Semana Neil Gaiman - Resenha O Oceano no Fim do Caminho - Dia 2


"Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano."

Oi pessoal, estão gostando da Semana Neil Gaiman? Hoje trago para vocês a resenha do novo livro de Neil: O Oceano no Fim do Caminho, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca.

O livro começa com um homem voltando a sua cidade natal para ir a um velório. O simples retorno àquela pacata região fez com que suas lembranças eclodissem e clareassem. Todo o sofrimento vivido em sua infância, suas dúvidas, temores, esperanças estavam novamente ali, dentro de si, mexendo com seus sentimentos. Ele sabia o que tinha que fazer, a única coisa que podia fazer e que tinha algum sentido, que poderia lhe acalmar, lhe devolver a sensação de segurança: ir até o fim do caminho e chegar no Oceano, no Oceano de Lettie.

E sim, desculpem, isso é tudo que posso falar para vocês. Não posso me atrever a contar mais nada, porque contar pequenos fragmentos da história não lhes faria nenhum sentido, e contar a história toda lhes estragaria o prazer de uma boa leitura!! Vocês terão que ficar satisfeitos com a sinopse (que já diz muito) e com meu breve relato acima.

***

Mas sim, tem algo que posso fazer por vocês, dizer o que penso a respeito do livro e o que senti ao lê-lo. Para quem não sabe, esse livro possui diversas peculiaridades que pretendo explorar em outro post, mas já adianto que uma delas se refere ao fato de que ele é autobiográfico. Em O Oceano no Fim do Caminho, Neil nos conta um pouco sobre a sua infância, sob o olhar de um menino de 7 anos que vivia num mundo estranho de adultos que não o compreendia, solitário, sem amigos e cheio de medos.

Neil misturou fatos verídicos a uma fantasia obscura que me fez lembrar de sua outra obra, Coraline. O início da história é muito nostálgico e melancólico, porque retrata o adulto retornando às suas raízes e confrontando as experiências vividas quando criança, experiências essas que o transformaram no adulto que ele é hoje. 

Me fez pensar no poder que o passado exerce sobre nós, afinal, nós somos quem somos por tudo que passamos e nunca deixaremos de ser quem fomos (confuso? mas é verdade! Neil nos ensina isso no livro). É incrível como somos capazes de guardar memórias. As guardamos tão bem guardadas que depois nem lembramos onde as escondemos. Mas basta um pequeno sinal, um cheiro, uma música, uma ínfima faísca para que elas se libertem, como um estouro de uma manada, ou como balões cheios de gás querendo alcançar o céu. 

Uma vez feito isso, é como se elas nunca tivessem ido embora. Magicamente as memórias adormecidas preenchem novamente o nosso ser e se reintegram ao nosso eu. E juntamente com elas experimentamos uma explosão e profusão de sentimentos tão difíceis de suportar que nos faz questionar até que ponto tudo o que um dia vivemos foi real ou se tudo não passou do fruto da nossa imaginação. E foi exatamente isso que aconteceu com nosso protagonista, que após abrir o velho baú onde guardava suas memórias infantis, nos convidou a explorá-las e a embarcar numa mágica e assustadora aventura.

Recentemente escutei uma frase, ao assistir o seriado Da Vincis Demons, que me marcou: "O tempo é um rio. Mas o que a maioria não compreende é que o rio é circular", ou seja, nós sempre voltamos para onde viemos, e na minha opinião, foi exatamente o que aconteceu com o protagonista da história. A volta para a sua cidade da infância representa a volta ao seu passado, ao âmago do seu ser, para que ele enfim possa completar mais um ciclo da sua vida e seguir adiante.

Muitas vezes podemos não gostar do resultado "final" em que nos encontramos, eis que os adultos constantemente tentam se satisfazer com estímulos externos, seja buscando a realização de algum ato grandioso que lhes dê notoriedade ou mendigando pelo reconhecimento e aceitação dos outros. E definitivamente não é assim que as crianças funcionam. Essa passagem é praticamente a primeira metáfora explorada por Neil no livro e acho que foi a que mais mexeu comigo: o retorno as nossas origens, o confronto com o nosso verdadeiro eu: a nossa essência.

É difícil dar um significado às metáforas apresentadas no enredo, pois cada um vai interpretá-las de acordo com a sua própria bagagem, e Neil sabia muito bem disso. Por isso que ele deixou os significados do livro, ou a moral da história em aberto, para que cada um pudesse entendê-las de uma forma muito particular. 

Ao mesmo tempo em que Neil escrevia uma história para si e sobre si, ele também escrevia uma história para a gente e sobre a gente, em que cada um pudesse se identificar e incorporar de maneira única o protagonista. Não foi a toa que ele não deu nome ao personagem principal, afinal, ele é o Neil, mas podia ser qualquer um de nós.

Quanto mais tento dar significado ao livro, mais me perco nas minhas indagações. Ele é tudo! Estou tão absorta pela história até agora e em tudo que vivi paralelamente lendo linha por linha que ainda não voltei ao mundo real, e espero que nem volte. No final a gente percebe que o livro não é para ser lido com a razão, não devemos investigá-lo tentando descobrir o porquê de cada detalhe que Neil pôs ali e por que da história ser do jeito que é, ou o que é real e o que é ficção, como se estivéssemos dissecando uma rã na aula de anatomia. Ele é... simples assim. 

