Vamos debater - Assistir novela, para quê?

Novelas da Globo 2012
Estas foram as últimas novelas que assisti
Oi gente, fazia tempo que não aparecia com a coluna Vamos debater, né?! Mas depois de encontrar uma matéria super divertida falando sobre Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite, referindo-se à estreia da nova novela Em Família, no dia 03/02, não resisti e precisei criar este post.

A intenção não é mal dizer as novelas ou incentivá-los a não as assistirem mais, mas é questionar o porquê fazemos isso.

Eu sempre fui a mais viciada em novelas que conheço e tive a sorte de casar com o Junior, que adorava elas tanto quanto eu.

Como nós trabalhamos em casa e temos um horário bem diferenciado, trabalhando à noite e dormindo de manhã, tínhamos tempo de sobra para vermos novelas.

Eu cheguei ao cúmulo de assistir ao Vale a Pena Ver de novo que reprisava Chocolate com Pimenta, seguido por Malhação, Amor Eterno Amor, Cheias de Charme, Avenida Brasil, até a tal novela das 23h, Gabriela, quando a Globo começou com essa moda. Eu ficava tão pirada em não querer perder um só capítulo, que até a janta só era feita nos intervalos comerciais. E sim, cheguei a cogitar colocar uma TV na cozinha para não perder um só momento.

Nós chegamos a comprar uma TV que grava a programação, para só assim, podermos nos dar ao luxo de, de vez em quando, fazer algum programa à noite, tendo a certeza de que os capítulos estavam sendo gravados. Para aumentar a nossa "liberdade", chegamos a assinar a Globo.com, para termos total acesso a todas as novelas, capítulos e conteúdo exclusivo. Então quando passeávamos, logo depois de chegarmos em casa, éramos obrigados a fazer uma maratona de novelas, assistindo a todos os capítulos que havíamos perdido no dia.

Estávamos irremediavelmente viciados e pirados, tendo as nossas vidas e horários regidos pelas novelas da Globo. Nós sabíamos disso, não aguentávamos mais essa rotina, mas não conseguíamos dar um basta nisso.

Se isso não fosse o suficiente, percebi que com o número de horas gastos em novelas não me sobrava tempo para absolutamente nada. Nem para sair, ver os amigos, ficar na internet, ler livros, jogar jogos, escrever, porque quando eu via novela, eu me concentrava ao máximo somente nessa atividade e não admitia distrações, seja um barulho sequer ou a visita de alguém neste horário tão precioso.. kkk me tornava um monstro antissocial nessas horas.

Mas por que eu via novela? Primeiro, porque novela vicia, e muito. Segundo, porque eu amo tudo que tenha uma boa história, sejam filmes, novelas, seriados, livros, etc. Eu sou fascinada por histórias e adoro o fato de podermos mergulhar de cabeça em cada uma delas, nos distraindo da realidade e nos divertindo. Mas do jeito que as coisas estavam não podiam mais continuar.

O Junior e eu decidimos parar. Começamos prometendo a não ver mais uma próxima novela, depois que a atual acabasse.. E assim foram-se acabando as novelas das 18h, das 19h, das 23h, das 14h15, até restar a das 21h, a única que continuamos assistindo. No momento em que o último capítulo de Avenida Brasil foi ao ar e acabou, desligamos a TV. Desligamos a TV com um sentimento de tristeza e de alívio, e depois disso, nunca mais a ligamos.

No início foi estranho, não ter um milhão de vozes espalhados pela casa durante o dia todo, não termos a hora de nos reunirmos em frente à TV, ou de não ficarmos discutindo as milhares de reviravoltas nas tramas mais amadas pelos brasileiros. Mas não foi só isso que estranhei. O curioso, é que as novelas realmente norteiam a vida dos telespectadores. Nós não só torcemos pelos nossos personagens favoritos, mas, muitas vezes, queremos ter a vida igual à deles. Almejamos o mesmo emprego, as mesmas roupas, a mesma casa, o mesmo tipo de relacionamento. As novelas se tornam um exemplo para nós, ultrapassando a barreira do mero entretenimento.

