Vamos debater - Protestos em SP mobilizam o Brasil

Foto retirada do Tumblr blog Salad Uprising
Oi meus amores, fazia tempo que queria criar uma coluna de debate para tornar o blog ainda mais interativo. Vocês sabem que eu adoro receber suas visitas e saber suas opiniões sobre o que escrevo por aqui, né?! Afinal, o blog também é de vocês. Não tem coisa melhor do que compartilharmos ideias, certo? Portanto, aproveito essa onda de protestos que estão acontecendo no Brasil para inaugurar a coluna "Vamos debater".

É de conhecimento de todos (espero que sim) a mobilização que está ocorrendo no país. Tudo começou por causa do aumento da tarifa de ônibus em SP, mas as coisas acabaram tomando proporções tão grandes que ninguém imaginava, muito menos o Governo.

Fiquei muito feliz em ver o povo se movimentando, relembrando que detém a força e o poder para reclamarem e exigirem as mudanças que são necessárias para melhorar o Brasil.

Finalmente o país deixou de ser um lugar em que tudo acaba em pizza, samba e futebol. Nós somos muito melhores que isso, mas parece que as pessoas tendem a se acomodar e a esquecer quem é que manda de verdade por aqui.

Muitos especialistas concordam que os manifestos podem indicar uma nova forma de se fazer política no país. Mas todos foram pegos de surpresa com as repercussões dos protestos tendo em vista que o Brasil na verdade não está passando por nenhuma condição econômica ou política equivalente a de outros países que estavam se rebelando recentemente.

De acordo com Teixeira da Silva, professor da UFRJ, não estamos enfrentando nenhuma situação de "depressão econômica, desemprego e cortes de benefícios sociais, nem é uma ditadura (como em alguns países árabes). A meu ver, (o movimento) não tem nada a ver com inflação, não tem nada a ver com PIB pequeno ou coisas desse tipo. É uma revolta política, claramente política", diz.

Não importa! Talvez hoje nós não estejamos enfrentando severas crises econômicas ou taxas de desemprego alarmantes. Talvez hoje nós tenhamos uma economia mais estável, com um maior poder de consumo para a classe média. Mas a insatisfação do povo é contínua e plausível.

Num país em que se prioriza o investimento em eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas querendo fazer "bonito" para o mundo, querendo nos mostrar como um país "bem desenvolvido" ao invés de investirem internamente dando melhores condições de vida ao seu próprio povo, merece realmente ser rechaçado e acordado para a realidade.

Hoje em dia nós temos um grande diferencial, uma arma muito potente: a internet!! Acredito que por causa dela as pessoas são estimuladas a tomar alguma atitude. É impossível ficar impassível em meio a tanta manifestação virtual. Onde se vai (twitter, facebook, blogs, etc) nós vemos o povo protestando, compartilhando informações, programando encontros, postando fotos, etc. Todo mundo quer dar a sua opinião, e com razão. O povo redescobriu que tem voz, então vamos ouvi-los!!

Um vídeo que está dando o que falar é o da Carla Dauden, que diz que não vai à Copa do Mundo e explica suas razões:


Em entrevista para o G1 a Carla afirmou que ficou assustada com as proporções que o vídeo tomou. Ele se tornou viral e já foi visto por quase 2 milhões de internautas. Carla argumenta que foi mal interpretada e que não quis boicotar a Copa, sua intenção era apenas chamar a atenção e criar uma discussão sobre o assunto (o que no fundo deu certo).

Apesar dela ter retratado no vídeo apenas aspectos negativos do país, achei sua argumentação válida e, sinceramente, eu sou uma que não vou à Copa, não faço a mínima questão desse evento na minha cidade e estou praticamente surtando com as obras que estão ocorrendo em Porto Alegre. Espero que pelo menos nós sejamos beneficiados com um transporte melhor e de qualidade em decorrência de tais obras. Mas é uma pena que mudanças como essas tenham que ocorrer em razão de estímulos externos. O Governo se mobilizou para melhorar algumas coisas em Porto Alegre somente por causa da Copa. Seria tão melhor que o tivessem feito simplesmente porque deveriam fazer, porque é dever deles!!!

