Dicas - Como ter um Blog de Sucesso

Olá pessoal, hoje volto com preciosas dicas para quem é blogueiro. Não interessa se está começando ou se já está na blogosfera faz tempo, porque conhecimento nunca é demais e sempre temos a oportunidade de aprender coisas novas.

Todo mundo que cria um blog espera de alguma forma ter sucesso com ele, ser reconhecido por seu conteúdo de qualidade e virar referência. Mas o que podemos fazer para que isso aconteça, além de nos dedicarmos ao máximo?

Eu tive muita sorte de conhecer o Blog da Bruna Vieira, o Depois dos Quinze, logo depois de ter criado o Recanto da Mi, porque aprendi dicas valiosas para melhorar e profissionalizar meu blog. Além disso, com o tempo, com a experiência e com o feedback dos próprios leitores, fui mudando coisinhas aqui e ali até chegar a esse perfil que vocês veem hoje.

Mas nunca me canso de aprender. Estou sempre em busca de novidades e acho que isso faz bastante diferença. Semana passada, em razão da Bienal, a Editora Novo Conceito promoveu no seu estande diversos bate papos com blogueiros dando dicas sobre como ter um blog de sucesso. Aproveitei o sabadão (07/09/13) e assisti a todos os vídeos e me surpreendi com tantos macetes interessantes que aprendi e que não conhecia, ou que nunca tinha me dado conta. Tirando o vídeo da Bruna que é rapidinho, os outros todos são mais longos, mesmo assim, recomendo muito para quem tem interesse em profissionalizar seu blog e aumentar o tráfego de visitas, além de fidelizar os leitores.

E se vocês que estão lendo este post não são blogueiros e sim leitores, não esqueçam que possuem um papel fundamental na história toda, pois sem vocês nós não existiríamos, e se existimos, é por e para VOCÊS! Portanto, aproveitem esse espaço e nos digam: o que vocês gostam ou não gostam de ver ao visitarem um blog? Seja na parte visual ou de conteúdo. Adoraríamos saber!!

Confiram os vídeos de dicas abaixo:

COMO TER UM BLOG DE SUCESSO - BRUNA VIEIRA

Com a Bruna aprendi dicas importantíssimas, como por exemplo:

- Comprar domínio próprio - Isso foi muito fácil de fazer, comprei pelo blogger mesmo e foi bem baratinho ($10);

- Fazer posts diários - Se vocês não têm tempo de escrever todos os dias, tirem um dia na semana e criem posts para vários dias. Facilita o nosso trabalho;

- Criar conteúdo exclusivo, criativo e diferenciado - Observem blogs que vocês gostam e vejam os diferenciais. Tentem criar seus próprios conteúdos, ousem, se destaquem. Evitem copiar literalmente uma ideia (apesar de que as vezes não tem como fugir de ideias que são básicas), e sempre deem seus toques pessoais;

- Padronizar o tamanho das imagens - Não tem coisa mais feia do que imagens em larguras diferentes. Eu particularmente não me importo muito com a altura, mas a largura das minhas fotos é sempre a mesma;

- Responder os comentários dos leitores - Isso é fundamental!! E esse foi o meu diferencial desde sempre. Nós blogueiros temos que prestigiar nossos leitores, e não tem carinho maior do que respondermos seus comentários e dedicarmos um minuto do nosso dia para atendê-los. É uma pena que o blogger não tenha um sistema igual ao do wordpress de enviar a resposta dos comentários aos leitores;

Mas a dica mais importante de todas para mim foi:

- Socializar com blogueiros que falem sobre o mesmo assunto.

Gente, vocês não imaginam como isso é fundamental. Isso não só possibilita que vocês conheçam novas pessoas e façam novas amizades como também faz com que vocês fiquem mais visíveis e atraiam os olhares de outros leitores. Não esqueçam que existe lugar ao sol para todos. Não compitam entre si, não tirem o tapete um dos outros.  A união faz a força, isso é fato. Vocês irão ganhar muito mais sendo bem vistos e aceitos na blogosfera por outros leitores e blogueiros do que criando inimizades com eles.

Ao longo dos meses fui melhorando o blog com dica dos próprios leitores. Um dia uma leitora me escreveu dando um toque sobre as abreviações das palavras. Eu há anos falava somente na linguagem de internet, utilizando expressões como "vc", "tb", "qto", etc. Essas abreviações estavam enraizadas no âmago do meu ser (pausa para o drama..kkk) e foi muito difícil abandoná-las. Mas resolvi aceitar o desafio. Simplesmente editei meses de posts e retirei todas! Percebi que o texto ficou tão mais claro e profissional. Desde então nunca mais abreviei nada e hoje até estranho ao ler ou escrever algo como "vc".

