Novidades - Saibam como o pseudônimo de J.K. Rownling foi descoberto

E aí pessoal, tudo bem?

Vocês já estão sabendo da novidade?? Para quem não sabe, J.K. Rowling escreveu um novo livro que foi lançado em abril na Inglaterra, chamado The Cuckoo's Calling, porém, sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Obtenham maiores detalhes no post que fiz AQUI.

Essa notícia deu o que falar no mundo literário. The Cuckoo's Calling, que já estava tendo uma boa aceitação entre o público e os críticos literários, virou um fenômeno de vendas depois de descobrirem que havia sido escrito por J.K. Rowling e, por isso, muita gente acabou especulando se isso se tratava de uma estratégia de marketing e como tal segredo havia sido revelado.

Pois bem, hoje tudo foi esclarecido!! E as informações são de cair o queixo!!

Segundo o jornal The Independent, o responsável pelo vazamento das informações confidenciais sobre a autoria do livro é o próprio escritório de advocacia que representa a autora. Pasmem, um dos sócios do escritório Russels, Chris Gossage, contou para a melhor amiga da esposa, Judith Callegari, em uma conversa particular, a verdadeira identidade de Robert Galbraith, e confiou que ela guardaria o segredo.

Porém, Judith não perdeu tempo. Não só publicou a informação sobre o segredo, até então bem guardado, em seu twitter, como alertou o jornal Sunday Times a respeito do maior furo de reportagem literária de 2013.

Rowling se pronunciou, extremamente revoltada, dizendo que estava se sentindo traída. "Dizer que estou decepcionada é um eufemismo. Eu presumi que poderia confiar plenamente em Russels, uma empresa de reputação ilibada, e eu estou furiosa por perceber que a minha confiança foi depositada no lugar errado.", disse a autora.

O escritório Russels entrou em contato com o agente de Rowling logo depois que a história surgiu assumindo a culpa de seu sócio e pedindo desculpas pelo ocorrido. Publicamente, um representante do escritório se manifestou dizendo: "Nós confirmamos que o vazamento dessa informação não foi parte de nenhuma estratégia de marketing e que nem J.K. Rowling, seu agente ou os editores estavam de alguma forma envolvidos."

O romance policial de J.K foi inicialmente rejeitado por diversas Editoras, mas desde que o mistério sobre Robert foi revelado, a Editora de J.K. tratou de publicar uma nova edição da obra tendo em vista que suas vendas aumentaram 415 mil por cento.

Mas o bafafá não termina por aí!! Uma coisa é um "zé ninguém" publicar numa rede social um suposta informação sobre a real identidade de um pseudônimo. Outra coisa é essa informação ganhar todas as redes sociais, jornais e revistas pelo mundo fazendo a J.K confirmar e assumir a autoria do The Cuckoo's Calling

E isso aconteceu graças a um programa de computador chamado Signature Stylometric System, desenvolvido por Peter Millican.


Logo depois de Judith alertar o jornal Sunday Times, um dos seus editores resolveu seguir a pista e analisar a linguística dos trabalhos da autora. De acordo com o site TecMundo, "Segundo a publicação, trechos do livro escrito por Rowling sob o pseudônimo Robert Galbraith foram comparados com outros dois títulos da autora, assim como com seis outros livros, redigidos por três escritores diferentes."

"Primeiro o especialista criou uma lista com as palavras mais usadas por Rowling nos três livros avaliados. Em seguida ele eliminou uma série de termos específicos — como “Harry”, por exemplo —, ficando com 317 palavras neutras. Então, o programa de Millican — chamado Signature — analisou aspectos como tamanho de palavras, extensão de sentenças e parágrafos, frequência com a qual determinadas expressões apareciam e padrões de pontuação. Conforme explicou o especialista à BBC, o mais impressionante sobre os testes foi como o livro de Robert “Rowling” Galbraith era o que mais se aproximava aos textos da autora de Harry Potter. Ainda segundo Millican, o título com mais semelhanças linguísticas a “The Cuckoo’s Calling” — a comentada novela lançada sob o pseudônimo masculino — foi “Morte Súbita”, outro livro de mistério também escrito por J.K. Rowling." Fonte.

Não adianta né gente, cada pessoa tem uma maneira singular de escrever e se expressar. Se essas semelhanças podem escapar do olhar humano, não se mantém a salvo de uma análise feita por um software. Incrível como o segredo foi revelado!!

Massss, as revelações bombásticas não acabaram!! kkkk Vocês lembram que no outro post fiz um comentário sobre a provável disputa que iria ocorrer entre as Editoras brasileiras para comprar os direitos autorais do novo livro da J.K? 