E vocês sabem quem também se manifestou sobre os atuais problemas enfrentados no Brasil?? John Green!! Os nerdfighters brasileiros cobraram de John um posicionamento e o que ele disse pode não ter agradado muito alguns fãs. De acordo com John, 100% das preocupações dos manifestantes são legítimas, mas segundo ele, a Copa vai acontecer independente da insatisfação popular. O dinheiro já foi gasto e boicotar a Copa não vai fazer com que os números investidos pareçam menos ridículos do que são. Apesar disso, John acredita que o Brasil passou por um importante progresso econômico nos últimos 20 anos e que para que o progresso continue, a corrupção, a desigualdade de renda e a criminalidade diminuam, é importante que o Governo seja constantemente lembrado de que as coisas não estão "tão bem" como eles tentam aparentar. Leiam o que John escreveu na íntegra em seu Tumblr.

E é claro que com um fenômeno desses, o mundo dos games não poderia ficar de fora!! Os protestos em SP também serviram de inspiração para a criação de um game chamado V de Vinagre, em que um manifestante mascarado, em alusão ao filme V de Vingança, deve fugir da polícia que quer prendê-lo por portar vinagre, como aconteceu com diversas pessoas nas manifestações do dia 13/6, em SP. Para quem não sabe, o vinagre é utilizado para aliviar os efeitos do gás lacrimogênio usado pela polícia.

Quero deixar claro que sou contra os movimentos violentos que estão se aproveitando de uma situação de vulnerabilidade para saquear e depredar o patrimônio público. Assim como também sou contra as investidas violentas por parte da polícia que deveria nos defender e não nos atacar. Eles nada mais são do que a representação de um povo ignorante e atrasado que se satisfaz com quaisquer migalhas jogadas para a multidão. Eles simbolizam tudo o que temos de pior e exatamente tudo o que queremos mudar! Não aceitaremos mais o famoso "jeitinho brasileiro"!! Não se muda um mundo por meio de armas e violência, para isso é necessário usar a cabeça, fazer uso da inteligência e dos recursos tecnológicos que temos disponíveis a nosso favor. 

As últimas notícias que soube ao escrever esse post foram de que Haddad e Alckmin anunciaram a redução das tarifas de transporte público no RJ e em SP. Espero que isto não culmine no fim do movimento, afinal, o aumento das tarifas foi apenas um estopim, a gota d'água para que o povo saísse da sua zona de conforto. Esta foi apenas a primeira vitória. Serviu de lembrete para os governantes de que nós ainda temos consciência da podridão que rola embaixo dos tapetes do Congresso, das Prefeituras e do Governo. Nem todos entraram em coma profundo, abduzidos pela alienação provocada pelas grandes mídias. Ainda há luz no fim do túnel. Será que finalmente poderei ter orgulho de ser brasileira?

Não vou conseguir em um único post abordar todos os assuntos que permeiam essa onda de protestos e a nova história do Brasil que está sendo escrita. Minha intenção não é ser a dona da verdade muito menos por um fim a discussão apenas "informando-os" sobre o que está acontecendo nas ruas do país atualmente. Ao contrário, a minha ideia é levantar o assunto para ser debatido. Portanto, quem lembrar de mais algum fato que merece ser apreciado, por favor, sinta-se à vontade para expor. Todas as opiniões são bem-vindas, só peço que mantenham o respeito, ok, porque sei que esse é um assunto delicado e que facilmente inflama as massas.

Agora quero saber a opinião de vocês. Vocês são contra/a favor dos manifestos, aumento/redução da taxa de ônibus, contra/a favor a PEC 37, contra/a favor do Projeto apelidado de "Cura Gay, aprovada pela Comissão de Direitos Humanos, etc?

