Resenha - Filme Questão de Tempo

Resenha Filme Questão de Tempo
Aos 21 anos Tim descobre que pode viajar no tempo. Durante uma festa de ano novo seu pai conta que todos os homens da sua família possuem essa capacidade, mas que deve ser utilizada com astúcia. Nada de se valer da situação para conseguir dinheiro, fama ou outras vantagens.

Tim de início não acredita, mas resolve tentar conferir e aproveita para reviver a tal festa de ano novo que para ele havia sido um desastre, e dá certo! Tim não só consegue evitar algumas mancadas ocorridas durante o evento como acaba à meia noite beijando uma garota.

Ele então percebe que pode usar a viagem no tempo para deixar a sua vida melhor e conseguir uma namorada, tudo o que ele mais quer no momento.

Depois de se mudar para Londres e dividir o apartamento com um maluco escritor, Tim conhece Mary, a mulher que tem certeza de ser sua alma gêmea. Mas, um infortúnio ocorrido numa das viagens no tempo faz com que Tim e Mary nunca tenham se conhecido. Tim entra em desespero. Seu novo objetivo é ir atrás de Mary para fazer com que ela se apaixone de novo por ele, mas isso não será uma tarefa fácil.

Será que Tim e Mary conseguirão ficar juntos? Ou quanto mais Tim tentar modificar a história a seu favor, mais vai destruir as chances de ficar com seu grande amor? Assistam e descubram!

***

Hoje, dia 06/12/2013, estreia o filme Questão de Tempo nos cinemas do Brasil. Tive o prazer de assistir ao filme ainda em novembro, com mais de 1 mês de antecedência para a sua estreia. Fui ao cinema sem nenhuma expectativa, afinal, nunca tinha ouvido falar sobre ele. Os únicos motivos que me fizeram ir assisti-lo são o fato de a história tratar sobre viagem no tempo, um tema que simplesmente adoro, e trazer em seu elenco os queridos atores Domhnall Gleeson e Rachel McAdams, de quem sou muito fã. E fico feliz em dizer que esta foi, sem sombra de dúvidas, a melhor comédia romântica a qual assisti no ano.

Questão de Tempo não fala apenas sobre viagem no tempo, não, o filme vai muito mais além. Ele retrata dramas familiares vividos na simplicidade do dia-a-dia. Olhar para a família de Tim é muitas vezes olhar para a nossa própria família, composta por uma mãe levemente ausente, por um pai extremamente apaixonado por seus filhos, por um tio com problemas mentais que poderia, por isso, ser um excluído dentro da sua própria casa, mas não é, por uma filha completamente maluquinha e linda de viver e por um filho doce e inteligente que busca pela sua alma gêmea.

Cada personagem é extremamente rico e bem construído. Apesar de contarmos com protagonistas, todos os personagens são essenciais para a história e no decorrer da trama vamos nos conectando com os dilemas e desafios vividos por cada um. Impossível não se apaixonar por Tim ou por sua família, ou então por Mary. A compatibilidade deste casal foi tão impressionante que seria possível imaginar que de fato eles existem e se amam naquele tanto. E justamente por isso fiquei desesperada o filme todo com medo do que pudesse acontecer ao destino deles por causa das viagens no tempo.

E em relação ao envolvimento amoroso de Tim e Mary, achei legal o fato do filme não ter explorado personagens extremamente lindos e desejáveis, como geralmente vemos por aí nas produções Hollywoodianas. Tim e Mary são pessoas comuns, com seus defeitos e qualidades e com uma aparência trivial, mas nem por isso são menos interessantes ou bonitos. E fala sério, Tim e Mary são fofos demais!

Voltando a questão da viagem no tempo, na minha visão, ela foi tremendamente bem trabalhada. Na história, a viagem no tempo tem suas peculiaridades, mas também seu temido "efeito borboleta" e Tim logo de cara entende que nem sempre somos capazes de alterar o passado a nosso bel prazer e que isso pode ter um custo muito alto que não queremos pagar. Isso fica claro do meio para o final da história, quando Tim percebe que o importante não é reviver o passado, mas sim, viver o presente. A cena que demonstra este entendimento é belíssima e nos dá um grande de um sacode.

O final da história é de pura emoção. Tim tem que passar por escolhas decisivas e dar adeus a uma parte importante da sua vida. Chorei demaissss.. mas também ri demais! O filme é muito fofo gente. Se vocês gostam de um filme repleto de emoção, romance, diversão e que de quebra pode nos proporcionar inúmeras reflexões acerca das relações familiares, das relações amorosas e da nossa relação com o tempo e com a vida, assistam! E se perderem, não vale tentar voltar no tempo para ir ao cinema, então vão agora!

* Agradeço ao Espaço/Z por ter me proporcionado assistir ao filme em primeira mão, numa cabine de imprensa VIP.

Título original: About Time
Roteiro: Richard Curtis
Direção: Richard Curtis
123 minutos

FOTOS

Filme Questão de Tempo

TRAILER

13 comentários

  1. Oi Mi :)

    Esse filme não faz muito o meu estilo mas percebi que você realmente gostou.Pelo o que você disse ele não é tão comum né? Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, se tu não curte comédia romântica, melhor nem insistir então. Eu amei demais, pois ele não só aborda a viagem do tempo, um tema que amo, como também as relações familiares. Beijos

      Excluir
  2. Que Resenha linda! Amooo filmes assim emocionantes e lindos!
    Gostei do trailer e das imagens tmbm! s2

    Saiu Entrevistando meus Autores - O Prazer da Literatura Nacional - Luiz Henrique Mazzaron!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/entrevistando-meus-autores-o-prazer-da.html
    Passa lá e comente! Retribuo a visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou anotando muitas dicas de filmes para essas férias
    E esse já entrou para a lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,
    tudo bem?
    Eu adoro essa atriz, acho ela super talentosa!!!!!!!! Acompanho a carreira dela desde o filme Diários de uma paixão que amei.
    Super criativa a história, adorei!!!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, a Rachel ela é uma fofa e a cada filme ela consegue se superar. E achei que ela e o Dom fizeram um par incrível. Assista a Questão de Tempo também. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  5. Oi Mi! *-*'
    aaaai eu estou doida, doida mesmo pra ver esse filme!
    Acho que vou semana que vem! <3
    Amo de paixão histórias sobre viagem no tempo, alterações tempo-espaço, amor, românticas e qualquer filme que tenha a diva suprema Rachel McAdams <3 *0*
    Estou doida para assistir! Eu preferia que fosse menos comédia e mais romance, mas vou gostar de qualquer jeito! kkk

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, não se preocupe que "comédia romântica" é apenas um rótulo, só pelo fato do filme ter algumas cenas de humor, mais descontraídas, mas definitivamente ele é mais romance do que comédia. Uma história tremendamente linda e delicada. E pelo que você comentou, improvável não gostar. Beijos

      Excluir
  6. Own que resenha mais fofa! Eu amo esse tipo de filme, é o meu favorito. Não conhecia esse e com certeza já está na lista, espero conseguir assisti-lo nessas férias, com certeza não será no cinema mas tá valendo. Esse é aquele filme que a um tempo atrás você tava falando que era muito bom mas que só ia postar a resenha perto do lançamento?
    Ai agora eu fiquei com vontade de assistir nesse exato momento, um romance com um pouco de comédia viria bem a calhar hehe
    Adorei a resenha!

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Ele mesmo.. hehe Meu top do ano.. vai verrrr assim que tu puder.. arrasta alguém junto e corre para o cinema.. kkk Beijos

      Excluir
  7. Olá. Esse filme mexeu comigo. Há muito tempo eu não via uma história tão encantadora e com personagens tão bem colocados. O ator principal me ganhou. O filme é lindo do começo ao fim. As músicas variadas são perfeitas. A cena do casamento é impagável e as do metrô com aquela música eu amei. Enfim, maravilhoso. Falo pra todo mundo assistir..rs

    ResponderExcluir