Resenha - O Códex dos Caçadores de Sombras

Resenha O Códex dos Caçadores de Sombras Cassandra Clare
Jonathan Caçador de Sombras recebeu um legado dos céus: a missão de, ao lado de seus irmãos, proteger os mundanos das ameaças dos demônios, mas sem que seus protegidos jamais soubessem disso. Com a ajuda dos Instrumentos Mortais, e mais especificamente do Cálice Mortal, e sob a proteção de Idris, um país escondido dos limites mundanos, uniu novos Nephilins à sua jornada de gloriosas batalhas..

Se você está tendo acesso ao Códex, isso significa que você foi escolhido para se tornar um novo Nephilin (ou que a Galera Record teve acesso ao Códex e o disponibilizou aos mundanos), e há muito o que você precisa aprender sobre o mundo das Sombras. Seu principal papel como novo Caçador de Sombras é defender os mundanos da ameaça dos demônios e manter a paz destes e dos seres do submundo.

Além de toda a sua dedicação aos treinamentos físicos e destreza com o armamento dos Caçadores das Sombras, o conhecimento sobre quem são nossos inimigos, como agem e quais são nossas leis são algo que precisa ser inerente ao que você é. Um bom caçador das sombras conhece seus inimigos, conhece sua própria história e respeita suas leis.

O Códex visa guiá-lo nestas primeiras descobertas. Em breve, novo Caçador, você receberá suas primeiras Marcas (se ainda não as recebeu), e está é mais uma arte que precisa ser dominada com perfeição. Saber desenhá-las com precisão e conhecer seus significados farão a diferença na atuação em batalha e você também precisará conhecer os demônios contra os quais estará lutando, e o Códex irá ajudá-lo nesta tarefa. Saber as ameaças e pontos fracos dos oponentes que enfrentará pode salvar a sua vida.

Os membros do submundo (Licantropes, Vampiros, Fadas e Feiticeiros), apesar de possuírem uma parte demoníaca em sua composição, são seres com alma, e protegidos pelas leis e pelo Acordo assinado entre esses e a Clave (que representa os Nephilin), apesar de não ter sido sempre assim. Garanta incluir em seus estudos as características destes membros e como se dão suas relações com nós, Nephilin. E além de tudo isso, o Códex irá apresentar todas as particularidades de nossa cultura e nossa história, como nascimentos, casamentos, os Irmãos do Silêncio e as Irmãs de Ferro.

Você está entrando para o Universo dos Caçadores de Sombras, bem-vindo! Esta não é uma jornada fácil. Caçador de Sombras não é o que você faz, mas quem você é, e entender seu novo mundo é o começo de sua jornada. Faça bom uso do Códex dos Caçadores de Sombras para entender melhor a nova vida que o aguarda. Em caso de dúvidas, procure seu instrutor pessoal ou o Instituto mais próximo.

***

Resenha O Códex dos Caçadores de Sombras Cassandra Clare
Eu estava enlouquecida para ler o Códex. Acho que todos os fãs de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais ficaram muito felizes com o lançamento enquanto aguardam a chegada de Cidade do Fogo Celestial, o último volume da saga TMI.

Achei maravilhoso poder ler os rabiscos de Clary, Simon e Jace pelas páginas, que contestam assuntos, discutem uns com os outros e se adulam também. Em dado momento do livro eu já estava quase pegando uma caneta e entrando na conversa, porque realmente soa muito próximo, e para quem já leu os outros livros da série, existem algumas correções no conteúdo e coisas a se acrescentar, afinal, o Códex é um manual escrito há centenas de anos, atualizado periodicamente, mas quem o escreveu não está por dentro de todos os últimos acontecimentos.

Por falar em “já leu os outros livros da série”, se você ainda não chegou pelo menos em Cidade dos Anjos Caídos, sugiro deixar o Códex na espera, pois ele contém alguns spoilers. Como ainda não li As Peças Infernais, não saberia dizer, mas uma amiga afirmou que também contém spoilers para essa trilogia.

O livro em si é lindo, com a capa brilhosa como os outros livros da série em suas primeiras tiragens (eu nunca mais os encontrei assim), e cheio de desenhos e rabiscos em suas páginas. A Clary, em sua “revisão” do volume, adicionou inúmeras ilustrações entre os textos e nas páginas em branco entre capítulos. O espaço para treinamento de Marcas acabou se tornando um caderno de desenho com representações de todos os nossos personagens preferidos.