37 comentários

  1. Esses protestos em São Paulo estão sendo ótimos! É lindo de se ver todos juntos lutando por uma causa em comum, mostrando o poder do povo. Realmente estão mobilizando o Brasil. Eu moro em uma cidade do interior do Ceará - Juazeiro do Norte. Recentemente houve uma redução de 40% nos salários dos professores. Então vários estudantes influenciados pelos protestos acontecendo no Brasil resolverem criar um manifesto! Foi lindo de se ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom ver o povo saindo da zona de conforto, né?! Vamos lutar pelos nossos direitos! Beijos

      Excluir
  2. Laís Souza20/06/2013 10:29

    Eu já tinha visto esse vídeo e fiquei encantada com a argumentação da Carla. Ela fez um excelente trabalho e eu entendo que ela quis nos fazer refletir sobre o fato de que o Brasil deveria estar se ocupando em lidar com questões muito mais urgentes para a população. Só que eu concordo com o ponto levantado pelo John Green. Boicotar não adianta. Nós já pagamos por essa Copa e, se o evento for um fiasco, vamos acabar pagando de novo. Gostei demais da torcida em Fortaleza, que levou cartazes, cantou o hino inteiro e fez questão de mostrar que estava dentro do Castelão sem esquecer a realidade da rua. A Fifa não filmou os cartazes, mas a CNN mostrou. Ficou bonito, pacífico e sem causar nenhum prejuízo às delegações estrangeiras. Não é o fato de torcer pela seleção que vai te transformar num alienado. O problema está em reclamar das autoridades e projetos de lei sem lembrar da simples verdade de que o país e nosso e nós temos voz para ir contra tudo isso. As manifestações representam um avanço na consciência do brasileiro. Significa que cansamos de apenas maldizer a realidade e resolvemos nos unir para mudá-la. Achei lindo ligar minha TV na Rede Bobo (quer dizer, Globo) e ver um programa debater o Estado Democrático de Direito. Melhor foi ver a participação de jovens amplamente interessados no assunto. Sou contra a PEC 37 e sou absolutamente a favor dos protestos continuarem em prol das medidas que já puderem ser tomadas de imediato para mudar certas situações. Mudança mesmo é a longo prazo e precisamos entender isso. O que importa agora é lutar pelo que já puder ser feito e estabelecer (a partir de agora) um novo padrão de comportamento. Ficar de olho no que está acontecendo em nosso país e não ter medo de voltar às ruas quando as decisões não nos representarem. Nós temos um papel na democracia e acho lindo ver o povo assumindo isso. Se essa mesma consciência nos impregnar nas eleições e pararmos de votar em alguém só porque contou uma piada engraçada, seria ótimo. Aliás, a propaganda eleitoral no Brasil é terrível e não nos ajuda em nada. Parece Concurso Cultural, ganha quem bolar a coisa mais criativa. Precisamos estar nas ruas e dizer que não aceitamos mais promessas. Queremos VER essas ilustres autoridades se posicionando e começando a trabalhar. Pra variar, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei o vídeo da Carla, pelo menos me chamou bastante atenção. Pois é, por mais que eu não curta futebol e não faça a mínima questão de ter a Copa no Brasil, não tiro a razão do John, agora que está tudo programado, não adianta boicotarmos e fazermos feio que é pior para nós, né?! Hoje no pronunciamento da Dilma ela afirmou que o $$ investido não é do Governo Federal e sim de patrocinadores. Será que é verdade? Acabei de ver que o movimento Passe Livre não vai fazer mais manifestações. Que medo, será que agora as coisas vão parar? Beijos

      Excluir
  3. Oi Mirelle, Sou a favor dos manifestos e estou ate feliz que a população Brasileira esteja com os olhos abertos e não está mas aceitando meia dúzia de palavras que alguns políticos decoram para falar. Isso está servindo de alerta para eles enxergarem que o povo só esta exigindo o que está na própria constituição que é saúde,segurança , educação e uma vida digna. Mas infelizmente eu tenho medo de tudo isso terminar em pizza novamente e na hora de ir as urnas, a população esquecer desse grande passo que estamos dando e pior ainda perder todo o respeito que estamos querendo conquistar. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Kênia, também estou com medo disso. Por mais que as manifestações acabem por agora pelo fato de alguns terem ficado satisfeitos com a redução das tarifas de ônibus que era o objetivo inicial dos protestos, espero que eles se lembrem da força que eles têm e que devem continuar lutando pelos seus direitos, e que o sentimento de insatisfação e luta pelos direitos continue, principalmente nas eleições. Beijos