Então, foi exatamente o que aconteceu. Segundo a Folha de São Paulo, os Editores brasileiros entraram em polvorosa assim que a notícia se espalhou e caíram em cima de The Cuckoo's Calling. Só que o que ninguém podia imaginar é o livro já tinha Editora no Brasil! 

Sim, The Cuckoo's Calling teve os direitos comprados pela Editora Rocco, que até então não havia se manifestado a respeito.

"A obra teria sido oferecida em vários países, sem que o nome da autora fosse revelado, a editoras que já publicaram Rowling ou que pelo menos concorreram no último leilão de um livro dela, o de “Morte Súbita”. Ou seja, editoras que os agentes da autora conheciam bem. Alguns sinais disso: entre outras editoras no mundo que vão publicar a obra, estão a francesa Grasset e a holandesa Meulenhoff, duas que publicaram “Morte Súbita”.  A Rocco, como se sabe, é a editora de “Harry Potter” no Brasil, embora tenha perdido a chance de publicar “Morte Súbita” na disputa vencida pela Nova Fronteira no fim do ano passado. “The Cuckoo’s Calling” é o primeiro de uma série, que deve ter outro volume em 2014. Tinha vendido só 1.500 cópias na Inglaterra até sábado. Desde domingo, é o mais vendido na Amazon na Inglaterra e nos EUA, com a edição em inglês ficando em sétimo na Amazon.com.br. “Esperava manter o segredo por mais tempo. Ser Robert Galbraith foi libertador”, informou Rowling em nota, ao ser desmascarada. “Foi maravilhoso publicar sem expectativa do público, pelo puro prazer de ler comentários sob outro nome.” Galbraith fora anunciado como ex-policial estreante na literatura, mas seu texto chegou a ser comparado, nas escassas resenhas, ao de P.D. James."
Fonte.

E aí, o que acharam disso tudo??

Só digo uma coisa, já estou com o meu exemplar no celular me esperando, pronto para ser lido!! Tenho medo de não conseguir entender, por não ter tanta experiência em ler livros em inglês, ou de cansar rapidamente, já que o livro é imenso, mas vou tentar!! A curiosidade é tanta que não sei se consigo esperar a edição brasileira.. hehe e aí, quem vai me acompanhar nessa jornada?

Beijos, Mi


Saibam como a Editora Rocco comprou os direitos autorais do livro!!  

34 comentários

  1. Uau! Coisa de gênio mesmo, rsrsrs.

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bizarrices do mundo literário.. hehe Beijos

      Excluir
  2. Uau!!

    Complicado né, sera que o nome faz realmente um livro?

    Vou esperar pra poder conferir mas com certeza vou ler rs.

    Bjs

    Sara

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Sara, com certeza um nome produz uma imagem e um referencial forte. Um nome não é sinônimo de sucesso, mas é sinônimo de publicidade e ênfase. E convenhamos, a JK tem um belo nome no mercado.. hehe Não deve ser fácil ser a JK.. hehe Beijos

      Excluir
  3. gente, eu nao sabia disso rs

    eu vou esperar a versao em portugues do livro novo =)

    http://www.compradoraweb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi um grande escândalo. Estou ansiosa para lê-lo. Beijos

      Excluir
  4. Nossa Mi pouco trabalho para descobrir em hahahaha só faltou chamar a Marinha, estou doido no novo livro da rainha viu, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só Gabriel, quase que uma operação de guerra.. o que um nome famoso, uma fofoca e uma suspeita não fazem, hein?! hehe Esse editor deve ter se sentido o máximo quando finalmente confirmou a identidade secreta da JK. É capaz de ter sido aclamado internamente pela façanha.. hehe Beijos

      Excluir
  5. Caraca, que história! rsrs
    E esse programa gente, que coisa linda! *-*
    A Rocco deu sorte, haha. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só que bizarro.. podia até virar um livro, né?! Pois é.. a Rocco que foi privilegiada com a história toda.. hehe Beijos

      Excluir
  6. Kkkkk....é cada uma!
    Eu vou esperar a Rocco publicar para eu ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.. hehe Espero que não demore para vir para o Brasil. Beijos

      Excluir
  7. Um super babado mesmo, tadinha em pode desfrutar de seu anonimato
    Pena que vai ficar com o Rocco que é tão cara

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, deu dó também.. a coisa tomou uma proporção gigantesca e acabou expondo-a de um jeito não tão legal. Espero que a Rocco maneire com os preços, né?! Beijos

      Excluir
  8. Laís Souza19/07/2013 19:04

    Oi, Mi!!! Tava com saudades desse cantinho...

    Primeiro de tudo: Que feio, Chris Gossage! Vazar uma coisa dessas numa ridícula conversinha com amiguinha de esposa. Só faltou ter sido em um jogo de baralho para ficar ainda mais clichê. Pior que, se você botar o nome deles no Google, vai ver que é um escritório muitíssimo renomado que cometeu um erro amador, grotesco e desrespeitoso com a Rowling. O próprio sócio manchou a reputação da equipe inteira.

