Dicas - Séries que marcaram a minha infância

Oi pessoal, desde que fiz a Semana da Criança, fiquei com vontade de elaborar uma seleção de filmes, séries e desenhos animados que marcaram a minha infância para mostrar para vocês. Mas durante a Semana da Criança não sobrou tempo, portanto, resolvi fazer agora. Para não ficar um post extremamente longo, vou dividi-lo em três partes, cada uma falando de um segmento específico. Hoje irei falar sobre as séries que marcaram a minha vida, a maioria voltada para o público infantil e juvenil. As considero como séries atemporais, que merecem ainda ser vistas. Quem for mais velho, como eu, provavelmente sentirá uma grande nostalgia, quem é mais novo e não as conhece, fica a dica ;o)

Quando eu era criança, a minha mãe controlava demais os programas de TV que eu assistia. Eu praticamente só podia ver programas que fossem transmitidos pela TV Cultura. Só conseguia assistir a outras coisas, como Chaves, que minha mãe abominava, quando estava na casa do meu pai, que deixava eu ver e fazer tudo que quisesse.. kkkk.

Até hoje guardo um grande carinho por Rá Tim Bum, que posteriormente foi substituído pelo Castelo Rá Tim Bum, ambos programas extremamente lúdicos e educativos. Glub Glub também foi um excelente programa dedicado as crianças. Foi inovador ao apresentar diversos desenhos animados estrangeiros um tanto alternativos e com ótimas lições de moral.

* Cliquem nas legendas das fotos para verem os trailers no youtube.

Rá Tim Bum * Castelo Rá Tim Bum * Glub Glub
O Mundo da Lua é perfeito para aquelas crianças com a imaginação super aflorada. Me divertia com as brincadeiras de Lucas e ficava imaginando como seria "mudar uma história". Muitas vezes peguei meu gravador que ganhei do meu pai e criei diversas historinhas. Um exercício que indico muito para estimular a criatividade e a imaginação. Em O Mundo de Beakman aprendi tanto, testei tantos experimentos científicos! Nunca vou esquecer de quando aprendi a fazer vidro de açúcar. E em Punky, A Levada da Breca, me diverti bastante. Tanto no seriado quanto no desenho animado. Apesar de Punky ser muito levada e meio rebelde, conquistou de imediato meu coração.

Mundo da Lua * O Mundo de Beakman * Punky, A Levada da Breca
O que falar de Anos Incríveis? Um clássico, ambientado nos anos 60 e 70, que nos anos 90 chegou ao auge. Como não se apaixonar por Kevin, Paul e Winnie? Que saudades desse seriado. Outro que me marcou muito foi o Programa Pandorga, que era apresentado apenas por fantoches. Nunca vou esquecer do dia que tive a grata surpresa de ver minha cartinha lida no programa por um dos fantoches que mais gostava. Fiquei tão feliz. Pena que estava sozinha em casa e não pude dividir esse momento com mais ninguém. Não podemos esquecer da TV Colosso, com todos aqueles cachorros fofinhos e desenhos animados ótimos.

Anos Incríveis * Pandorga * TV Colosso
Bom, agora um seriado que tenho quase certeza que todos vocês já viram é Chaves! Incrível, até hoje ele é tão famoso quanto na época em que foi feito e até hoje os atores brigam por direitos autorais relacionados ao programa. Eu amava os episódios que eles iam para Acapulco.. hehe. Três é Demais foi outro dos meus queridinhos. Foi nele que conheci as gêmeas Olsen e desde então tentei assistir a tudo que era filme que elas protagonizaram. Barrados no Baile foi outro seriado que não perdia. Era totalmente apaixonada por Brandon e sempre quis ser como a Brenda. Mas como quando assisti eu era muito pequena, provavelmente deixei escapar muito do que acontecia nele, já que era mais direcionado aos adolescentes.

Chaves * Três é Demais * Barrados no Baile
Lois & Clark foi outro seriado que simplesmente amei. Eu me identificava demais com a Lois, que era uma mulher independente, um pouco arrogante, mas que ia atrás de tudo o que queria. Tinha aquela vontade de quando crescer ser como a Lois e fazer jornalismo, e quem sabe, de quebra, ter um Super-Homem como aquele? Lá pelos meus 10 anos comecei a assistir muito a Nickelodean, onde acompanhei diversos desenhos animados e seriados maravilhosos.