Lembro-me da época de A Avenida Brasil, do quanto comecei a me vestir como a Carminha, da moda dos maxi colares, de quando saía na rua e via todo mundo vestido "igual", seguindo as modas das novelas. Até que ponto isso é saudável?

Depois que desliguei a TV para nunca mais ligar - hoje ela é apenas um item decorativo na nossa casa e serve apenas para vermos os filmes ou seriados escolhidos a dedo - percebi a quantidade de tempo que ganhei. Foi absolutamente incrível. Foi como se eu tivesse saído de uma bolha, de um buraco negro, e tivesse posto a cabeça para fora da janela e visto tudo o que eu podia fazer e que agora tinha tempo.

Depois de inúmeros passeios, jantares, cinema, programas culturais, visitas de amigos, leituras de livros, etc, eu simplesmente não sinto mais a mínima falta de ver novela. E quando assisto a algum trecho de algum capítulo na casa de alguém, parece que estou vendo a reprise de algo que já conheço, porque no fundo, é tudo sempre igual. Os mesmos dramas, triângulos amorosos e comédias trash e escrachadas. Hoje não me sinto mais refém de tendências, modas, piadas internas ou de uma programação que já não atende as minhas expectativas.

Hoje consigo otimizar meu tempo de tal maneira que tenho o prazer de fazer tudo o que sempre quis. Muita gente me pergunta: "Mirelle, como você dá conta de tanta coisa?", e eu respondo: "Simples, não assisto TV".

Então novamente pergunto: Assistir novela, para quê?

E agora, vamos debater? Quero saber a opinião de vocês sobre este assunto.

E aqui vai mais uma dica para quem gosta de ler e diz que não tem tempo: Se você leitor é um fã de novela, experimente não assistir a um capítulo e trocá-lo pela leitura de um bom livro. Você irá se surpreender com a quantidade de livros que podem ser lidos durante a exibição de cada novela ;)

Beijos, Mi

26 comentários

  1. Exageros... Não vamos mais ver mais seriados (a mocinha o mocinho e o tema da moda ) musicas (enjoam tanto que tocam em todos os lugares ) e nem querer comprar livros que são lançamentos principalmente pois já conheço o autor e o enredo é o mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camyli, exageros ou não, essa é a minha opinião e acho que tenho todo o direito de dar. Essa é uma seção de debate com o intuito de trocarmos nossas opiniões e refletirmos sobre determinado assunto. Você não tem a obrigação de concordar comigo, mas poderia pelo menos respeitar a minha opinião e meu espaço e colocar a sua posição de maneira apropriada e com fundamento.

      Excluir
    2. oi Mirelle, em nenhum momento eu quis quis ser grosseira te peço desculpas por ter te ofendido mas não foi a intenção... acredito ter feito um segundo comentário que eu explicava melhor a minha posição mas acredito que o blogger sumiu com ele... mas a Lais soube se expressar melhor... pelo que vi nos comentários alguns concordaram e outros discordaram é para isso que servem os debates e os comentários. Mesmo tendo direito a resposta me senti ofendida gratuitamente.

      Excluir
    3. Olá Camyli, entendo a sua posição, mas me desculpe, achei o seu primeiro comentário um tanto ofensivo e irônico, e não fui só eu que achei, outros leitores vieram me comentar a respeito. Mas como você pode ter visto, mesmo pensando isso, eu aceitei o comentário ao invés de deletá-lo justamente por acreditar que todos têm direito de opinar e de se expressar, concordando entre si ou não. Esse é objetivo da minha coluna e sempre respeitei todos os meus leitores. Uma pena que o blog tenha comido algum outro comentário que você fez, eu não recebi pedido de aprovação de nenhum outro. Faço das suas palavras as minhas, em nenhum momento tive a intenção de ser grosseira, assim como você, só quis expressar o que senti lendo seu comentário. Então se você se sentiu ofendida, peço desculpas. Espero que tenhamos desfeito o mal entendido. Até logo.