Portanto, não se preocupem se por ventura vocês deixarem de entender algo que o Neil quis nos dizer. O livro muitas vezes vai parecer confuso e sem significado, mas de repente tudo fica claro dentro da gente. E se ainda assim vocês não encontrarem o seu Oceano ao ler a história, não se desesperem. Tentem apenas curti-la e agradeçam por esse imenso presente que nos foi dado.

Mas devo alertá-los. Nesta história nos depararemos com muita fantasia: monstros, bruxas, sonhos, coisas sem sentido e terror sobrenatural. Teremos que passar por cada uma dessas etapas metafóricas até chegar ao nosso destino, O Oceano no Fim do Caminho. Porém, sei que nem todos são chegados nesse estilo literário, então para vocês meus caros, não sei se recomendaria essa leitura. Mas, para aqueles que não precisam de muito estímulo para se render a uma incrível jornada, por favor, subam logo a bordo e desfrutem dessa maravilhosa viagem sem fim.

Gostaram da resenha? Então não deixem de participar da super promoção que está rolando no blog até dia 03/07/13 e concorram a um Kit do livro O Oceano no Fim do Caminho!!

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
Editora Intrínseca
208 páginas
Comprar: Submarino / Saraiva

164 comentários

  1. Aiii, Mi... já to querendo ler!!!
    As suas resenhas sempre me dão vontade de ler os livros. Esse já entrou na fila :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou querida!! Espero que se apaixone pelo livro tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  2. Na verdade fiquei encantada com a paixão de vocês por esse livro, mas o que acontece comigo???Eu empaquei geral nesse livro, não consigo continuar, e eu estou lutando com ele porque quero sentir o que vocês me contam, mas acho que não estou nessa vibe, mas eu não sou dessas sou eclética...que fase é esse meu Deus...???Quero discutir o livro com vocês estar por dentro mas empaquei...:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga, não se desespere.. lembre que eu estava assim dias atrás e que não conseguia dar andamento a nenhuma leitura até que O Oceano no Fim do Caminho chegou até as minhas mãos. Para mim ele caiu como uma luva, talvez pelo momento em que eu esteja vivendo. Então digo uma coisa, se não está fluindo, não insista, não leia um livro por obrigação. Sei dos percalços que você tá vivendo agora, a correria e a loucura e isso realmente suga a nossa energia e nos deixa numa vibe diferente. Faça como eu fiz, vá trocando de livro até você encontrar um que combine com a fase que você está vivendo agora. E deixe esse guardadinho para depois, porque esse é especial. Beijos

      Excluir
    2. Verdade Mi, eu leio a noite, mais sossegado, mas ultimamente o sono está me dominando de um jeito, talvez nem tanto físico, então comecei a ler Síndrome E aceitando sua sugestão...acertou na mosca, estou mais pra leitura mórbida do que nostálgica...algo que me tire da tensão e ative meu emocional mais bruscamente, faz muito tempo que eu não gostava de um livro assim, o sono continua, mas durmo com o e-reader na mão acordo e continuo...Mas ainda vou pegar de novo esse e tentar extrair esses sentimentos lindos desse livro!!!

      Excluir
    3. Sei como é Mi, as vezes é bom fugirmos um pouco da realidade.. querendo ou não O Oceano nos convida a refletir sobre nossas vidas e talvez esse não seja o momento para você. Divirta-se com Sharko!! hehe Beijos

      Excluir
    4. Agora tô lendo os dois...loucura, loucura!!!!

      Excluir
    5. Sério? Tá dando conta?? Mas ambos são tão diferentes.. kkk Beijos

      Excluir
  3. AMEI a resenha!!! Falou tudo, e com muita propriedade!!
    Fiquei completamente apaixonada pelo livro e quando terminei precisei ficar la mais um tempo!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é surreal, né Ana?! Obrigada por ter me incentivado a lê-lo :o) Beijos

      Excluir
  4. Nem sei o que dizer! Amei, amei, amei. Estou "drogada" com essa resenha. E que coisa é essa de não contar mais nada da história? Fiquei curiosa. Tá eu sei, leia e você descobrirá.
    Mais uma vez um livro que retrata as mudanças de tempo. Adorei a frase ...As guardamos tão bem guardadas que depois nem lembramos onde as escondemos. É verdade e como disseste, com uma pequena faísca tudo aparece.
    Eu nem tenho mais nada para dizer, só que também preciso achar o meu Oceano.
    Só 208 páginas? Que curtinho.
    Como sempre você arrasou com a resenha.

    Beijão, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, fico feliz que tenha gostado!! Viu só que curtinho? Impossível não devorá-lo numa sentada.. hehe Beijos

      Excluir
  5. Oi Mi !!! Saudades :)

    Estou namorando esse livro desde que vi na Turnê Intrínseca, sua resenha me deixou ainda mais doida.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ba, saudades também. Leia assim que puder, você vai adorar. Beijos

      Excluir
  6. Oi Mi!