Um seriado que nunca perdia era O Clube de Terror, acho que foi o primeiro programa de terror que acompanhei. Para mim, naquela época, era assustador, principalmente pelo fato de eu assisti-lo à noite, antes de dormir! Foi em Clarissa Explica Tudo que me tornei fã de Melissa Joan Hart e passei a acompanhar todos os seus programas e filmes. E na época de Sabrina, A Aprendiz de Feiticeira, eu já era super fã do sobrenatural e da magia e meu sonho era ser bruxa. Cheguei a inclusive comprar vários livros de magia, tentei praticá-las, criei um Grimoire, etc. Mas isso ficou na adolescência.

O Clube do Terror * Clarissa Explica Tudo * Sabrina, A Aprendiz de Feiticeira
Nunca deixei de gostar de seriados. Até hoje assisto a inúmeros, mais adultos, digamos. Se quiserem, posso um dia fazer uma seleção para vocês. Mesmo assim, também adoro acompanhar séries que são originalmente voltadas para o público juvenil e não posso deixar de indicá-las. São séries bem atuais, com uma animação divina e baseadas em filmes famosos. Não tem como não gostar.

Como Treinar o seu Dragão * Os Pinguins de Madagascar * Star Wars: The Clone Wars

Como Treinar o seu Dragão é uma série fantástica e já está na 2ª temporada. Cada episódio possui um desafio em que o grupo de amigos precisa vencer e traz uma ótima lição de moral. Os Pinguins de Madagascar reúne em seu elenco os metidos agentes secretos - os Pinguins - e os lêmures, liderados pelo Rei Julian, que dá ao seriado uma pitada de humor fantástica. Pode-se dizer que Star Wars: The Clone Wars é uma história intermediária, que se passa entre o 2º e o 3º filme. No seriado, vemos Anakin e sua Padawan, Ahsoka, tendo que lutar junto com o exército de clones contra os dróides para libertarem o planeta. Como Treinar o seu Dragão e Star Wars são séries originalmente exibidas pelo Cartoon Network. Já Os Pinguins de Madagascar, por sua vez, é uma série exibida na Nickelodeon.

E vocês, quais seriados mais marcaram a sua infância?

Beijos e até o próximo post.

24 comentários

  1. Castelo Ra-Tim-Bum marcou a infância de todas as crianças até 2000, eu acho.
    No meu caso teria Floribella, Rebeldes e tals. Essas outras suas ai eu nunca ouvi falar, haha.
    Cocoricó era ótima, também. Adooooro Os Pinguins de Madagascar :)

    Beijos Mi,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Floribella acho que não conheço.. Rebeldes já não é da minha época.. é mais atual.. kkk Cocoricó já ouvi falar, mas também nunca assisti.. Os Pinguins são hilários né?! hehe Beijos

      Excluir
  2. Nossa, me lembrou da minha infância também, que saudades, TV Calosso, Castelo Rá-tim-Bum, Sabrina...Madagascar (ainda é recente), X-Tudo, As estantes do Bichinho, Cailu, O pequeno Urso e ainda posso acrescentar: Power Rangers, Dragon Ball, Sakura, Pokémon, Liga da Justiça...aiiii
    :D

    ResponderExcluir
  3. Mi, que delícia de post... Amei, super nostálgico... Nem sei escolher a minha preferida entre as que você mencionou...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ótima listagem, desses eu acompanhei "Chaves", "O Clube do Terror", "Sabrina", "Três é demais", "Glub Glub", "Castelo Rá Tim Bum", "Rá Tim Bum" e "Os Pinguins de Madagascar".

    Lucas – Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma saudade né?! hehe Beijos e que bom que gostou.

      Excluir
  5. Caramba 3 é demais é muito engraçado, eu amavaaa. Eita saudade!! Acho que vou baixar na net para assistir ahsuahsuahs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né.. também deu mega saudade na hora de fazer esse post.. hehe Beijos

      Excluir
  6. Nossa que nostalgia me deu lendo esse Post, assisti metade das series citadas, amava o Clube do Terror. até um tempo desse eu ainda assistia o castelo Rá-tim-bum. Não se fazem mais programas como antigamente. Aff :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Suuh, uma pena, as crianças de hoje não sabem o que era bom.. nós tivemos os melhores programas e os melhores livros.. hoje parece que está tudo tão desvirtuado, muita modinha.. uma pena. Beijão

      Excluir
  7. Quem viveu nessa época pode realmente dizer que foi feliz sendo criança! Acompanhava quase todos, meus favoritos eram "O mundo de Beakman", "Castelo Rá Tim Bum" e "O Clube do Terror". E sim, eu sou mais velho do que pareço. Post muito bacana Mi, bjs, DuLapa.

