Semana da Criança - 5 Benefícios da Leitura Infantil - Dia 1

Oi gente, hoje começa a Semana da Criança aqui no Blog, em comemoração ao Dia das Crianças, que está próximo. Preciso confessar que essa semana será ainda mais especial para mim, e agora vocês entenderão o porquê da minha rotina bagunçada e do meu sumiço por tanto tempo: descobri que estou grávida!! Sim, estou de 7 semanas. É uma gestação ainda muito recente, o Junior e eu fomos pegos totalmente de surpresa, mas estamos radiantes. Estamos rezando para que dê tudo certo para em maio termos nosso bebê no colo (aproximadamente dia 23/05).

E é óbvio, como uma leitora ávida, desde que descobri que serei mamãe, não pude deixar de maquinar quais livros vou querer ler para meu bebê. Além disso, estou tendo que me controlar para já não comprar toda a bibliotequinha dele(a) agora.. kkk calma Mirelle, uma coisa de cada vez.

Faz tempo que estou no mundo da lua e tudo que consigo fazer é dormir (muito), comer e procurar sobre coisas de gravidez, filhos, decoração, etc. Peço desculpas, mas estou numa fase de deslumbramento.. hehe.

Deixando essa novidade de lado, gostaria de avisar que essa semana será recheada de posts para os pequenos. Trarei dicas de leitura, de filmes e desenhos animados, resenhas, e no sábado, dia 12/10, às 19h, farei um bate-papo ao vivo no meu canal do youtube com vocês sobre tudo o que foi conversado durante a semana e farei um sorteio do exemplar Vovó Vigarista, de David Walliams. Não percam que será muito legal. Esperarei vocês por lá, ok.

Além disso, gostaria de contar com a participação de todos vocês para tornar essa semana ainda mais divertida. Quem quiser aparecer aqui no Blog, me envie por email (mcandeloro@gmail.com) uma foto de quando era criança. Coloquem o seu nome e o link para alguma rede social, se quiser, e aguardem!

Gostaria de salientar a importância da Semana da Criança. Todos sabemos que no Brasil não há propriamente um hábito de leitura por parte de todos os habitantes. São poucas as pessoas que de fato leem porque amam, e não por obrigação e sabemos da importância de incentivar tal hábito, principalmente nas crianças. Portanto, se você é pai ou mãe, ou tem algum irmão mais novo, essa semana é obrigatória para você. Mas se você não tem nenhuma criança próxima, não deixe de participar e colabore com a disseminação do hábito da leitura onde puder, seja lendo para um vizinho ou fazendo uma doação de livro para uma creche, colégio ou instituição carente.

Dito isso, hoje vamos começar falando sobre os 5 Benefícios da Leitura Infantil. Este texto foi retirado do site Estante Virtual, um local precioso em que podemos encontrar diversos livros por preços ótimos, além de livros bem antigos que nem sempre achamos nas livrarias virtuais. Ainda não comprei lá, mas pretendo, principalmente os futuros livros do bebê. Depois conto para vocês como foi.

"Segundo a Câmera Brasileira do Livro, nossos leitores leem, em média, apenas dois livros por ano. Mas com o incentivo certo, o desfecho dessa história poderia ser bem diferente. Quanto antes a criança começa a ler, maiores são as chances de ela se tornar uma leitora assídua e mais cedo desfrutar dos 5 maiores benefícios da leitura:

1. Estimular a memória e a escrita.
A leitura enriquece o vocabulário e facilita a comunicação.

2. Viajar sem sair do lugar.
Livros desenvolvem a criatividade e a imaginação e ajudam a construir sonhos.

3. Simular situações da vida real.
Nos livros as crianças aprendem a lidar com as emoções e adquirem valores.

4. Desenvolver o senso crítico.
Com a leitura é possível ir além do senso comum, questionando o mundo e inovando sempre.

5. Estar sempre acompanhado.
A leitura nos dá amigos, inclusive imaginários, e não abre espaço para a solidão."

Então, vamos incentivar o hábito da leitura nas crianças?

Aproveito para convidá-los novamente para participarem da pesquisa que estou fazendo no Blog, chamada Retratos da Leitura no Brasil. Reservem uns minutos do seu tempo e ajudem a entender o panorama dos hábitos de leitura no nosso país.

Conto com vocês por aqui!

