Semana A Seleção - Resenha - O Guarda - Dia 4

Semana A Seleção Kiera Cass
E aí pessoal, estão gostando da Semana Especial de A Seleção? Hoje trago para vocês a tão esperada resenha do conto O Guarda. Confiram:

Resenha O Guarda Kiera Cass
ATENÇÃO, ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DOS OUTROS LIVROS DA SÉRIE DE "A SELEÇÃO"! Leiam por sua conta e risco!

Aspen era proveniente de uma família de Seis. As pessoas desta casta trabalhavam como ajudantes e estavam apenas um degrau acima dos Sete por terem uma educação melhor e por aprenderem a trabalhar em locais fechados.

Segundo America, Aspen era um pedaço de mau caminho e o garoto mais bonito da cidade. O amor surgiu entre eles de maneira despretensiosa, mas Aspen sabia se tratar de um amor proibido. Raramente as pessoas de outras castas aceitavam um pedido de casamento de um Seis, e Aspen sabia que não teria condições alguma de sustentar America ou dar uma vida digna a ela.

Por causa disso, assim que começaram a chegar às cartas convidando as meninas do reino para participarem da Seleção, Aspen não pensou duas vezes e convenceu America a se inscrever no concurso. Só que nenhum dos dois imaginava que ela seria uma das selecionadas, e quando isso aconteceu, Aspen se deu conta do erro que cometeu e que isso lhe custaria o amor da sua vida.

Ele não podia mais voltar atrás e pedir Meri em casamento, tudo o que ele podia fazer era esperar pelo recrutamento  e torcer para que America não fosse uma das favoritas do Príncipe. No final das contas, Aspen acabou sendo um dos escolhidos para fazer parte da guarda real e foi morar no palácio, o que por um lado tinha as suas vantagens, já que ele passou a ser um Dois automaticamente e receberia pensão para o resto da vida.

Para a surpresa de Aspen, ele foi designado por Maxon a fazer parte do rodízio de guardas de America, tendo a incumbência de cuidar de sua amada pessoalmente. Como ele desejou estar perto dela de novo. E ele conseguiu. Tudo o que ele mais queria é que Meri fosse eliminada da seleção para ambos poderem viver o seu amor plenamente, já que agora, como um Dois, as coisas tinham virado ao seu favor.

O que ele não contava é que America fosse se apaixonar pelo Príncipe e que fosse desejar ardentemente ser a escolhida. Isso corroía Aspen. Ele queria America de volta e faria de tudo para realizar o seu sonho.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Quando soube que Kiera Cass havia escrito um conto sobre Aspen, tive as minhas dúvidas a respeito. Ouvi boatos de que ela quis escrever sobre o guarda por Aspen ter sido mal compreendido em A Seleção e A Elite. Pelo que sei, a grande maioria das pessoas torce por Maxon e detesta Aspen, o que é exatamente o meu caso. Kiera quis, através desse conto, nos mostrar melhor quem é Aspen, seus desejos e temores e tentar corrigir a má imagem que criaram sobre ele.

Posso dizer que por um lado a sua estratégia funcionou comigo. Continuo não torcendo para Aspen ficar com America, mas consegui o compreender melhor. Ele não é um menino ruim e egocêntrico como eu o via antes. Ele é um jovem apaixonado, imaturo e iludido na vida. É possível entender o porquê dele ter "abandonado" America no início de A Seleção, já que ele morria de medo de não ser bom o suficiente para ela, afinal, perdeu seu pai, teve que virar o homem da casa muito cedo e não conseguiu nem ao menos defender seu irmão de ser espancado. O que poderia proporcionar a America sendo um Seis?

Mas quando Aspen se tornou um Dois, novas possibilidades surgiram a sua frente. Ele viu que era um bom soldado, competente, astuto, forte, e sabia que a partir de então teria condições de dar uma vida digna a America, portanto, ele iria lutar por ela e por seu amor até o fim. O que Aspen não enxergou é que America não era a mesma garota por quem ele se apaixonou. As coisas mudaram, os sentimentos também, e as coisas não voltariam mais a ser como antes, por mais que Aspen desejasse isso. E America, por estar carente, fragilizada e desiludida com Maxon, principalmente em A Elite, acabou alimentando em Aspen esperanças que não existiam, e isso o deixou cego.

Apesar disso, não posso negar que Aspen é um menino trabalhador, família, de caráter, extremamente gentil e inteligente. A maneira que ele trata seus colegas de trabalho e as criadas de America, com tamanha cumplicidade e delicadeza, o fizeram subir no meu conceito, e muito. 

Resta saber o que irá acontecer em A Escolha. Não vou perdoá-lo se ele colocar a vida de America em risco a ponto de ser descoberta e eliminada por causa de seu egoísmo e cabeça dura. Preferia muito mais que ele caísse na real, saísse do caminho de America e ficasse com Lucy

Outra coisa que gostei muito neste conto foi descobrir pormenores a respeito do funcionamento do palácio e dos bastidores da seleção que não tínhamos acesso na visão de America. Foi tenso e eletrizante acompanhar na visão de Aspen o açoitamento de Marlee e Carter, a invasão do castelo pelos rebeldes, a fuga de America para dentro da floresta,  e outras cenas inéditas que não vou comentar para não soltar spoilers do conto.

O Guarda novamente foi muito bem escrito, em primeiro pessoa, e trouxe em seu texto fluidez, paixão e determinação de um soldado que colocou a sua vida em risco para defender a sua amada. É claro que O Guarda me deixou com um gostinho de quero mais, doida para ler A Escolha. Portanto, para os amantes da série, é leitura obrigatória.

O conto de O Guarda pode ser baixado gratuitamente em ebook. Mas se preferirem, vocês podem comprar o livro físico chamado Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda.

O Guarda - Kiera Cass
Livro 2,5
Editora Seguinte
79 páginas
Comprar: Saraiva / Amazon

A série A Seleção é composta pelos seguinte livros:

O Príncipe - Livro 0,5 (Leiam depois de terem lido o primeiro livro);

A Seleção - Livro 01;

A Elite - Livro 02;

O Guarda - Livro 2,5;

A Escolha - Livro 03 (Em maio);

Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda (reúne os dois contos, materiais extras e os três primeiros capítulos de A Escolha).

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE FEVEREIRO

Clique AQUI e saiba como participar.

50 comentários

  1. Oi Mi.
    Confesso que não li a resenha inteira, como ainda não li nenhum livro da série fiquei com medo de descobrir algo importante! Rsrsrs.
    Cada dia me pego mais fascinada e ansiosa para começar a leitura! Torcendo muiiiito ganhar o Top! : )
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Andréia, fico feliz em saber que estás te empolgando. Beijos

      Excluir
  2. A impressão que eu tenho so Aspen é exatamente igual a que você tinha. Tem momentos do livro que eu até entendo o lado dele e tals, mas continuo torcendo pelo Maxon.
    Ainda não tive a chance de ler O guarda, mas pretendo ler muito em breve!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi :)

    Confesso que não me interesso muito por este "livro", pois até hoje não li A Seleção. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu to amando essa semana especial! Já tava com vontade de reler a série, acho que vou fazer isso logo mesmo. Ainda não consegui ler O Guarda mas pelo jeito vou amar. Eu não era apaixonada pelo Aspen mas nunca odiei ele, meio que eu entendi os motivos de ele agir daquela forma. Mas se ele for responsável por eliminar a America com certeza eu vou odiá-lo! Fiquei muito curiosa pra ler esse conto agora. E claro não vejo a hora de ter A Escolha em mãos =D
    Adorei a resenha amiga!

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga, eu também acho que vou, estou precisando porque não lembro da missa a metade.. hehe Eu também, se algo acontecer com a Meri por culpa dele, ele terá que se ver conosco.. kkk Beijos

      Excluir
  5. Muito legal essa ideia da autora, ela praticamente fez um making off do próprio livro, ela é de mais e ganhou o meu respeito viu! EU PRECISO desses livros!!! Vem em mim Top Comentários...kkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Kiera é ótima e adoro os contos que ela escreve com a perspectiva de outros personagens. Beijos

      Excluir
  6. Como esse livro é bem avançado na história eu não li a resenha, apenas a parte superior que fala sobre a trama. Foi bom finalmente poder entender a relação de Aspen - America - Maxon, sim porque, acredite se quiser, venho me recusando a ler toda e qualquer resenha sobre a série! Considere-se privilegiada hein?! hahaha
    Quero ter uma experiência completa ao ler a série e tenho certeza que irei me apaixonar *---------*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, que chique, valeu pela honra amiga.. kk não vejo a hora de você se apaixonar pela Seleção tanto quanto eu e a Greice! Beijos

      Excluir
  7. Mi, estou gostando e muito dessa semana especial!
    Eu gosto do Aspen, apesar de tudo, acho que entendo o lado dele.
    Não vejo a hora de concluir a leitura da trilogia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom saber que Aspen tem alguém para torcer por ele e entendê-lo.. porque coitado, ele não costuma ser benquisto por aí não.. hehe Beijos

      Excluir
  8. Bem... eu não li nenhum dos livros, por isso não colocarei minha futura leitura em risco, hehe...
    Já li tantos comentários maravilhosos sobre os livros que subi eles para o topo da minha lista de aquisição.
    To amando saber mais sobre todo o processo de "fabricação" dos livros. A autora é muito querida, adorei conhecer um pouco mais da vida dela também.
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Edna, leia-os assim que puder. Beijos

      Excluir
  9. Ai nossa eu não devia ter lido essa resenha agora estou me coçando para ler o livro, e não tem como ler agora, e que mancado do Aspen hein, que mancada pedir para amada se inscrever hahaha e ainda por cima ela ficar caindo de amores pelo príncipe hahaha estou sem palavras.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tudo culpa do Aspen, agora ele que aguente.. kkk Beijos

      Excluir
  10. Como ainda não li os livros, mas pretendo muito em breve, preferi pular essa resenha para os últimos parágrafos. Pelo que entendi, o Aspen acabou ganhando voz, e conseguiu mostrar um pouco mais sobre ele. E fazer com que ele ganhasse alguns admiradores (embora o #TeamMaxon ainda ser infinitamente maior.). Não vejo a hora de poder ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Dom, foi isso que aconteceu.. hehe Beijos

      Excluir
  11. Oi Mi,
    eu não odeio o Aspen, apenas tenho preferencia pelo Maxon kkkkk
    Mas deve ser bem interessante avaliar detalhes da história pelo ponto de vista dele.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que depois desse conto passei a odiar menos o Aspen.. kkk Beijos

      Excluir
  12. Fiquei com medo de spoilers, então não li a resenha. E como tenho a memória boa, seria difícil esquecer antes de ler o livro. Preferi não arriscar.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí fica ruim.. hehe como costumo ter memória ruim.. daí não tem tanto problema.. kkk Beijos

      Excluir
  13. Ai, não vou com a cara do Aspen.
    Quero muito ler os contos, mesmo não curtindo ele, haha.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, talvez você o enxergue de maneira diferente depois desse conto. Beijos

      Excluir
  14. Parece ser muito bom também, gostei de saber que neste livro podemos conhecer mais dos bastidores do palácio, é sempre bom podermos entrar completamente no mundo criado pela autora!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dani, adoro saber detalhes a mais sobre as tramas que amo. Beijos

      Excluir
  15. Olha, eu nunca pensei realmente mal do Aspen. De verdade. Desejo que ele seja muito feliz no final e até acho que o rapaz merece uma garota melhor do que a America. É só que eu não vejo mais "razão de ser" nesse romance entre os dois. É como se ambos não quisessem se desapegar de uma história que na verdade já acabou. Aliás, os dois não. Porque a America alimenta as esperanças dele só pra aliviar a frustração/decepção/insegurança com o outro. Eu queria muito que por um capítulo que fosse, ela se visse sem esses homens aos pés dela. Acho que ela precisa se dar conta do quanto brincou com cada um em determinados momentos. Isso é exatamente o que mais me irrita em triângulos amorosos: duas pessoas a mercê de uma que só olha os próprios sentimentos.
    Mas pra não fugir do assunto....Também gostei de "O Guarda". Achei as cenas da Lucy muito delicadas e amei ver os bastidores do palácio e das reuniões de estratégia com o rei. A escrita da Kiera é uma delícia e a gente devora o livro sem sentir. Curti demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, a sua colocação foi perfeita, como esse. Este também é um dos maiores motivos pelos quais detesto triângulos amorosos. A relação de Aspen e America, se é que dá para se chamar de relação, já deu o que tinha que dar e espero que Kiera tenha entendido isso. Concordo com você, seria interessante ver America numa situação em que ela tivesse que se virar sozinha e conhecer a sua própria força e coragem e fizesse algo para si e não relacionado com algum dos seus dois "pretendentes". Beijos

      Excluir
  16. Oi Mi,
    Estou morrendo de vontade de ler essa resenha, mas como não li os livros anteriores tenho medo de conter spoilers (odeio spoilers). Depois que eu ler os livros volto aqui para ver a resenha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que leres me diga o que achou. Beijos

      Excluir
  17. Amei o livro. Estou torcendo pra ele (Aspen) ficar com a Lucy. Ele merece uma pessoa legal só que não tem mais amor entre a America e ele. Amo Maxon!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também torço para isso Jane. Beijos

      Excluir
  18. Li os dois livros achando o Aspen meio sem sal e sem açucar haha, mas depois de O Guarda, passei a enxergá-lo com outros olhos.. Ainda torço para que a America fique com o Maxon, e espero que o Aspen fique com a Lucy.. vai ser fofo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei Nati, tipo não fede nem cheira e só atrapalha a história. Mas na verdade ele tem conteúdo e uma essência muito bonita, só é um garoto cheio de orgulho e ideias confusas na cabeça. Apesar disso, ainda me irrito demais com ele.. kkk Beijos

      Excluir
  19. Ainda não torço muito pro Aspen, não, mãããããs admito que esse conto me fez gostar mais dele. ♥ É um fofinho, ehehhee. Vamos ver quem leva o coração da America pra casa (pq admito que to quase batendo nela).

    Bjs ♥

    Raquel Moritz
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo Raquel.. kkk Beijos

      Excluir
  20. Bem, como ainda não li a serie, dei uma pincelada no post. Gosto de começar a ler um livro sem saber nada sobre a historia, ir descobrindo tudo aos poucos, saboreando cada novidade. Já disse e repito, estou louca para ler logo a serie, tenho ainda apenas o primeiro livro e os dois contos, mas não vejo a hora de ter todos para me deliciar. Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste tanto quanto eu Mey. Beijos

      Excluir
  21. Eu ainda não li os livros, nem os independentes nem os da trilogia.
    Mas antes mesmo já consegui me apaixonar por cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível não se apaixonar Jana.. hehe Beijos

      Excluir
  22. Olá Mi!! realmente estou triste de ainda não ter tido a oportunidade de ler esta trilogia, mas depois destes teus posts ( e caso não ganhe o top) irei providenciar ela. POis estou mais que animada com estas tuas postagens em poder conferir ela!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Miche, fico feliz em saber. Beijos

      Excluir
  23. Sério que a America foge para a floresta? Gente, preciso ler esse livro. Na verdade, eu acho que só vou ler pelos fatos não relatados dos outros livros, por que, na minha opinião, o Aspen continua ruim, orgulhoso. Não sei, talvez só impressão.
    E eu estou amando essa semana especial. É demais, contém spoilers <3 o problema é que eu fico muito ansiosa e minha pressão cai
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério! kkkk O Aspen tem um lado cheio de defeitos como todos nós.. hehe Beijos

      Excluir
  24. Ainda não li nenhum livro da série mas achei bem legal a autora ter escrito um livro para defender um personagem que acabou sendo mal interpretado. Curti esse cuidado que a Kiera teve com o personagem.. Fico imaginando o cuidado que ela deve ter tido para escrever a série inteira, e isso me deixa ainda mais louca de vontade de conhecer a série a fundo.

    Beijos, Glaucia
    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Glaucia, não deve ser fácil para um autor ver um personagem que criou com tanto amor ser execrado como Aspen foi.. hehe Gente, a Kiera deve ter um universo a parte em sua cabeça para ter criado algo tão complexo e cheio de coisas como essa série.. kkk Beijos

      Excluir
  25. Mais uma vez digo que esses livros são demais. Vou indicar eles pras minha amigas leitoras porque ei que elas vão gostar.
    Abraços Mi!

    ResponderExcluir