      Excluir
  2. Oi Mi :)

    Minha mãe assiste a novela das nove e a das sete, isto é - quando ela tem tempo. Antigamente eu via a novela das 9, mas hoje percebo que o tempo que gastava assistindo a novela conseguia e consigo ler quase 150 páginas. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, poxa que legal, 150 páginas em aproximadamente 1 hora é um número impressionante. Acho que eu leio bem mais devagar porque acabo divagando sobre a história no meio da leitura.. kkk Beijos

      Excluir
  3. Mi eu tenho a mesma opinião que vc, nada que por nem tirar, a última novela Amor à Vida acabei assistindo nos últimos meses mas não frequentemente porque eu amava o Félix e esperava um final feliz, mas com um livro na mão e dava atenção aos episódios que ele aparecia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio, confesso que fiquei super curiosa para conhecer o tal Félix que escutava todos falarem, mas nas duas únicas tentativas que fiz de assistir a novela me deparei com tantos absurdos, como a própria Valdirene, que desisti viu.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Oi Mi, ótimo tema para debate.
    Acho que tudo em excesso é prejudicial a nossa vida, nossa saúde.
    Eu amo ler, mas tenho horários para isso. Não deixo de curtir meus filhos, família, por causa de uma leitura e tal.
    E assim é com novelas. Eu já fui uma noveleira apaixonada. Não perdia nenhum capítulo, não saía de casa sem antes ver o capítulo da novela. Em alguns casos, quando uma novela acabava, ficava me sentindo orfão por vários dias...
    Até que comecei a perceber que toda novela era igualzinha a outra. Parecia que os autores não tinham mais imaginação. Ao invés de entreter, eles começaram a nos impor gostos, destruir valores familiares e muito mais...
    Por isso amiga, já fazem mais de 10 anos que não acompanho nenhum novela.
    Televisão para mim, só para assistir filmes, seriados, ou programas que me despertem algum interesse. Mesmo assim nos canais fechados. Praticamente não assisto mais nada em tv aberta.
    Adorei o debate, bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, acho que o maior segredo é encontrarmos esse equilíbrio né? Confesso que até hoje tenho dificuldades, porque o mundo adulto exige demais da gente e sempre temos que abrir mão de algo durante nosso dia.. mas claro, é necessário eleger prioridades.
      Sim, concordo, chegou um tempo em que todas as novelas se tornaram extremamente repetitivas e nocivas, querendo nos incutir valores e condutas goela abaixo que não aceito. Sou como você, para ver TV, só sendo um programa, filme ou série previamente escolhido.
      Obrigada pela participação e por dividir sua opinião conosco. Beijos

      Excluir
  5. Cheias de Charme foi, oficialmente, a última novela que assisti. Torci o tempo inteiro para o Conrado ficar amigo do pai e fiquei frustradíssima quando isso não aconteceu, achei uma coisa terrível com a faixa etária mais "família" da novela. Olha, eu concordo com a colocação da colega acima. Para mim, Exagero é o nome do grande vilão da história. Tenho uma prima que se estica no sofá, acompanha todas as novelas e eu fico impressionada com a maneira como ela assiste todos os personagens tocando as suas vidas enquanto a dela mesma não anda. Não sai, não conhece pessoas, não se diverte, não aprende coisas novas. É a mesma coisa que acontece com uma menina que passa o dia trancada no quarto emendando um romance atrás do outro e nunca sai para respirar, tomar um chocolate quente e dar risada com os amigos. Nenhum excesso é saudável. Conheço um menino que acompanha 19 seriados e só consigo pensar "O que mais essa criatura faz?". Não me imagino o dia inteiro baixando episódios e com a cabeça enfiada no computador. Sou a favor, primeiramente, de uma rotina equilibrada. Agora a questão é o que você quer colocar nessa rotina melhor que deseja ter. Se uma pessoa tem uma vida super produtiva, mas quer ter lá sua novelinha, é um direito dela. Mas eu abri mão desse item no meu dia a dia. Acho que tem coisa melhor. As novelas de hoje estão extremamente nocivas, repletas de malícia e com pouca imaginação. Não vou me dedicar a isso se posso ler um bom livro, praticar meu inglês, curtir um jogo com a família ou relaxar na minha varanda. Acho que é muito tempo investido (no mínimo cem horas) numa história que pode acabar não te trazendo nada que preste. Enfim, minha opinião. Mas cada cabeça é uma sentença e eu curti demais o tema desse debate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, confesso que não lembro bem do fim que teve o Conrado.. só lembro que ele não ficou com a Cida, né?! hehe Então, concordo, tudo que é feito em excesso é prejudicial, principalmente no que diz respeito as histórias, que são capazes de nos teletransportar para uma outra realidade. Quando isso sai dos padrões da normalidade é super prejudicial, já que acabamos vivendo uma vida que não é a nossa. Mas na vida é difícil achar o meio termo né?! E no caso das novelas, vamos além da questão do vício ou dos exageros de se ver uma atrás da outra ou de deixar de ter tempo para outras atividades, mas entramos no território de que as novelas estão cada vez mais decaindo em qualidade e conteúdo. E as novelas são formadoras de opinião em potencial. Então me assusta um pouco saber a que tipo de influências os jovens estão sendo submetidos hoje em dia, porque a grande massa não consegue enxergá-las apenas como um produto do entretenimento, rindo dos absurdos e questionando os assuntos sérios levantados, eles realmente incorporam o que ali estão vendo. Obrigada pela sua opinião, adoro ter você nos meus debates.. hehe Beijos

      Excluir
  6. Adorei o debate de hoje! Confesso que ainda sou noveleira, o motivo? Temos duas televisões na cozinha. Daí quando vamos jantar a tv fica ligada e é horário da novela das 7, jornal e depois a das 8. Ou seja, acabo vendo sempre. O bom é que não sou viciada, não me importo de perder os capítulos, vejo mesmo porque tá passando ali na tv. E como estudo à noite assisto só agora mesmo, a partir de semana que vem já era. A novela Amor à vida me causou nojo, por causa das atitudes de alguns personagens, principalmente a Aline que era a vilã. Achei interessante eles abordarem o homossexualismo e fiquei feliz por ter tido o beijo gay no final, mas essa novela só comecei a assistir porque fiquei fascinada com a interpretação por parte do Matheus Solano, que vamos combinar, arrasou. Gostei dos temas que a novela abordou, eles incentivaram a leitura e ainda falaram sobre o altismo. Mas no resto é a mesma coisa de sempre, um quer ser melhor que outro, um quer matar o outro, seja por dinheiro, ciúme, e por aí vai né. E o pior é isso de o povo ficar vidrado assistindo e depois trazer para a vida real aquilo que viu na tela. Acho sua atitude de ter a tv desligada muito sensato. A minha no quarto só ligo pra assistir filme nos sábados às vezes no SBT porque passam filmes que eu gosto, e quando eu ligo o cabo no not pra assistir as minhas séries favoritas ou algum filme, ou seja, not = dvd hehe TV no meu quarto é pra fazer luz e barulho de fundo enquanto mexo no computador. Tenho uma vizinha que vive assistindo todas as novelas, você vai na casa dela e ela só fala de novela, porque esse fez isso, esse fez aquilo, aff! Acho que uma vez e outra você assistir tv não mata mas é aquela coisa, tudo em excesso faz mal!

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, seja bem-vinda ao debate :) hehe Sim, concordo, o Matheus Solano é um excelente ator. Sou super fã dele e não tiro o mérito do ator.. só infelizmente nem sempre o papel dado é condizente com tudo aquilo que o ator poderia dar de si (não foi o caso dele que sei que foi muito elogiado interpretando Félix). Quanto ao homossexualismo, acho super válido ser abordado, afinal, faz parte da nossa realidade. Só não curto quando colocam mil holofotes em cima e transformam a situação num show pois, ao meu ver, deveria ser tratado com naturalidade. Sabe que quando eu morava com a mãe eu ficava dias sozinha em casa porque ela trabalhava em outra cidade, e eu morria de medo. Então eu deixava a TV ligada o tempo todo quando estava em casa, até na hora de dormir, porque me tranquilizava ficar escutando "vozes" e fazia com que eu não me sentisse tão sozinha.. hehe Mas hoje percebo que isso nem sempre é saudável, principalmente em momentos de almoço ou janta, que, atualmente, são raros momentos em que temos a família reunida. Quando a TV está ligada, todos ficam vidrados no que está passando e não conseguem desgrudar os olhos da tela e só discutem o que está sendo transmitido. Esse é um tempo precioso que poderia ser aproveitado de outra forma, para a família conversar e se tornar mais próxima, por compartilhar pensamentos e o dia a dia de cada um. Então aqui em casa se puder, quero manter a TV desligada o máximo de tempo possível. Acho que isso enrique a relação interpessoal, principalmente quando podemos escolher o que queremos assistir sem ficarmos escravizados da programação. Beijocas

      Excluir
    2. Sim amiga isso é verdade, esse tempo deve ser dedicado à família, porque é o tempo que temos juntos mas infelizmente é rotina já. E apesar de querer mudar acho difícil isso acontecer aqui sabe. Pelo menos temos o hábito de sentar antes da janta na varanda e colocar os papos em dia, discutir o que for preciso mas mesmo assim a tv é algo que deveria receber menos atenção, principalmente no horário em que estamos todos juntos para a refeição. Mas podemos mudar esse hábito, assim como mudasse o teu. E creio que hoje é muito melhor sua vida. Vou trabalhar aqui pra mudar essa situação!
      Beijocas!

      Excluir
    3. Sim, claro, entendo amiga.. e não falei como crítica não, foi só uma observação. Na minha casa era assim, na do Junior ainda é assim e são hábitos difíceis de mudar mesmo. Menos mal que vocês possuem um tempo para ficarem juntos, nem toda as famílias se preocupam com isso, infelizmente. Sabe que tive a sorte do Junior pactuar com esta ideia de desligar a TV, mas até hoje ele diz que sente falta de assistir ao jornal. Eu não, até porque só vemos futebol, política e desastres.. e quando ele liga a TV nem que seja por um momento e muito raramente, noto o quanto o barulho já me incomoda e me atrapalha na hora de fazer as minhas coisas.. hehehe Beijos

      Excluir
  7. Novelas nunca me chamaram muita atenção, às vezes assistia ao primeiro capítulo e, no dia seguinte, já não tinha mais vontade de assistir. Nessas poucas vezes em que isso aconteceu, percebi a repetição e a intenção de destruir valores familiares, etc.
    Fico feliz que você se sinta melhor hoje com os novos hábitos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que novela nunca te seduziu, assim você nunca correu o risco de se viciar como eu.. kkk pois é, fico feliz com a escolha que fiz e acho que tenho uma vida muito mais produtiva hoje. Beijão

      Excluir
    2. Mesmo assim, eu perdia muito tempo vendo outras coisas sem graça na TV viu Mi. Também me libertei! kkk. Beijos.

      Excluir
    3. Eu também Ana.. eu praticamente deixava ela 24h ligada.. foi muito bom ter exorcizado essa prática.. kkk Beijos

      Excluir
  8. Ai ai, lá vai eu escrever um testamento haha
    Eu já fui uma viciada em novelas... Assisti Chocolate com Pimenta e as duas reprises, anos de malhação e não me lembro da época quem que não assistia a novela da 9hs. Meus motivos eram os mesmos que os seu: eu amo uma boa história e as novelas muitas vezes trazem histórias bem interessantes. Mas tem um fator diferenciador, eu nunca deixei de fazer nada por causa da novela. Quando eu perdia eu perguntava a alguém que tinha assistido como foi, procurava todos os resumos de novelas disponíveis.. tudo para ter o máximo de informação possível! Sendo assim, eu deixava de assistir tranquilamente. Outro fator é, eu era uma criança! Quando comecei a fazer curso a tarde e perdia o vale a pena ver de novo eu ficava triste, mas depois me acostumei com isso, até porque das novelas que são reprisadas hoje, muitas eu já assisti. Com o tempo, Malhação começou a ficar sem graça e eu deixei de assistir também. Em 2011, quando eu comecei a faculdade, eu deixei de assistir a todas as demais novelas porque eu saia de casa as cinco e meia e só chegava quase onze da noite. Eu não tive outra escolha. Eu senti muito, mas novamente me acostumei. No ano seguinte quando eu comecei a trabalhar eu desisti de assistir a televisão de uma forma geral! Não tem nenhum programa que eu acompanhe fielmente. Até o TVB, que é o único que eu assisto, eu canso de perder e depois ter que pegar online.. tudo porque eu esqueço! Me desapeguei totalmente da tv.

    Eu tive o meu momento de ligar a televisão na hora do vídeo show e só desligar depois da novela das 9h, mas passou. Tem um determinado momento o computador já me fazia falta, então eu ficava com os dois ligados o durante todo esse período, dividindo a atenção.. Mas foi uma fase.. a hoje, por incrível que pareça, nem o pc me faz falta! Eu trabalho com ele, então quando chego em casa tem tantas outras coisas pra fazer.. O que me faz liga-lo, muitas vezes, é o blog. Encaro ele como uma responsabilidade minha, se não acredito que também estaria abandonado o pobrezinho haha
    Não que eu não goste de estar aqui, eu gosto e muito.. mas é tão bom se esticar na cama com um bom livro do lado rsrs

    Escrevi demais né? Espero que tenha ficado com alguma lógica rs

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, obrigada pela participação e pelo seu depoimento. Bom, pelo que pude ver, sofro de um grande problema de vícios, porque acabo trocando um pelo outro.. kkk tirei as novelas e a TV da minha vida e inseri os livros e o computador.. pois hoje não vivo sem eles, e quando o Jr e eu viajamos e fico sem pc ou internet, quase morro.. hehe Mas fico feliz em saber que você consegue conciliar tudo isso na sua vida. Beijos

      Excluir
  9. Mi. Eu era um viciado em novelas. Sabia tudo que ia acontecer nos próximos capítulos, mas não deixava de assistir nenhum. Acho que Cheias de Charme foi a última novela que eu acompanhei completa. Vi as semanas finais de Salve Jorge e Amor à Vida e só. O problema é que há tempos não se tem uma ideia original pra se escrever novelas. É sempre mais do mesmo. Novelas boas mesmo são as que a Cristiane Fridman escreve, mas muita gente não dá chance por ser da Record. Novela só na Globo... Das minhas 3 novelas favoritas de todos os tempos, duas são da Cristiane (Chamas da Vida e Vidas em Jogo). Foi bom enquanto durou, mas as novelas perderam sua identidade e também a minha audiência. Talvez, se alguém tenha uma ideia REALMENTE original, eu volte a assistir novelas um dia, mas duvido muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo, concordo com você. Acho que esse é um dos motivos pelos quais eu não tenho mais vontade de ver novela, porque no momento em que me distanciei da programação e passei a enxergá-la com outros olhos, percebi a mesma na qual todas elas se resumem. Beijos e obrigada pela participação.

      Excluir
  10. Nossa colocar a TV na cozinha para não perder uma cena, hahaha você realmente era viciada, eu sempre assisti novela, ou melhor assitia, pois agora eu não consigo ficar parada na frente da Tv para vê-las isso me estressa, não aguento ver os personagens dando mancadas bestas, só gosto de ver Séries e filmes mesmo ou ler, antigamente as novelas costumavam ser até legais, coisa meio inocente para nos distrair um pouco, mas os tempos mudaram, na minha opinião tem coisas que acontecem que não deveriam por causa do horário tem muitas crianças que ainda estão acordadas, as novelas estão ensinando coisas erradas na minha opinião, mais um motivo para que eu não as veja. Somente vejo algumas cenas, pois minha mãe esta assistindo, perdi esse costume que assisti-las quando comecei a trabalhar no shopping ainda bem, prefiro ler um livro, e acho que muitas pessoas deviam fazer o mesmo, não devemos nos prender a esse vicio, a novela.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Camila, as novelas têm cada vez mais apelado e investido em assuntos desnecessários, contribuindo para a nossa quebra de valores. Também não tenho mais paciência de ficar acompanhando o lenga lenga de uma história que não leva a lugar nenhum e os absurdos cometidos pelos personagens. Beijos

      Excluir