Resenha - Filme Gangues de Nova York

Resenha Filme Gangues de Nova York
Nova York, 1846

Duas gangues rivais, os Nativistas (americanos) e os Coelhos Mortos (irlandeses), liderados respectivamente por Bill, o Açougueiro, e por Vallon, o Pastor, entram em combate disputando o controle das Cinco Pontas.

Os integrantes das gangues mergulham num conflito sanguinolento que resulta na morte de Vallon, deixando seu filho órfão. Dezesseis anos depois, Amsterdan volta para Nova York querendo vingar a morte do pai. O que ele não podia imaginar é que se tornaria protegido de Bill.

Em meio a conflitos internos, Amsterdan passa seus dias tentando conquistar a confiança de seu inimigo esperando o momento certo para matá-lo, mas a atração por uma misteriosa mulher culminará na descoberta do seu disfarce colocando a sua vida em risco. O que Bill fará quando descobrir que seu pupilo não passa de um traidor?

Ficaram curiosos? Então assistam e descubram.

***

Quando o Junior me convidou para assistir ao filme Gangues de Nova York, lançado em 2002 e inspirado no livro homônimo escrito por Herbert Asbury, em 1928, confesso que achei que fosse ser uma porcaria e fiquei amuada por ter que sentar a bunda no sofá por quase três horas. Dai-me paciência! Mas acabei tendo que morder a língua.

Fiquei impressionada com a qualidade do filme. A fotografia é belíssima, os atores estão sensacionais, inclusive Cameron Diaz, que para mim, até então, só havia feito papéis medíocres. O filme é forte, é bruto? Sim. Mas ao mesmo tempo ele consegue ser poético e teatral.

Foi chocante me deparar com uma Nova York tão desumana e decadente, em que a lei do mais forte imperava. No final das contas, não importava ter títulos, dinheiro, fama, qualquer um era suscetível na ponta de uma faca ou na mira de um revólver.

Pelo que entendi, Nova York nasceu no meio da disputa de gangues e das guerras contra negros e imigrantes, principalmente irlandeses. O povo era miserável, passava fome e tentava sobreviver da forma que podia, matando, roubando, traindo e se safando do recrutamento para a guerra.

Desconstruíram aquela imagem do sonho americano, de um país de prosperidade e tolerância religiosa. Bastavam os irlandeses pisarem em solo americano para perceberem a fria na qual tinham se metido. Na verdade, debati um pouco sobre esse assunto com o Junior e fiquei pensando: "O que faríamos se o Brasil fosse literalmente invadido por estrangeiros com o intuito de refazerem as suas vidas, trazendo uma cultura diferente da nossa, uma língua estranha e "roubando" nossos empregos e nossas casas? Será que seríamos tolerantes? Estamos sendo tolerantes com os cubanos?"

O drama central da trama foi intenso. Bill, apesar de extremamente perverso, acabou me cativando, talvez pela interpretação excepcional de Daniel Day-Lewis que me deixou de boca aberta. Cheguei a inclusive ter pena dele, na cena em que ele conversa com Amsterdan, no quarto, na calada da noite, logo depois de levar um tiro. Ele me pareceu tão vulnerável, tão perdido, tão sozinho, e acabou depositando em Amsterdan o carinho e as expectativas de um pai. Mal sabia ele que criava um rato bem debaixo das suas asas.

Outra coisa que me chamou muita atenção foi a devoção toda que Bill criou em torno da morte do pastor Vallon, pai de Amsterdan. No início do filme, apesar deles serem inimigos e de terem lutado até a morte, lutaram com honra, e Bill permitiu que Vallon fosse enterrado com dignidade. Tive inclusive a impressão de que Bill ficou triste por ter tido que matá-lo, mas precisava restaurar o poder e o controle das Cinco Pontas.

Resumindo, para mim, Bill foi um personagem extremamente intrigante e complexo, capaz de suscitar inúmeras emoções diferentes. Amsterdan não ficou muito atrás. Leo DiCaprio estava excelente na produção e interpretou de maneira magistral um jovem insuflado pelo desejo de vingança, meio ingênuo, meio estúpido, mas com força e coragem.

O final foi bem interessante, ver como o Governo tentou retomar o poder da cidade, controlando e matando seus habitantes e presenciar o passar do tempo até chegarmos à Nova York que conhecemos hoje em dia. Isso levantou o questionamento sobre o quanto sabemos a respeito dos nossos antepassados, no sentido de que muitos que ali viviam mal sabiam tudo o que havia ocorrido naquele solo no surgimento da cidade que tanto amavam. Quantos tiveram que morrer para Nova York ser o que é hoje?

Apesar de eu ter gostado do filme, não acredito que ele seja apreciado pelo grande público, que pode enxergá-lo como uma grande bagunça, misturando violência, conflitos políticos e sociais num contexto histórico, e dramas pessoais. Sem contar que em determinadas cenas ele é um filme mais lento, mais visual e com poucos diálogos.

De qualquer forma, quem curte o gênero, dê uma chance ao filme nem que seja para se deliciar com a interpretação dos atores e com os cenários tão bem bolados.

Título original: Gangs of New York
Roteiro: Jay Cocks, Kenneth Lonergan e Steven Zaillian
Direção: Martin Scorsese
167 minutos

TRAILER



***

Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA DE FEVEREIRO.

Clique AQUI e saiba como participar. 

62 comentários

  1. >.< amoooo filmes assim, achei esse mais exagerado do que os que eu costumo assistir. Mas mesmo assim , vou procurá-lo para poder assistir todo. Adoro as sua dicas Mi *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, sim, ele é exagero sim, por isso achei ele meio teatral. Mesmo assim gostei bastante. Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  2. Eu assisti esse filme há uns meses, e amei!! Em algumas partes foi um pouco entediante, mas quando terminou eu não fiquei com aquela sensação de ter perdido meu tempo. A fotografia realmente é muito boa, e os atores só melhoraram a história :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, sim, algumas partes são mais paradonas mesmo, mas pelo estilo de filme. O ritmo dele é diferente. Mas como você disse, a fotografia e os atores estão espetaculares :) Beijos

      Excluir
  3. Acho que já tinha ouvido falar deste filme, mas ainda não assisti.
    Eu vou procurar e assistir porque um filme com o Leo sem eu ter visto não é certo kkk

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Adorei! Você vai gostar Ana, porque o Leo tá ótimo nesse filme. Beijos

      Excluir
  4. Uma amiga já assistiu a esse filme, ou melhor, começou e desistiu, ficou chocada com a violência. Eu havia ficado com essa impressão dele, mas agora, lendo a resenha, decidi assistir assim que tiver oportunidade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, ele realmente é muito violento e tem gente que não gosta. Vai do gosto e da tolerância de cada um. Mas se isso é algo que você é capaz de relevar, o filme vale a pena pela história e principalmente pela atuação do pessoal. Beijos

      Excluir
  5. Oi Mi :)

    Me interessei muito por esse filme e irei tentar baixá-lo aqui no PC, geralmente curto muito a atuação de Leonardo DiCaprio. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, cada vez mais o Leo tem me surpreendido. Ele é definitivamente um grande ator. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  6. Para vc ver como entendo de cinema, achava que esse filme falava de gangues atuais, brigas de ruas, essas coisas. Nada historico. Achei muito interessante. Eis um filme que me chamou a atenção. Talvez até assista. Gostei mesmo! Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mey, fico feliz de ter conseguido chamar a sua atenção com a resenha.. hehe Tomara que goste do filme.. hehe Beijos

      Excluir
  7. Oi Mi... Já ou vi falar desse filme, mas não assisti ainda, uns gostam e outros não, por ter bastante violência. Vi o trailer que você postou e achei bem interessante, quando puder vou conferir!
    Boa dica!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia, realmente este filme é meio ame ou odeie. Conheço muita gente que não curtiu, vai do gosto de cada um. Beijocas

      Excluir
  8. eu ainda não vi o filme por ser meio sanguinário... hehe
    ainda não achei alguém que dissesse: "Vamos?" "Então vamos"...
    Eu adoro o Leonardo DiCaprio... acho que ele merece um oscar (coitado... ele já deveria ter ganhado mesmo).
    Adorei a dica e vou assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Então eu digo para você: "Vamos?" hehe Sim, tadinho do Leo, ele merece sim um Oscar, ele tá cada vez mais perfeito nas atuações dele. Beijos

      Excluir
  9. Oi Mi,
    tudo bem?
    Quando vi o nome do filme, tive que correr para comentar. Eu já vi esse filme faz tempo, mas é um dos meus preferidos. As atuações são de tirar o fôlego, e que história!!!!!!! Eu amei esse filme.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, as atuações são realmente de tirar o fôlego, Daniel Day-Lewis simplesmente me deixou boba.. hehe Beijos

      Excluir
  10. Esse filme é bom sim. Como vc falou, ele é um pouco confuso em algumas partes, mas dar pra entender a mensagem.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, pois é, são muitas informações jogadas para o público e nem todas elas vieram em ordem cronológica, mas depois, lá pelas tantas, fica tudo inteligível. Beijos

      Excluir
  11. Oi Mi,

    Também ficaria amuada se Mô me chamasse para assistir esse filme sem ter lido sua crítica, mas agora fiquei curiosa. Curto essas histórias que mostram o lado obscuro do que, aos nossos olhos, só parece belo.
    Anotado na listinha de filmes para ver ;)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vocês gostem Bah. Depois me conta. Beijos

      Excluir
  12. Três horas!? Mas como gosto de uma boa atuação e sua resenha me deixou interessada no filme, darei uma chance a ele.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Jardani. Bom filme. Beijos

      Excluir
  13. Nunca assisti o filme, e a sinopse dele não me entusiasmou nem um pouco, mas já que você pede para dar uma chance, talvez eu crie coragem para assistir o filme com meu pai, pois ele adora filmes desse gênero.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, é bem capaz do seu pai gostar, o meu também adorava esse tipo de filme.. hehe Beijos

      Excluir
  14. Realmente esse filme é excelente! Eu ameeei... Não sabia que era baseado em livro, acredita? Vou procurar, rsrs...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, eu também não sabia, descobri depois de fazer a resenha.. hehe Beijos

      Excluir
  15. Oi Mi,
    Sou apaixonada por ação, mas não conhecia esse filme. Programando filminho com os amigos rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, boa sessão pipoca para vocês.. hehe Beijos

      Excluir
  16. ahh noss deve ser muito bom *-* nunca tinha ouvido falar vou pesquisar mais sobre , já amei o blog :D visito quando puder


    cafezinhoviciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Só de ver a foto do Leo no poster já deu pra me convencer a assistir esse filme hahaha

    ResponderExcluir
  18. Adoro esse filme, é um dos meus favoritos do Scorsese! <3
    E tem o Leozinho e tem o Daniel /o/

    Bjs

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não conhecia esse filme,, eu gosto de alguns filmes da Cameron Diaz não acho que todos tenham sido medíocres, também gosto do Leonardo DiCaprio, o filme realmente parece ser muito bom, vou procurar para assistir agora mesmo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, me referi a interpretação da Cameron e não aos filmes nos quais ela trabalhou. Infelizmente não consigo ir com a cara da atriz e não acho os papéis dela de grande peso, ao contrário destes dois outros atores. Mas em Gangues de Nova York ela me surpreendeu, então ponto para ela :) hehe Beijos

      Excluir
    2. Ah sim, tudo bem Mi, eu que não havia interpretado direito, e fico feliz que a interpretação dela te surpreendeu nesse filme, ainda não consegui vê-lo, mas pretendo.
      Beijos!!!

      Excluir
    3. Depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir
  20. Não sabia sobre esse filme , eu gostei um pouco rsrs se eu assistir é pelos atores , que são demais , e pelo cenário *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, só os atores e o cenário já valem o filme. Beijos

      Excluir
  21. Nunca assisti esse filme, mas parece ser bem legal por mostrar outra versão bem real de Nova York que os filmes ás vezes reprimem! Os personagens parecem muito bem construídos, sua resenha ficou ótima! Vou ver se arrumo um tempinho para assistir também! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani, espero que goste. Beijos

      Excluir
  22. não gosto muito de filmes com bastante violência, mas pela sua resenha, parece ser um filme muito bom! acho que vale a pena um esforcinho rs :) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, ele realmente é violento, mas tem uma história interessante por trás, sem contar que os atores dão um show de interpretação. Beijos

      Excluir
  23. Se a tua resenha não me convenceu o suficiente quando vi o trailer tudo se encaixou e fiquei tipo =O
    Amo o estilo dessa época e essa coisa de conflitos também, me lembrou um pouco o musical dos Miseráveis, e claro que fiquei com vontade de assistir.
    Esse filme com certeza irá agradar meu pai, e quem sabe finalmente assistiremos um filme juntos do qual todos gostaremos. Adorei a dica amiga, vou ver se consigo o filme pra ver em um fim de semana desses.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua comparação. Ainda quero muito ver Os Miseráveis porque só escuto falar bem a respeito. Sim, é bem provável que seu pai curta. Bom filme para vocês. Beijos

      Excluir
  24. Não conhecia o filme mas achei interessante, e como o Léo DiCaprio está no elenco terei que dar uma conferida! rs..

    Beijinhos, Glaucia.
    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Glaucia, o Leo arrasa.. hehe Beijos

      Excluir
  25. Eu particularmente adoro filmes mas ultimamente ando sem tempo para assisti-los quando sobrar uma vaguinha irei dar uma conferida realmente merece ser assistido.

    Beijos Mi

    ResponderExcluir
  26. Olá Mi!!Tudo bem??
    Achei demais poder conhecer este filme e fiquei bastante animada pois curto bastante filmes deste gênero, dica anotada!!!
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Miche, então toca ficha e veja! Beijos

      Excluir
  27. Já tinha ouvido falar nesse filme, mas nunca tinha parado pra ler nada em relação a ele. Achei super interessante. Gosto de filmes com essa pegada mais crua, forte. E outra coisa legal é o elenco: Muito bom. O Daniel Day-Lewis dispensa comentários.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é provável que tu goste Dom. Divirta-se. Beijos

      Excluir
  28. Existe algum filme de ação que o Leonardo DiCaprio esteja atuando e que não seja bom?! haha
    Esse com certeza não eh o meu estilo de filme, mas parece ser legal. A época em que ele é retratado com certeza é interessante e um assunto a ser discutido.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não que eu me lembre.. kkk e olha que eu nem era fã do Leo.. mas acabei me tornando.. hehe Beijos

      Excluir
  29. Não tinha ouvido falar sobre esse filme, mas só por ter DiCaprio e Cameron Diaz no elenco já é uma boa pedida. Vou assistir com certeza, obrigado pela dica! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme que vale a pena, sem contar que a interpretação deles está fantástica. Beijos e bom filme.

      Excluir
  30. Ótimos atores no filme! Nunca ouvi falar sobre esse filme, é a primeira vez. Aliás adorei a resenha. Gosto de filmes do tipo e por isso espero assistir algum dia. Valeu pela dica!
    Abs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão demais nessa filmagem. Espero que goste. Beijos

      Excluir