Resenha - Filme Percy Jackson e O Mar de Monstros

Resenha Filme Percy Jackson e O Mar de Monstros
Há muitos anos, o acampamento para os meios-sangue era frequentemente invadido por inimigos, pondo em risco o único local em que os mesmos poderiam se esconder de olhares curiosos dos humanos.

Certo dia, um grupo de crianças tentou chegar até o acampamento, mas foi atacado. Thalia Grace, uma brava guerreira filha de Zeus, morreu tentando proteger seus amigos. Mas sua morte não foi em vão. Zeus, compadecido da situação, a transformou numa árvore que tinha o poder de criar uma redoma ao redor do acampamento, mantendo-os afastados de qualquer ameaça.

Essa proteção durou até Luke, filho de Hermes, envenenar a árvore de Thalia acabando com a barreira invisível, invadindo o acampamento e colocando a vida de todos em risco com a ajuda de um boi mitológico. Felizmente, Percy e seus amigos conseguiram derrotar a besta. Mas, infelizmente, descobriram que a árvore de Thalia estava morrendo. A sua morte não representava apenas o fim da barreira protetora, mas também o simbolismo acerca da luta por um ideal, da esperança, e Percy não podia deixar que isso acontecesse.

Com a ajuda de deus fieis escudeiros e seu irmão, um ciclope, foram em busca do Velocino de Ouro, o único artefato mítico capaz de ressuscitar qualquer um da morte. Mas o Velocino já estava sendo caçado por Luke, que tinha o objetivo de reviver o Poderoso Deus Cronos e destruir o Olimpo.

Será que Percy Jackson e seus amigos serão capazes de derrotar novamente Luke, salvar o Olimpo e a Terra e de quebra a árvore de Thalia? Querem saber o que vai acontecer? Então embarquem nessa aventura no Mar de Monstros e descubram!

***

Assisti ao filme com o Junior, sem grandes pretensões, já imaginando que fosse me deparar com uma obra juvenil de sessão da tarde. E não foi diferente. Apesar de ter gostado do primeiro filme, confesso que não me lembrava de nada da história. Então assisti a esse meio que no escuro, o que de fato não foi um grande problema já que as histórias não se misturam muito. Inclusive me arrisco a dizer que quem não viu o primeiro filme pode tranquilamente assistir a esse. Apesar de que não tenho bem certeza se recomendaria, pelo menos para todos.

Para mim, Percy Jackson e o Mar de Monstros foi uma produção fraca, sem consistência e com tentativas inúteis e ridículas de incorporar em sua trama cenas de humor. Até gostei das cenas de aventura e principalmente das cenas que teriam ficado super legais em 3D, se eu tivesse visto o filme neste formato, mas só.

O filme até tenta dar um toque de profundidade ao abordar os conflitos internos vividos pelo personagem principal, como a chegada de um irmão desconhecido que ele custa aceitar, o medo de não ser capaz de cumprir a profecia e a dúvida sobre sua própria capacidade, mas de forma tão superficial que chega a passar despercebido.

As cenas passadas em Washington me fizeram rir, e não porque são engraçadas. É incrível como foi extremamente fácil para os heróis sacarem dinheiro da "espécie deles" nos nossos caixas eletrônicos, ou então conseguir "a bebida dos Deuses" num café desses qualquer. Mais incrível ainda é saber quantos seres mitológicos andam por aí sem nem sabermos da existência deles. Isso me lembrou tanto de MIB, mas de maneira inferior.

Nunca li nenhum livro do tio Rick e não sei dizer até que ponto os filmes são fieis as histórias da série, mas como sei que muitos são fanáticos por Rick Riordan, acredito que os livros devam ser bons demais e pretendo lê-los algum dia.

Se vocês gostam de um filme de aventura, infanto-juvenil, sem maiores pretensões senão a de entreter e passar o tempo, assistam, senão passem longe dessa história.

Título original: Percy Jackson: Sea of Monsters
Roteiro: Marc Guggenheim e Rick Riordan
Direção: Thor Freudenthal
107 minutos

TRAILER

24 comentários

  1. Oi Mi,
    tudo bem?
    Eu também não li os livros dele, mas AINDA, pois pretendo ler em breve. Sou fã dele!!!
    Que pena, o filme poderia ter sido melhor. Mesmo assim, como gosto muito do gênero, pretendo ver. Boa dica. beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, também pretendo um dia me render aos encantos de Rick Riordan.. hehe o povo fala tão bem.. Então, para quem é fã desse estilo de filme, vale a pena sim.. eu que muitas vezes sou exigente demais, então quem sabe você goste né?! Beijos

      Excluir
  2. Tenho medo de assistir o filme, assim como no primeiro, odiei por ser tão diferente do livro, e acho que com esse o sentimento vai ser o mesmo. rsrs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem provável viu Dessa.. infelizmente. Beijos

      Excluir
  3. Oi Mi! Sou apaixonada pelos livros do Tio Rick.
    Tenho vontade de dar uns tapas no diretor dos filmes. rs
    Pra mim, os livros não tem quase nada haver com os filmes.
    Até personagens importantes tiraram na hora de adaptarem para o cinema. Tiraram explicações básicas. Pra mim o filme é horrível se comparado com o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lu, nem fala, conheço esse sentimento.. tenho vontade de dar uns tapas no diretor de O Lado Bom da Vida.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Como assim ainda não leu nada do Rick Riordan? Você precisa começar a fazer isso neste exato momento. É totalmente incrível a maneira fácil e tranquila que ele tem para falar sobre mitologia grega/romana/egípcia. Sou totalmente apaixonada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que vergonha né?! Acho que escuto tanto o povo falar que parece que minha vontade diminuiu.. kkk mas sim, vou dar um jeito. Talvez comece pelas Crônicas de Kane, que são mais desconhecidas do grande público. Tô doida para ler os livros dele sobre mitologia nórdica, que ele prometeu escrever. Beijos

