TAG: Como eu leio?

Oi gente, hoje vou responder uma TAG muito divertida que vi no Blog Meu Mundo, da Hannah Mila, chamada Como eu leio?


Vamos as perguntas:

A Aquisição:

 

1 - É você quem sempre compra seus livros ou tem anjos da guarda? Se tem, quem são eles normalmente?

Na grande maioria das vezes sou eu que compro meus livros. Mas eu tenho uma grande sorte de sempre ganhar algum de presente, pois todos sabem minha paixão pela leitura e quando precisam me comprar um presente, não têm erro, compram livros.. hehe A pessoa que costuma me dar livros com maior frequência é a minha mãe, que sempre me incentivou a ler e a escrever. Além dela, todo mês praticamente ganho que seja 1 livro em um sorteio, então estou sempre com livros novos. Fora isso, ainda posso contar com as parcerias do blog, tanto de autores, quanto das Editoras, principalmente da Intrínseca, sempre impecável e atenciosa, que me disponibiliza todos os títulos que peço.

2 - Gasta quanto (em média) por mês em livros? Já estourou o cartão de crédito com livros?

Confesso que sou extremamente econômica. Antigamente eu costumava comprar livros a toda hora, mas só em promoções, então acho que nunca cheguei a gastar mais de R$ 100,00 numa compra. Não que me faltasse vontade. Mas como ainda tenho muitos livros não lidos na estante, consigo me controlar. Fiquei mais de 6 meses sem comprar um sequer livro, só ganhando em sorteios e de presente. Mês passado saí do jejum e comprei 2 para sortear no blog. Mas tenho conseguido me controlar, porque teve uma época que cheguei a me preocupar e a pensar que essa compulsão poderia vir a causar um sério problema financeiro para mim. E não quero isso.

 

3 - Consegue livros emprestados com frequência? Se sim, quem te empresta normalmente?

Hoje em dia não, porque não vou mais atrás. Mas no passado sim. Tinha 2 amigas, a Etiane e a Keli, de quem eu pegava muitos livros emprestados, principalmente quando não tinha dinheiro para comprar e quando a minha estante ainda tinha pouquíssimos exemplares. Elas foram essenciais na minha vida de leitora. Por causa da Etiane retomei meu hábito de leitura e minha paixão pelos livros. Foi por causa dela que li livros que transformaram a minha vida, como A Menina que Roubava Livros e O Guardião de Memórias. Já com a Keli, descobri novos gêneros literários, como o Chick-lit, e descobri o quanto é bom ter com que falar sobre as histórias que lemos e trocar ideias e dicas de leitura.

O Deleite:

 

1 - Lê em média quantos livros por mês?

Depende. Acho que o máximo de livros que li em um mês foram 9. Geralmente leio de 5 a 7. Mas queria poder aumentar a minha média.

2 - Lê em média quantas páginas num dia da semana? E nos fins de semana?

Tento ler no mínimo 100 páginas a cada 1h ou 2h. Se tenho tempo, leio 1 livro num só dia. Senão, leio no máximo em 2 dias. Quanto mais eu leio, mais rápido consigo ler, mas como não consigo ler todos os dias, não dou conta de ler o tanto de livros que gostaria no mês. Curiosamente leio menos no final de semana do que em dia de semana, porque no final de semana costumo fazer outras coisas que durante a semana não tenho tempo.

O Local do Crime:

 

1 - Consegue ler em local movimentado?
 

Simmmm!! Leio em qualquer lugar. Principalmente quando a leitura me prende. Se isso acontece, eu consigo abstrair qualquer coisa, som, pessoa, ao meu redor.
 

2 - Prefere ler na mesa, sofá, no chão ou na cama?
 

Sofá, sem sombra de dúvidas. O sofá é meu melhor companheiro. Como não tenho mesa de trabalho, faço tudo sentada no sofá: leio, escuto música, uso o note, trabalho. Para mim não tem local mais confortável do que o meu sofá.. hehe Quando criei o blog queria colocar o sofá no nome, já que ele é parte essencial da minha vida.. kkk mas não achei que fosse combinar, daí deixei para lá.. hehe
 

3 - Qual a hora do dia que prefere para ler?