Além disso, adicionei o Top Comentarista e as Postagens Populares na sidebar do blog, tudo por sugestão de leitoras, que disseram achar essas ferramentas interessantes e funcionais. Sempre levo em consideração os toques que vocês me dão, e se os considero pertinentes para o blog, ponho em prática ;o)

GAFES QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER NO SEU BLOG - TAMIRES CIANCI

Este vídeo é bem interessante. Para quem tem dúvidas sobre como fazer uma resenha, prestem atenção nas dicas dadas pela Tamires. Algumas coisas já faço, porém, sempre fiz automaticamente, no feeling, nunca tinha me dado conta de que podia estar no caminho certo. O mais importante de tudo é darmos a nossa opinião com propriedade e sabermos pontuar os aspectos positivos e negativos de um livro, seja a respeito da construção da história ou do desenvolvimento do texto. Sejam sempre fieis as suas opiniões e sinceros com os seus leitores.

COMO MONETIZAR O SEU BLOG - LUDSON AIELLO

O Ludson simplesmente me abriu os olhos para coisas que eu não tinha ideia de que existissem. Dicas tão simples que podem ajudar a aumentar o tráfego de visitas, e consequentemente a monetização do blog, para quem tem interesse nisso, que tentarei colocar em prática o quanto antes. Agora nunca mais vou salvar uma imagem sem antes renomeá-la com uma palavra-chave. E vou reativar minha conta na Lomadee para começar a mexer com os links personalizados, coisa que nunca tinha feito. Meu intuito nunca foi ficar "rica" com o blog. Não o criei pensando em ganhar dinheiro e sim com o objetivo de ter um espaço em que me sentisse em casa, em que pudesse dividir minha opinião com vocês. Mas naturalmente a maioria dos blogueiros sonham em se tornar blogueiros profissionais, afinal, não há nada melhor do que poder trabalhar e se sustentar através de algo que amamos. Enquanto esse dia não chega, se pelo menos conseguir tirar do blog os recursos para pagar provedor, domínio e comprar livros, já me dou por satisfeita.. hehe.

Bom, espero que tenham tirado proveitos das dicas de hoje, e quem tiver algo a acrescentar, fiquem à vontade.

Grande beijo, Mi

12 comentários

  1. Só tinha visto o vídeo da Bruna, mas o último tamém foi muito útil.
    Gostei muito
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com tem twitter ? segue o blog lá @torresaamanda

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Creio que responder os comentários seja fundamental. Se eu comento em um blog, uma, duas vezes e a pessoa não retorna não volto mais lá.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até que não sou tão radical Sil, por dois motivos. Primeiro, a pessoa pode estar sem tempo, sem internet ou doente, sei lá. Eu mesma nem sempre consigo visitar todos os blogs que gosto e às vezes visito e leio os posts, mas não comento. Segundo, acho que é importante estarmos sempre sendo vistos, porque isso ajuda na divulgação. Então "aquele" blogueiro pode até não ir no seu blog, seja visitar ou comentar, mas o seu nome estará no dele para ser visto por quem quiser, e sempre vai ter algum curioso que vai clicar no seu blog. Então fica a dica :o) Beijos

      Excluir
  3. Nossa eu adorei! Eu vou assistir os vídeos e tentar mudar. Eu fico quebrando a cabeça tentando pensar em como agradar os leitores, como aumentar o número de acessos. Pra mim o mais importante no blog é passar boa informações e postar resenhas interessantes.

    Eu sou apenas colunista sabe, mas mesmo assim eu quero que o blog tenha sucesso. Só que a maioria das adaptações não dependem da minha vontade.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, você está no caminho, porque também acredito que o principal seja o conteúdo, mas também não podemos nos descuidar do restante, né?! Esse foi um dos motivos que criei o Recanto da Mi. Também era colunista em outro blog e me matava o fato de eu não poder ter "liberdade" e fazer as coisas do meu jeito.. hehe quem sabe você também não cria o seu? Beijos

      Excluir
  4. Mi, eu adorei o post. Já tinha visto o vídeo da Bruna, e esse último vídeo eu achei muito interessante. Porém eu queria saber: o que você acha de fazer "propaganda" do blog? Mandar o link para as pessoas, postar no face/twitter/etc, essa coisas, entende? Eu sempre fico um pouco envergonhada de mandar o link do meu blog para alguém que eu conheço, fico receosa com o que vão achar, ou se eu vou estar sendo uma "pé no saco".
    Beijos, Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, eu faço o seguinte, existem grupos apropriados no face de divulgação, então quando tenho que divulgar meu blog, divulgo lá convidando-os para ler um determinado post, não fazendo diretamente spam. Nunca mando links de propaganda para as pessoas que não os solicitaram, como no face, twitter ou youtube, e nunca divulgo diretamente meu blog nos perfis, canais e blogs dos outros. Acho algo muito desagradável. Como digo, uma forma de divulgação, é você ser vista. Para isso, já ajuda você visitar os blogs que gosta, escrever nos posts deles comentários pertinentes aos posts e ao final deixar o link do seu blog. Mas nunca nada muito agressivo sabe. A única prática diferente que tenho é no skoob, que convido as pessoas para por ex. participarem de promoções ou lerem alguma resenha de um livro que elas tenham no "desejados". Faço isso porque é meio comum por lá e nunca me incomodei. Beijos

      Excluir
  5. otimo post parabens muito bom e muito informativo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, espero que as dicas ajudem! Beijos

      Excluir