Beijos, Mi

26 comentários

  1. Oie,
    adorei o post, acho que todo mundo deveria tentar incentivar as crianças a lerem, ajuda no aprendizado tanto na infância como no resto da vida.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, também concordo. Espero que esse post ajude os adultos a compreenderem a importância do hábito da leitura não só para as crianças, mas para si mesmos também. Beijos

      Excluir
  2. Oi, primeiramente parabéns pelo bebê *-*

    Eu sou completamente a favor de qualquer ideia que tenha o intuito de incentivar a leitura para as crianças, aliás, para todas as pessoas. Eu agradeço meus pais por terem me influenciado tanto a gostar de ler e espero que meus filhos tenham esta mesma paixão.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada pelo carinho. Assim como você, agradeço a minha mãe por ter me apresentado esse mundo maravilhoso da leitura e espero fazer o mesmo com meu bebê. Beijos

      Excluir
  3. Oi Mi,
    Adorei o post :)
    Sempre fui incentivada a leitura. Acho que isso me influenciou no que sou hoje e nos caminhos que escolhi seguir :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim Bah, apesar de que também sabemos que existem vários leitores ávidos por aí que nasceram em casas de pais que não curtem ler. Então queria entender um pouco melhor sobre como surge esse desejo maravilhoso de querer ler um livro para conseguir encaminhar meu bebê no rumo certo.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Mi estou tão feliz por você.Nossa PARABÉNS pela gravidez,flor.Que Deus lhe ilumine lhe dando uma ótima e maravilhosa gestação!
    Olha sou mãe de três crianças,tenho a minha menina e unica princesinha que tem 10 anos.E ela é minha companheira nas leituras,sempre conversamos sobre a minha leitura e as delas.Hoje ela esta lendo o livro da Monster Hight.E sempre que posso estou ali perguntando tudo sobre a leitura para ela.
    Agora vamos aos meus meninos,tenho um de 7 anos e outro de 4 anos,e estou sempre lendo uma historinha para eles.O meu menino de 7 anos,já ingressou na leitura,comprei para ele esses dias o livro O Diario de um banana,é claro que foi ele quem escolheu e mamãe pagou.Ele ainda esta começando a ler,mas já conseguiu em uma semana passar do primeiro capitulo.Hahahahahahaha
    E o meu caçula é para quem leio,sim eu leio historias de livros infantis,ou as vezes conto uma historia inventada para ele.Sabe como é nessa idade eles querem historias onde eles são os herois.
    Eu digo,se depender de mim,estarei sempre incentivando a leitura para meus amores,e acredito que a vida deles sera muito melhor e mais criativa com ela.
    Então eu apoio sempre quando se fala em incentivo a leitura as crianças.É uma pena não ter tantos livros infantis para doar.Mas super concordo com as doações.
    Nossos futuros leitores ou ate autores,estão em nossas crianças.Então vamos lá ler uma historinha para eles.
    E você Mi,mais uma vez parabéns pela gestação,e comece agora a ler historias para ele ou ela.Pois sera de sua barriga que começara o amor a leitura.

    AMEI o poste!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, primeiramente, obrigada pelo carinho. Não preciso nem dizer o quanto estou exultante né?! hehe Acho muito importante você incentivá-los desde pequenos, e principalmente, discutir as histórias com eles. Acho super válido. Pretendo começar a ler histórias desde a barriga mesmo.. hehe Beijos

      Excluir
  5. Não sabia que você estava gravida. Meus parabéns! Que Deus te abençoe e que dê tudo certo. Vai nascer pertinho do meu aniversário que é dia 28 hehehehehe. Em vez de pensar em frladas e roupas já pensa nos livros hehehehehhee. Eu não tenho filhos, mas tenho sobrinhos e sempre incentivo o máximo que posso a leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, você também é geminiana? Que legal, adoro geminianos.. kk eu e o Junior (meu marido) também somos.. :o) Obrigada pelo carinho. Pode deixar que desde agora já estou tratando de selecionar livrinhos para futura biblioteca do bebê.. hehe Beijos

      Excluir
  6. Pois é . a leitura tem tantos beneficios *-*
    Adorei o post, devemos incentivar esse hábito sempre !
    é lógico que já estou supeer seguindo e curtindo sua fan page e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Meu canal do Youtube: tainaheille
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainá, bom saber que você pensa como nós.. amantes literários :o) Beijos e volte sempre.

      Excluir
  7. Amei o post, Mi. Aqui em casa, Sofia AMA ler. Sempre li pra ela, desde pequenininha, tinha até um livro que ela gostava tanto, que decorou. Pegava o livro e ia folheando e contando a história, quem olhava achava que ela estava lendo de verdade kkkkkk. Mas ela aprendeu a ler rápido, e a escrever também, e escrever corretamente. Acredito que a leitura incentivada desde cedo contribuiu muito pra isso. Vale muuuito a pena ler pra uma criança... vou repetir tudo com o Enzo, com certeza ;)
    Beijocas pra você e pro pontinho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, também acredito que o hábito da leitura tenha facilitado o aprendizado dela. É tão bom ver as crianças ganhando asas na imaginação tão cedo, e descobrindo os benefícios da leitura. Beijos amados.

      Excluir
  8. Oiii! Adorei o post. *-*
    Se der vou assistir o vídeo, pode ter certeza. ;D
    E poxa, parabéns pela gravidez! *-* Que você leia muitos livros para ele(a), rs. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, ficarei te aguardando no bate papo então. Obrigada pelo carinho. Beijos

      Excluir
  9. Laís Souza08/10/2013 23:23

    AI-MEU-DEUS-DO-CÉU!

    Você está grávida e nem contou? Como é que pode? Você nem faz ideia do sorriso bobo que dei lendo essa notícia...Só lembrei da sua decisão de escrever um diário para o seu futuro filho quando leu "O diário de suzana para nicolas" e das nossas conversas sobre biblioteca infantil. Mi, parabéns de verdade. Que venha com muita saúde e cheio de amor pelas letrinhas. De vez em quando, você podia colocar aqui umas atualizações sobre o bebê, né? Filho de blogueiro é apadrinhado pela blogosfera inteira, haha. =)

    Falando sobre a literatura infantil, você pode encontrar uns dados bacanas no site da Fundação Itaú Social, que tem uma campanha bem bacana com distribuição gratuita de coleções para crianças, pesquisas sobre o tema e todo um apoio para a leitura com os pequenos. Bem legal. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii amiga, estou! Quis guardar um pouquinho mais essa novidade porque ainda está muito recente, e sabe como é, riscos existem em maior quantidade, mas se Deus quiser dará tudo certo! Guria, nem me fala.. quando contei sobre isso para minhas amigas a primeira coisa que elas me relembraram foi o tal diário que comecei a escrever. E falando com a autora Leticia Wierzchowski, de Sal, ela mesma me relembrou da força das palavras, mesmo que escritas, e no quanto elas podem virar realidade.. heeh
      Pode deixar, estou pensando em gravar vídeos contando sobre a gravidez do bebê. Confesso que estou travada. Parece que a ficha ainda não caiu.. e ainda não consigo falar direito sobre o assunto, mas quero muito registrar de alguma forma.. hehe E obrigada pelo carinho viu. Significa demais para mim!

      Quanto a sua dica, adorei! Na verdade estava tentando encaixar essa curiosidade em algum dos meus posts já escritos, porque descobri esse incentivo do Itaú faz poucos dias e claro, já solicitei os livros do meu pimpolho.. hehe Beijos

      Excluir
  10. Não acredito!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!
    Uma criança é uma bênção concedida ao casal. Desejo muita saúde para esse pequenino que já entrou na vida de vocês e que ele traga muita alegria!!!!!!
    Beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, muito obrigada pelo carinho e pelas suas palavras. Amém. Beijos

      Excluir
  11. Pontinho! <3 <3 <3 Que ele seja muito bem vindo ao nosso mundo e como disse a Laís vai ser apadrinhado por toda a blogosfera hehehe
    Menina cê já tá arrumando biblioteca pro pequeno? Oxe! Esse será o pontinho mais inteligente do planeta, ouvindo histórias desde o nascimento. E você quase não tá sendo paparicada né?! Que delícia!
    É muito bom mesmo incentivar a leitura para as crianças desde bem pequenas porque quando chega aos 11 anos já é quase impossível mudar a ideia delas a respeito de leitura. Sei disso porque o meu irmão diz que vai ler e nada! Fico bem triste com isso mas acho que eu ainda consigo salvá-lo hehe, to tentando, to tentando, agora vamos ver né?!
    Ah e eu já assinei pra receber os livros do Itaú, vou doar. Muito bacana esse projeto deles.
    E parabéns pela ideia e incentivo através do blog <3

    Beijocas, e manda uma bem graaaaaande pro pontinho hehehe
    Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oinn, sua linda <3 Estou curtindo tanto esse momento. Amiga, sou mega ansiosa, já fico imaginando tudo para daqui a mil anos na frente.. E assim que puder, vou ir montando a bibliotequinha dele(a) aos poucos. Espero demais que ele(a) goste de ler.. senão eu piro. Que legal a sua iniciativa de doar os livros do Itaú. Já ajuda demais.. Oxe, se você quiser, pode vir para cá ler para o Pontinho viu, ele vai adorar.. kkk Beijos amados <3

      Excluir
  12. Queria comentar antes, mas sempre esquecia...
    Primeiro, parabéns pelo bebê!!!!! Mesmo não te conhecendo pessoalmente, nem nada, estou mesmo muito feliz por você, Mi!!

    Beijos e abraços,
    Hannah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho querida :o) Beijão

      Excluir