    Adorei a resenha, mesmo. Fiquei ainda mais interessada em ler O Oceano no Fim do Caminho, e também curiosa sobre todas as metáforas, filosofias e viagens desse livro rsrs. Mal posso esperar pra lê-lo e tenho certeza que não vou me decepcionar.

    Kisses,
    Hannah - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou querida! Espero que você também embarque nessa jornada de reflexão e autodescoberta. Beijos

      Excluir
  7. Simplesmente não sei o que pensar sobre esse livro.
    A sua resenha é simplesmente incrível. cheia de coisas que eu quero muito sentir ao ler esse livro. mas eu mesmo tempo eu não tenho certeza de irei gostar dele.
    Metáfora, sobrenatural, e o personagem principal nem tem nome?! rs que louco.
    Eu realmente não sei o que pensar. mas acho que irei deixar o meu lado emocional falar mais alto e assim irie lê-lo ou ao menos tentar!
    Mas muito depende de como me sentirei ao ler Lugar Nenhum. se eu gostar, O Oceanos no Fim do Mundo entrará automaticamente na minha lista! rs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Dreeh, e acho mesmo que você deva fazer isso, ler o livro de coração aberto e deixar ele te guiar para ver o que fará você sentir. Olha, não sei muito sobre Lugar Nenhum, mas não sei até que ponto é interessante comparar as obras dele, porque pelo que entendi O Oceano é algo bem peculiar e diferente. De qualquer forma, você se agradando com a escrita dele já é meio caminho andado, né?! Espero que também se torne uma fã de Neil Gaiman. Beijos

      Excluir
    2. Agora me diz da onde eu tirei o nome "O oceanos no fim do mundo" ?
      kkkkkkkkk eu sou meio tapada as vezes rs
      O oceano no fim do caminho.

      Pois eh, gostar da escrita já um passo lá na frente =)


      Excluir
    3. kkkk fim do caminho, fim do mundo, no fim o significado se parece.. não esquenta não Dreeh.. hehe Beijos

      Excluir
    4. Não estou me sentindo mais tão avulsa...há uma dúvida enfim...

      Excluir
    5. kkk Não se preocupe em encontrar os significados Mi.. eles encontrarão você.. hehe Beijos

      Excluir
  8. De cara esse livro já me chamou atenção
    A capa é bem chamativa
    E gostei muito da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  9. Ô meu bem, que linda resenha...! Eu fui na turnê Intrínseca, e eles anunciaram esse livro lá como um dos próximos lançamentos. E eu confesso: não me senti muito atraído por ele.
    Mas o que uma boa resenha pode fazer com a gente, né?
    Amo livros em estilo autobiografia do personagem principal (Preces e Mentiras é mais ou menos nesse estilo também!). E essa história da influência do passado em nosso presente... E a densidade do enredo que defini depois da leitura da sua resenha?!
    Me cativou, moça. Obrigado pela resenha! E sucesso com o lindo blog!

    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno, obrigada pelas lindas palavras. Fico contente em saber que te deixei interessado pelo livro. Espero que ele te proporcione uma leitura tão especial quanto a que eu tive. Beijos

      Excluir
  10. Eu conheço esse autor de todo mundo falar que é maravilhoso, apesar de ter um livro dele e ter visto dois filmes que foram adaptados não conheço muito sua obra mas como essa está bombando na net quer me fez ler todas as resenhas sobre ela e quero sentir tudo o que está sendo escrito sobre esse livro, parece ser muito bom e ainda nós faz refletir sobre muitas coisas, amei cada coisa que li, estou bem curiosa.
    A capa ajuda a querer ter mais rápido de tão linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, realmente a capa já faz com que nos apaixonemos pelo livro, né?! Que bom que você se interessou pela história, espero que goste. Beijos

      Excluir
  11. Oi Mi! Do Neil eu li O livro do cemitério, mas vejo que este aqui é muito diferente. O que senti ao ler sua resenha é que é uma história que deixa as interpretações abertas, variando de pessoa para pessoa. Estou curiosa, sem saber qual será minha reação. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, é justamente isso. Pelo que tenho visto por aí cada um tem uma reação diferente ao ler o livro. A história acaba nos atingindo de maneira singular. Vamos ver como será com você.. hehe Depois me conte. Beijos

      Excluir
  12. Velha chácara

    A casa era por aqui
    Onde?Procuro-a e não acho.
    Ouço uma voz que esqueci:
    é a voz deste mesmo riacho.

    Ah!Quanto tempo passou!
    (Foram mais de cinquenta anos)
    Tantos que a morte levou!
    (E a vida nos deseganos)
    A usura fez tábua rasa
    Da velha chácara triste.
    Não existe mais a casa.
    -Mas o menino ainda existe!

