Dicas - NaNoWriMo: Como escrever um livro em 30 dias

Desafio de escrever um livro em 30 dias
Oi gente, hoje trago mais uma dica para os escritores iniciantes e quem sabe até para os profissionais. Alguém aqui já ouviu falar do projeto National Novel Writing Month?

O que é National Novel Writing Month ou NaNoWriMo?

O NaNoWriMo é um projeto divertido que incentiva a escrita criativa. Direcionado a qualquer um que sempre sonhou em escrever um livro, seu único objetivo é fazer com que a gente consiga escrever 50 mil palavras em apenas 1 mês.

No NaNoWriMo não se prioriza o texto de qualidade, afinal, é impossível em apenas 1 mês escrever um livro inteiro, revisá-lo e ainda por cima lapidar o que foi escrito. Portanto, a única coisa que se pede, é que o autor sente, abstraia-se do mundo lá fora, se foque na história e escreva, escreva, escreva e escreva. Coloque no papel tudo o que vier a mente e cumpra a meta de escrever no mínimo 50 mil palavras.

Mas será que é possível escrever um livro em apenas 1 mês?

Muitas pessoas que já participaram do projeto disseram que é sim possível. É difícil, mas viável. Para isso é necessário haver uma certa disciplina e um cronograma a ser seguido e escrever todos os dias, para não perder o ritmo e principalmente o prazo. Alguns aconselham fazer um esboço da história antes do desafio começar. Criem a sinopse e o argumento do seu livro previamente, façam todas as pesquisas necessárias para o desenvolvimento da história e já caracterizem seus personagens. Isso irá dará a vocês um norte a seguir e facilitará o processo de escrita.

Regras do NaNoWriMo:

Trabalhos anteriores não podem ser utilizados. Aceita-se somente a produção de romances (qualquer livro de ficção), de autoria única, e o livro deverá ser escrito do zero. Além disso, depois de pronta, a obra deve ser enviada para o NaNoWriMo para ser avaliada e validada. O livro deve ser escrito apenas enquanto durar o evento que começa dia 1/11/13 e termina no dia 30/11/2013. Para que isso aconteça, seria preciso que escrevêssemos no mínimo 1.667 palavras por dia, conforme explica T.K Pereira, do Blog Escriba Encapuzado, uma tarefa completamente árdua.

Importante ressaltar que o NaNoWriMo não é uma competição. Trata-se apenas de uma brincadeira divertida que incentiva o autor a romper suas próprias barreiras. A maioria de nós, além de ser extremamente crítico, geralmente nunca consegue terminar o que começa, e com o NaNoWriMo podemos ter a chance de realizar o sonho de ter em nossas mãos nosso primeiro livro escrito, interagir com outros escritores e aprender com este desafio a nos expressarmos melhor e darmos um gás para as nossas ideias.

No NaNoWriMo não há especificamente uma premiação grandiosa. Para quem busca dinheiro ou reconhecimento, esqueça. Porém, aqueles que alcançarem a meta de escrever 50 mil palavras em 1 mês receberão um certificado de participação do evento, artes para camisetas e alguns descontos de programas de parceiros.

Querem saber mais? Acessem a página do evento AQUI.

E aí, quem além de mim gostou da ideia? E quem realmente vai topar o desafio? Quero saber hein. Ainda estou pensando se terei peito de participar.. hehe.

Beijos e boa sorte para que for entrar nessa de cabeça, nosso melhor prêmio é ter o nosso livro finalizado, isso não tem preço.

18 comentários

  1. Oie,
    acho que vou tentar hein. No ritmo que ando escrevendo ultimamente acho bem dificil conseguir chegar as 50 mil palavras, mas quem sabe me de um ânimo para escrever mais e tirar a cabeça dos problemas um pouco e me concentrar no que realmente gosto de fazer.

    valeu a dica :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né? Não custa tentar, afinal, não temos nada a perder. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  2. Que interessante Mi!
    Por mais que eu não seja checada a escrever, achei muito interessante..
    Quem sabe nas férias eu não me aventure?! haha é um ótimo jeito de passar o tempo =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dreeh, não deixa de ser verdade.. não é só quem "canta seus males espanta".. quem escreve também.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Oi Mih! Ai, achei tão interessante essa ideia! Acho mesmo que é possível, mas para as pessoas que não trabalham - pra mim, que trabalho e ainda tenho que ter tempo de ler umas páginas, atualizar o blog e viver em um tempo curto depois do expediente e nos finais de semana, é meio complicado.
    Hein, você descobriu o que são os cliques e impressões que me pediu uma vez lá no blog, sobre o prêmio Top Blog? Eu pedi a eles e, é claro, não tive resposta.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles me responderam, as impressões e cliques em nada tem a ver com a votação. Veja só: "As impressões são as visualizações do selo, ou seja, quantas vezes ele apareceu na tela. Os cliques contabilizam quantas pessoas clicaram naquele selo.
      Estamos aprimorando nosso sistema para que esteja disponível aos participantes visualizar a quantidades de votos que o blog obteve."
      Confesso que meio que desisti de participar. Vou deixar para o próximo ano, quem sabe.. hehe Beijos

      Excluir
  4. Muito massa esse projeto!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal!!
    Adorei, mas acho que não consigo, haha.

    Beijocas, Mi :)
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Então, se a pessoa tem bastante tempo sobrando e ama escrever, why not?! haha Adorei!

    ResponderExcluir
  7. muito legal! mas eu preciso de um mês só pra pensar no enredo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Então nesse caso realmente seria bom você deixar certas coisas planejadas antes. Beijos

      Excluir
  8. poisé haha 10 anos pra planejar e fazer o esboço, talvez depois eu tente participar hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já se prepara para a Edição do ano que vem então.. hehe Beijos

      Excluir
  9. Eu conhecia o desafio, mas não tinha lido nem nada aprofundado dele. Concordo que é possível escrever um livro em 30 dias, agora um livro com 50 mil palavras em 30 dias é outra história. kkkkkkk

    Mas se falaram tem como, então tem, né? Eu não vou participar desse desafio. Gosto dessas coisas doidas, mas vou ficar de fora esse ano.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  10. Menina dá um help hehehe não to sabendo onde coloca os escritos, apanhando no inglês, coloquei no espaço "excerpt" mas não está registrando na contagem de palavras... :(

    ResponderExcluir