À noite. Para mim é a hora mais tranquila do dia, porque é silencioso, não tem ninguém para me atrapalhar e porque geralmente já cumpri todas as tarefas do dia, então me sinto livre para ficar quieta no meu canto lendo sem ter a culpa de que estou deixando de cumprir alguma tarefa que devia fazer.

 

Os Impedimentos:
 

1 - É solteira? Se não, seu namorado, noivo, esposo, te dá espaço para ler?
 

Sou casada, e sim, dou graças a Deus que o Junior me dá "espaço" para ler e para fazer o que eu quiser, senão surtava. Aqui em casa temos o momento em que ficamos junto e o momento em que cada um vai fazer as suas coisas. Geralmente a hora em que estou lendo, ele está conversando com os amigos no head7, ou jogando, então é bem tranquilo. Mas se de repente ele quer ver um filme e eu estou lendo, solto a famosa frase do leitor compulsivo: "Já vou, deixa só eu terminar esse capítulo".. kkkk

2 - Lê no trabalho? Se sim, qual emprego dá essa dádiva de ler na hora de serviço?

Ai, meus chefes que me perdoem, mas sim, eu lia no trabalho!! kkkkk Sou advogada, e em todos os trabalho que já tive, eu arranjava tempo para ler. Eu tinha o hábito de chegar no trabalho e colocar todas as tarefas em dia, de cumprir com todos os meus afazeres e me liberar das obrigações, e por isso, acabava me sobrando um bom tempo para colocar a leitura em dia. É engraçado que olhando para trás, nos meses em que mais li eu trabalhava fora. Quando estou em casa acabo sempre me ocupando com outras coisas e sobra menos tempo para a leitura.

 

3 - Já deixou de sair com a galera só pra ler aqueles capítulos irresistíveis?

Não, isso nunca aconteceu. Por mais que eu ame ler, nunca deixei de sair com amigos ou fazer outras coisas para ficar lendo. Mas já deixei de dormir para ler. Já cansei de virar madrugadas por não conseguir dormir sem antes terminar um capítulo ou o livro todo.

As Insanidades:

 

1 - Já sonhou ou teve pesadelos vivendo a história de um livro? Qual foi o livro?

Sim, nossa, muitas vezes. A maioria dos livros que me apego, acabo sonhando com os personagens ou com as histórias, adoro quando isso acontece. Adivinhem com qual livro eu sonhei várias vezes? Hein, hein? Como se livrar de um vampiro apaixonado, é claro!! E outro livro que me marcou muito e me custou muitas noites de sono foi Esmeralda, da Zíbia Gasparetto.

2 - Qual a maior loucura que já fez ou que faria para conseguir um livro?

Hum, pergunta difícil. Não consigo me imaginar fazendo nenhuma loucura por um livro. Por mais que eu goste de ler, não sou muito propensa a insanidades.. hehe

3 - Já chorou ao terminar um livro? Foi de felicidade ou tristeza? Qual foi o livro?

 

Nossa, várias vezes, a maioria de tristeza, ou pelo livro ser triste e emotivo, ou por eu ter ficado triste ao terminar de lê-lo. Os livros que me recordo ter chorado foram: A Menina que Roubava Livros, O Guardião de Memórias, A Última Música, Presentes da Vida e Como eu era antes de você. Tem também os livros que chorei por dentro, mas sem derramar lágrimas, como: Métrica, A Seleção e Delírio, por exemplo.

E aí, gostaram da TAG? Quem quiser, responda no seu blog.

Beijos e até a próxima!!

36 comentários

  1. Que legal seus hábitos, me identifiquei um pouco com você. Apesar de também ler em locais movimentados, prefiro um lugar silencioso!
    Ah, adorei sua foto, você é linda!
    Beijos, Mi :)

    www.likelivros.blogspot.com


    Se inscreve no meu canal? Vai ter vídeo novo: https://www.youtube.com/user/likelivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érick, obrigada pelo carinho! Sim, também concordo, apesar de ter facilidade de ler em qualquer situação, nada melhor do que um cantinho silencioso para mergulharmos numa nova aventura. Beijos

      Excluir
  2. Nossa muito legal essa TAG.
    Eu também adoro ler à noite, a casa fica tão silenciosa, que é um convite a leitura ;D


    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não tem coisa melhor do que ficarmos quietinhas no nosso canto mergulhadas na leitura.. hehe Beijos

