boa diversão.

      Excluir
  18. Gente! Nem sonhava com essa bênção, fala sério!
    Ótima ideia.

    ResponderExcluir