      Excluir
  4. Extremamente adorei o video da Carla, até salvei nos meus favoritos, porque entrarei aqui somente a noite e ai irei ver tudo e postar no facebook. Gostei muito desse post, tratamos com a atualidade e estou muito preocupado com tudo, mts estao achando que é facil conseguir os direitos, dizem isso pq nao sabem como as pessoas sofreram antigamente, mas nao é! Sou a favor dos manifestos, mas quero que o povo tenha um foco e nao tire a Dilma agora do poder pq se nao pode acontecer um golpe militar , como ja teve antes :( tira ela ano que vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a revolta está tão inflamada que estamos perto de uma Guerra Civil. Tudo vai depender de como o Governo vai reagir. Beijos

      Excluir
  5. Sou a favor dos manifestos, sem violência e depredações com o patrimônio alheio como alguns estão fazendo. Realmente o aumento da tarifa foi a gota d'água. Até que enfim o povo cansou de ser roubado, passado para trás e ser chamados de otários e reagiu. Quanto a esse negocio de cura gay, é uma piada isso. Sou evangélica, mas quando eu li isso achei que era brincadeira. Sou contra qualquer tipo de privilégios seja para o grupo que for, somos todos iguais em direitos e deveres, mas tem cada uma que inventam que a gente fica até sem palavras.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, também sou a favor dos manifestos, e sou ainda mais a favor de tirar o Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos. No meu caso, não tenho nada contra nenhum religião, sou super acessível nesse sentido e as vezes até esqueço que ele é pastor evangélico. O que não admito é ter uma pessoa cheia de preconceitos para presidir uma comissão que deveria ser democrática, humanitária e defender justamente as minorias e os oprimidos!! Como assim cura gay, né?! Por favor!! Isso é retrocesso! Aff.. Beijos

      Excluir
  6. Adorei abordar o tem por aqui, tb escrevi sobre. Não dá pra blogar como se nada tivesse acontecendo.

    To passando rapidinho pra dizer que o blog está de volta, venha dar uma curiada e sinta-se a vontade para palpitar.

    Um ótimo restinho de semana pra ti.
    Beijo grande!!!

    Evelyn Oliveira
    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não temos como ignorar um importante momento histórico e político pelo qual estamos passando. Beijos

      Excluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu também estou super emocionada com a revolução!
    As pessoas não podem parar de se manifestar, precisamos impor nossas vontades, pois vivemos numa democracia. O governo não é nada mais do que porta voz de nossas vontades. Estou adorando e só não saio às ruas porque minha mãe não quer deixar rsrssr

    Tem post novo e promoção de um Kindle! Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, os políticos têm que aprender que quem manda no país somos nós!! Eles são apenas nossos representantes. Espero que o povo lembre disso nas urnas. Pois é, também queria participar, mas estava viajando a trabalho. Beijos

      Excluir
  8. Laís Souza20/06/2013 21:01

    Agora, verdade seja dita, é preciso botar a cabeça no lugar. O alvo é um país mais justo e correto? Ok. Acontece que presidente nenhum pode aparecer na sacada de um prédio com um país novo pra nos acalmar. Isso é política a longo prazo. Ou o protesto tem alvos realistas e imediatos (como a PEC 37 e abertura de investigações nas contas dos políticos e empresas de transporte público) ou é preciso sentar para conversar. Marcha pela paz e por um país melhor já foi feita. Agora, se aglomera todo mundo em torno de tudo para ser resolvido ontem...Aí complica. Tem uma coisa aí que se perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, devemos eleger prioridades pelas quais queremos lutar. Não dá para colocar tudo numa sopa, misturar e sair pelas ruas brigando. Agora, o que foi aquele pronunciamento ridículo da Dilma hoje na TV que no fim não disse nada? Se a intenção dela era abafar os protestos e acalmar os manifestantes, sei não, eu me senti ainda mais revoltada e incompreendida depois que vi. Se ela quer mostrar mesmo que quer melhorar o país, que tome atitudes que nós estamos aguardando faz tempo, como tirar do poder todos os corruptos que só pioram o país! Quero só ver. Beijos

