Semana Silo - Conheçam Shift e Dust - Dia 4

Para seguir a semana “vamos nos encantar por Silo como as moderadoras do blog”, hoje vim apresentar para vocês um gostinho do que nos aguarda nas continuações da trilogia que começou a ser lançada no Brasil agora, pela Editora Intrínseca, mas que acaba de ganhar seu “grand finale”  físico em terras gringas.

Como já falamos anteriormente aqui no blog, a saga Silo foi lançada em fascículos vendidos primeiramente apenas no formato eletrônico. Com seu sucesso, o autor Hugh Howey decidiu compilá-los em três volumes, intitulados Silo (ou Wool, originalmente em inglês), Shift e Dust (ainda sem tradução para o português).
Para ilustrar melhor, segue abaixo a linha do tempo do lançamento da saga em e-book:
1. Wool (30 de julho de 2011);
2. Wool: Proper Gauge (30 de novembro de 2011);
3. Wool: Casting Off (11 de dezembro de 2011);
4. Wool: The Unraveling (26 de dezembro de 2011);
5. Wool: The Stranded (25 de janeiro de 2012);
6. First Shift — Legacy (14 de abril de 2012);
7. Second Shift — Order (12 de novembro de 2012);
8. Third Shift — Pact (24 de janeiro de 2013);
9. Dust (17 de agosto de 2013).
• Compilação de Silo (2012, contém livros de 1-5);
• Compilação de Shift (2013, contém livros de 6-8).

Além das compilações que resultaram na trilogia Silo, a história também já ganhou uma adaptação para Graphic Novel, vendida pela Amazon, mas, por enquanto, apenas disponível em inglês. Acho demais essas versões, pois até que o filme seja produzido, podemos ter uma ideia melhor de o que o autor tem em mente do ponto de vista visual para as séries. A graphic novel foi adaptada por Jimmy Palmiotti e Justin Gray, que já trabalharam na Marvel Comics e DC Comics e são responsáveis por títulos como Jonah Hex, e a arte assinada por Jimmy Broxton, também conhecido por seus trabalhos pela DC Comics.  

Mas meu objetivo aqui é dar a vocês uma prévia de o que esperar das continuações de Silo. Então vamos lá!

ATENÇÃO! Estas sinopses podem conter spoilers de Silo. Leiam por sua conta e risco!

SHIFT – Silo 2

"Em 2007, o Centro de Automação em nano biotecnologia (CAN) delineou a plataforma de hardware e software que um dia permitiria a robôs menores que as células humanas fazer diagnósticos médicos, realizar reparos e até mesmo se auto-propagar. No mesmo ano, a rede CBS  foi ao ar novamente com um programa sobre os efeitos do propranolol sobre pessoas que sofreram algum trauma extremo. Uma simples pílula que havia sido desenvolvida poderia deletar memórias de qualquer evento traumático. Quase na mesma época, a humanidade descobriu os meios para provocar sua própria decadência e a capacidade de esquecer que isso algum dia aconteceu." (Tradução livre feita por mim - Dany).

Shift não é exatamente uma sequência, mas sim um prequel de Silo. A narrativa se passa num tempo anterior ao primeiro livro da série e explica como o mundo da heroína Juliette surgiu. O leitor conhece em Shift personagens como um congressista da Geórgia em um futuro próximo; um estudante abandonado cuja história termina onde começa a de Juliette; e Troy, que acorda em 2110 sem se lembrar quem é. Além disso, trás histórias de pessoas enganando a morte, sendo criogenicamente congeladas e descongeladas a cada 50 anos por um breve período e voltando a dormir. "Ninguém estava realmente acordado," reflete Troy. "Ninguém estava realmente vivo."

Conforme publicado no The Guardian, o autor evoca a ansiedade, claustrofobia e a letargia de forma sincera e convincente. "Você não pode apagar o fogo depois de tê-lo desencadeado", afirma ele, referindo-se ao fato de que quando a tecnologia muda as coisas, não há como voltar atrás.

Compre aqui: Amazon 

DUST - Silo 3
"Em um tempo onde mentiras e segredos eram os alicerces da vida, alguém descobriu a verdade, e eles irão divulgá-la. Jules sabe o que seus predecessores criaram e sabe que eles são a razão pela qual a vida precisa ser vivida dessa forma. Entretanto, ela não concorda e não defenderá essa ideia. Por outro lado, Jules já não tem mais quem a apoie, e muito mais a temer do que o mundo tóxico além de seus muros. Um veneno está se espalhando a partir do Silo 18. Um que não pode ser contido a menos que o Silo 1 entre em ação." (Tradução livre feita por mim - Dany).

Compre aqui: Amazon

Dust é o terceiro e último livro das histórias de Silo. Ele reúne as vidas de Donald, Juliette e as outras pessoas do Silo 18 aos sobreviventes de Silo 17. A história segue do ponto onde Silo termina e mostra Donald e sua irmã Charlotte escondidos no Silo 1 tentando desvendar como acabar com a história dos Silos. Enquanto isso, Juliette precisa fazer um grande esforço como prefeita de um nada confiável Silo 18 enquanto luta ao lado de seus aliados para resgatar os integrantes abandonados em outro Silo.

Dust foi notavelmente escrito de forma diferente dos livros anteriores, uma vez que os primeiros foram escritos como fascículos separados e reunidos em uma compilação, e o último escrito inteiramente como uma obra única. Mas não peca em satisfazer os leitores da trilogia que é igualmente fascinante e aterrorizante. Encontrei uma ótima definição do livro que me deixou com ainda mais vontade de lê-lo “Se a série fosse uma montanha-russa, Dust é a parte onde sua foto é tirada com uma expressão aterrorizada, ainda que emocionada.”

Gente, na boa, tem como não estar ávido para devorar a série toda? Depois de tanta pesquisa e tanta leitura, só me resta torcer para que a Intrínseca consiga dar sequência o mais rápido possível para a série aqui no Brasil. Espero que vocês estejam curtindo a Semana Especial Silo, porque para mim está sendo maravilhoso descobrir os pormenores dessa série e estou entendendo o porquê de tanto alarde sobre ela lá fora. 
*** 
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MARÇO.

Clique AQUI e saiba como participar.

43 comentários

  1. Ah, eu sempre gosto de uma boa trilogia, e 'Silo' me pareceu bastante interessante. Adorei as capas dos livros, simples mas esplendidas! Pelo que eu estou vendo, a trilogia tem tudo para ser sucesso no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas realmente arrasaram, Rodrigo. Também gostei bastante e fiquei super curiosa pelo resto da história. Abraços!

      Excluir
  2. Oi Mi :)
    Essa definição de Dust que você citou me deixou MUITO empolgada!! E tem como não ficar?! hahaha
    A cada post sobre essa série, eu tenho mais certeza de que eu necessito ler a série toda! Eu estou amando essa semana especial <3 hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! É a Dany aqui.. :)
      Simm, super adorei essa definição do livro, me deixou empolgadíssima pra ler tudo logo! Que bom que estás gostando, flor! Também ficamos super empolgadas com a série e está sendo uma delícia fazer os posts. Beijão!

      Excluir
  3. Oi, Dany
    Estou loca para ler essa série, a cada dia que passa mais aumenta a minha vontade. E pelo que eu pude ver os próximos livros vão ser muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, honestamente ainda não achei defeito pra colocar na série. O autor é incrível, a história cheia de altos e baixos e todo o lance de como o livro chegou até nós só deixa com mais vontade de ler a série toda. Vamos aguardar a chegada deles por aqui. :)
      Abração!

      Excluir
  4. Eu preciso ler pois deve ser muito bom para ter sido lançado em forma de trilogia depois de ter feito sucesso em fascículos em formato eletrônico, que é mais difícil a venda. Achei legal a ideia da Graphic Novel, pena que é inglês só.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Verdade, mas vamos ficar na torcida pra logo termos todo esse material por aqui também. :)
      Abraços

      Excluir
  5. A cada nova postagem nessa semana especial, a vontade de ler a trilogia aumenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo barco então, amigo! heheheh Abraços!

      Excluir
  6. Ai Dany, fiquei doida ao saber detalhes das continuações! Preciso ler Shift e Dust e saber como a história começou e como termina. Essa série é demais. Beijos e excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos as duas enlouquecidas, Mi. É sempre assim com as semanas especiais? A gente acaba fã? rsssss

      Excluir
    2. Sim amiga, é sempre assim.. por isso que elas são "especiais".. é muito amor! hehe Beijos

      Excluir
  7. Oi Dany,
    tudo bem?
    É a primeira postagem sua que eu leio e de cara já me apresentou uma história que não conhecia. Gostei muito do enredo, é muito atual, nos faz repensar sobre o avanço da tecnologia e suas consequências. Nunca li nada sobre o tema, fiquei muito animada.
    Ótima dica de leitura.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      Pois é, também não sou acostumada a ler ficção científica, mas o autor parece ter feito da ambientação fantástica apenas um fundo pra questão maior da história que são as relações humanas e as consequências desses avanços tecnológicos. O resultado foi que arrecadou muitos fãs que nunca se interessaram pelo gênero, o que é um grande mérito dele. Espero que goste da leitura.
      Beijão

      Excluir
  8. Essa semana Silo serviu direitinho pra aguçar a curiosidade de leitores, principalmente daqueles que são loucos por Distopias como eu.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bárbara. Depois conta pra gente o que achou dos livros.
      Beijos!

      Excluir
  9. Não imaginava esse sucesso todo de "Silo". É uma obra completa. Tem livro, graphic novel, vai rolar filme, só falta uma linha de bonecos e uma série televisiva. kkkkk
    Dei uma leve pulada nas sinopses de "Shift" e "Dust", pois quero acompanhar tudo direitinho e sem spoilers.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Mais ou menos isso Nardonio. Mas espera mais um pouco, não duvido nada que algo do gênero apareça, afinal, a série ainda é nova. Abraços!

      Excluir
  10. Cada post que leio sobre esse livro fico com mais e mais vontade de ler. Parece ser bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo, Renata! Torcendo pra todos chegarem logo aqui!

      Excluir
  11. Vocês estão conseguindo atingir o objetivo de vocês: deixar os leitores loucos pela trilogia, assim como vocês! haha Cara, será que a Intrínseca vai publicar os HQs aqui também?! Eu estou adorando essa onda de transformar livros em HQ!
    Bem, eu dei uma pulada no post para não pegar spoiler. Mas preciso dizer, adorei essas capas! Lindas *--*

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou torcendo pelas HQs Dreeh. Nunca fui muito fã, mas tem saída tanta coisa linda que da vontade de ter todas!!
      Beijão!!

      Excluir
  12. Oi Dany!
    Que bom que as continuações já existem, isso facilita muito a nossa vida de fã, o problema é esperar o lançamento nacional né?! Não sou muito de HQ's mas quando se vira fã qualquer coisa relacionada é objeto de desejo e creio que se o livro for um sucesso aqui como foi lá fora é bem capaz de a Intrínseca lançar as HQ's também. O filme provavelmente também logo deverá começar a ser produzido não é, para aproveitar o momento de fama da série e já ir divulgando a adaptação.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, torcendo por tudo isso que você falou. Como a trilogia está chegando agora por aqui, ainda não da pra sentir muito bem a receptividade do público leitor, mas estamos na torcida pra que venha tudo junto! Sou do tipo impaciente que n]ao aguenta esperar muito hahahahha. Beijão!

      Excluir
  13. As capas são lindas, dada post que leio minha vontade de ler o livro aumenta ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são realmente caprichadas, Milena! Também adorei.
      Beijos!

      Excluir
  14. Não, não tem como, Dany. Já tentei e estou agoniada aqui, super curiosa e sedenta para ler o livro.
    Ele é realmente um gênio. Conseguiu fazer com que fascículos virtuais fossem um sucesso. Tenho certeza que essa trilogia vai ser um sucesso aqui no Brasil, não apenas o primeiro livro.
    Estou simplesmente encantada e querendo devorar o livro. Não vejo a hora do resultado sair e ver meu nome numa das sorteadas *O*
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se depender da qualidade da história certamente fará sucesso. O Hugh merece. Cruze os dedos aí.. kkk Beijos

      Excluir
    2. E não é? Mais agonia ainda esperar o lançamento dos outros dois. Já estou pensando na campanha "lança logo, Intrínseca!" hahahahhaha Mas não adianta, o autor é fantástico, a história intrigante e a divulgação está linda! O que é esse kit? Lançamento envolto em tudo o que pode haver de bom. E cá entre nós, o autor fez por merecer, porque o cara é muito gênio.
      Beijão!

      Excluir
  15. E não é? Mais agonia ainda esperar o lançamento dos outros dois. Já estou pensando na campanha "lança logo, Intrínseca!" hahahahhaha Mas não adianta, o autor é fantástico, a história intrigante e a divulgação está linda! O que é esse kit? Lançamento envolto em tudo o que pode haver de bom. E cá entre nós, o autor fez por merecer, porque o cara é muito gênio.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que se os fãs se movimentarem, a Intrínseca lança mesmo. Quando veio A Síndrome E, três meses depois já lançaram Gataca. Fiquei boba com a rapidez.. hehe Beijos

      Excluir
  16. É série? Sério? Achei que fosse livro único. Do jeito que esse livro tem sido bem falado, tenho certeza que vai valer a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma trilogia Leo. Se fosse livro único eu assassinava o Hugh. Quer dizer, não.. eu o sequestrava, aplicava o soro da verdade e o fazia despejar toda a história que ele nos negou em Silo.. kkkk Beijos

      Excluir
    2. Mi está enlouquecida pra saber o que acontece depois hahahahaha. Mas o cara faz por merecer mesmo. Adorei ele e a trilogia. Beijos!

      Excluir
  17. A cada post o meu desejo por ler esse livro só aumenta.

    ResponderExcluir
  18. Cada postagem dessa semana a vontade de ler os livros só aumenta! haha

    ResponderExcluir
  19. Oi Dany!
    Vc sabe quando a editora Intrínseca vai lançar Legado?

    ResponderExcluir
  20. Silo e ordem são maravilhosos.Estou desesperada pra ler Legado.Alguém sabe quando lança aqui?

    ResponderExcluir