Dicas - Como Despertar o Interesse de um Editor

Oi gente, hoje estou de volta com mais algumas dicas para autores iniciantes. Confiram AQUI o primeiro post que fiz sobre o assunto.

Para quem ainda não sabe, sempre sonhei em escrever e publicar um livro, mas sou completamente leiga neste mundo editorial e estou sempre em busca de informações para descobrir melhor sobre o mercado literário.

Quando fiz o curso com a Lycia Barros, as primeiras coisas que quis perguntar foram: "Dá para viver de livros?" ou "Escrever livros dá dinheiro?". Não que a minha intenção fosse enriquecer ou ter uma vida "fácil", mas é tão bom quando podemos conciliar prazer com trabalho, né?! E apesar das respostas dela terem sido otimistas, temos que ser realistas e nos dar conta, antes de tudo, de que a vida de escritor não é glamurosa não. Principalmente no Brasil. Aqui um autor, principalmente o iniciante, tem que ralar e muito!

Infelizmente, muitos brasileiros não têm o hábito da leitura, e se têm, são preconceituosos em relação aos livros nacionais. Antigamente, os livros nacionais eram muito mais elitizados, direcionados para um público intelectualizado e catalogado como "chatos" e "cansativos" pelos leitores populares.

Atualmente, este quadro já mudou. Temos no Brasil diversos autores consagrados que escrevem livros de qualidade, porém, de forma mais comercial e popular, com linguagem simples, acessível e condizente com o mundo em que vivemos hoje, tecnológico, moderno e midiático.

A pergunta que não quer calar: Tem espaço para todo mundo? Talvez. A demanda é grande, mas existem muitos autores por aí, se revelando. Então, não basta ter talento, técnica e publicar livros, os escritores têm que se destacar e se auto promover. Têm que ser "vendáveis" aos olhos das Editoras.

Pensando nisso, separei dois vídeos que achei interessantes para mostrar para vocês. O primeiro foi gravado no estande da Editora Novo Conceito na Bienal do Rio, com o Editor Thiago Mlaker, que dá dicas interessantes sobre o que o seu livro deve ou não conter para vir a ter mais chances de ser avaliado, lido e quem sabe aprovado por uma Editora.

COMO DESPERTAR O INTERESSE DE UM EDITOR - THIAGO MLAKER E TAMIRES CIANCI

Bom, se vocês realmente sonham em escrever e publicar livros, não adianta somente despertarem o interesse de um Editor, vocês também têm que criar um produto comercial. E como fazer com que o seu livro caia na boca do povo? Separei este vídeo da Lycia Barros, autora de diversas obras de sucesso pela Editora Novo Século, falando sobre como divulgar bem a sua obra. Confiram e inspirem-se:

10 DICAS PARA DIVULGAR BEM A SUA OBRA - LYCIA BARROS

14 comentários

  1. Mirelle...Mirelle,que dicas preciosas essas que você separou.O primeiro vídeo já separei aqui para ver outra hora,mas o vídeo da Lycia nossa são dicas que todo autor iniciante deve saber.Não adianta publicar a sua obra sem saber como divulga-la,as o que a Lycia disse no vídeo é algo que devemos sim levar a adiante e meter a cara.Se é que queremos ser reconhecidos.
    Eu como sou metida(hahahahahaha) a querer ser uma escritora,com certeza levarei isso ao meu caderninho,marcando tudo e quem sabe levar adiante.

    Amei as dicas Mi!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que você gostou. A Lycia tem sempre ideias maravilhosas. Assim como você, também sou metida a ser escritora e espero um dia realizar esse sonho. Então nada melhor do que estarmos minimamente preparadas, né?! Beijos

      Excluir
  2. Ótima matéria e ótimas dicas Mi, porém além de termos a vontade de criar nossa própria obra que não é nada fácil, ainda teremos que ter a disponibilidade de divulga-las por nós mesmos. Ou seja, para escrever um livro temos que realmente estar preparados para tudo isso né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Glaucia, devemos estar preparados e conscientes de que não será moleza. Aliás, nada na vida é, né?! E devemos sempre batalhar por nossos sonhos por mais impossíveis que eles pareçam. Beijos

      Excluir
  3. Nossa Michelle, adorei a ideia do post. Estou no trabalho agora, mas salvei nos favoritos e com certeza vou assistir aos vídeos. Parabéns pela postagem.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  4. Opa, Lindo, Mi!! E obrigada pelo post. Sempre bom esclarecer. Falando nisso, estamos no mesmo barco. Também sou leiga no assunto, mas tenho essa meta de vida de publicar um livro. Boa sorte pra nós! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que você tem esse sonho Nia?! Que maravilhoso saber! Então corra atrás viu.. e falando nisso, você TINHA que lançar um livro de tirinhas. Ia ser um sucesso. Nunca mandou seu material para alguma Editora? Beijos

      Excluir
  5. Oi Mi,
    tudo bem?
    Respondendo a sua pergunta: tem espaço para todo mundo sim!!! Eu não sou aspirante a escritora, sou uma leitora voraz, adoro ler, e como leitora, acredito que o sucesso está atrelado a verdade que o escritor passa em sua história.
    Mas concordo, mesmo tendo uma boa história, ser escritor no Brasil não é fácil. Mas torço muito por você, espero ler seu livro, quem sabe no futuro não estarei entrevistando você? Basta acreditar!!!
    beijos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, espaço tem, mas não quer dizer que todos consigam alcançar o sucesso e continuar em evidência né?! Tudo vai depender não só da qualidade dos livros, mas do empenho do autor em fazer dar certo. Nossa, agora me emocionei.. imagina eu sendo entrevistada? UAU! kkkk Tomara que um dia todos os nossos sonhos se tornem realidade. Beijos

      Excluir
  6. Realmente vida de escritor aqui no Brasil,
    não é fácil, mas assim como você disse tem muitos autores despontando por ai e tenho tido o prazer de conhecer uns trabalhos muito bons,
    Adorei as dicas muito importantes pra quem pretende entrar nessa área

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Del, fico feliz que tenha gostado. E que venham ainda mais autores de qualidades para encherem nossos dias de alegria e emoção. Beijos

      Excluir
  7. Amei esse post, obrigada por ter postado os videos.
    Ia assistir o primeiro agora, mas reparei que tem mais de um hora e no momento estou correndo contra o tempo. Adicionei aos meus favoritos e vou assistir assim que puder!

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, não deixe de ver depois, porque tem dicas preciosíssimas para quem quer ser um escritor. Beijos

      Excluir