      Excluir
    2. Laís Souza22/06/2013 00:24

      Nem fala, que eu disse essa mesma coisa no twitter. Só ficou falando besteira e balançando de um lado para o outro da minha televisão. Vou ser sincera: detesto quando político fica dando resposta lida em papel abusando da verborragia pra tentar nos enrolar. Ficou uma coisa do tipo "quer ir pra rua, vai. Agora se comporta que a FIFA tá aqui. E eu já contei que sou uma mulher do bem e blábláblá?". Decepcionante. A gente precisa de uma pessoa que bote o pé no chão e entre no ar de forma objetiva, expondo as principais reivindicações que chegaram até ela e quais medidas inicias foram estabelecidas após reunião. Não precisa anunciar um bilhão para os hospitais, mas uma ideia que preste e que ataque a raiz dos problemas. Médicos do exterior? Pra quê? Não nos faltam médicos e sim investimentos para que eles tenham as condições certas de trabalhar. Jogar mais profissionais em um SUS defasado não faz sentido algum. Programa para mobilidade urbana é o quê? Nem ela sabe. Foi mais ou menos um "calem a boca e quando terminar a copa eu crio mais um daqueles programas mágicos imaginários". Não gostei.

      Excluir
    3. Putz, foi justamente isso Laís, que revoltante!! Beijos

      Excluir
  9. Mi vou ver honesta, vi o seu post logo que ele foi ao ar e olha só a hora que eu vim comentar! rs
    Se tem um assunto que eu realmente não gosto de discutir é política.. não porque ele não deva ser discutido, pelo contrario, mas simplesmente não consigo discutir esse assunto! Por isso eu sempre fiz a minha parte, tento ter o máximo de consciência na hora de votar, mais não levo muita fé em ninguém que se candidata, não porque eles sejam maus políticos, acho que algum até entram com boas propostas, mais lá dentro é podre demais, e infelizmente já tivemos provas de que quem não se corrompe não consegue nada e pior pode arriscar sua própria vida! Quem tenta fazer o certo nesse país só se ferra! É triste, mas é verdade =/

    Eu tenho acompanhado os protestos de longe, no RJ a coisa anda bem movimentada também! Acho bacana que 'o gigante tenha acordado' mas pera ae, as pessoas simplesmente acordaram com os olhos mais abertos e decidiram se revoltar?! Mudança não se faz do dia pra noite! Metade das pessoas que estão nas ruas nem sabem o porque estão lá, alguns estão indo apenas para fazer arruaça, outros não lembram nem em quem votam na ultima eleição ou pior tem orgulho de ter votado nulo! A menor parte deles sabem o que querem, pelo menos alguns ainda sabem né.. rs

    Mas continuo achando o brasileiro muito hipócrita! Fazer manifestação virou modinha, pedir pra Dilma sair, para cancelarem a copa.. TUDO MODINHA! Quando o Brasil foi escolhido para sediar copa/olimpíadas eu só vi o pessoal se orgulhando disso! E agora querem que cancelem?! Não era segredo pra ninguém que as obras do Maracanã estavam sendo super faturadas e eles querem reclamar agora? que já esta tudo pronto. sorry baby, mas esse dinheiro não vai ser devolvido mais! Agora todo mundo so consegue ver o lado ruim daquilo que deveria ser bom para nós! Eventos internacionais trazem visibilidade, empresas internacionais começam a investir na nossa economia, e vem me dizer que isso é ruim para nós?! O governo gastou exageradamente, ok, mas esse dinheiro estava indo pra onde antes? para a Educação, para a Saúde? Não estava indo para o bolso deles! Eles continuaram pegando uma parte? sim, mas pelo menos algum legado ficou para a população! E eu não falo só dos estádios não.
    Não estou dizendo que devemos nos conformar com a corrupção desavergonhada que existe no nosso país, apenas que AGORA ninguém mais consegue ver o lado bom das coisas.. mas a um mês atras todos viam...

    Enfim. estou pronta para ser apedrejada, mas não da pra agradar todo mundo! rs
    Pelo menos eu tenho a minha própria opinião sobre o assunto; Não o que esta passando na televisão, nem o que esta rolando nas redes, apenas aquilo tudo que eu já vinha observando a anos!

    Ufa, acho que escrevi um testamento! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís Souza20/06/2013 21:54

      Concordo com muito do que você disse. Ninguém mais sabe pelo que se está protestando. Botaram numa sacola as tarifas, hospitais, estádios, escolas e estou vendo a hora reclamarem da eterna reprise das novelas mexicanas. As pessoas querem tudo e não estão entendendo que 90% desse tudo não se resolve no grito. Boicotar a Copa não vai trazer de volta o dinheiro gasto no evento. O momento certo de refletir sobre isso era quando o povo estava aproveitando o show de graça na praia para comemorar a escolha do país como sede do mundial. Agora é respeitar e lembrar que as delegações estrangeiras e turistas não têm nada a ver com isso. Em salvador, apedrejaram um ônibus da FIFA, o que é vergonhoso. Não são santos, mas o problema do Brasil vem de muito antes dos estádios e das riquíssimas autoridades do futebol.

      Excluir
    2. Laís Souza20/06/2013 21:55

      Lembrando que nunca achei que a Copa fosse trazer esse benefício todo. Mas já que o evento está aí, estragar tudo não adianta.

      Excluir
    3. É isso ae, o povo aproveitou e agora quer desdenhar.
      Odeio hipocrisia e é exatamente isso que a maioria esta fazendo..
      Eles não percebem que se fazerem com que a copa seja cancelada não vai melhorar o nosso país - o dinheiro já foi gasto! - e pior, ainda vai sujar o nosso nome la fora arriscando fazer o país entrar em uma crise economia porque dificilmente alguém vai querer investir aqui!

      Excluir
    4. Eu tive que passar hoje de manha pela Av. Presidente Vargas, lugar onde aconteceu a manifestação aqui no RJ. E posso dizer uma coisa, não me da orgulho nenhum daquela multidão que estava aqui ontem cantando o hino brasileiro e pedindo por mudanças.. Está tudo destruído. pontos de ônibus, radares, os bancos e muitos dos prédios que tem a fachada de vidro.. Parece que teve uma guerra, é triste e repugnante de ver! Esse não era o intuito, e alguns vândalos se aproveitam da situação eu sei.. mas eles estão destruindo a cidade. e quanto mais se quebrar, MAIS MILHOS SERÃO GASTOS PARA RECONSTRUIR! e esse dinheiro sairá do bolso de quem?! do nosso.

      O Brasil antes de querer fazer revolução, tem que ter educação - e não é aquela que aprendemos na escola.

      Excluir
    5. Meninas, entendo o ponto de vista de vocês e também concordo em partes. Acho que o que aconteceu foi o seguinte, o povo viu as manifestações sobre a redução das tarifas de ônibus e se sentiu estimulado a participar e a ir para as ruas mostrar que estão insatisfeitos com o Governo, se sentindo desamparados, injustiçados, desprotegidos. Acho que esse primeiro momento foi para as pessoas perceberem que as coisas não estão tão bem e que elas podem se movimentar para protestar, que elas têm força para isso. Também percebi que muitos estavam perdidos, que muitos nem sabia pelo o que lutavam, mas que de alguma forma queriam participar dessa grande manifestação. Espero que isso tenha sido só o ponto inicial para desligarmos as nossas TVs e irmos para as ruas lutar pelos nossos direitos e pela melhora do país. Agora é questão de eleger prioridades para se insurgir. E sim, as mudanças não são feitas de uma hora para outra, é questão de longo prazo, ainda mais num país com tanta corrupção e tão burocrático. Mas enquanto demonstrarmos nossa insatisfação, o Governo não poderá fazer vista grossa e terá que tomar alguma atitude. Beijos

      Excluir
    6. Nossa Dreeh, realmente é revoltante tudo isso que você falou. Não tem coisa pior do que ver o péssimo resultado das manifestações por causa de aproveitadores baratos, e no final das contas nós vamos novamente pagar o pato. Infelizmente o Brasil é um país de muita gente ignorante, não só em termos de educação, mas pobre de valores também. Enquanto o Governo não investir nisso, não há luz no fim do túnel para nós. Beijos

      Excluir
    7. Eu espero que ainda tenha esperanças para o Brasil Mi, mas nao tenho a esperança que possamos colher os frutos disso.. quem sabe os nosso netos ou até mesmo nossos filhos.

      Excluir
    8. Pois é Dreeh, vamos ter que esperar para saber.. Beijos

      Excluir
  10. Eu vi o vídeo da Carla e adorei os argumentos dela. Vi que algumas pessoas comentaram que ela tinha passado uma imagem ruim do Brasil e não sei mais o que, mas é justamente pra isso que o Brasil tem que acordar! Não somos um bando de adolescentes fúteis pra ficar se preocupando com algo tão superficial quanto a nossa imagem, quando há pessoas morrendo em filas de hospitais e uma educação público simplesmente deplorável. O que o Brasil precisa é de soluções para esses problemas, e não uma maquiagem, não empurrar a sujeira pra debaixo do tapete. O governo está dando prioridade às coisas inúteis, e não ao que realmente importa. "Cura gay"? Como assim? Sou uma grande defensora dos direitos gays, e eu só consigo imaginar o que se passa na cabeça de uma pessoa para dedicar o seu trabalho à uma causa dessas, quando há pessoas por aí que não sabem ler e escrever. Estou com vergonha do nosso país. E eu sei que nós somos os únicos que podemos fazer toda essa situação mudar, e por isso apoio completamente as manifestações ( quando não envolvem violência, é claro). Realmente espero que o Brasil mude. É disso que nós precisamos.

    Kisses,
    Hannah - meu-mundo-hm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitas as suas considerações Hannah, não tenho nem o que acrescentar, pois concordo com tudo o que você disse. Os jovens têm o poder de mudar a situação do Brasil, e eles precisam acordar para a realidade. A vida não se limita as novelas, facebook, colégio, roupa da moda e festinhas! Beijos

      Excluir
  11. Uma salva de palmas para este post!
    A ideia dessa coluna é ótima, simplesmente amei, afinal eu gosto de falar!
    Também sinto que agora posso dizer que tenho orgulho de ser brasileira.
    Confesso que odeio política, mas sei que grande parte da culpa do Brasil estar esta porcaria que está é por causa de nós eleitores que não gostamos de política. Se não gostamos e não nos interessamos como vamos escolher alguém decente para por no governo. Não fazemos a mínima ideia de quem é esse ser que está ali pedindo nosso voto. E geralmente aquele mais popular, aquele que já tem fama é escolhido; às vezes ele pode ser do bem mas pode também ser um tremendo de um corrupto.
    Eu amo futebol, sim! Fiquei feliz com a copa no Brasil? Sim. Mas depois me dei conta de que Bilhões ou sei lá quanto mais seria gasto em coisas que depois não iriam ter utilidade nenhuma para o povo brasileiro. Para quê um estádio na Amazônia??? Nem time de futebol existe lá. 3 jogos e olha lá se será tudo isso será feito naquele lugar.
    Eles podem sim fazer estádios mas de que adianta ter os estádios mais inovadores do mundo e não ter uma qualidade de saúde e educação?
    A tarifa de ônibus não afeta de nada na minha vida nesse momento, afinal não preciso utilizar o transporte público. Mas para quem precisa todo dia cada centavo pesa no bolso.

    Ronaldo "fenômeno" diz: Para se ter uma copa se precisa de estádios e não de hospitais!
    Espero que ele tenha visto o vídeo resposta que um pai de uma criança com deficiência fez. Que ele veja que ele tem condição de pagar o melhor hospital para ele ou para quem seja mas NÓS não temos! E quando ele quebrou a perna ele foi levado para um estádio???
    Esse vídeo da Carla também toca na alma!

    Vi antes quando voltei da escola que um grupo de Vândalos, porque é isso que eles são, destruíram um bando aí em Porto Alegre. Se já está uma porcaria assim, vai destruir pra quê??? Não consigo entender esse tipo de pessoa! Não consigo!

    Quando o povo acorda tem gente que ainda tem a capacidade de dizer que é contra os protestos. Primeiramente ela nem sabe sobre O Quê é e diz que é contra. Acho que seria melhor que ficasse na dela. Outra me disse que ia no protesto aqui da cidade para tacar pedra. Tipo, o quê?

    Eu queria muiiiito participar do multirão mas por causa desse tipo de vandalismo fui praticamente proibida pelos meus pais.

    Acho que eu conseguiria falar por mais um quilômetro mas chega né.
    Mi essa ideia de Debate é maravilhosa. Obrigada por isso. Eu gosto tanto de expressar minha opinião mas como eu disse acima, tem gente que é contra mas nem sabe dos reais motivos de as coisas estarem acontecendo.

    Beijos!
    Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, já estava sentindo a sua falta por aqui, hein?! hehe Concordo, eu sou outra que odeio política, nunca quis me envolver, me posicionar. Tinha uma postura do tipo "deixe que os outros se explodam e se resolvam", sabe?! E acho que toda essa onda de protestos também serviu para me fazer acordar. Me serviu o chapéu.. hehe
      Fala sério! Foram chocantes os vídeos do Ronaldo e do Pelé, né?! Meu, se não tem nada de bom para dizer, fica quieto! Que absurdo!!
      Eu também queria participar dos protestos, mas confesso, tive muito medo, justamente por causa desses atos de vandalismo e das investidas da polícia. Daí a gente vai lá lutar por uma boa causa e corre o risco de sair machucado e até morto? Então nos resta protestar pela internet. Enquanto tivermos internet, teremos voz e instrumento para berrar tudo o que está errado e que queremos mudar.
      Tu viu aquele protesto que os turcos fizeram, ficando em pé e em silêncio? Achei fantástico!
      Fico feliz que tenha gostado desse novo espaço querida. E se tiveres alguma sugestão para os temas dos próximos debates, sou toda ouvidos.. hehe Beijos

      Excluir
    2. Sim, vamos na paz e acabamos machucados e como disseste corremos o risco de sermos mortos.
      Não vi o protesto dos turcos, só vi comentários. Fui agora procurar mas não achei nada. Vou dar uma checada melhor.
      Vou ver se eu penso em um tema relevante.

      Beijos!

      Excluir
    3. Pois é, isso tudo me dá muito medo. Ok, ficarei aguardando sugestões.. hehe Beijos

      Excluir
  12. Nossa é bem difícil responder suas perguntas em apenas um comentário,mas eu sempre tento explicar para as pessoas leigas o mesmo que eu vi em um cartaz em alguma destas manifestações ,que estão (re)fazendo a história,"não são apenas 20 centavos são nossos direitos".Uma coisa que merecia ter enfase nestas manifestações é o que eu sou estremamente contra,a baixa atenção para com os professores no Brasil.Desde que eu entrei no ensino médio já fui vbbítima de mais de 3 greves,terminei meu 1 ano numa correria que não deu para aprender quase nada,notas foram dadas apenas depois de copiarmos um artigo da internet,alunos sem a mínima condição passaram de ano e continuam passando,tanto que estão no 3 ano agora(estudando comigo) e ainda por cima vãi tirar o certificado de técnicos em edificações,como seria uma construção supervisionada por estes tipos de profissionais?mas acredito que isto já levara a uma outra condição:o péssimo ensino da meu curso.

    O aumento das tarifas de onibus foi apenas o estopim,como vc disse,o povo acordou.Aqui na minha cidade,São Luís do Maranhão tbm teve um manifesto e é claro que teve aquela minoria que cometeram atos de vandalismo,mas acredito que fomos ouvidos.

    E,como vc disse,é impossível falar tudo a que pesamos em apenas um post,no meu caso em apenas um comentário.Mas acredito que deixei claro que sou a favor das manifestações pacífica e sou contra qualquer ato de violencia,tanto da parte do manifestante ,quanto dos policiais.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Karina, o problema da educação pública no país é muito sério!! E só quem estuda em instituição pública é que sabe o quanto é prejudicada. Espero realmente que as coisas melhorem nesse sentido, porque quando um país tem educação de qualidade, um povo instruído e culto, as coisas melhoram meio que como um todo. Beijos e obrigada pela participação!

      Excluir
  13. Que esse seja o nosso grande "Cisne Negro" !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir