Desafio - Fuxicando sobre Romance de Época

Olá galera, tudo bem? Não é segredo para ninguém que a Pah, do Blog Livros & Fuxicos, é fã de romances históricos, certo? Pois bem, pensando nisso, a Pah e eu resolvemos criar um desafio literário para 2014 que explorasse esse gênero literário – ela como uma fã, e eu como uma leitora ansiosa por conhecer mais a respeito desses livros. 

Então, se vocês já gostam do gênero, essa é a oportunidade de colocarem suas metas em dia, agora se vocês não conhecem essa classe literária – desafiem-se, temos certeza que vocês irão se surpreender. 

A ideia é bem simples, nesses 12 meses vamos ler 12 romances históricos, e as regras para cada mês são:

* Colocamos algumas dicas de livros para cada regra, mas vocês podem escolher qualquer livro, desde que ele se enquadre no tema.

•Janeiro• 

Mês de férias, temos mais tempo para ler, certo? Então, vamos começar o desafio com um belo clássico histórico. 

•Fevereiro• 

Fevereiro é o mês mais curto do ano, então vamos dar uma acalmada nos ânimos e ler um romance histórico de banca, já que tais publicações são curtas e de rápida leitura. Vocês podem encontrar esse tipo de obra nos Sebos da sua cidade, nas bancas de jornal, em sites para compra online (aqui e aqui) e/ou em versões digitais. 

•Março• 

Esse ano o carnaval vai cair em Março, e como essa festa é de muita alegria e beleza, que tal escolher um romance histórico pela capa? Sim, vocês só precisam escolher um livro com uma capa bem bonita! 

•Abril• 

Sabem aquele romance histórico que está empacado na sua estante por mais de meses? Pois bem, chegou a hora de lê-lo. 
 
•Maio• 

Maio é o mês das noivas, então vamos escolher um livro que aborde a temática “casamento”. 

•Junho• 

Junho, o mês mais romântico do ano... Em comemoração ao dia dos namorados vamos ler um romance bem água com açúcar, e para escolherem suas leituras, basta procurarem um livro com um casal na capa, um coração ou com alguma menção a paixão, amor ou romance. 

•Julho• 

Frio, muito frio! Vamos esquentar as coisas e ler um romance histórico sensual. 

•Agosto• 

O que seria do romance sem um bom mocinho? Correndo o risco de nos apaixonar, vamos escolher um livro com o enfoque na figura masculina, seja pelo título, capa ou história. 

•Setembro• 

Mês da independência do Brasil! Então mesmo que dê um pouquinho de trabalho, vamos ler um romance histórico nacional. 

•Outubro• 

Olha o mês das Bruxas aí minha gente! Sendo esse o mês do Halloween, nada mais justo do que lermos um romance histórico sobrenatural, certo? 

•Novembro• 

O ano está quase acabando, então vamos terminar (ou iniciar) aquela série que tanto gostamos? Nesse mês é só escolherem um livro que faça parte de uma série ou trilogia. 

•Dezembro• 

Dezembro é o mês de aniversário da Jane Austen, grande escritora que é considerada, nada mais nada menos, do que a precursora do romance feminino. Então, em sua homenagem, escolham um livro da autora. (Já leram todas as obras dela? Que tal encararem uma releitura?). 

E aí galera, o que acharam? 

Como já dissemos, os livros indicados são apenas sugestões de leitura, ou seja, vocês podem escolher o livro que preferirem para o tema de cada mês.

E para participarem é muito fácil, é só compartilharem o banner de divulgação (seja no seu Blog, no Facebook, no Twitter, no Skoob) e criarem uma lista com suas escolhas de livros para o desafio e se inscreverem na caixinha de diálogo no fim do post. A ideia é deixar tudo bem divertido, então, queremos saber quais foram as suas escolhas, por isso, façam suas listas e não deixem de nos mandá-la! Vamos adorar conferir suas opções de leitura.

Recanto da Mi - Desafio Literário


Mas atenção, não é necessário ser blogueiro para que as leituras sejam feitas. Quem for, podem postar os links das suas resenhas a cada mês, no local designado, e quem não for, simplesmente venham comentar a respeito das suas escolhas e do que acharam sobre elas.

Espero que tenham gostado, e até 2014, com ótimas leituras! Beijos.

* Desafio baseado no DesafioFuxicando sobre Chick-lits, feito pela Aione.

Se inscrevam: 

Clique em ADD YOUR LINK e adicione as informações. 

URL: Link para seu blog ou outro perfil de rede social. 

NAME: Nome + Nome do Blog.

As inscrições no formulário abaixo estarão abertas até dia 31/12/2014.

39 comentários

  1. Amei a ideia do desafio. Não tenho romances históricos e nunca me interessei muito pra falar a verdade, mas acho que em 2014 eu poderia tentar sim!
    Se eu tiver algo no Kindle (e ainda não souber que tenho) vou começar com essas leituras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, eu também nunca me interessei, mas depois de O Duque e eu tive vontade de dar uma chance, e essa seria uma ótima oportunidade. Quem sabe você também não se desafia? Beijos e boa leitura.

      Excluir
  2. Achei muito boa a ideia, para quem curte um romance histórico é o desafio perfeito para 2014. :)
    Eu curto um pouco mais de aventura e fantasia, mas esse ano vou tentar ler (pela terceira vez) O Morro dos Ventos Uivantes. rs E também morro de vontade de ler algum da Patricia Cabot! Quem sabe esse ano não compro algum livro dela.
    Boa sorte com o desafio, beijos!

    Patricia
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que para mim O Morro dos ventos uivantes já é uma leitura muito além das minhas capacidades de leitora iniciante de romance de época, mas quem sabe um dia?! hehe Beijos

      Excluir
  3. Adoro romances de época! Me transportam para outra dimensão...
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vinícius, então não deixe de participar. Beijos

      Excluir
  4. Nossa amei muito o desafio de vocês!! Pena que não vou poder fazer...estou participando de muitos desafios...que triste! Depois que criei o meu blog, eu passei a amar romance!! Curti a maioria dos títulos que você postou, principalmente o Morro dos ventos uivantes!!! Vou acompanhar bem de pertinho esse desafio! Já estou até seguindo o blog!! ^.^

    Beijinhos
    Mirelle -blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, minha xará, que legal ter uma pessoa com o mesmo nome que eu por aqui.. acho que é a primeira vez. Ah, pena que você não vai participar, mas obrigada por ter comentado. Fique de olho nas novidades. Beijos

      Excluir
  5. Mi, que projeto bacana! Eu gosto muito de romances históricos, só ainda tenho um certo preconceito pelos romances de banca (julgo muito um livro pela capa - acho que é culpa da minha profissão! - e esses de banca tem capas péssimas, hhahah!)
    Eu tenho alguns dos que você indicou e, mesmo que não vá participar do projeto, vou tentar lê-los esse ano.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, então somos duas, acho que se não fosse pelo desafio, jamais pensaria na possibilidade de ler um romance de banca.. além dos títulos e sinopses serem clichês.. aquelas capas são realmente horríveis e me repelem como você.. masss, olha só que interessante, já ouvi dizer que a série da Julia Quinn e os livros de Paixão sem limites eram romances de banca.. mas ficaram tão apresentáveis nas mãos da Arqueiro né?! Então de repente o conteúdo deles não seja tão ruim quanto as capas.. kk Vou adorar tê-la no desafio. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  6. Adorei o desafio! *-* Pena que não tenho quase romances históricos, senão participava... :/
    E esse ano não posso gastar muito, então nem posso comprar. ):
    Boa sorte no desafio!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena.. mas tem uns que são tão baratinhos, como os de banca.. mas entendo, eu também tenho tentado não gastar mais do que o necessário. Beijos

      Excluir
  7. Amigaaaa que desafio mais bacana! Eu tenho problemas com livros com a palavra histórico mas acho que vou participar. Um livro desses por mês é mais do que bom, e essa listinha pra seguir deixa as coisas ainda mais legais. Tem vários aí que eu quero ler e em 3 meses vou ler os da Patricia Cabot, depois de A Mediadora virei fã da Meg e sempre quis ler algum livro dela sob o nome de Patricia. Aí está a oportunidade. Vou fazer minha listinha =D E depois podemos fofocar sobre as leituras, oh coisa boa!
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu também.. tenho pavor de livros antigos com palavreado formal, mas descobri que nem todos os romances de época são assim e que alguns valem a pena investir. Eba, participa sim, vou adorar fofocar com você :) Beijos

      Excluir
  8. Oi Mi..
    Que post mais lindo..amei. Sou louca por esses romances, embora eu tenha lido O morro dos ventos uivantes e não tenha gostado muito. O fantasma da Ópera tenho muita vontade de ler.
    Muitos não conhecia e até anotei em minha listinha..haha..
    Ótimas dicas.


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leti, que bom que gostou. Estou pensando em ler O Fantasma da Ópera. Depois trago a resenha para vocês. Beijos

      Excluir
  9. Oi, tudo bom?

    Já programei o post para manhã. Amei a proposta, sou apaixonada por romances de época rsrs

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que legal, fico feliz em saber. Beijos e boa sorte no desafio.

      Excluir
  10. Oi Mi,
    que desafio top, amei as sugestões, um livro mais lindo que o outro, só não vou participar porque esse ano é ano de monografia e já está difícil conciliar trabalho e blog. Sem falar que o que está me fazendo manter um ritmo considerável de leitura é o esquema louco que adotei, estou lendo vários livros, depois paro e leio outros, depois termino alguns que tinha parado e assim a leitura está fluindo, desordenadamente mas está fluindo. Também não vou participar porque ano passado participei de um que li apenas um livro dos que foram propostos, isso causou uma mancha em mim quando o assunto é desafio, vou ter que superar meu trauma hhehehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena Del, mas entendo.. é difícil conciliar tantas atividades mesmo.. kkk nem fala, parece eu quando participei do 1º Read-a-thon e não consegui ler nenhum, foi um fiasco.. kk Beijos

      Excluir
  11. Oi Mi (olha a íntima kkkkkk)
    vi lá no livros e fuxicos, estava pensando em participar, estou pensando ainda... tão legal esses desafios, e algumas de suas dicas estão na minha lista mental de futuras leituras (tipo, tenho que ler).
    É só linkar aqui para participar? Se for mesmo vou fazer o post
    grande bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Re, só preencher o formulário e participar.. mas também não é obrigatório viu.. ele serve apenas de controle para a gente ver quem vai aderir ao desafio conosco. Beijos e boa sorte nas leituras.

      Excluir
  12. Amei o desafio!!!!
    Já li alguns desta lista e vou amar ler as outras dicas que vocês deram!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico feliz em saber que você vai participar. Beijos

      Excluir
  13. Ola Mi! Gostei do desafio porque sou Fã de romances históricos, então vou participar do desafio. Já estou seguindo o blog e curti a pagina no facebook. Assim aproveito também para usar meu blog que esta parado. E vamos ao desafio. Bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, bom saber. Depois nos conte o que leu em cada mês. Beijos

      Excluir
    2. Mi! Escolhi para o desafio deste mês A Abadia de Northanger - Jane Austen. Assim que terminar conto o que achei.

      Excluir
    3. Que legal Laura. Boa leitura. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  14. Mi,
    Comecei meu desafio! Escolhi para o mês de janeiro o livro O Morro dos Ventos Uivantes. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau amiga, você é muito corajosa! kkk O livro é enorme. Beijos e boa leitura.

      Excluir
    2. Mi, socorroooooo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
      Nem cheguei às 100 páginas ainda!!!!
      O livro é cansativo...tem partes que até gosto, mas quando penso que vai, enrola tudo de novo...aff.....tô na luta! Mas quero terminar ele! Se acabar depois de janeiro, já não conta mais? Pq mesmo assim, eu vou terminar ele, pela minha honra (A Louca!)!!!
      Percebeu que já estou surtando, né? O ano tá começando e eu já estou assim!!!!
      Mas vamos lá! Só avisando...que eu devo ser a participante mais doida desse desafio! Então, acostume-se com minhas crises!!! Kkkkkk....
      Beijinhos!

      Excluir
  15. Adorei esse desafio, amo romances históricos. Escolhi Jane Eyre para ler em janeiro, comecei hoje e já estou gostando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal amiga, depois quero saber tudinho! Beijos

      Excluir
  16. Mi, já cumpri meu desafio do mês de fevereiro.
    Segue o link da resenha: http://citacaonumclick.blogspot.com/2014/02/desafio-literario-fuxicando-sobre.html

    Amei romance de banca!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Carol. Vou lá conferir. Beijos

      Excluir
  17. Mi,
    desafio de amrço cumprido!
    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/2014/03/desafio-literario-fuxicando-sobre.html

    Ah! Quanto ao romance do mês passado, acredita que gostei tanto de romance de banca, que acabei comprando dois livros essa semana? Quem diria! Realmente não julgarei mais os livros pela capa! Só quando a capa for bonita! Hehehe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, nossa, fico muito feliz em saber. Confesso que estou doida para comprar mais alguns romances de banca também.. hehe Vou lá conferir a sua resenha. Beijos

      Excluir
  18. Mi, vai ter esse desafio no que vem?
    Gostaria de participar nesse ano, mas não tive tempo.
    E aí? Ano que vem dá? :D

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, você ainda pode participar. Pode ou tirar atraso dos meses que já rolaram, ou começar desse mês em diante ;) Beijos

      Excluir