Especial Divergente - Embarcando no mundo de Divergente

Filme Divergente estreia 17 abril 2014
Oi gente, aqui é a Dany, nova colaboradora do Blog Recanto da Mi. Esta é a minha primeira tarefa: escrever vários posts referentes a adaptação cinematográfica de Divergente, de Veronica Roth, publicado no Brasil pela Editora Rocco

Serão diversos posts identificados com o título Especial Divergente. Eles não irão ao ar em data específica, portanto, fiquem de olho.

É isso, ávidos leitores: o primeiro filme da trilogia Divergente está prestes a estrear no Brasil! Mal posso esperar para assistir, mas confesso que após Instrumentos Mortais, tenho ficado nervosa com as versões cinematográficas. 

Mas o que esperar de uma saga cuja adaptação conta com Kate Winslet (O amor não tira férias, O leitor, Titanic.. ok, a lista é longa) e os novos queridinhos de Hollywood Shailene Woodley (A culpa é das Estrelas e The Spectacular Now), Ansel Elgort (A culpa é das estrelas e Carrie, A estranha) e Miles Teller (The Spectacular Now, Namoro ou Liberdade e Projeto X)? 
Elenco filme Divergente
Enquanto ficamos na contagem regressiva para  o lançamento por aqui, que será no dia 17 de abril de 2014, preparamos um especial sobre a trilogia que arrebatou fãs nos quatro cantos do mundo e que na primeira semana em cartaz já superou os 56 milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos. 

Acompanhem os posts do Especial Divergente e fiquem por dentro de curiosidades que norteiam a história dos livros e participem de promoções arrasadoras!
Sinopse: "Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."

Em um futuro onde o mundo foi devastado por guerras, Veronica Roth nos conta essa intrigante história ambientada em uma Chicago distópica, dividida em cinco facções dedicadas ao cultivo de virtudes específicas:  Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Tudo o que os habitantes  conhecem se resume ao mundo delimitado por uma cerca ao redor da cidade, cujos limites são apenas transponíveis para pessoas autorizadas e somente com o objetivo de buscar os alimentos cultivados pela facção da Amizade. Para além destes limites, a única informação que eles possuem é a de que o mundo lá fora não é um lugar seguro.

Desce o nascimento, cada pessoa vive conforme os costumes das facções de suas famílias, mas no ano em que completam dezesseis anos, cada jovem é submetido a testes de simulação que o ajudam a descobrir qual virtude é a predominante em sua personalidade. Em uma grande cerimônia de escolha, cada um deve escolher a qual facção deseja pertencer para o resto de sua vida.

É nesse contexto que conhecemos a protagonista, Beatrice Prior, que nasceu na Abnegação e vive com os pais e o irmão mais velho, Kaleb, nascido no mesmo ano que ela. Juntos eles passarão pela cerimônia de iniciação, uma escolha que mudará suas vidas para sempre.

Depois da cerimônia, Beatrice decide passar a se chamar Tris e começa sua luta para se encaixar na nova realidade que escolheu, ao mesmo tempo em que se vê no meio de uma batalha que ameaça desestruturar a sociedade perfeita na qual sempre viveu. Em meio a tudo isso, (ok, e de um romance delicioso com um garoto interessante, fascinante e levemente intimidador) Tris se esforça para guardar seu maior e ainda incompreendido segredo, mas que sabe que caso divulgado, coloraria sua vida em risco. Tris falhou na simulação de iniciação... e tudo o que ela sabe é que ela é uma Divergente!

***
Essa trilogia é surpreendentemente impecável e lógica, com uma distopia plausível e personagens intensos, atraentes e verdadeiros. Divergente  foi uma bela surpresa para quem, como eu, começou a ler despretensiosamente. Eu não sabia o que esperar do livro e acabei a trilogia às lágrimas por um luto literário pelos personagens que deixava para trás. E não, isso não me acontece com frequência.

Divergente começa com um ritmo lento, permitindo que o leitor se adapte à sociedade futurista proposta por Verônica. Acredito não ser incomum vocês se perguntarem se todos os seus questionamentos sobre a história serão respondidos, mas acreditem, serão, e brilhantemente. A Veronica consegue fechar todas as amarras da história e surpreender o leitor a cada livro. 

A história é cheia de adrenalina, personagens fortes e mistérios que vão se desvendando em um timming perfeito. E, claro, um mocinho tatuado e com jeitinho de bad boy de tirar o fôlego.
Mas para quem precisa de uma ajudinha para entender melhor o mundo distópico construído por Veronica Roth para não se perderem ao assistir ao filme, seguem algumas dicas:

Chicago: a cidade Divergente:
Chicago Divergente Veronica Roth
O mundo de Tris e todos que conhece se resume a uma única cidade: uma Chicado futurista, ou o que restou dela, após inúmeras guerras das quais a sociedade atual já não se recorda muito o motivo. Todos os pontos turísticos e grandes construções estão lá, e dentro desse pequeno universo seus habitantes decidiram que a melhor forma de viver como sociedade e evitar que novos conflitos como os que resultaram na situação atual ocorram, era dividir a cidade em 5 facções. 

Cada facção possui um manifesto que define seu modo de vida e ao qual cada membro deve seguir sem questionar.  Todos os jovens, aos 16 anos de idade, recebem a oportunidade de descobrir qual virtude predomina em sua personalidade, podendo então optar ou não pela mudança de facção. Esta mudança, porém, significa deixar para trás o modo de vida que conhece, seus amigos, e o mais importante, sua família. 

“Facção antes do sangue” é um lema dentro dos limites da cerca, o que significa que a partir do momento em que um jovem define sua facção, suas ações e escolhas devem fazer jus a ela, acima, até mesmo, dos laços sanguíneos que o ligam à família em outras facções.

Entendendo as Facções:
“ Há décadas, nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo. Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. Mas o alcance de cada facção não se limita a essas áreas. Oferecemos uns aos outros muito mais do que pode ser expressado em palavras. Em nossas facções, encontramos sentido, encontramos propósito, encontramos vida. Longe delas, não sobreviveríamos.” (DIVERGENTE. Capítulo 5. Páginas 48, 49 e 50).
Se vocês não entenderam muito bem a questão das facções, não se assustem. A própria Veronica já assumiu que queria que a compreensão do que cada facção representa demorasse, assim vocês aprendem bastante observando os nomes das facções. Mas a gente vai dar uma mãozinha!

As facções:
As facções de Divergente Veronica Roth

 
ABNEGAÇÃO: 

Os indivíduos desta facção têm como objetivo abster-se de todas as vaidades e desejos pessoais em prol dos demais. Eles concluíram que no egoísmo residia a culpa por um mundo em guerra e acreditam que com a renúncia a si mesmos pode-se construir uma sociedade melhor. Esta facção supre a demanda por líderes altruístas no governo e seus membros são identificados pelas vestimentas simples, largas e de cor cinza.
AMIZADE:

Esta facção preza pela felicidade e ausência de conflitos. Como o próprio nome da facção sugere, buscam sempre ser amáveis, confiáveis e bondosos. Eles culpam a agressividade como causa de guerras e acreditam que a harmonia entre as pessoas seja a solução necessária para uma sociedade pacífica. Esta facção é responsável pela produção de alimentos para a cidade nas fazendas ao lado de fora da cerca (mas ainda dentro dos limites da cidade) e contribuem socialmente como conselheiros e zeladores compreensivos. Seus membros vestem roupas alegres e chamativas, nas cores amarelo e vermelho.
AUDÁCIA:
Valorizam a coragem acima de todas as virtudes e seus membros são treinados para que seus corpos e mentes estejam prontos para lutar contra qualquer ameaça.  Para a Audácia, a covardia era a razão pela qual havia conflitos no mundo e seus membros são ativos e acreditam em palavras e ações ousadas. A Audácia se encarrega da proteção contra ameaças tanto dentro quanto fora dos limites da cerca e seus membros são facilmente identificáveis pelos corpos em forma, tatuagens, piercings e suas vestimentas pretas.
FRANQUEZA:
Acreditam que a verdade deve prevalecer acima de tudo e seus membros são notáveis pela falta de filtro na língua. Expressam suas opiniões e pensamentos sem hesitar, uma vez que seus membros culpam a duplicidade do ser humano como causa maior da instabilidade das relações.  Essa virtude faz com que a facção contribua com líderes imparciais, confiáveis e seguros no setor judiciário, e suas vestimentas são formais e de cor Preta e Branca.