      Excluir
  3. Adorei essa tag Mi, vou responder no meu blog tbm xD
    Me achei em vários livros da resposta se vc já chorou ao terminar um livro! hehe

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou Thais. Depois me manda o link das suas respostas. Beijos

      Excluir
  4. Oi Mi! Temos muitos hábitos em comum, quando você falou de ler no trabalho achei muito divertido, no meu não dá, mas um dia acabou a força e enquanto esperávamos para ver se voltava, peguei o livro na bolsa e viajei.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é Cida?! hehe Quem de nós não têm um livrinho escondido dentro da bolsa só esperando uma oportunidade para ser lido?! Hein, hein!! Quero ver quem tem a coragem de atirar a primeira pedra.. kkkk Beijos

      Excluir
  5. Bem vindos ao Sofá da Mi!
    Que nome pretendias colocar que usava sofá??? kkkkk fiquei muito curiosa rsrs
    Você lê rápido hein, ou eu é que sou lerda. Mas para falar a verdade não sei se já parei para prestar atenção em quantas páginas leio por hora, às vezes eu paro e fico olhando por teto, analisando e pensando sobre o que acabei de ler, mas ultimamente eu tenho ficado com fome quando leio, não sei porque mas sempre tenho que parar de ler pra ir comer!
    Também leio em lugares movimentados mas isso se torna constrangedor, ou eu começo a rir do nada ou as pessoas ficam olhando e assim vai, fico envergonhada. Essa semana por exemplo fui ao banco, enquanto esperava fui ler o meu Um Olhar de Amor, um livro erótico no meio de um monte de gente, aí eu senti minhas orelhas e bochechas esquentando, e minha mãe que já tinha dado uma folheada no livro me olhando, eu tava morrendo de vergonha, e o povo ainda resolvia ficar olhando pra mim!
    Ahh e o choro né, eu que o diga, não termino de ler os livros estando em público, never. Eu choro muito, começo a soluçar e em boa parte das leituras eu choro no fim, acho que tenho propensão a livros tristes, eles me puxam.
    Ahh se alguma vez eu pensei em sonhar com o Lucius eu já desisti tá, eu sei que ele é seu, prometo não ter nada com ele! rsrs
    Amei a tag, adoro quando você fala um pouco mais de você.

    Beijoos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah Greice, tentei tantas combinações com sofá, mas ia dizendo para uma amiga e ela dizia que ia ficar estranho.. pensei: Lendo no sofá; comendo no sofá; no sofá com livros; etc.. kkkk daí desisti e ficou Recanto da Mi mesmo.. hehe Então, eu notei que do início do ano para cá tenho lido muito mais rápido, principalmente quando leio no pc, daí a leitura flui mesmo. No cel e no livro físico não é a mesma coisa.. mas claro que também acontece de muitas vezes eu parar e ficar olhando para o teto, pensando na vida, pensando em alguma lição aprendida no livro, ou para chorar.. eu também faço essas coisas.. hehehe digamos que o tempo que pus ali em cima é uma estimativa, uma média se eu sento e leio sem interrupções, senão demoro mais mesmo.. hehe Ah, eu também tenho fome quando leio, sempre adoro comer enquanto leio, meio que criei o hábito.. hehe mas faz um teste, fique 1 hora lendo e veja quantas páginas conseguiu ler, só para ter uma ideia. Putz, sou como você, sempre passo vergonha quando leio na rua.. começo a ri sozinha e teve uma vez que comecei a chorar e todo mundo ficou me olhando como se eu fosse um ET.. kkkk Essas situações constrangedoras se tornam engraçadas.. eu também morria de vergonha de ler 50 Tons na rua.. mas lia, e todo mundo também ficava olhando para mim.. hehe
      Olha, apesar de eu ser um pouco ciumenta, não me importo de dividir meus loves literários com as amigas, então eu até empresto o Lucius para você um dia, quando você se sentir muito sozinha.. kkkk
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da TAG, adoro dividir um pouquinho de mim com vocês e adoro ver quando vocês também respondem TAGs para eu conhecê-los melhor.. hehe Beijos amados

      Excluir
  6. Adorei a tag Mi! Acho que vou fazer no blog também.
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba Ju, faz sim!! É muito divertido! Beijos

      Excluir
  7. Olá, Mi!