    MANUEL BANDEIRA(1886-1968)

    DESCULPE POR TER TE FEITO LER TUDO ISTO,MAS,PARA MIM,FOI IMPOSSÍVEL FAZER A LEITURA DESTA RESENHA SEM LIGÁ-LA A ESTE POEMA,AS SEMELHANÇAS SÃ VISÍVEIS!

    aCHO QUE JÁ DEU PARA PERCEBER QUE EU SUPER AMEI A TUA RESENHA.AMO LiVROS DESTE TIPO,QUE SEMPRE NOS MOSTRA UMA LIÇÃO DE VIDA,NOS TOCA NO CORAÇÃO.ESTOU LENDO "MEU AMOR,MEU BEM,MEU QUERIDO" E ESTOU AMANDO TODAS AS MENSAGENS,CONCEITOS,HISTÓRIAS QUE O LIVRO CONTA,EXISTEM LIVROS QUE SIMPLESMENTE IREMOS LEVAR ATÉ A NOSSA BREVE ETERNIDADE,MESMO QUE NÃO NOS LEMBREMOS DO TÍTULO,MAS LEMBRAREMOS DE ALGUMA PASSAGEM,DA SENSAÇÃO BOA DE TER LIDO-A.

    (Leia o texto em voz alto que vc entenderá este trexo:"Ouço uma voz que esqueci"."acho","riacho",lembresse do som do riacho:"choooo".Espero que vc tenha entendido,bom,de início eu não havia entendido,fou necessário meu professor de literatura me explicar.)

    Beijos!

    eueminhacultura.blogspot.com.br >>>>>>>Fez um mês hoje!!!!

    PS:Estou amando esta semana dedicada a este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, que lindo poema, obrigada por compartilhar conosco. Eu acho que entendi o que você quis dizer.. hehe Mas não tenho total certeza.. hehe Espero que goste do livro. Beijos

      Excluir
  13. Agora eu preciso ler esse livro mesmo.
    Estava indecisa se lia ou não, porque via resenhas falando mal do livro, mas a sua resenha ficou tão maravilhosa, que aumentou minha curiosidade.
    Vou comprar assim que possivel.

    Quanto a Afiliados, você tem alguma politica para escolher com quem se afilia, ou algo parecido?
    Começei o blog a poucos dias, e estava procurando afiliados.
    Se estiver interessada, o endereço do meu blog é http://como-nos-livros.blogspot.com.br/.

    Obrigada pela atenção!! xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, fico feliz que você tenha gostado da resenha. Esse livro desperta sentimentos diferentes em cada um que lê e acho que nem todos vão gostar dele porque ele realmente é diferente. Talvez só as pessoas mais sensíveis, mais reflexivas, com poder de abstração e imaginação consigam ver sentido e se ver na história. Mas não custa tentar ler e ver o que acha, né? Beijos

      Excluir
  14. Eu nunca li nada desse autor, apenas vi o filme Stardust que é inspirado no livro dele e só posso dizer que amei, amei demais. Então estou mega curiosa pra conferir essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stardust é um filme ótimo mesmo. Espero que você também goste do livro O Oceano no Fim do Caminho. Beijos

      Excluir
  15. Ainda não li nada do Gaiman, mas li algumas resenhas desse livro e gostei muito da história e prende sua atenção na leitura! acho q vou começar minhas leituras do Gaiman por esse livro....
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, como esse foi meu primeiro livro do Gaiman, acho que comecei bem, então também te recomendaria ele para começar. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  16. Mi acredita que fiquei bem curioso para ler esse livro, acho que é a 4ª resenha que leio e jah tenho certeza que vou adorar, até porque tbem adoro metaforas, acho que vou me confundir um pouco no começo mas vai dar certo, sempre dá. E outra que o livro remete ao passado do autor, estou bem curioso. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, que bom que você está bem interessado. Não se preocupe em se confundir ou não entender.. Deixe a história te levar!! hehe Beijos

      Excluir
  17. Pelas resenhas que tenho lido, nunca imaginaria que o livro fosse tão repleto de metáforas sobre a vida, a vida de todos e qualquer um de nós. Impressionante.
    Já estava com vontade de ler a obra, pela tensão, pela narrativa que envolve e pela genialidade do autor, mas confesso que um dos pontos que me faz querer ler desesperadamente uma obra é esta reflexão proporcionada em cada página da história.
    Simplesmente adorei seu ponto de vista sobre O Oceano no Fim do Caminho. Muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada pelas lindas palavras. Espero que goste do livro tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  18. Tem tanta gente falando bem desse livro que fica impossível não querer ler.
    Recentemente, por causa da revista da qual sou editora, descobri que o Gaiman é um cara extremamente versátil. E eu nem sabia que ele existia!! Como pude?!
    Mas enfim, diante de uma história que parece ser tão legal, estou interessada. Gosto de coisas melancólicas e essas reflexões sobre o tempo me atraem de um jeito meio mórbido, mas tudo bem. hahaha

    Enfim, ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, também não tinha ideia da versatilidade e genialidade do Neil. Confesso que esse foi um dos motivos que me fez querer ler as obras dele e não me arrependi. Também gosto desse quê de melancolia que encontrei em O Oceano, mexe com a gente. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  19. UAUUU. Adorei a Resenha, já tinha amado a capa do livro, e agora com a resenha, fiquei ainda mais curioso para ler. Abraçoss


    Gustavo Silveira
    gustavocatalao@hotmail.com
    mrguga80@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, feliz em saber que ficou interessado. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  20. Eu nunca li nada do Neil Gaiman e tenho bastante vontade de conhecer o seu trabalho. Quando vi o lançamento de O Oceano no Fim do Caminho já me apaixonei logo de cara. Pelo título. Pela capa.
    Fui ver de que se tratava a história e me apaixonei mais ainda.
    Depois de começar a ler comentários e resenhas, e a sua me confirmou isso mais ainda, eu definitivamente preciso desse livro.
    Amo fantasia. Amo terror. Amo bruxas, vampiros e lobisomens. Mas fiquei extremamente satisfeita em saber que esse livro não é só isso. É como se eu acabasse de descobrir que um rapaz lindíssimo é também muito inteligente.
    Preciso conhecer essa história e tentar mergulhar no meu oceano. Muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Thais, adorei a analogia que você fez: "É como se eu acabasse de descobrir que um rapaz lindíssimo é também muito inteligente." Acho que isso representa muito bem a história.. porque ela não é só uma história legal, de fantasia, é uma história inteligente com muito conteúdo. Espero que goste desse seu mergulho no Oceano, e que ele clareie sua visão de mundo e suas ideias assim como fez comigo e com o protagonista. Beijos

      Excluir
  21. por meio dessa sinopse já dá para entendermos o por que desse titulo "O Oceano no Fim do Caminho" quer dizer mais ou menos adoro esse livros com um pouco de suspense, na verdade sou louca por eles o que serão essas forças estranhas que somente essa criança consegue perceber?
    adoraria descobrir e me emocionar junto com esse livro que pelo titulo já nos parece ser incrivelmente fantástico bjs e até mais
    ray. S.E.F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia Ray, e mergulhe nesse oceano misterioso e descubra quais são os simbolismos apresentados na história. Divirta-se! Beijos

      Excluir
  22. Ja conhecia o autor, mas nunca me interessei por nenhuma de suas obras. Até agora. O que me chamou a atenção nesse livro foi a capa e o titulo, nem resenhas, nem sinopses eu havia lido e já fiquei com um aperto no peito, tipo tenho que ler. A historia parece maravilhosa, e sim, concordo com tudo o que vc disse, nosso passado, mesmo que não nos lembremos dele, nos afeta no presente, mais que imaginamos. Amei a frase. Ficou gravada na memoria...sim o tempo é um rio que corre em circulos. Adorei sua resenha. Mesmo. Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mey, obrigada pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que se apaixone pelo livro tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  23. Depois de tantas resenhas negativas até quem fim uma que fale bem do livro e que dê vontade de ler para descobrir tudo isso que foi dito. Espero que não seja mais um livro que me desaponte, será o próximo da minha lista não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rhaissa, sério que está rolando tanta resenha negativa sobre o livro?? Fiquei curiosa para ler e para ver o que tá desagradando o povo.. hehe Espero que goste da leitura de O Oceano. Beijos

      Excluir
    2. Sério que tem negativa???

      Excluir
    3. Eu fiquei curiosa Mi e fui procurar, e não achei não :( Estranho!! Beijos

      Excluir
  24. Eu a-m-e-i a resenha, explicou o livro de frente pra trás, de cabeça pra baixo. hahaha
    Eu estou bem curiosa pelo livro, estava receosa de pegar spoiler, mas foi tudo bem, algumas coisas entendi, mas nada demais.

    Adorei seu blog, ele é bem acolhedor.


    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, fico feliz que tenha gostado!! Na real não sei muito se soltei algum spoiler, acho que sobre o enredo não, mas talvez sobre os sentimentos que nos são despertados sim.. hehe mas vai de cada um captar e entender o que quis dizer.. hehe Espero que goste do livro! Beijos

      Excluir
  25. Eu preciso ler esse livro! São tantas resenhas positivas dele que eu já gostei do livro sem nem mesmo ter lido ele ainda. Muita gente disse que é um livro meio "doido" e cheio de coisas incríveis e isso faz eu querer lê-lo mais ainda. Essa coisa do rio que você falou eu achei super interessante. Tem um filosofo chamado Heraclito que dizia que você não pode entrar duas vezes no mesmo rio. Tudo está em mudança o tempo todo. Quando você entrar de novo alguma coisa já vai ter mudado em você e i rio também não será mais o mesmo. Achei legal o autor ter colocado uma coisa assim no livro. Eu gosto bastante dessa coisa de metáfora e acredito que eu vá gostar do livro.
    A unica coisa que eu não gostei foi saber que o final fica em aberto. Não gosto muito disso mas faz a gente ficar pensando sobre o que aconteceu depois e tal. Também é legal mas eu gosto de histórias fechadas. Mesmo assim, não vou deixar de ler esse livro. Estou com bastante expectativa.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, adorei esse ditado do Heraclito e acho que ele está bem certo.. o tempo vive mudando e a cada segundo as coisas deixam de ser iguais. Mas é curioso que tendemos a ignorar esse fato, né?! hehe Olha, o final teve um desfecho sim, não ficou nada em aberto. O que ficou em aberto no meu ponto de vista são os significados apresentados no livro, a moral da história no sentido de, se você me perguntasse: "Mirelle, sobre o que fala o livro?" eu responderia "Depende de quem o ler".. porque são tantas metáforas apresentadas que não existe uma interpretação certa ou errada da obra, tudo vai depender de como a história vai afetar o leitor, entende? Por isso que para mim isso ficou em aberto, mas não o final. O livro tem um início, meio e fim bem coeso ;o) Beijos