Creio que o livro tenha pecado um pouco na falta de riqueza de detalhes. Alguns assuntos são tratados de forma bastante superficial, e como o livro tem a premissa de ser um Códex, ou seja, uma compilação de informações pertinentes sobre determinado assunto, ele deixou a desejar no aprofundamento de algumas das questões tratadas. Mas de forma geral, ele supre muitas curiosidades sobre o mundos dos Caçadores de Sombras, e os submundos das criaturas sobrenaturais que conhecemos na série.

Para mim, apesar de tê-lo lido em apenas um dia (a leitura é bastante rápida e tranquila), foi um livro difícil de resenhar, afinal, são basicamente descrições, instruções e pequenas histórias de como o universo dos Caçadores de Sombras  evoluiu e chegou ao presente. Como a cidade do Silêncio foi construída? Como se formaram as Irmãs de Ferro? De onde surgiram as Torres Demoníacas e o que devo saber para ser um bom Caçador de Sombras? Todas essas perguntas são respondidas pelo Códex... ou pela Clary, ou pelo Simon.. ou pelo “melhor Caçador de Sombras de todos os tempos”, Jace.

O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare e Joshua Lewis
Editora Galera Record
288 páginas
Comprar: Saraiva

16 comentários

  1. Oi, Dany
    Essa série é muito boa. Estou louca por esse livro. A capa é muito bonita. E gostei de saber das anotações do Jace, Simom e da Clary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, fiquei vidrada na capa e nas imagens que vi por dentro numas fotos que rolaram na internet. Pena que deixou um pouco a desejar segundo a Dany. Beijos

      Excluir
    2. Oi Monica!
      Também adoro a série e estava com saudades de ler qualquer coisa com eles rssss. As anotações são divertidas, mas não me importaria se tivesse mais! =)
      Beijão!

      Excluir
  2. Eu como colecionadora da serie, é claro que vou adquirir o meu. Acho que a ansiedade é por conta dos tais rabiscos dos personagens. Devem ser muito legais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, até eu que não acompanho a série fiquei curiosa, imagino vocês.. kkk Beijos

      Excluir
    2. Certamente foi o que me chamou também, Sil. Nada como matar a saudade dos nossos queridos... Beijão!

      Excluir
  3. Eu sou louca para ler algo da autora, mas confesso que ainda não achei nada que me chamasse muita atenção, sabe?
    Sua resenha me deixou curiosa, mas ainda não estou louca para comprar, acho que tenho um trauma com o gênero, na verdade.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo Bah, estou na mesma situação que você. Por mais que todas as minhas amigas surtem por esses livros, ainda não me rendi. Beijos

      Excluir
    2. Meninas vocês estão perdendo tempo. Jace é viciante e a série é muito boa! Não tem marasmos, é problema e problema pra resolver e a gente vai suspirando com o Jace quando pode. rssssss Beijoss

      Excluir
  4. Quis muito solicitar esse livro,
    mas infelizmente não li nenhum livro anterior da autora o que por si só já prejudicaria minha compreensão do livro, não seria válido ler instruções que nem imagino a que situações se aplicam, pelo menos foi assim que pensem quando desisti de solicitá-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Del, eu igualmente. Queria ter solicitado só para ter essa obra lindaaa aqui em casa.. kkk mas ainda bem que tinha a Dany para ler por mim e para desvendar esse Códex para nós. Beijos

      Excluir
    2. E eu serei eternamente grata pela Mi não ter lido antes! uahuahuahuha Porque quando ler sei que ela vai querer todos =)

      Excluir
    3. kkkkkkkk Morri rindo agora.. será que depois vou querer caçar todos os teus livros? kkkk

      Excluir
  5. Estou doida por esse livro....eu amo a série Os Instrumentos Mortais e esse livro deve ser maravilhoso pelas fotos que vejo na blogosfera!
    Quero comprar o meu em breve!

    Esse KIT da Galera Record é tudo de bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me apaixonei pelas fotos Vanessa. O trabalho gráfico de O Códex está deslumbrante. Beijos

      Excluir
    2. E os desenhos? Lindos e alguns super bem humorados. Você está lendo uma espécie de manual, mas de repente cai na risada com os comentários irônicos ou os resultados dos momentos de tédio da Clary. Muito divertido. Beijão!

      Excluir