    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Du, te dou toda razão, a criançada de hoje não tem ideia do que são programas bons.. kkk Beijos

      Excluir
  8. Bom, não tem como não gostar de Chaves, né? Rrsrsrs... Foram incontáveis as vezes em que assisti aos episódios dele mesmo sabendo de cor tudo que iria acontecer durante o episódio.
    Três é Demais estou voltando há ver pelo SBT.
    Agora os mais atuais que vc mencionou Mi-chan eu ainda não assisti. Nem sabia que a série Como Treinar o Seu Dragão tinha seriado.
    Bom, o post foi muito educativo e, com certeza, vou pesquisar sobre os outros seriados antigos. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, fico feliz que tenha gostado do post. Não sabia que Três é demais estava sendo reprisado pelo SBT. Obrigada pela dica. Beijos

      Excluir
  9. Infelizmente não acompanhei todas essas, algumas porque eu acho que não eram da minha época.
    Mas as que eu conhecia, são de fato marcantes. Eu lembro de sempre estar na frente da TV na hora que começava Chaves, Castelo Rá Tim Bum, Três é demais...
    Lembro de Chiquititas, Eu, a patroa e as crianças, As visões da Raven, Todo mundo odeia o Chris e mais algumas mais atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu, também lembro vagamente de Chiquititas. Acho que foi o primeiro seriado que vi com a Fernanda Souza.. ela era tão feinha.. kkk quem diria que viraria o que virou.. kkk Também lembro de Todo mundo odeia o Chris, mas nunca consegui assistir, nunca achei graça.. kkk Beijos

      Excluir
  10. Eu sempre adorei séries desde criança...
    Até hoje, se eu tiver oportunidade assisto chaves e chapolin, 3 é demais... mas de todas a que eu mais gostava era Blosson :) uouu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blosson!!! Não creio que esqueci de Blosson.. era realmente divertida. Valeu pela lembrança. Beijos

      Excluir
  11. Eu era viciado em tv quando criança, então 70% dos que você listou eu assistia. Mas incluo também os desenhos mais "de garotos", como os live-actions japoneses Jaspion, Changeman, e tambéme a febre de animes como Cavaleiros do Zodíaco na extinta Manchete.

    correção: Anos Incríveis era ambientada nos anos 60,70 mas ela foi feita no final dos anos 80 e começo dos 90

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shadai, então, confesso que não me recordo muito de Cavaleiros do Zodíaco. Lembro de ouvir falar. Sei que assistia Jaspion, porque lembro de mim com 6 anos brincando disso no recreio do colégio, mas não consigo me lembrar sobre como era. Também tive minha fase de Power Rangers, mas só assistia por falta de opção, nunca fui muito fã.. kkk e obrigada pela errata, na verdade era o que queria dizer, mas me expressei mal.. kkk Já corrigi ;) Beijos

      Excluir
  12. Olá Mi! Nossa eu me lembro perfeitamente destes seriados, porem os que mais me marcaram foram Sabrina, aprendiz de feiticeira(como eu amava este seriado, não perdia uma),Tv Colossal(lembro que voltava correndo para casa da escola para não perder.Hahahahahahaha) e Chaves(como eu adoro. Ate hoje eu assisto, mesmo sabendo as falas em decor, continuo a rir muito). Você esqueceu de colocar o Maluco no pedaço, nossa este seriado era muito bom, e como Will Smith era novinho. Hoje eu vejo e noto o quanto nos envelhecemos.Hahahahahahahahahaha

    Adorei poder relembrar o que me fazia muito feliz.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, mais uma que viveu esta época preciosa! Os outros não sabem o que perderam né Ana? kkkk Olha, confesso que não curtia Um Maluco no Pedaço, mas a indicação tá valendo.. kkkk Beijos

      Excluir