ERUDIÇÃO:
 
Facção que valoriza a inteligência e a sabedoria acima de todas as outras virtudes e a busca por conhecimento é seu objetivo de vida. Os membros dessa facção culparam a ignorância como causa do declínio da sociedade e oferecem professores e pesquisadores inteligentes para a cidade. Suas roupas são azuis e formais.

Agora ficou mais fácil, né? Que tal fazer um teste de aptidão para saber a qual facção você pertenceria? É só clicar AQUI e depois em START. O teste é em português e bem rápido!

Por fim, a pergunta que todos estão se fazendo: “Mas o que é, afinal, ser Divergente?” 
Sim, existe uma resposta absolutamente lógica e incrível para essa pergunta e ela vai sendo elucidada, mas não é totalmente respondida até o último livro. A resposta é surpreendente, mas por fim, como toda obra bem escrita, não possui apenas sua conotação prática. Para respondê-la, eu só posso dar um conselho: leiam os livros e assistam aos filmes! Você não vão se arrepender.
 ***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MARÇO
 
Clique AQUI e saiba como participar.

54 comentários

  1. Oi, Dany
    Eu amei ler a trilogia Divergente. Confesso que tinha um pouco de medo de ler, pois seria minha primeira distopia. Mas foi uma surpresa agradável. Não conseguia parar de ler.
    Estou muito ansiosa pela estréia do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, fico feliz que tenha gostado. Eu tive essa mesma experiência com Delírio, mas no fim deu tudo certo também.. kkkk Beijos

      Excluir
    2. Oi Monica! Acredite, Divergente também não estava na minha lista, mas depois que comecei me apaixonei! rss. Aguardamos ansiosas juntas! Abraços!!

      Excluir
  2. Eu ainda não tive a oportunidade de ler 'Divergente', que é uma pena, pois pelo que eu soube, o livro é ótimo. Ai Dany, eu também não to muito animado para adaptções depois de ver o filme de 'Dezesseis Luas' </3 Mas enfim, espero ler a trilogia 'Divergente' em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, o mesmo aconteceu comigo em relação a Divergente. Já ouvi péssimos comentários sobre o filme de Dezesseis Luas. Uma pena né?! Beijos

      Excluir
    2. Rodrigo, preciso confessar que o filme de Dezesseis Luas me tirou completamente a vontade de ler os livros. Acabou que eles nunca mais voltaram pra minha linda. É muito ruim quando um filme faz isso. Acho que esse pessoal deveria tomar mais cuidado com as adaptações, pois assim como podem arrecadar mais leitores, podem também acabar com uma obra que muitas vezes pode ser ótima. Mas pelo que ja ouvi falar, o filme de divergente acabou ficando melhor do que a encomenda. Aguardamos ansiosos! =) Beijão!

      Excluir
  3. Eu estou ansiosa para essa estreia. Comprei o livro e li, gostei bastante, mas ainda não empolguei totalmente com a história.
    É isso ai.
    Vou ficar por dentro.
    Beijos
    http://juleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, que bom que gostou. Não se empolgou por quê? Beijos

      Excluir
    2. Também demorei, Ju, até porque comecei sem pretensão alguma, mas depois fui pega e amarrada pelo pé! rssss. Beijos

      Excluir
  4. Olá Mi.
    Adorei sua postagem, super completa!
    Divergente é uma série que eu não tenho muita vontade de ler, na boa mesmo. Os fãs de Jogos Vorazes falaram que o livro é bom, mas não chega a ser melhor que a trilogia de THG. Será?
    Eu sinceramente gosto muito de JV, mas quem sabe um dia eu não terei a chance de ler divergente? rsrs!

    Abraço! http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érick, tudo bem? Essa postagem quem fez foi a Dany, a nova colaboradora do blog. Ficou show né? Qual é a trilogia de THG? Eu ainda não li JV, então não tenho muita base de comparação, mas tenho muita curiosidade para ler Divergente. Todas as minhas amigas, incluindo a Dany, ficam suspirando pela história.. hehe Beijos

      Excluir
    2. Oi Érick! Bom, ainda não li THG, confesso, e já soube que existe uma certa "rivalidade" entre os fãs das duas séries. Eu sinceramente não tinha Divergente na minha lista de leituras e acabei lendo apenas porque soube do filme e quem estaria no elenco. Isso me deixou curiosa e honestamente não me arrependi. Hoje está entre as "TOPS" da minha lista e sou apaixonada pela trilogia. Espero que você também goste! Abraços!

      Excluir
  5. Estou com esses livros a meses e recentemente adquiri o ultimo volume,
    mas não pretendia lê-lo por agora... Não pretendia, mas ao assistir o trailler do filme me vi sedenta, já havia lido vários elogios a respeito dos livros mas sempre adiava a leitura, hoje porém me encontro aficionada pela estória, não consigo parar de ler e estou esperando ansiosamente o lançamento do filme que pelo que vi nos traillers vai ser bem fiel ao livro. Parabéns Dany seu post está incrível.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peraí Del, você tem todos os livros e nem sabia quando ia lê-los? hehe Vai ler menina, aproveita que o filme tá aí e você já tem a coleção completa. Nem precisa ficar ansiosa aguardando os outros livros.. hehe Fico feliz que tenha gostado do post da Dany, ficou mara mesmo! Beijos

      Excluir
    2. Oi Delmara! Jura que o trailer te atraiu assim? Quando assisti não entendi NADA e pensei "Ai Senhor, será que vale a pena?". hahaha Mas no fim não me arrependi nem um pouquinho. Li cada livro em apenas um dia na praia. Sim, devorei! rsss. Espero que você goste também. E fico super feliz que você tenha gostado do post. Fica atenta que logo logo tem mais! Beijão!

      Excluir
  6. Não estou muito empolgada com esse filme pelo simples fato de ainda não ter lido o livro.
    Todo mundo está falando muito bem e eu ainda não tive tempo para ler :( Quero ler logo pra poder ver o filme!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re, eu também não li, mas acabei sendo contagiada pelos fãs. A melhor coisa que você faz é ir ao cinema com alguém que é doido pelos livros. Tenho certeza de que você entra no clima rapidinho.. kkk Beijos

      Excluir
  7. Acho que sou a unica que não gosta dessa serie! kkkk mas em fim gosto é gosto né!?
    Me segue? eu sigo de volta e comenta por favor nesse post ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/lancamentos-e-novidades-editora-v-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que pena Naylane. Mas sim, gosto é gosto. Beijos

      Excluir
    2. Oi Naylane! Jura que não gostou dos livros? Realmente, como disse a Mi, cada leitor tem um gosto diferente e respeito muito isso. Mas que pena que você não tenha gostado. Pode deixar que dou uma passada lá ;) Beijos!

      Excluir
  8. Eu estava ansiosa para ler essa trilogia, mas estava esperando lançar o ultimo para começar. Mas agora lendo as resenhas do ultimo livro, já mudei de ideia. Até leio se tiver uma super promoção dos livros, mas se não, não vou ler. Quanto ao filme, se não tiver lido até lá quem sabe eu vou assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, por que Sil? O pessoal tem falado do último livro? Só a Dany para te dizer o que achou. Beijos

      Excluir
    2. Oi Sil! Bom, não cheguei a ler nenhuma resenha do último livro, logo que ele foi lançado já fui desesperadamente comprá-lo. Admito que demorei pra entrar na história novamente já que havia se passado um tempo desde que li os primeiros dois, mas sim, existem alguns "pesares" que me levaram às lágrimas durante todos os últimos capítulos, mas nada que estrague a série. Pelo contrário, achei a Veronica super corajosa de escrever um final de trilogia assim e a história ficou bastante humana. Eu diria pra voc~e dar uma chance pra trilogia. Eu comecei a ler meio contrariada e no fim me apaixonei. Beijos

      Excluir
  9. Oi Dany, Welcome ;)
    Confesso que não li divergente por que achei meio entediante, principalmente quando via/ouvia alguém falando dela. Vi o trailer essa semana e me arrependi horrores.
    Pelo que você falou, é bem diferente da maioria das trilogias existentes, o que dá um toque bem especial, né?
    Acredito que só lerei após o filme, mas estou mega curiosa por saber que se o filme já sera bom - e pelo trailer é-, o livro deve ser muito melhor.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bah, eu também optei por primeiro ver o filme e depois ler os livros.. vamos ver se gosto. Beijos

      Excluir
    2. Oi Barbara! Obrigada! =)
      Também não gostei muito do trailer não. Assisti antes de ler os livros e isso me deixou muito confusa e desmotivada, mas como fã de Miles Teller me obriguei a ler a série pra conhecer o tal vilão que ele interpretaria. Não me arrependi nem um pouco. Hoje já estou meio "quem é Miles Teller?" hahaha e total "OOOOIIIII FOUR".. rssssss
      Me avisa quando ler. Adoro trocar figurinhas! :)
      Beijão!

      Excluir
  10. Oi Dany, esse post seu ficou muito bom e bem completo, adorei! Me fez ficar com mais vontade de ler essa trilogia, que tantos falam bem *-*
    Quero ler primeiro antes de assistir o filme.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, fico feliz em saber. A Dany começou mesmo com o pé direito :) hehe Beijos

      Excluir
    2. Oi Bruna!! Fico bem feliz que tenhas gostado e ficado com vontade de ler. Espero que goste. Depois passa aqui e me diz o que achou. E sim, o primeiro vai te deixar cheia de perguntas, mas garanto que elas serão todas respondidas na trilogia. Beijos

      Excluir
  11. Eu não li essa série e nem sei se lerei...então não estou tão louca para ver o filme...se eu for ver, vai rolar como mais uma estréia.
    Bjs e seja bem vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Re, mas quem sabe você não acaba mudando de ideia e dando uma chance para essa trilogia? Beijos

      Excluir
    2. Obrigada, Renata!
      Bom, um amigo meu que mora nos Estados Unidos já foi ao cinema duas vezes assistir o filme. Segundo ele ficou surpreendentemente bom. Acho que a bilheteria nos da uma pista. Eu fiquei receosa mas como ele leu o livro e gostou muito do filme isso já me deixa mais confiante. Vamos aguardar. Quem sabe o filme não te deixa com vontade? :)
      Beijão!