    Segundo: Que software bafônico é esse? As universidades já podem encomendar para impedir monografias fraudulentas, hihi. Parece até coisa de Robert Langdon misturado com CSI. A fofoca pode ter sido uma baixaria, mas o editor do jornal deu uma cartada de mestre para conseguir a confirmação. Fiquei impressionada!

    Terceiro: se eu fechar os meus olhos, consigo visualizar a equipe da Rocco jogando confete e fazendo trenzinho pela editora! Isso que eu chamo de perder um nuque e achar um galeão, haha! Tomara que a edição em português chegue logo até nós!

    Beijos, Mi! Você deixou de responder os comentários? Nãoooooooo! Volta, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, tava com saudades de você também. Não se preocupe, não sumi. Só estava viajando a trabalho e também resolvendo questões pessoais, então meus últimos dias foram uma grande loucura. Socorro.. vai levar tempo para colocar tudo em ordem.. hehe Você não tem ideia de como faz falta vir aqui falar com vocês no blog.. hehe
      Você viu só que absurdo o que o Chris fez? Incrível né, ninguém mais respeita a sua profissão. Fico imaginando a cara de bobo feliz dele quando contou o segredo, algo do tipo "olha só como sou bom e poderoso e como eu sei de algo que ninguém sabe".. ou, podemos considerar a possibilidade dele estar podre de bêbado e ter contado a informação sem nem ter percebido.. será?!
      Você viu que software bombástico? Ia ser muito legal poder aproveitá-lo de outras formas, né?! Imagino a cara do editor quando a identidade da JK foi confirmada. Ele deve ter sido promovido por causa de um furo de reportagem desses. Será que não?! hehe
      Nossa, viajei na sua epifania e também consegui imaginar a mega festa que a equipe da Rocco deve ter dado quando tudo foi revelado!! Eles devem ter ficado de queixo caído!! kkk
      Beijos amados e bom finde.

      Excluir
  9. Eu acho que a sociedade é a pior nisso tudo! Quando o livro era escrito por um zé ninguém, não existia esse alvoroço, e depois que a noticia cai na boca do povo, todo mundo quer comprar/ler o livro e as editoras que até então rejeitaram o livro, querem publica-lo... afff, que coisa feia!
    Eu acho que isso não foi jogada de marketing, acho que a autora quis ter algum tipo de reconhecimento mas fora dos holofotes de Harry Potter! É o que eu penso!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Thais, você não deixa de ter razão. Eu não saberia te responder por mim.. mas eu costumo ler muitos livros de autores que nunca ouvi falar por simplesmente gostar da história. Eu não leio apenas porque é de um autor famoso, mas não vou ser hipócrita ao dizer que não morro de vontade de ler um livro de um autor de renome e de quem eu gosto, que é o caso da JK. Então sim, claro, estou morrendo de ansiedade para ler The Cuckoo's Calling, ainda mais depois do alvoroço que fizeram em cima.. hehe
      Também acho que a autora quis apenas ter a tranquilidade de escrever por prazer, sem pressão, e de de repente, provar que pode ser uma autora que escreva bons livros além de HP. Beijos

      Excluir
  10. Que bom que trouxeste essas informações, respondeu à minha pergunta. Obrigada Mi. Não vi em nenhum outro lugar a divulgação de porque tudo foi descoberto. Como a Laís disse isso do Chris foi muito feio, e Rowling tem todo direito de zangar-se, queria ser uma mosquinha para estar naquele escritório depois que toda a notícia se espalhou e saber o que aconteceu com o Chris, e o que ele disse à suposta amiga da esposa.
    Fiquei abismada com esse software e toda essa coisa de análise de escrita, nunca tinha visto isso.
    Rocco????
    Preparemo-nos para livros caros e com pouca qualidade!
    Para comprar livros da Rocco é preciso vender os olhos, custam uma fortuna. Não é a toa que tenho 4 livros da editora e gastei neles R$150,00, siiiim. É uma fortuna, uma preciosidade!
    Sem contar que a qualidade não é das melhores, vimos o que fizeram com HP, como disse Tatiana Feltrin, a impressão do símbolo das casas na primeira página parece um xerox mal feito. Sem contar a diferença de tamanho entre o livro inglês e o português.
    Estou curiosa pelo livro mas confesso que nem tanto assim. Tomara que você goste da leitura Mi e depois conte o quanto entendeu rsrs e se gostou!