      Excluir
  26. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, já está no topo da minha lista de desejados. Do Gaiman eu só li a HQ "Sinal e Ruído" e gostei bastante, mas espero gostar ainda mais de "O Oceano no Fim do Caminho". Adorei a história muito bem descrita na resenha e a capa é perfeita. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara, fico feliz que tenha gostado da resenha. A capa é realmente linda e tem as letras em alto relevo, super bem feita.. além da história ser emocionante. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  27. A resenha ficou realmente fantástica, amei! Com certeza despertou minha curiosidade em ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  28. Não sabia que tava tendo a semana Gaiman! Só li crônicas dele. São bem diferentes e malucas rsrsrs
    Esse livro parece ser legal :) Vou colocar na minha lista de "vou ler"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita curiosidade de ler outras obras do Neil. Devem ser fantásticas. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  29. Como eu disse no outro post, eu só li um livro dele e não quero julga-lo por apenas um livro então pretendo ler outros. Fiquei até animada agora com a sua empolgação com esse livro. Pelo jeito ele é mais que um livro, pois você mesmo tendo terminado ele ainda está vivendo a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, realmente acho que é mais um livro. É quase como um espelho, ou como um lago em que temos que atravessar para enxergar o outro lado da história.. não posso falar muito.. kkk Espero que goste. Beijos

      Excluir
  30. Olá Mi!

    Ai adorei a resenha deu pra sentir um pouco a historia, adoro livro que tem metáforas, filosofias e viagens .. quero le-lo porque esse livro tem varios comentários positivos e muitos por ai até se apaixonando por ele rsrsrs e isso é oque me faz ainda mais quer ler ele *-* quando eu ler ele espero me apaixonar tambem, a capa é muito bonita adorei ..

    beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, espero que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  31. Um bom livro esse não é? Gostando de ver. Nunca li nada do autor (êê vergonha!) e esse livro já está me deixando doida pra ler. Tenho de começar em algum lugar né! Muito interessante essa nova trama, gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, acho que esse livro é uma ótima pedida para você começar a ler os livros do Neil. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  32. Laís Souza28/06/2013 18:11

    Ai, meu Deus do Céu! Já vi que é livrão! O tipo de narrativa que começa sendo sobre o personagem e, de certa forma, termina sendo sobre você. Olhar para si mesmo e para todas as lembranças que te fizeram ser quem é, requer muita coragem mesmo. Se confrontar nunca foi fácil pra ninguém. Significa se descobrir, encarar velhos sonhos, traumas e feridas que a gente jurava de pé junto que já não estavam mais lá. Me pareceu uma leitura muito linda e delicada. Vai pra minha lista. Aliás, já foi desde o dia em que eu vi essa capa puro luxo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, você novamente foi certeira em seu comentário.. na essência o livro trata sobre tudo isso mesmo, porque na medida que você vai lendo e se conectando aos dramas vividos pelo personagem, vai analisando os seus próprios dramas e no final realmente vai parecer que a história foi escrita para cada um de nós.. hehe Beijos e boa leitura.

      Excluir
  33. Fiquei super curiosa para ler o livro agora

    ResponderExcluir
  34. Oi Mirelle
    Nunca li nada de Neil Gaiman, mas amo todos os requisitos que você citou:"monstros, bruxas, sonhos, coisas sem sentido e terror sobrenatural", com certeza vou me divertir com essa leitura, além de ser uma narrativa nada comum, pelo visto tem muito por trás de uma simples história.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, fico feliz em saber que esse tipo de leitura te agrada, e como você disse, o livro vai além de uma simples história de aventura. Prepare-se para embarcar em uma jornada de auto-descoberta. Beijos

      Excluir
  35. Que resenha! Parabéns, Mi! Mais intrigada ainda, vai ser umas das minhas leituras nessas férias! Espero poder sentir tudo que você e várias outras pessoas sentiram. Toda essa mistura profunda, autobiográfico, cheio de metáforas, fantasia... Acho que vou pular uns livrinhos na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda, que bom que gostou da resenha. Fico curiosa para saber os sentimentos que vão aflorar em você durante e após a leitura.. hehe Depois me conte. Espero que goste. Beijos

      Excluir
    2. Não pulei alguns livros, pulei todos, kkkk, espero terminar de ler em uns três dias. É bem pequeno, só umas 200 páginas... Assim que terminar, venho deixar minha opinião.

      Excluir
    3. Beleza, vou ficar aguardando ;o) Beijos

      Excluir
  36. Olha, foi a primeira resenha que li desse livro e tenho que confessar que estou aqui roendo as unhas de vontade de ler.... quero muito mesmo conhecer esse oceano todo!!!!
    grande bjo e otimo fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lu, espero que goste tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  37. Nossa adorei sua resenha, ela me deixou ainda com mais vontade de ler o livro

    www.lerparaesclarecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, fico feliz em saber. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  38. Oii mais uma bela resenha
    curiosíssima pra ler esse livro !!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou. Beijos e boa leitura!

