Semana A Seleção - Entrevista - Fotógrafo Gustavo Marx - Dia 6

Oi gente, vi que ontem a maioria de vocês se confundiu por eu ter escrito que a Semana Especial A Seleção estava "chegando ao fim". Estar "chegando ao fim" é diferente de "ter chegado ao fim", não é não? hehe Só quis dizer que esta semana tão especial estava rumando para o final, mas não acabou não pessoal! hehe Geralmente quando crio uma Semana Especial, é para bombardeá-los com posts exclusivos de segunda à domingo! Pobres coitados.. hehe

Então, agora chega de papo e vamos descobrir um pouco mais sobre os bastidores da criação das capas dos livros de A Seleção. Hoje trago uma entrevista com o fotógrafo brasileiro Gustavo Marx, responsável por ter dados esses cliques tão maravilhosos! A entrevista foi feita dia 13/03/2014, por email.

Confiram:

MC: Olá Gustavo, muito obrigada por me conceder essa entrevista. Gostaria de começar perguntando um pouco sobre você. Nos conte quem é o Gustavo Marx, fale um pouco sobre o seu trabalho, sobre a sua decisão de se mudar para os Estados Unidos e sobre como acabou envolvido no projeto das capas de A Seleção.

GM: Obrigado e perdão pela demora, mas minha agenda mudou completamente e realmente não tive tempo para responder. Minha vinda a Nova York aconteceu logo depois de ser premiado com um primeiro lugar no International Photo Award IPA  com uma de minhas fotos. Logo depois, fechei contrato com meus agentes e dois meses depois eu me mudava com minha esposa para NY. Isso foi em 2008. Pouco tempo depois fotografei o primeiro trabalho com a Harper Collins. 3 capas para uma série de livros chamado Warrior Princess. A partir dai não parei mais de fotografar para eles. Acredito que tenha fotografado de 40 a 50 capas de livros.

MC: Você participou da produção de todas as capas dos livros de A Seleção? Se não, de qual delas você fez parte?

GM: Sim fotografei todas as capas que já foram lançadas e até as que ainda serão lançadas. :-)

MC: Você pode nos contar sobre como foi a criação da concepção das fotos da capa? Foi você que escolheu tirar as fotos no estúdio ou foi uma exigência da Editora ou da capista?

GM: O processo de criação de capas de livro é muito longo e passa por várias etapas antes de chegar ao fotógrafo. Quando tive a primeira reunião sobre “ The Selection” percebi que aquele seria uma das capas mais elaboradas que já havia fotografado. O conceito da capa veio da Harper Collins e a idéia de como executar o cenário, luz e a forma de fotografar todos os reflexos de uma forma real foi minha. Foi um super desafio porque criamos uma “sala de espelhos” aonde tudo e todos podiam ser vistos e multiplicados nos reflexos. Mas conseguimos dar um jeito e o resultado você conhece.

MC: Você sabe o que a capista tinha intenção em transmitir por meio destas fotos?

GM: A ideia era de visualizarmos um futuro, em que a personagem se via por todos os ângulos e sabia que seria a selecionada!

MC: Quais foram os outros profissionais que acompanharam a sessão de fotos? É comum a capista e a autora estarem presentes, opinando?

GM: Diretor de criação, diretor de arte, diretor de editorial (pessoa da Harper Collins que normalmente representa o autor), editor (não sei exatamente a tradução em português para esse cargo), produtor executivo, cabeleireiro e maquiador, 3 assistentes e eu. Normalmente o autor não participa das fotos.

MC: Quanto tempo aproximadamente demoraram as sessões de foto para que você conseguisse chegar ao resultado final pretendido?

GM: Em média 8 horas.

MC: Como foi para você participar desse projeto?

GM: É sempre um prazer fotografar trabalhos desafiadores e que resultam em tanto sucesso, e esse foi o caso nesse trabalho.

MC: Você sabe me dizer como se deu a escolha da modelo? Foi uma escolha pessoal sua? Que tipo de mulheres vocês procuravam?

GM: A escolha aconteceu em conjunto. Fizemos um casting long e vimos naquela modelo todos os atributos que precisávamos para a personagem. Procuramos uma menina com carisma, com um olhar forte e com a essência da personagem.

MC: Aqui no Brasil, Audrey Hollister virou um ícone para todos os fãs da trilogia. Ela literalmente passou a ser vista como America Singer. Sua imagem ficou tão associada aos livros que quando vazaram cenas do seriado com outra atriz que não ela, o seriado foi vaiado de imediato, muitos dando graças que ele havia sido cancelado. Você sabe me dizer se houve alguma repercussão nesse mesmo sentido nos EUA e se a vida da modelo da capa foi alterada de alguma forma? Tenho curiosidade de saber se ela começou a ser abordada nas ruas sendo identificada como America, dando autógrafos, etc, mas não consegui contatá-la para descobrir estes detalhes.

GM: Sinceramente, não sei te responder isso. Mas acho que a vida dela não mudou e acredito que não esteja sendo abordada nas ruas ainda. A Audrey é uma modelo super tranquila, uma amor e pelo menos comigo nunca falou a respeito disso.

MC: Você sabe me dizer qual foi a estilista responsável pela produção dos vestidos e que tipo de vestidos vocês procuravam para as capas? Acabei de descobrir que o vestido da primeira capa era roxo e não azul. Fiquei chocada, porque muitas meninas passaram a desejar aquele vestido azul da capa que no fim nem existe.. hehe.

GM: A maioria dos vestidos fotografados eram vintage. Sobre a cor do vestido, não fique chocada, o que realmente importa é o que está na capa e o que o livro te faz acreditar. Foi apenas a cor que mudou, mas a essência é a mesma.

MC: Assim como a modelo, os vestidos das capas de A Seleção se tornaram tendência no Brasil. Tenho visto muitas meninas sonharem em casar usando um vestido como a da capa de The One. Aconteceu o mesmo nos EUA? Você sabe dizer se os vestidos da capa começaram a ser copiados ou comercializados, ou se a estilista passou a receber diversas encomendas para reproduzi-los?

GM: Acredito que isso não tenha acontecido por aqui, mas na verdade não saberia te responder com precisão. :(
  
MC: Como não entendo muito deste universo de criação de bastidores, peço que fique à vontade para nos contar algo que eu tenha esquecido de perguntar, algum detalhe a respeito da sessão de fotos, da produção, da modelo, etc, ou alguma curiosidade ou algo que julgue importante.

GM: Só posso te falar que você ainda verá coisas novas da série! :-) 

MC: Agradeço imensamente a sua atenção. Muito sucesso.

GM: O Prazer foi todo meu e perdão mais uma vez pela demora e correria. Muitas coisas ainda estão por vir . Stay Tuned. :-)

***

Infelizmente o Gustavo não chegou a me enviar nenhum material exclusivo para o post, mas me deixou enlouquecida para descobrir que outros projetos futuros virão por aí! Será um novo conto, ou um novo livro? Céus, teremos que esperar. 

A única coisa que sei é que já foi gravado o Booktrailer de A Escolha como vocês podem ver abaixo na foto do Instagram da modelo Audrey Hollister:


Preciso confessar que fiquei meio frustrada por não ter conseguido entrevistar a Audrey. Queria tanto saber mais detalhes da boca dela, mas paciência. Ambas as entrevistas já puderam nos dar mais detalhes e curiosidades sobre esse mundo de bastidores que não temos nem ideia de como funciona.

Novamente gostaria de terminar agradecendo a leitora Laís Souza. Sem ela essa entrevista não teria se realizado. 

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MARÇO
 
Clique AQUI e saiba como participar.

44 comentários

  1. Jesus, vou morrer com esse Book Trailer.
    Algo me diz que ainda vai rolar um Spin-off dessa série, ou filme *--*
    Tendo síncopes, haha.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Será um filme?! Nossa, eu surtava! Beijos

      Excluir
  2. Oi, Mi.
    Gostei muito da entrevista.
    Nunca imaginaria que um fotografo brasileiro teria participado da elaboração das minhas capas favoritas.
    Fiquei feliz em saber que a semana de A Seleção ainda não havia acabado.
    Essa semana você trouxe muitas informações legais sobre a série, muito obrigada pelo diluvio de informações sobre A Seleção.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, eu também adorei saber, fiquei muito orgulhosa de saber que tem o dedo de um brasileiro na parada.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Uau! O que ainda estará por vir? Adoooro!
    Que bacana termos um brasileiro nesse projeto! Sem dúvidas, fez um lindo trabalho!
    E você continua arrasando Mi!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, foi maldade do Gustavo fazer isso com a gente.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Mi, você se superou!!!!!!
    Que máximo a sua entrevista!!!!!!!!
    Estou impressionada com a vida do fotógrafo. Fiquei pensando: quem é que imagina que ganhará um prêmio e no dia seguinte estará em outro país, e não é qualquer país, e estará fotografando capas de livros? Adorei todas as perguntas, todas as respostas, adorei o conceito da foto, não sabia e cada vez mais estou apaixonada por essa série.
    Você está de parabéns por essas postagens e por essa entrevista exclusiva!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como a vida pode mudar completamente. Fico muito feliz que para o Gustavo tenha sido para melhor e que tenham reconhecido o talento dele. Beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  5. Entrevista super bacana!!
    Aii, Mi, uma pena voc?ê não ter conseguido entrevistar ela, ia ser uma entrevista muito bacana tbm :/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi!
    Nossa que entrevista legal! Como comentei em um outro post, é muito bom e gratificante saber que um brasileiro faz parte desse projeto.
    Gostei da entrevista e vamos aguardar as novidades que pelo jeito vem por aí!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andréia.. vamos morrer de ansiedade até lá.. kkk Beijos

      Excluir
  7. Oi Mi, amei a entrevista com o Gustavo, nossa eu não fazia a minima ideia de que o fotografo das capas da trilogia é brasileiro, amei saber isso, ele é muito gentil adorei, e como toda boa leitora, fiquei hiper curiosa para saber que coisas ainda vamos ver sobre a trilogia, espero que não demorem para aparecer né, amei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Camila, espero que não nos cozinhem em banho maria.. hehe Beijos

      Excluir
  8. Muito legal a entrevista. Fiquei muito feliz quando li em um dos posts dessa semana que o responsável pelos clicks dessas capas era um brazuca. E o bom é que ele está fazendo muito sucesso por lá. Só espero que esses próximos projetos apareçam por aqui também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dom, realmente o Gustavo está fazendo sucesso, até porque seu talento é inegável. Morro de orgulho! hehe Beijos

      Excluir
  9. Ai, Mi! Fiquei coma pulga atrás da orelha! Acho que teremos filme por aí, heim?!
    Aaaaaaaaaaaaaaaaa......

    Parabéns pela semana especial que preparou! Amei tudo!
    Beijinhos!!
    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carol, vamos torcer para que sim! hehe Beijos

      Excluir
  10. Oi Mi,
    Encantadora essa entrevista ^^ fiquei ainda mais curiosa (se isso ainda é possível rsrs)
    Obrigada Gustavo por aumentar a minha ansiedade rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi :3 Muito legal a entrevista, não fazia a menor ideia que o fotógrafo era brasileiro! Super legal saber disso agora, hehe... Estou mega ansiosa pelo booktrailer e adorando essa semana especial rsrs...

    http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vejo a hora de assistir ao booktrailer \o/ hehe Beijos

      Excluir
  12. Olá.
    Que fofo ele responder as perguntas ^^
    Ainda não li, mas logo começo A seleção, adorei saber mais e 8 horas??? Bem, o resultado ficou um máximo, sou apaixonada com tudo da capa ^^

    Ótima entrevista.
    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muito tempo né Tami. Mas o trabalho árduo foi recompensado com essas capas divinas! hehe Beijos

      Excluir
  13. Aaah, eu fiquei em duvida se tinha acabado a semana especial ou não haha
    Fiquei super contente de ver um fotografo brasileiro fazendo um trabalho tão bacana assim. E tipo, ele quis enlouquecer nós, meros mortais né?! O que será que vem por ai?! Que curiosidadeeee!

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota enlouquecer nisso né?! Quase subi pelas paredes quando li a resposta dele.. kkk Beijos

      Excluir
  14. Mais uma entrevista maravilhosa hein Mi. Muito legal saber que tem um brasileiro envolvido nessa série e muito legal a simpatia dele também né? ! Vamos aguardar o quem vem por aí, pelo jeito que ele falou devem ser coisas ótimas, rs

    Beijos, Glaucia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Glaucia, fiquei muito feliz de ter conseguido falar com o Gustavo. Beijos

      Excluir
  15. Trabalho excelente o dele! Pessoas assim que nos dão orgulho! Aii meus Deus , acho que é outro livro. >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana.. infelizmente teremos que esperar para saber.. hehe Beijos

      Excluir
  16. Acho a capa desses livros lindas e depois de ver como são produzidas fiquei ainda mais apaixonada. Dá um trabalhão para as capas serem produzidas, mas é um trabalho duro que vale a pena, pois depois fica tudo muito lindo.

    Obs: eu vou ser a única que não vai estar ansiosa (ainda) pelas novidades, porque ainda não comecei a ler os livros ;)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ana, acho que não temos a dimensão do processo de criação que há por trás. Beijos

      Excluir
  17. Eu amei a capa de todos os livros da trilogia. Gustavo fez um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  18. Eu sou apaixonada pelas capas desses livros <3<3
    Não imaginava que fosse obra de um fotógrafo brasileiro ! Ele fez um ótimo trabalho, orgulho!
    Noticia surpreendente, amei a entrevista =D
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevista. Não imaginava que uma capa de livro desse tanto trabalho. As capas dessa série são lindas e nos dão a sensação de contos de fada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Monica, são tantos detalhes que nem conseguimos deslumbrar. Beijos

      Excluir
  20. Mais uma entrevista bem feita e completa. Parabéns Mi. Mais uma vez parabéns pela iniciativa. Espero ver aqui no blogs outras semanas como essa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Que vestido perfeeeeeeeeito, Mi.
    Ficar oito horas fotografando para chegar num resultado não é brincadeira não, hein.
    Ele merece muito sucesso, realmente.
    As capas são um primor.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  22. Eu sei que esse post é beeeeeem antigo e depois que eu vi o seu post de aniversário e os links para a semana d'A Seleção eu tive que ver o post do fotografo. E eu juro, Mi.. tô emocionada em saber que ele é brasileiro.
    Eu sou formada em Fotografia e um dos meus sonhos é fazer trabalhos como esse... E que liiindo, saber que um brasileiro chegou tão longe. To feliz, orgulhosa e com esperanças.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Pelo amor de Deus me diga oque eu preciso fazer para lhe ajudar a entrevistar a Audrey <3 <3

    ResponderExcluir