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor, fui pesquisar para tentar entender melhor a história e fiquei chocada com o que descobri.. hehe Será que o Chris vai ser demitido? Nossa, imagina o caos que não foi dentro daquele escritório quando tudo veio à tona? Vixe.. Gente, não lembro dos livros da Rocco. Acho que os únicos livros que tenho são os HP que ganhei, acho que nem cheguei a comprar algum. Mas pelo visto não é uma editora com boa fama, que pena. Sim, estou torcendo para gostar.. espero que sim.. hehe pode deixar que venho correndo contar para vocês. Beijos

      Excluir
  11. já sabia dessa notícia mas não desse
    lenga lenga todo, que programa é esse em?
    Bem inteligente em, rs.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Zayron, ficou parecendo novela mexicana.. hehe Beijos

      Excluir
  12. Quando li a notícia fiquei meio chocada, mas entendo a pressão que ela deve sentir pra sempre vender muito, por isso um pseudônimo.
    O que me deixou alerta é que agora além de estar atrasada com Morte Súbita, também quero ler esse quando sair e nem deve demorar tanto. Amo livros policiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, então corra para ler Morte Súbita, é um livro maravilhoso. Assim você estará com tudo em dia quando este for lançado.. hehe Beijos

      Excluir
  13. Mi,
    Hoje em dia é muito difícil se falar em segredo e sigilo sem assinatura de cláusula com multa astronômica, não é verdade?!
    Pois bem, acredito que agora o livro terá uma vendagem absurda e isso não a prejudica. O que será que ela estava tentando provar? Será que se sentia escritora somente de HP e queria se testar?

    Leia logo pra contar pra gente!!!

    Beijos
    Chrys Audi
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Chrys, pelo visto, mesmo com uma cláusula astronômica, está difícil de manter segredo.. hehe no meu entendimento a JK tem todo o direito de arrancar até as cuecas do Chrys e depenar o escritório. Com o poder e a influência que ela tem, vão chover escritórios de advocacia para representá-la. Na verdade não acho que ela queria provar nada. Para mim o pseudônimo foi apenas uma válvula de escape, de escrever apenas por prazer sem ter o peso de um nome nas costas, sem ser criticada por ser JK, e não pelo seu texto. Agora tudo foi por água abaixo e com certeza The Cuckoo's Calling vai ser um fenômeno de vendas. Por mais que eu acredite que não tenha sido jogada de marketing, tudo isso que aconteceu fez com que a JK se alavancasse ainda mais, e todos ao redor dela serão beneficiados, não adianta. Beijos

      Excluir
  14. Q tinha dedo de fofoqueira de plantão eu desconfiava, agora esse programinha maneiro é a primeira vez q eu ouço falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher é bicho triste quando quer ser, né? Se era para fofocar, a Judith devia ter feito então de forma profissional e ter cobrado alto para repassar a informação.. mas, pelo visto ela fez apenas pelo prazer de ser a transmissora de uma big fofoca.. hehe E também ganhar os holofotes, nem que seja por alguns minutos. Beijos

      Excluir
  15. Só a J.K. mesmo para fazer um livro sob pseudônimo e não avisar para os fãs haha
    Adorei saber como tudo foi descoberto! E que programa inteligente hein! rsrs
    Gostei bastante do post ;)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os fãs quase tiveram um surto psicótico quando ficaram sabendo.. agora está todo mundo em cólicas para ler o livro.. hehe Beijos

      Excluir
  16. Primeiramente, não entendi bem o porque de a J.K. esconder uma obra sua, não dando à ela o seu nome e em segundo lugar, foi uma total falta de profissionalismo seu nome ter vazado da forma que vazou. Ainda não li os livros da J.K. por falta de oportunidade, mas sou louca para fazê-lo. Não sabia da existência desse programa que identifica os traços da escrita da pessoa, achei bem interessante. E muito legal o fato de a Rocco ter pego os direitos desse livro também. Espero que não demore muito para sair a versão em português, e que ela venha caprichada, com uma capa linda, e bem revisada por favor editora! Enfim, fiquei um tanto o quanto surpresa com a descoberta, e feliz pelos fãs da J.K, à propósito tenho um amigo meu que é e ele está radiante com o novo livro descoberto. Bjs (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, ela criou um pseudônimo para poder escrever em paz.. sem ter suas novas obras comparadas a HP e sem ter o peso do seu nome nas costas.. escrever por simples prazer é algo que nem todos conseguem depois que ficam famosos. Os fãs da JK estão realmente radiantes. Não vejo a hora de poder ler o livro. Beijos

      Excluir
  17. Uauu, realmente incrível. Eu não sabia disso, quando li fiquei chocada, adorei saber disso.
    E adorei também o seu blog, é primeira vez que vejo ele, mas já me tornei fã e te garanto que voltarei mais vezes rs'. Beijos c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maajú, obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do blog. Pois é menina, viu só que bafafá que foi isso?! hehe Beijos e volte sempre.

      Excluir