    Adorei a TAG, vou tesponder lá no blog. -rs

    ResponderExcluir
  8. Ah, temos algumas coisas parecidas...
    Eu também já cheguei a gastar muitão com livros e adoro que as pessoas saibam que gosto de ler, pra me darem livros de presente! HEHEHEHEHEHHE
    E também faço as coisas rápido pra dar tempo de ler... :P

    Adorei as perguntas, gosto dessas tags diferentes. Não sei se você já viu, uma que a Am do Vinte e Poucos respondeu, sobre montar um time pra um apocalipse zumbi com personagens dos livros que já leu. É muuuito legal! :P

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, também adoro ganhar livros de presente, só infelizmente só ganho livros bons se a pessoa comprar o que eu pedi.. porque se ganho livros de presente "surpresa", minha nossa, vem cada coisa.. socorro.. é bem típico de quem não lê e de quem não tem ideia do que comprar e compra umas coisas toscas que dá vontade de chorar.. hehe
      Sim, aprendi com a minha vó que devemos fazer todas as nossas obrigações por primeiro, porque depois é só sentar e relaxar, e é bem isso que faço.. hehe
      Eu adoro TAGs diferentes também. Não conheço não essa da Am, bem legal, vou procurar. Beijos

      Excluir
  9. Olá!
    Adorei conhece-la um pouco mais,e também não faria nenhuma loucura por um livro.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei essa tag bem legal. Vou responder no blog. Já cheguei a gastar quase 200 reais em uma única compra, mas era uma serie e estava em promoção. Quanto a chorar, sou uma manteiga derretida. Choro até em livros de aventuras hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse tipo de promoção é difícil de resistir, né?! hehe Que figura, chora até em aventuras Sil?! hehehe Beijos e aguardo a sua TAG.

      Excluir
  11. Mimo, Mimo! Escrevi apra ti sobre "Os Óculos de Heidegger". Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, essa é a minha mãe!! hehe Ela é uma figura, quase nunca aparece no blog.. mas veio me avisar que escreveu um comentário sobre Os Óculos de Heidegger, que emprestei para ela ler.. hehe Quem quiser, leia aqui: http://rocandelpitonisa.blogspot.com.br/2013/07/reflexoes-de-convalescenca-sobre-arte-1.html
      Beijos mãe, vou lá conferir!! E volte mais vezes!!

      Excluir
  12. Laís Souza21/07/2013 18:17

    Nossa, me identifiquei com algumas coisas também. Tenho essa mesma facilidade para ler em qualquer lugar e já fiz umas amizades inusitadas no ônibus por causa disso. Acho uma delícia quando um anônimo te aborda para falar do livro que está em suas mãos. Parece que você está descobrindo um novo primo em terceiro grau, haha. Sinto muito, mas não gosto de ler no sofá. Sou fã mesmo é da boa e velha caminha com um edredom daqueles que esquentam até a alma. E bem que eu queria ganhar sorteios, mas ainda não tive essa sorte. Só ganhei concurso cultural. Acho que isso é uma conspiração do destino porque sou predestinada a ganhar um sorteio aqui (cof, cof). E não ganho tantos presentes, mas sempre fico comovida quando alguém me dá um. Acho que o mais fofo que já ganhei foi o exemplar infantil para o meu filho, haha.

    Observação: Preciso tratar o meu coração dessa inveja que sinto de quem tem parceria com a Intrínseca. =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado porque sou eu quem geralmente aborda alguém que está lendo um livro e fico puxando papo e metendo o bedelho.. nem todos são receptivos.. kkkk Ah, não adianta, não curto ler na cama.. sei lá, não me sinto confortável.. hehe Mas não importa onde lemos né, o importante é ler.. hehe Mas olha amiga, eu nunca fui de ganhar sorteios, mas tenho participado de tantos que algum tenho que levar, né?! E não desista, você ainda pode realizar seu sonho de ganhar uma promo daqui do blog.. kkkkkk
      Peraí, rebobina a fita. Você tem um filho?? Mas você não tinha dito que não tinha criança em casa? Até comentamos dos livrinhos infantis e tal.. que não tinha ninguém para lê-los.. será que entendi errado? Desculpe a intromissão, sei que não é da minha conta, mas fiquei curiosa.. hehe Beijos

      Excluir
  13. 5 a 7 por mês???Que inveja branca!!!rs...o máximo que já li foram 4!!Na minha cidade não tem livraria,então acontece muito de ter que ficar poupando a leitura pra não ficar sem livro...parabéns...adoraria conhecer vc!rs abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me prendo muito por números.. vou lendo e quando vi já li "x". Ah, entendi, complicado mesmo.. nesse caso é o que resta fazer ou comprar livros online.. hehe Obrigada pela visita e pelo carinho. Beijos e volte sempre.

      Excluir
  14. Mi, que tag legal! Super curti as suas respostas e em muitas me senti igualzinha a você.
    Também nunca gastei muito em livros e estou agora há quase 8 meses sem comprar para ver se dou conta de todos que chegam que eu ganho em sorteios, com parcerias e até de presente. :)
    Que bom que seu maridão respeita teu espaço. Acho isso super bacana. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luara, que bom que gostou.. isso aí, também pretendo dar conta dos livros que já tenho para só depois comprar mais.. mas é algo tão difícil, né?! hehe Beijos

      Excluir
  15. Mi, adorei a tag! Foi minha mãe também quem me incentivou a ler! Eu era compulsiva, mas depois foi diminuindo o dinheiro, então fui parando de comprar rs
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, acho tão legal quando recebemos incentivo desde o berço, dos nossos pais.. hehe são poucos que fazem isso.. ah pois é, tem isso também, a gente tem que aprender que quando não tem $$ não pode gastar para não se endividar.. hehe Beijos

      Excluir
  16. Gostei da tag, ainda não tinha visto
    E eu não compro livros, temos que me virar com as parcerias e os da biblioteca

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Angela, ainda bem que temos parcerias.. hehe Beijos

      Excluir
  17. Ha ha, adorei essa tag Mi, ainda não há havia visto em nenhum blog
    bem legal mesmo, também nunca deixei de sair por um livro, tento até as
    vezes de "desprender" para sair um pouco mais hehe.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zayron, fico feliz que tenha gostado. Acho que tudo na vida tem que ter um equilíbrio. Claro que é uma delícia ficar em casa lendo, mas também não podemos deixar de viver por causa dos livros, né?! hehe Beijos

      Excluir
  18. ADOREI!
    Porque você nao criou um nome com sofá Mi?! ia ficar super diferente! rsrs
    Eu tambem nunca fiz uma loucura por um livro =/
    Eu já fiquei desesperada por um livro e tive que apelar a coisa que eu nunca pensei em fazer, como comprar em um sebo, só para ter aquela edição. Mas isso nao eh loucura ne?! Muita gente compra em sebo.. eu é que sou fresca com meus livros rsrs
    KKKKKKKK eu também leio no trabalho.. mas normalmente na hora do almoço..
    mas as vezes a leitura esta tao boa que quando vou ver já sao quase duas horas da tarde e eu estou lendo ainda! Em casa sempre aparecem coisas para fazer.. É muito mais facil ler na rua rs
    Sabe que eu já cheguei a pensar que eu poderia ter algum problema financeiro por causa dos livros?! Eu sempre fui extremamente controlada.. mas as vezes via promoções muito boas e nao resistia.. para nao estourar o orçamento eu parcelava.. mais ai é só empurrar o problema para o outro mes ne?! Eu tento me controlar e comprar menos livros, eu sempre consigo por um tempo, mas quando volto acabo comprando demais =/ Isso tem melhorado.. agora eu até evito entrar nos sites da saraiva/submarino.. so quando eu estou com dinheiro que vou lá para fazer a festa rsrs

    Adorei todoas as suas respostas Mi.
    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, pois é.. tadinho do meu sofá, ficou de fora, mas não achei nenhum nome que ficasse legal.. kkkk Eu vivo colocando livros no carrinho de compras, ainda mais nas promos, e quando chego na etapa final fecho o site ao invés de concluir a compra.. a louca.. mas pelo menos assim não gasto.. concordo, parcelar não é a solução, assim a gente só empurra o problema para mais adiante.. não curto muito não.. mas, as vezes, não tem solução, né?! hehe Beijos

      Excluir