      Excluir
  39. Estava tentando não ler resenhas do livro, pra não morrer de ansiedade, mas não resisti. Não sei dizer exatamente porque, mas essa capa e esse título foram extremamente atraentes pra mim. Talvez porque eu tenha me tornado uma fã tardia e fervorosa de Gaiman e esse é meu primeiro livro 'novo', por assim dizer.

    Confissões à parte, gostei da referência a Da Vinci's Demons e saber que o livro tem um quê autobiográfico foi uma surpresa muito bem vinda.

    Ps. Adorei o texto (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, as vezes também não resisto em ler resenhas de lançamentos assim como você. Isso aconteceu comigo em O Futuro de Nós Dois e depois de ler uma determinada resenha tive que parar tudo para ler o livro.. hehe Espero que isso tenha acontecido com você ao ter lido minha resenha, tenha te feito correr para ler O Oceano.. hehe Beijocas e boa leitura.

      Excluir
  40. Eu não li sua resenha antes, por que não queria influenciar minha visão do livro!! acabei agora, e estou ainda tentando absorver todas as alegorias da história, e gostei muito de como vc descreveu tudo!!

    ainda não sei o que dizer do livro...mas vc disse tudo!! hahaha!!

    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Fê. Vou fazer um post essa semana para discutirmos a obra e aguardo você, ok ;o) Quero saber suas impressões sobre o livro também. Beijos

      Excluir
  41. Adoro o Neil desde minha adolescência quando foram publicadas as revistas do Sandman - ainda as tenho. Sua inteligência e criatividade me impressionam cada vez mais. Adoro! Mal posso esperar para ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, se você já é fã do Neil tenho certeza e que irá se deliciar com o novo livro dele. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  42. Eu realmente amo Neil Gaiman! Ele simplesmente é um gênio! Li esse livro semana passada, e eu senti que precisava lê-lo de novo pra ver se eu tinha entendido direito. Sem falar que eu amo esse estilo de leitura. E parabéns pela resenha Mi, ficou ótima!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, que bom que gostou do livro, ele é realmente extraordinário!! Te aguardo para debatermos sobre ele. Beijos

      Excluir
  43. Oi!
    Resenha legal.
    Ainda não li esse livro, mas sou fã do Gaiman há muito tempo. Desde os quadrinhos que ele escreveu para o personagem Sandman da DcComics.
    Se você gostou desse livro recomendo os anteriores dele:
    1) Deuses Americanos - Um suspense dramático sobre um ex-presidiário recém-libertado que se descobre envolvido numa trama envolvendo decadentes deuses antigos (Zeus, Bast, Anansi) em disputa com novos deuses em ascensão.
    2) Os Filhos de Anansi - Uma comédia fantástica (que aproveita um dos melhores personagens de Deuses Americanos) sobre um corretor de seguros que se descobre filho de um travesso Deus africano e de repente tem que lidar com a morte do pai, seu legado divino recém-descoberto e um irmão gêmeo de quem havia esquecido.
    Os dois livros são muito bons, mas eu gostei em especial do segundo por ter um clima bem mais leve e ser muito engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arnaldo, agradeço as dicas, quero muito poder ler a obra completa do Neil. Beijos

      Excluir
  44. Estou muito ansioso para ler esse livro. Na turne intrinseca fiquei ainda com mais vontade de le-lo e tambem de conhecer tudo sobre o Gaiman, achei ele fantastico. Como disse o John Green rsrs. Gostei da historia, é um tipo de historia que eu adoraria ler e me afundar nesse oceano *-*
    Achei bem interessante tambem a figura das mulheres, as 3, cada uma com idades distintas, mt foda ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, realmente, todo o simbolismo utilizado nessa história é fantástico. Boa viagem ao Oceano no Fim do Caminho. Beijos

      Excluir
  45. Li Deuses Americanos e assisti muita coisa inspirada em obras do Neil Gaiman, mas quero ler muito mais coisas dele. O cara é um gênio e um nerd de primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo Bel, um autor fenomenal!! Beijos

      Excluir
  46. Adorei a resenha , me interessei muito pelo livro !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber. Beijos e boa leitura!

      Excluir
  47. Oi Mi, o livro não é nada do que pensei, a capa é linda, mas não achei que o livro fosse cheio de aventura, monstros e bruxas e coisas da imaginação. Me surpreendi quando li que o livro é autobiográfico, não tinha ideia que fosse assim (mais ou menos né, já que ele é meio fantasioso). Gostei do que você disse sobre o passado, sobre nós sermos quem somos pelo que passamos, acho que é realmente isso, as tristezas e as alegrias vão construindo nossa história e nosso caráter. Essa coisa de guardar memórias é bem perigosa, tudo mundo guarda, muito mais que uma, comigo pelo menos é assim, ás vezes me pego lembrando de alguma coisa e depois fico triste, ás vezes feliz, isso acontece muito. Gostei da sua resenha, não tinha dado muito importância para esse livro, mas ele é muito mais do que eu pensei, fiquei com muita vontade de lê-lo, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, fico feliz que tenha gostado. Realmente é um tanto perigoso guardar memórias, até porque depois de algum tempo não lembramos mais delas do mesmo jeito, e isso acaba deturpando as nossas lembranças e a nossa realidade. Esse é o perigo de se viver no passado. Mas quem resiste? Beijos e boa leitura.

