Semana Silo - Quotes de Silo - Dia 5

Oi queridos.. e a Semana Especial de Silo vai ser aproximando do fim. Além deste, farei mais outros dois posts sobre a série. Espero que estejam gostando e não esqueçam de conferir tudo que já escrevemos e fiquem de olho na super promoção que está por vir!!

Hoje quero dividir com vocês alguns quotes de Silo. Citações que amei e que tiveram um significado especial para mim. Vocês vão perceber que são citações que não acabam mais, mas para um livro de pouco mais de 500 páginas, até que elenquei poucas, porque por mim, transcrevia o livro inteirinho para vocês aqui. Negritei os trechos de efeito que me chamaram mais atenção.

Quem não curte saber muitos detalhes de um livro que ainda não leu e considera as citações como spoilers, fiquem à vontade para não lê-las, ok!! 

"Holston sempre quis saber por que as pessoas se submetiam àquilo, por que simplesmente faziam o que se pedia. (...) O traje foi erguido, e Holston achou que talvez as pessoas se submetessem àquilo por não acreditarem que estivesse acontecendo. Nada daquilo era real o bastante para que se rebelassem. A parte animal de sua mente não tinha sido feita para aquilo, para ser conduzida com toda a calma para uma morte da qual estava perfeitamente consciente."

"De todas as tradições orais místicas passadas através das gerações no silo, nenhuma se igualava em força ao tratamento quase religioso dos fabricantes de trajes e dos técnicos de limpeza. Todos os respeitavam. Quem limpava podia desempenhar a ação física, mas eram os técnicos que tornavam tudo possível. Aqueles eram os homens e mulheres que preservavam a vista para o mundo mais amplo, além do confinamento sufocante do silo."

 
"Holston balançou a cabeça e seus olhos encontraram os do técnico pela primeira vez. Ele se surpreendeu de ver medo ali, o medo que ele aprendera muito bem a perceber. Ele quase perguntou a Nelson o que havia de errado antes de perceber: o homem estava preocupado com a possibilidade de que todas aquelas instruções fossem em vão, que Holston saísse, como os moradores no silo sempre temiam que todos os limpadores fizessem, e não cumprisse sua obrigação."

"(...) Eu sei por que elas limpam, por que dizem que não vão limpar, mas limpam."

"Holston aplicou a película protetora no segundo sensor e se perguntou se a mentira feia de um mundo exterior desagradável seria uma tentativa equivocada de evitar que as pessoas quisessem sair. Será que alguém havia decidido que a verdade era pior do que perder o poder, ou o controle? Ou seria algo ainda mais profundo e sinistro? Um medo da liberdade, do descontrole, do tenha-quantas-crianças-quiser? Tantas possibilidade horríveis."

"(...) todos os levantes ocorreram por causa dessa dúvida, da sensação de que nós estamos no pior lugar, bem aqui."

"O que quer que o silo tivesse sido, ou tivesse sido projetado para ser, ela sabia, sem precisar perguntar, que aquelas máquinas estranhas eram um órgão essencial. (...) Lá ficavam os laboratórios que criavam os trajes, cada um feito sob medida para a pessoa à espera na cela de custódia, e bastava isso para tornar o setor diferente de todo o resto."
  
“— Você acha que isso é natural? Não se afastar muito de onde moramos?”

"Ela desconfiou que Marck tivesse razão, que talvez as coisas realmente funcionassem de modo diferente ali nas profundezas do silo. As pessoas não escondiam seus pensamentos e sentimentos, e pareciam dizer exatamente o que queriam. De um jeito bem parecido com as tubulações e os cabos do local, expostos e desguarnecido."

"Eu trabalhava como sombra na Elétrica quando Jules apareceu. Era um ano mais nova que eu. Achei que não levaria duas semanas até que ela começasse a espernear e gritar para dar o fora daqui. Já tivemos nossa cota de transferidos e jovens fugidos, crianças dos níveis intermediários achando que seus problemas não ousariam segui-los..."


" — Acho que o que quero dizer é que, se forem dar um trabalho para Jules, tenham muito cuidado.

— Por quê? — perguntou Marnes.
Marck ergueu os olhos para a confusão de canos e fios no alto.
— Porque ela vai fazer o trabalho. Mesmo que vocês na verdade não esperem que faça."


"Ela partira para fugir de Holston e, em vez disso, o encontrara. Agora, mesmo não sabendo por que todos os que eram mandados para a limpeza realmente a faziam, pelo menos sabia por que uns poucos infelizes ousavam ser voluntários para realizar a tarefa. Melhor se unir a um fantasma do que ser assombrado por ele. Melhor não ter vida do que ter uma vida vazia."
  
"— Ei, tenho uma pergunta para você. Uma coisa que não consigo entender. (...) Você sabe por que é mais barato enviar um bilhete em papel por um portador do que simplesmente enviar uma mensagem por computador? (...) Mas parece que enviar uma mensagem por computador devia ser praticamente grátis, sabe? É só informação. Não pesa nada. (...) Mas e se for por uma razão diferente? E se alguém cobra caro de propósito? (...) E se a ideia for dificultar o diálogo entre as pessoas? Pelo menos torná-lo dispendioso? Sabe, nos separar, fazer com que guardemos nossos pensamentos para nós mesmos."

"E ela soube que estava certa sobre o preço do envio de e-mails: eles não queriam que as pessoas conversassem. Pensar, tudo bem; os pensamentos são enterrados junto com quem pensou. Mas nada de se reunir, nada de grupos coordenados, nada de troca de ideias. (...) E quem os questionaria? Quem arriscaria ser mandado para a limpeza?"

"O silo estava podre até a alma; um homem terrível havia ocupado o cargo de prefeito; uma marionete estava no lugar antes ocupado por um bom xerife, e todos os bons homens e mulheres estavam mortos."

"Os sacerdotes diziam que ele sempre estivera ali, criado com amor por um deus bondoso, e que tudo de que eles poderiam precisar tinha sido providenciado."

"- (...) O que aconteceu aqui trinta e quatro anos atrás?  
Ele levantou os braços.
— O que sempre acontece. As pessoas ficam loucas. Só precisa acontecer uma vez. — Ele sorriu. — Nós não ganhamos crédito por sermos sãos, ganhamos? Eu não ganho nenhum crédito. Nem de mim mesmo. Eu faço o que tenho que fazer todos os dias e vivo mais um dia, mais um ano, e não há recompensa. Nada genial em ser normal. Em não ser louco. — Ele fechou a cara. — Então você tem um dia ruim e fica preocupado consigo mesmo, sabe? É preciso só um."
 

"— Nós somos as sementes — disse ele. — Isto é um silo. — Eles nos botaram aqui para os períodos difíceis.
— Quem? Quem nos botou aqui? Que períodos difíceis?
Ele deu de ombros.
— Mas não vai funcionar. — Solo sacudiu a cabeça, depois sentou no chão e olhou para as fotos naquele livro enorme. — Não é possível guardar sementes por tanto tempo. Não no escuro, assim. Não mesmo."
 

"— O que acontece com as sementes quando ficam guardadas por muito tempo? — perguntou ela.
Ele franziu a testa.
Nós apodrecemos — respondeu ele. — Todos nós estragamos aqui embaixo, e estragamos tanto que não vamos brotar mais. — Ele piscou os olhos e a encarou. — Nós nunca mais vamos brotar."
 

"— Nenhum de nós pediu para estar onde estamos — lembrou ela com frieza.
Isso fez Lukas parar e pensar, refletir sobre onde ela estava, pelo que tinha passado para chegar ali.
— O que controlamos — disse Juliette — são nossas ações depois que o destino nos coloca onde estamos. (...) E lembre-se do que eu disse, Luke. O que nós fazemos define quem somos. Você não é um deles. Você não pertence a esse lugar. Por favor, não se esqueça disso."


"Toda a nossa esperança, as conquistas anteriores a nós, como o mundo pode ser, este é nosso Legado. (...) E as coisas ruins que não podem ser remediadas, os erros que nos fizeram chegar a este ponto, isso é o passado. (...) Significa que não podemos mudar o que já aconteceu, mas podemos desempenhar nosso papel no que vier a acontecer. (...) E isto... — Lukas se virou e pôs a mão sobre o livro grosso. Ele prosseguiu sem que lhe pedissem. — A Ordem. Isto é um mapa para conseguirmos passar por todas as coisas ruins que se acumularam entre nosso passado e o futuro ainda com esperança. Isto é sobre as coisas que podemos prevenir, que podemos corrigir."
 

"De todo modo, Juliette tinha outros planos menos sãos. Talvez fossem fantasia, mas lhe davam alguma esperança. (...) Sonhava em operar um silo sem todas as mentiras e falsidades."

"Aquele silo tinha falhado com seu povo. Mas então Juliette se corrigiu: aquelas pessoas falharam com seu silo."

"Pensar nas consequências da raiva e da sede de vingança deles a deixava triste. Seu marido morrera, fora arrancado dela, e para quê? As pessoas estavam morrendo, por quê? Pensou em como as coisas poderiam ter sido diferentes, em todos aqueles sonhos, talvez não realistas, de uma verdadeira mudança no poder, um reparo simples para problemas impossíveis e sem conserto.Antes, ela era tratada de modo injusto, mas pelo menos estava em segurança. Havia injustiça, mas ela estava apaixonada. Será que isso se justificava? Qual sacrifício fazia mais sentido?"

"— Matar para manter segredos não está além de nossa capacidade. — O rosto de Bernard ficou sombrio ao dizer isso. — Vai ser parte de seu trabalho um dia, quando você assumir."


"— Homens ruins fizeram isso, mas eles estão mortos. Esqueça-os. Saiba apenas isto: eles trancaram seus descendentes como uma forma doentia de garantir a própria sobrevivência. Eles nos botaram neste jogo, um jogo no qual quebrar as regras significa que todos morreremos, cada um de nós. Mas viver sob essas regras, obedecê-las, isso significa sofrer."
 

"— Ideias são contagiosas, Lukas. Isso é o básico da Ordem. Você sabe."

Quem já tiver lido Silo e quiser contribuir com o post, coloque aqui nos comentários a sua quote favorita!
*** 
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MARÇO.

Clique AQUI e saiba como participar.

32 comentários

  1. Gostei da escrita do autor. Adoro frases que adicionam coisas na nossa vida, como "são nossas ações depois que o destino nos coloca onde estamos.". Pelo que vi, a escrita dele faz o livro fluir muito bem e super rápido #ancioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rodrigo, também adoro passagens de livros que mexem conosco. Beijos

      Excluir
  2. Gostei muito dos quotes. A escrita do Hugh Howey é muito boa. Estou cada vez mais ansiosa para ler Silo.

    ResponderExcluir
  3. Geralmente não me preocupo em ler quotes, mas estou tão animado com essa trilogia, que preferi conhecer o mínimo possível dela. Quero ser surpreendido quando for ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, eu entendo.. kkk Beijos e boa leitura.

      Excluir
  4. Oi Mi :)
    Adorei as quotes, não queria ler mas a curiosidade aqui não deixou! hahaha
    Mas o bom é que eu fiquei com mais vontade ainda de ler o livro <3
    A quote que gostei mais foi: " Melhor se unir a um fantasma do que ser assombrado por ele. Melhor não ter vida do que ter uma vida vazia." Concordo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna, selecionei elas a dedo.. hehe Beijos

      Excluir
  5. Mi,
    Eu gosto de quotes pois nos mostra um pouco da narrativa do autor e consigo perceber se tenho ou não vontade de ler, mas nesse caso, continuo no escuro rsrsrsrs não consegui sentir muito desse mundo obscuro.
    Eu quero muito ler esse livro e talvez daí os quotes façam sentido... rs

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho Chrys, porque selecionei as que mais tem frase de efeito e que são cruciais para a história, isso sem soltar spoiler.. mas talvez sejam óbvias para mim por já ter lido o livro.. kkk Depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir
  6. Oi Mi, confesso que dessa vez eu não li pq quero muito ler esse livro e estou evitando spoilers hahaha
    Quando eu ler o livro volto aqui pra contar meu quote favorito e ver os seus :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo Re, acho que teria feito o mesmo. Volte sim e me conte o que achou depois. Beijos

      Excluir
  7. Não li todos os quotes, até para não pegar spoiler, mas pelos que eu li já encontrei algumas coisas que eu esperava.. E esse último Quote é tudo! Adorei.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk que bom que gostou Dreeh. Não vejo a hora de mais gente ler para podermos trocar figurinhas.. kkk Beijos

      Excluir
  8. Li só as primeiras quotes porque na minha mente se elas estão primeiro elas são do começo do livro e não vão me dar muitos spoilers rsrsrs Estou louca pra ter o meu livro em mãos, sim eu comprei! Li a resenha e fui atrás procurar, consegui por um preço ótimo e já encomendei o meu \o/ Por isso mesmo que não li todas as quotes mas vendo tantas é só mais uma prova de que a leitura vale à pena!

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, você acertou! Eu as coloquei em ordem cronológica mesmo.. kkkk Jura que tu comprou? Aiii, ainda bem que li este teu post agora. Tava com o Extra aberto aqui e ia te enviar ele de presente.. céus.. kkk Beijos e boa leitura amiga.

      Excluir
  9. Também não li todos os quotes, pois não curto saber detalhes demais da história!

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse: "O que nós fazemos define quem somos. Você não é um deles. Você não pertence a esse lugar. Por favor, não se esqueça disso." e esse "Matar para manter segredos não está além de nossa capacidade."
    Fantásticos, Mi.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. tenso o negócio né?! kkk Beijos

      Excluir
  11. Mi, eu comentei nesse post. Os outros foram aceitos e esse não. Acho que foi para caixa de spam. O blogger está com um sério problema nisso. Muitas mensagens estão indo para spam.
    Eu lembrei de ter escolhido dois quotes que foram: "O que nós fazemos define quem somos. Você não é um deles. Você não pertence a esse lugar. Por favor, não se esqueça disso." e "— Matar para manter segredos não está além de nossa capacidade. — O rosto de Bernard ficou sombrio ao dizer isso. — Vai ser parte de seu trabalho um dia, quando você assumir."

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, acho que deu tudo certo com teus comentários.. às vezes eu que demoro um pouco para aprová-los porque nem sempre estou no pc.. mas claro que o blog também nos prega peças e complica a nossa vida de vez em quando.. hehe Beijos

      Excluir
  12. Mi, agora que parei pra ler os posts da semana e você tá me deixando mais curioso a respeito desse livro. Pena que minha pilha de parcerias tá enorme aqui, se não passaria na frente com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Leo, entendo perfeitamente. Estou sofrendo desse mesmo mal! aff Beijos

      Excluir
  13. Tô doido pra ler esse livro. E esses quotes são maravilhosos! Cada um melhor que o outro..
    Abraços, Mi..

    ResponderExcluir
  14. Cada vez mais ansiosa para ler SILO

    ResponderExcluir
  15. Incríveis esses quotes! Parabéns pelo post viu, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir