Resenha - Recomeço

O que vocês fariam se soubessem que existe a possibilidade de trazer os mortos à vida? Quem tem o direito de escolher quem vai viver e quem vai morrer além de Deus? E se vocês soubessem que existe um "Deus" vagando por aí e tomando essas decisões, o que fariam?

Daisy tem 15 anos e já morreu 5 vezes. Sua primeira morte foi aos 4 anos quando o ônibus escolar em que ela estava caiu de uma ponte, dentro de um lago. Desde então, a menina órfã que morava com freiras foi realocada numa nova família e mudou de cidade e sobrenome.

Daisy passou a ser cuidada por Mason, um médico e agente secreto do Governo que trabalhava no programa de o Recomeço. Mason era o responsável por reviver Daisy a cada vez que ela morria, bem como por realizar testes e manter um histórico atualizado sobre todas as vítimas do ônibus que haviam sido reanimadas.

Depois de um tempo, a "família" de Daisy ganhou um novo membro: Cassie, uma agente prodígio e brilhante, apenas 13 anos mais velha que ela, mas que passou a fazer o papel de sua mãe perante a sociedade. Tudo estava indo bem em Frozen Hills, Michigan, até Daisy morrer novamente por causa de um ataque de abelhas. Isso os obrigou a se mudarem para Omaha, em Nebrasca.

No primeiro dia de aula do segundo ano do ensino médio, em Victory High School, Daisy conheceu Audrey. Ela havia prometido a si mesma que dessa vez tentaria fazer as coisas diferentes, se enturmar e levar uma vida de adolescente normal, então não precisou de muito para que ambas se tornassem melhores amigas. Para melhorar ainda mais a situação, Daisy conheceu Matt, o cara mais gato da sua aula de inglês e que, por uma dádiva do destino, era irmão de Audrey. A partir de então, o trio se tornou inseparável.

Mas como era possível sustentar uma amizade tão íntima vivendo uma vida de mentiras? Ainda mais depois do que Daisy descobriu sobre Audrey? Ela não podia mais ficar calada sobre o projeto Recomeço, principalmente após ter sido vista por Nora num shopping, sua ex-colega de colégio que jurava que ela estava morta.

Sem medir as consequências, Daisy revelou a Matt todos os segredos por trás de o Recomeço. Ela só não poderia imaginar que isso mudaria a sua vida para sempre, e que ela descobriria que nem tudo era como ela de fato imaginava.

Querem saber o que vai acontecer com Daisy? Então leiam!

***

Recomeço me instigou desde que li sua sinopse. Adoro histórias que envolvem estudos "científicos" a respeito da vida e da morte. Quando postei sobre ele aqui no blog, algumas pessoas vieram me dizer que não tinham gostado muito de Deslembrança, outro livro de Cat Patrick, mas como não cheguei a lê-lo, resolvi me arriscar com Recomeço.

A história é narrada em primeira pessoa, por Daisy, de maneira bem jovial e gostosa de ler. Recomeço é um livro simples, sem grandes pretensões e perfeito para relaxar entre a leitura de uma história tensa ou emocionante demais. Daisy é uma menina graciosa e impetuosa e gostei de ver como a sua personagem cresceu no decorrer da trama.

Ela meio que vivia uma vida robótica e cheia de regras por causa das imposições do programa Recomeço, mas depois, ela descobriu sua própria identidade e não teve medo de ser fiel aos seus sentimentos e sua essência. Mesmo tendo apenas 15 anos, tive a impressão de estar lendo a história de uma menina mais velha e mais madura, talvez por tudo que ela já havia passado e por levar uma vida de mentiras, sem ter o suporte de uma família de verdade.

Audrey foi outra personagem cativante e me deixou triste por tudo que aconteceu. Matt com certeza arrancará o suspiro de muitas meninas, hehe. O final da história acabou ganhando um ritmo eletrizante, cheio de mistério, ação e intrigas e me deixou doida para descobrir as verdades por trás da trama. Adoro ficar tentando adivinhar quem é o vilão e confesso que Cat acabou me enganando direitinho.

Mas, apesar de ter gostado bastante do livro, eu senti falta de alguma coisa. Sabem quando o livro é bom, mas falta aquele "algo mais". Achei tudo tão "fácil e simples" de ser resolvido. Talvez tenha faltado mais drama, uma profundidade na história e principalmente informações. Na minha opinião, a autora poderia ter focada mais no programa Recomeço. Como sou curiosa, queria saber muito mais a respeito, mas enquanto lia, tive a impressão de o Recomeço ser apenas um detalhe, um pano de fundo numa história tipicamente adolescente.

De qualquer forma, recomendo o livro para quem quiser se entreter e se distrair um pouco.

Recomeço - Cat Patrick
Editora Intrínseca
304 páginas
Comprar:
Saraiva

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE MARÇO
 
Clique AQUI e saiba como participar.

40 comentários

  1. Mi, esse tema não me atraiu não, mas estou com o outro livro, Deslembrança na fila para ler, será que irei gostar? Hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Ana. Quanto ao Deslembrança não sei dizer porque não li. Beijos

      Excluir
  2. Hum entendo esse seu sentimento..
    Já li um livro que me deixou assim, com essa sensação surreal de que tudo se ajeito fácil demais,
    existem esses livros que mesmo sendo bons, com uma boa premissa e tudo mais acabam deixando a desejar por falta de um enredo mais profundo e por que não mais realista.. Não estou mais me convencendo fácil com histórias perfeitas.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk pois é Del.. eu não tenho nada contra histórias perfeitas, mas acho que também prefiro as mais complicadas.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Essa "coisa" de reviver pareceu super interessante, mas depois de ler o resto da sinopse e a resenha acabei me desanimando. Sei lá, me pareceu só mais uma história de adolescente com seus conflitos e tals.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Re, foi exatamente a mesma impressão que tive. Mas no final das contas acabei gostando da história. Beijos

      Excluir
  4. Oi, Mi!
    A sinopse desse livro é realmente daquelas que deixam uma pulga atrás da orelha e faz a gente pensar "mas como assim?" hahaha Acho chato quando o livro é bom, mas os problemas parecem se resolver com muita facilidade, fica faltando aquela parte que por uns segundos te faz pensar que nada vai dar certo.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu não botei a sinopse do livro na resenha, apenas escrevi um resumo da história com as minhas palavras.. nem sei dizer se a sinopse em si é instigante ou não.. hehe Sim, quando isso acontece, parece fácil demais.. apesar de que o final foi um pouco mais eletrizante. Beijos

      Excluir
  5. Mii =)
    Eu li deslembranças e gostei bastante. Não lembro de ter sentido falta de alguma coisa, mas também faz muito tempo que li este livro. De qualquer forma, só de ver mais um livro da Cat eu já fiquei querendo!
    A sinopse é ótima e eu creio que vá gostar. É uma pena que você não gostou tanto assim.. a creio que talvez a real temática do livro seja um história adolescente..

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreeh, pois é, se eu soubesse desde o início que a temática do livro fosse um drama adolescente e que, de pano de fundo, tratasse sobre o Recomeço, teria facilitado as coisas.. pena que a divulgação se deu de forma inversa e me fez esperar muito mais da história. Beijos

      Excluir
  6. Eu gostei bastante do livro, quero ter a oportunidade de lê-lo logo, achei "um pouco" parecido com 'Esconda-se': 'Desde então, a menina órfã que morava com freiras foi realocada numa nova família e mudou de cidade e sobrenome.' De qualquer jeito a Intriseca nunca peca, sempre tem ótimos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, não li Esconda-se, então não saberia traçar comparativos, mas realmente a Intrínseca nunca deixa a desejar. Beijos

      Excluir
  7. Oi Mi,
    ainda não tive a oportunidade de conhecer as obras da autora, mas já ouvi falar desse livro e ele despertou uma certa curiosidade em minha pessoa.
    A capa é bem legal.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi.
    A Andy do Mon Petit não curtiu muito o livro e eu to com medo dele. To com deslembrança aqui e sem muita vontade de lê-lo.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Ana, tudo vai do gosto de cada um. Você só irá saber se vai gostar lendo. Beijos

      Excluir
  9. Eu acredito que vou gostar deste livro. Gostei do que você escreveu e eu gostei de Deslembranças então tenho esperança de gostar deste livro também.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi,
    Fiquei mega interessada. Tenho Deslembranças aqui, mas não li porque estavam comentando que era ruim e tals, confesso que fiquei curiosa quanto a esse.

    Ótima resenha, como sempre ;

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado isso né?! Quando deixamos de ler livros por causa dos comentários que ouvimos por aí. Não adianta amiga, você terá que ler para saber. Beijos

      Excluir
  11. Mi, quando o livro foi lançado, fiquei impressionada com a sinopse, super curiosa pra ler. E essa capa então? Amei! Mas estou desapontada pelo fato de faltar mais detalhes sobre o tal projeto. Eu também sou muito curiosa e ficarei muito braba por não poder saber mais.
    O livro está na minha lista de livros que "Vou ler", estava muito curiosa para ler o quanto antes, mas vou deixá-lo mais pra frente.

    Beijinhos!
    citacaonumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma pena mesmo.. de qualquer forma me afeiçoei aos personagens e acabei gostando. Beijos

      Excluir
  12. Gostei da trama. Fiquei com um pé atrás pela personagem ser adolescente, mas como você diz que ela é madura apesar da idade, me agradou mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do drama adolescente que está presente na história, eu acabei me afeiçoando aos personagens e por isso gostei bastante do livro. Acho uma leitura gostosa para se fazer quando se quer ler algo mais leve. Beijos

      Excluir
  13. OI Mi! Também senti falta de uma maior abordagem no Recomeço, a autora poderia ter explorado mais o programa, este livro é um que eu queria que fosse série, vejo tantas possibilidades para o destino da protagonista. Eu gostei da capa dois, mas por ser desta excelente autora, leio até sem capa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, também vi a possibilidade de uma continuação. Seria interessante ver a vida da Daisy e dos outros personagens mais ao longe e quem sabe receber mais explicações sobre o Recomeço.. hehe Qual é a outra capa? Acho que não conheço. Beijos

      Excluir
  14. Ah, eu adoro essas leituras despretensiosas! Já tinha visto esse livro por ai mas nunca parei pra ler sinopse/resenha e, confesso que eu gostei bastante da trama! Com certeza eu o leria =)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  15. Ish e agora ler ou não ler? Achei muito bacana a sinopse mas essa falta de algo mais me desanimou um pouco mesmo o livro tendo levado 4 coraçãozinhos. A capa do livro é linda e a história parece bem legal mas assim como você achei que haveria mais desenvolvimento da parte do Recomeço. De qualquer forma talvez eu leia uma hora dessas. Ah, esse livro tem final ou é série? Diga-me que é livro único por favor! hehehe

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, que eu saiba é livro único.. hehe olha, uma hora que você estiver a fim de uma leitura leve para passar o tempo, invista em Recomeço que é uma graça. Beijos

      Excluir
  16. Confesso , que lendo a sinopse do livro, não me interessei, mas a sua resenha mudou a minha opinião. Já fiquei curiosa sobre o projeto e como isso é realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  17. Mi, me desculpa, mas eu não li sua resenha. Eu me apaixonei pela escrita da Cat em Deslembrança e quero encarar esse livro sem saber nada sobre ele. Comprei meu exemplar na Saraiva ontem e não vejo a hora de iniciar a leitura. Porém, vi que deu 4 estrelas pro livro, o que é algo bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, tá bom, te desculpo tá.. mas só porque é você.. kkk Eu nunca tinha lido nada da Cat, mas gostei bastante da escrita dela. Beijos e depois me conta o que achou.

      Excluir
  18. A premissa do livro é realmente bem criativa e interessante. Afinal, uma menina de 15 anos que já morreu 5 vezes é, no mínimo, instigante. Uma pena que a autora não abordou tanto a parte mais científica da coisa. São detalhes que acabam fazendo a diferença. Mesmo assim, o livro me parece ser bem legal. Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dom, gostei muito da escrita da autora e me apaixonei pelos personagens. Se ela tivesse abordado mais detalhes sobre o projeto, o livro teria ficado perfeito. Beijos

      Excluir
  19. Eu também adoro histórias com ciências, coisas ligadas a estudo científico, de forma bem nerd. Mas, sei lá, eu li a resenha e fiquei pedindo para encontrar algo que me prendesse na história, não sei. Não achei nada de valioso para dizer: "ta aí, quero ler por isso".
    Não achei muito significante para mim.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu li pelo projeto Recomeço, que achei que ia encontrar coisas bem legais e diferentes, mas acabei me deparando com uma história teen fofa e meio tensa no final. Não é ruim, mas é bom estar preparado para não rolar decepções. Beijos

      Excluir