      Excluir
  5. Oi Mi, tudo bom? Eu falei desse livro faz pouco tempo na coluna Papo de Bilheteria do meu blog e também não fiquei impressionada, claro. Mas meu post foi mais pelo ponto de vista de quem leu os livros e posso dizer que é completamente diferente do seu hahaha Esses pontos que você achou engraçados existem mesmo no livro (a maioria), são basicamente o alívio cômico da coisa. A primeira saga de livros do Percy é infanto-juvenil, mas esse filme realmente não fez jus. Te recomendo a leitura, tio Rick é bom demais!
    Beijos! :)

    http://poucosutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyli, obrigada pela sua opinião. Adorei. Beijos

      Excluir
  6. vou assistir no próximo final de semana ou amanha no cine!! *-*
    super beijosss

    www.annecrisley.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mirelle,
    Eu já li os livros e adorei!!!! A narrativa do Rick é maravilhosa.
    Eu vi os dois filmes e apesar não serem muito fiéis, eu curti :)
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, que bom que você conseguiu separar as obras e apreciar ambas.. eu geralmente não consigo.. kkk Beijos

      Excluir
  8. Além de terem mentido em algumas coisas da mitologia do livro, que são errinhos bem graves, como toda a explicação de cromos e os três grandes, que é de suma importância para toda a história. Infelizmente ainda mudaram a característica de alguns personagens, como Clarisse que ficou praticamente amiguinha de Percy, o que não é assim e o irmão de Percy, o ciclope Tyson, não é tão inocente quanto no livro e isso é claramente perceptível. Mas os outros personagens, como Annabeth e Grover se permaneceram os mesmos. Enfim, se você só que assistir ao filme, ele é ótimo, mas a adaptação deixa um pouco a desejar, mas também é bom.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, talvez Rick tenha adaptado para ficar de acordo com a história que ele queria contar e não necessariamente "mentido". Por exemplo, as adaptações que temos visto por aí de contos de fadas, ou contos de fadas modernos, nem sempre são fieis, mas não deixam a história menos interessante. Eu teria que ler os livros do Rick realmente para tecer alguma opinião a respeito. Mas fico triste quando as adaptações cinematográficas distorcem tantas coisas das histórias originais. Beijos

      Excluir
  9. Amiga,
    Eu apenas li o primeiro livro - Ladrão de raios e gostei bastante (li num trânsito vindo do trabalho pra casa, acredita?).
    Não li a continuação e agora, como faz muito tempo que li, pra ler mar de monstros, terei que ler novamente.
    Não vi o primeiro filme pois minha mãe perdeu o dvd... emprestou e não devolveram... então para ver esse terei que pelo menos comprar o primeiro de novo!
    Fico triste quando a adaptação não é fiel e deixa a desejar, pois como amantes dos livros, ficamos ansiosos em ver "materializada" aquelas cenas que acompanhamos nos livros e quando isso não acontece, é frustrante!

    Mas adoro suas resenhas de filmes!

    Beijos
    Chrys Audi
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa amiga, que rolo hein.. kkk ai, nem fala, acho que sou a Maria das frustradas no que diz respeito a adaptações de livros. Oinn, obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  10. Ainda não assisti nem li, comecei a ler, mas era emprestado da biblioteca e tive que devolver...
    Aproveitando a visita quero dizer também que coloquei seu blog nos meus parceiros ok se puder retribuir eu agradeceria muito beijos!

    http://priscilila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li o livro assim que terminei o primeiro pois como todo mundo estava falando sobre os trailers do filme, cenas e blablabla não quis pegar spoilers e li logo. O livro é muito bom, curtinho mas com muita aventura. No primeiro filme eles cortaram fatos importantes para dar continuidade à série e não sei como conseguiram produzir o segundo filme deixando de lado aqueles fatos. Personagens importantíssimos na minha opinião que no filme nem existiram. Estou apreensiva para esse segundo filme, faz um tempinho já que li o segundo livro então alguns fatos já se foram da minha memória, talvez eu goste um pouquinho do filme, mas duvido muito já que você que não leu deu 2 estrelas imaginava pra nós que estávamos esperando uma super adaptação do livro :/
    Adorei a resenha amiga, apesar de ter ficado decepcionada pelo filme não ser grandes coisas.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga, se o livro não está mais tão fresquinho na memória, de repente você consiga se surpreender e venha a gostar do segundo filme.. eu achei um grande besteirol, por isso dei uma pontuação baixa.. infelizmente têm histórias que não funcionam para mim. Beijos

      Excluir
  12. Eu também assisti ao filme, porém achei tudo mais do mesmo. Eu também não li nenhum livro do Rick Riordan e não sei até que ponto o filme fugiu da história.
    É muito sessão da tarde e ficou mais fraco que o primeiro filme.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Aline, descreveu perfeitamente, é muita sessão da tarde e ficou extremamente aquém em relação ao primeiro filme :( Beijos

      Excluir