Resenha - Antes de você chegar

Resenha Antes de você chegar Renata Müller
"A vida tornou Ana Maria uma menina má. Ela trabalha em um emprego sem futuro e mora com o padrasto que odeia. Quando conhece Bruno, sua vida vira de pernas para o ar. É então que ela percebe que nada é tão ruim que não possa piorar. Acompanhe Ana Maria em sua jornada através do passado e sua busca para construir um futuro."
Ana Maria não era uma jovem como todas as outras. Sua vida foi marcada por tragédias e desilusões, deixando-a perdida, sozinha e deprimida. Nada mais importava para Ana Maria. Sua vida não tinha como piorar, ela não tinha mais o que perder, ou isso era o que ela imaginava, até Bruno aparecer.

Bruno era um sujeito muito estranho, desleixado e muito mais velho que a garota. Ana Maria se tornou sua obsessão e ele a seguiu por meses. Bruno tinha um letreiro em sua testa piscando "Perigo, afaste-se", e nem isso fez com que Ana Maria tomasse uma atitude mais coerente e segura em relação as investidas de Bruno. Não, pelo contrário, quanto mais instabilidades e dificuldades Bruno trazia consigo, mais Ana Maria se sentia atraída. Isso era sadomasoquismo, ou poderia se dizer que Ana Maria estava perdendo o juízo de vez?

Mas a vida de Ana Maria virou definitivamente de pernas para o ar quando ela se viu no meio do olho do furacão, tendo que lidar com os problemas emocionais de Bruno, sua tentativa de suicídio, sua família maluca e a presença irritante do seu irmão mais novo, Lucas, o bom samaritano da história que acha que pode dizer o que os outros devem ou não fazer.

Ana Maria tem muitas arestas para aparar e muitos fantasmas do passado para enfrentar antes de seguir em frente. Será que ela irá conseguir superar seus desafios sem se machucar? Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Eu ganhei Antes de você chegar num sorteio que participei do Blog Every Little Book. O livro chegou com um marcador personalizado, uma caderneta fofa para escrever resenhas de livros, numa sacola ecológica fofíssima da Editora Modo. Adorei tudo.

Comecei a ler sem grandes expectativas e com um pé atrás, afinal, ultimamente só tenho me frustrado com leituras de livros nacionais, mas felizmente Antes de você chegar me conquistou logo nas primeiras páginas. A história é narrada em primeira pessoa pela Ana Maria, de uma forma tão intimista que tive a sensação de estar lendo escondida seu diário, ou então estar escutando um desabafo de uma amiga.

Ana Maria é uma garota muito perdida, melancólica e com uma visão pessimista da vida, típica de quem já sofreu muito, mas nem por isso é difícil de se gostar, pelo contrário, dotada de um grande humor irônico e de um doçura intrínseca, Ana Maria me cativou de cara. A personagem é gente como a gente, cheia de imperfeições e de cicatrizes profundas deixadas pela vida, ela fala como a gente, pensa como a gente e usa palavras que nos são corriqueiras, acho que por isso a identificação com Ana Maria e com a história foi quase imediata.

Impossível explicar para vocês como a história me tocou. Conheço pessoas que passaram por situações parecidas com as de Ana Maria. Pessoas que, assim como ela, passaram por maus bocados e tomaram muitas decisões erradas na vida, acostumando-se a viver sem amor e sem alegrias. Ana Maria não se considera uma boa pessoa, isso em parte porque ela tem consciência de todos os seus problemas e defeitos e do seu passado negro, mas também porque ela tenta convencer a si mesma de que isto é verdade, afinal, uma pessoa má não sofre e não se importa com os outros. Uma pessoa má é dura e enfrenta qualquer desafio sem esmorecer. Mas este não é o caso dela, infelizmente, ou não. Ana Maria é muito boa por dentro e vive diversas crises morais por não querer se importar com os outros, por não querer colocar os outros a frente de si mesma, mas ao mesmo tempo, tentando fazer o que é certo.

Os problemas vividos por causa de Bruno foram a gota d'água, e no fundo, tudo o que ela precisava para encarar a vida com outros olhos. E foi lindo demais vê-la sair do casulo e vê-la crescer, e finalmente tomar as rédeas da sua vida com as próprias mãos. Mas isso é algo extremamente difícil de se fazer, principalmente para quem precisa recomeçar do zero, com um passado tão cheio de fantasmas e cicatrizes. Por isso admiro muito quem consegue.

Apesar do texto ser curtinho e da história ser bem simples, a narrativa é fluída, envolvente e viciante, e não consegui parar de ler até chegar ao fim. E fiquei muito, muito feliz com como as coisas terminaram. A capa do livro é uma graça e a diagramação é lindíssima. Só fiquei chateada da Editora Modo ter se descuidado na revisão, pois o texto possui diversos errinhos de digitação, como palavras sobrando ou faltando, ou pequenos erros de concordância. Nada que atrapalhe a história ou então que tire o mérito da autora em criar personagens tão bem construídos num texto tão cheio de emoção, mas se não fosse por esses deslizes da Editora, poderia dizer que o livro é perfeito.

Desejo muito sucesso para a Renata, pois sei o quão difícil é conquistar um lugar ao sol no nosso mercado editorial, mas ela tem potencial, e não vejo a hora de ler outros livros dela.

Entreguem-se a esse carrossel de emoções e altos e baixos juntamente com Ana Maria e descubram que nada será como Antes de você chegar.

Antes de você chegar - Renata Müller
Editora Modo
202 páginas
Comprar: Saraiva

10 comentários

  1. Olá Mi!
    Já li algumas resenhas positivas sobre esse livro, e fiquei com muita vontade de ler!E lendo a sua, fiquei mais curiosa ainda!Tenho até vergonha em dizer,mas nunca li nenhum livro nacional : (
    Você poderia indicar alguns que você conhece e gosta?!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia, não tenha vergonha.. fico feliz que tenha assumido isso e que tenha vontade de ler alguns livros. Não sei seu estilo, mas gosto muito de Simplesmente Ana, Ela é uma Fera, A Linhagem, Os Segredos de Landara, Contos de uma Fada, Sal, 72 horas para morrer, A Garota do Outro Lado da Rua. São tantos.

      Dê uma olhada neste link aqui: http://www.recantodami.com/search/label/Literatura%20Nacional

      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada!!Vou dar uma conferida sim!!
      : )

      Excluir
    3. Espero que goste. Qualquer dúvida continuo à disposição. Beijos

      Excluir
  2. Gosto muito quando o livro vai fluindo bem
    Isso é sinal de que o livro é muito bom e envolvente

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, penso o mesmo e adoro quando isso acontece.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Oi, Mi!
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não tinha me atentado a sinopse.
    Achei a história interessante. Quem nunca cometeu erros na vida e acabou se fechando, né?
    Eu vivo assim.

    Ótima resenha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bah, realmente, todas cometemos, mas os erros da Ana Maria são mais sérios.. ela realmente trilhou o "lado negro da força" por um tempo. Por isso o renascimento dela é lindo. Obrigada, feliz que gostou da resenha. Beijos

      Excluir
  4. Oi Mi, tudo bem?

    Eu acho a capa desse livro tão linda *.*

    Histórias com mocinhas que precisam amadurecer e "sair de seu casulo" são meu ponto fraco, e exatamente por isso tenho certeza que adoraria esse livro.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Pah, adorei a metáfora que você usou, e acho que é bem isso que aconteceu com Ana Maria. Leia o livro, espero que goste. Beijos

      Excluir