      Excluir
  12. Amei esse post, Danny. Sou apaixonado por essa trilogia, embora tenha odiado o final. Pra quem ainda não conhecia os livros e o filme, foi uma excelente apresentação.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo, realmente foi, principalmente para mim que não entendo nada de Divergente. Então foi legal porque agora quando eu for ver o filme não ficarei assim tão perdida.. hehe Beijos

      Excluir
    2. Oi Leo! Fico feliz que tenhas gostado. Também sou apaixonadíssima, mesmo com o final inesperado. Acho muito engraçado quando as pessoas dizem que odiaram o final, acho que ele despertou uma relação de amor e ódio dos leitores com a trilogia. Eu achei perfeito! Um tanto triste, sim, mas não menos perfeito. Pra você ter uma noção, minha mãe de 60 anos acabou lendo a série de tão curiosa que ficou, e chegou no meu quarto às 1:30 da manhã com o rosto cheio de lágrimas e furiosa comigo porque eu não tinha avisado ela. Foi cômico! hahaha. Mas ela também amou a série, só não quer falar sobre os "detalhes". rssss
      Beijão, querido!

      Excluir
  13. Ainda não li o livro, mas estou louca para ler. Já cansei de ler resenhas falando muito bem e pelo o que tenho lido sobre o filme, vai estar sensacionall!! Agora só preciso arrumar tempo para ler antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      O livro é bem rapidinho de ler. Eu li em um dia, mas sim, eu estava de férias, porém mesmo assim a leitura dele é bem fácil e rápida. Acho que porque você fica sempre ávido por mais.
      Abraços!

      Excluir
  14. Eu ainda não li, mas amo tudo que vejo/leio sobre a saga. Devo receber em breve pelo grupo Livro Viajante do Skoob :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura, Ana! Espero que goste. Eu li um pouco contrariada e me apixonei.
      Abração

      Excluir
  15. Dany estreando os dois pés direitos! hahaha
    Adorei o post! Minha leitura de Divergente é recente, terminei ontem e me arrependi muito de não ter iniciado a leitura a mais tempo. É um livro fantástico, uma história fantástica.. Tudo nele me prendeu!
    Você fez uma ótima apresentação da serie =)

    Instrumentos mortais também me decepcionou muito, mas estou confiante que essa será uma adaptação diferente!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreeh!
      Então, com tanta responsa nas costas tinha que entrar com tudo, né? E vai vir muito mais por aí!
      Divergente também me conquistou e depois de lê-lo nem acredito que ele não estava sequer na minha lista de desejados.
      Eu ainda tenho fé que Instrumentos Mortais se supere no segundo filme e confesso que até agora não entendi como puderam mudar tanto o livro.
      Beijão!

      Excluir
  16. Adorei esse seu post, Dany!! Super completo. Principalmente para quem ainda não leu os livros, como eu, por exemplo. Acabei tirando algumas dúvidas em relação ao universo "Divergente". De acordo com as características das facções, creio que me encaixaria mais na "Amizade". Infelizmente não vou conseguir ler o livro antes do lançamento do filme, mesmo assim, vou assisti-lo no cinema mesmo, pois é outra atmosfera, né?!?! Vou aguardar mais post sobre a trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!
      Que bom que o post conseguiu tirar algumas das suas dúvidas. A trilogia vale mesmo a pena. Sabe que eu também achava que minha facção seria a amizade até eu começar a fazer vários testes e perceber que talvez eu não prestasse tanta atenção assim em mim mesma hahahaha. Hoje sou uma Audácia convicta.
      Beijão, querido!

      Excluir
  17. \o/ Amei seu primeiro post Dany! E começou já falando de um livro que eu amei! Devorei as 500 e poucas páginas do livro em poucas horas e me surpreendi pois não esperava nada daquilo da leitura. Mas infelizmente o mesmo não acabou acontecendo durante a leitura de Insurgente, eu gostei do livro, dei 4 estrelas mas achei que a narrativa foi se tornando mais cansativa, a história não andava e a Tris estava sempre com aquele nhe nhe nhé de desistir da vida e coisa e tal, e isso acabou me incomodando bastante e levei algumas semanas para terminar o livro. Apesar disso o final me foi relativamente satisfatório e fiquei morta de curiosidades para ler Convergente mas só vi opiniões negativas a respeito do terceiro livro e desanimei total. Se o segundo ficou daquele jeito imagina o terceiro onde a Veronica resolveu mudar a forma da narrativa, mas aina assim fico curiosa pra ler e descobrir porque acontece o que acontece no final. Peguei uns belos spoilers do livro e já sei o que acontece, mas as opiniões que vi diziam que o acontecimento se deu de uma forma tosca e sem sentido, não sei, preciso ler e tirar minhas próprias conclusões. Mas você conseguiu me dar uma animada já que parece ter gostado bastante e ter achado um final satisfatório para a trilogia, espero achar o mesmo.
    Quanto ao post adorei a forma como tudo foi explicado e acho que ficou tudo muito claro, e capaz de despertar a curiosidade de leitura em quem ainda não leu.
    Quanto ao primeiro filme estou com as expectativas altíssimas, acho que será uma ótima adaptação, diferentemente de Cidade dos Ossos que é melhor nem comentar né?! Queria ir assistir nesse próximo fim de semana mas vou viajar aí pro Rio Grande e não terei como assistir :( então terei que esperar até sair o dvd.
    Mirelle sortuda já assistiu, resenha sai nessa segunda né <3

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. greice, pera aí que vou te dar meu telefone.. vamos falar de divergente. kkkkk
      Então, flor. Como explicar isso. Eu não fiquei feliz com o final, mas não o achei ruim. Achei que a Veronica amarrou a história direitinho, e como existem muitas coisas diferentes acontecendo e a Tris e o Four acompanham acontecimentos distintos, achei que a escolha de contar a história através dos dois personagens foi válida. Eu admito que demorei a pegar o ritmo do terceiro livro, mas depois que peguei morri de curiosidade e só queria saber como acabava. Quando acabou morri chorando. huauhahua É, é um caso de amor e ódio mas muito mais amor rsrsrsrrs.
      Pena que você não vai poder ver no cinema, sempre acho mais emocionante!
      Beijão!!

      Excluir
    2. Agora entendo as crises de ciúmes da Bah por minha causa e do Leo! kkkk Por que vocês não trocam logo os contatos do face e tricotam bastante sobre livros? Adoro conversar com a Greice sobre as histórias.. kkkk
      Tu vai vir para Rio Grande e não vem para cá! Snifffff! Beijos

      Excluir
    3. kkkkkkkkkk vocês vocês!
      Sim amiga eu vou pra aí, ali em Cambará, nos cânions, perto de Torres, lembra que já fui uma vez? Nem me fale que não vou pra PoA :'( Queria taaaaaanto passar aí, mas um dia eu vou, espere-me! hehe
      Beijão!

      Excluir
    4. Sim, lembro sim.. kkkk Vem passar as férias com a gente.. daí a gente vai lá ficar com a Dany.. kkk Beijos e boa viagem.

      Excluir
    5. Ciumentaaa!! ahuhuahuahua
      Boa viagem, Greice! Sou louca pra ir pra lá também, mas nunca fui, acredita? Preciso dar um jeito nisso. Beijocas!

      Excluir
  18. Adorei a novidade, Mi.
    estou louca para ver e com certeza vou adorar.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta chegando a hora!! Estou contando os minutos.
      Beijos

      Excluir
  19. aff nem creio *--* sou mega apaixonada na saga.. e estou ansiosa demais pela estréia, já tenho até meu lugarzinho garantido ♥. Amei o Livro . Este posta está demais adorei relembrar cada detalhe de cada facção, fiquei ainda mais ansiosa kkkkkkkkkkk.... vou acompanhar estes post todos ♥
    Parabéns amando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dany arrasou mesmo amiga.. não sabia que você curtia a trilogia. Faz parte de qual facção? kkk

      Excluir
    2. Obrigada, Aninha! Se você prestar atenção vai ver que tem um pouquinho de amor misturado com baba transbordando pelas beiradas de cada post sobre a saga hahahahahhahaa Beijão!

      Excluir