      Excluir
  48. Esse livro está em TODOS os lugares, me segindo, haha. Tenho que ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Sei bem como é.. se ele está te seguindo você não tem escapatória, terá que lê-lo.. hehe Beijos

      Excluir
  49. Oi,esse livro deve ser muito bom mesmo. Pois só tem elogios pra ele. sei que o autor é o máximo,já conheço suas obras. Sua resenha me deixou muito curiosa e ansiosa por ele. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei, espero que você também goste. Beijos

      Excluir
  50. Capa maravilhosa + resenha que aumenta a curiosidade de ler ainda mais esse livro = Livro Perfeito!! :D

    ResponderExcluir
  51. Uau, mais uma resenha incrível... Mirelle, suas resenhas mexem comigo, cada uma melhor do que a outra. Mais um livro que preciso ter, é indispensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Letícia, obrigada pelo carinho!! Beijos e boa leitura!

      Excluir
  52. Não sabia muito sobre esse livro, dps que li essa resenha ele entrou pra minha lista de desejos :o

    ResponderExcluir
  53. Ótima resenha.
    ja estava morrendo de vontade de ler este livro agora mal posso esperar para lê-lo.
    Vejo tantos comentários positivos sobre ele e tanta divulgação que imagino que seja um dos melhores livros do ano e mal posso esperar para ter o meu exemplar.

    Beijos =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, espero que goste tanto quanto eu! Beijos e boa leitura.

      Excluir
  54. A sua resenha é simplesmente incrível, e me faz pensar em mil coisas sobre o livro. Embora não tenha me chamado atenção numa primeira vez, agora estou super curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciane, fico feliz em saber. É curioso porque muitos dos livros que não me atraíram de primeira, se tornam meus queridinhos depois que eu os leio.. hehe Nem sempre o amor é à primeira vista, né? Mas não importa. O que importa é o que o livro acaba representando para nós. Beijos

      Excluir
  55. Ansiosa para ler,lista de "eu quero" haha

    ResponderExcluir
  56. Jornadas incríveis, seres míticos, fantasia e imaginação *-* Poxa, é o meu tipo de livro.. Mi! Adorei sua resenha, e é uma das mais complexas que li sobre o livro. kk Não sei porque mas tive a impressão que a sinopse diz mais do que deveria dizer.. rs Acho que as editoras não resistem e querem nos dar mais detalhes .. rs

    Beijo ;*
    Segui aqui!
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Mari, obrigada pelo elogio. Sinceramente, até acho que a sinopse não diz muito, não. Porque quando li pela primeira vez, não chegou a me interessar e não chega perto de tudo que o livro aborda. Mas concordo, sinopses são complicadas, as vezes as Editoras se empolgam e dizem mais do que deveriam.. hehe Beijos

      Excluir
  57. Oi Mi,
    Eu não disse que o pessoal ia curtir sua resenha???
    Está definitivamente incrível, vc conseguiu nos envolver com a sensação que o livro te passou e se consigo definir bem, foi paixão...
    Eu gosto de livros que nos fazem refletir, filosofar, acho isso muito importante... Geralmente tiro muitos quotes desses livros e acabam virando meus queridinhos...
    É engraçado como muitas vezes não conseguimos nos desligar da história e como se torna difícil resenhá-los!!!
    Fico muito contente quando leio um livro muito bom, mas ao mesmo tempo isso significa que os próximos serão muito difíceis de terminar... essa energia impregna de uma forma que qualquer outro que venha depois acaba não superando as expectativas, isso é tão, tão ruim!
    Mas sua resenha me ganhou e esse livro já foi pro topo da listinha!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oin sua fofa, obrigada pelas lindas palavras e pelo carinho viu!! Nem fala, é muito difícil ler qualquer outro livro depois de um livro bom.. dá até dó, porque sempre rola comparação e o livro da sequência sai super prejudicado.. kkk Estou louca para que você leia O Oceano para dizer o que achou. Beijos

      Excluir
  58. Ainda não li nenhum livro do Neil, mas to na expectativa, pelo que li ele é um ótimo autor, e a história desse livro é interessante, entao a vontade de le-lo veio logo rs

    Barbara Stephane ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um ótimo livro para começar e conhecer a escrita do Neil, Barbara. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  59. Olá!
    Sou fã do Gaiman desde os quadrinhos do Sandman. RECOMENDAÇÃO MÁXIMA!
    Outros dois romances que recomendaria dele são:
    1) Deuses Americanos- um suspense dramático sobre um ex-presidiário recém-libertado que se descobre envolvido numa disputa entre deuses antigos (Odin, Bast, Anansi) e de novos deuses em ascensão.
    2)Os Filhos de Anansi- Uma comédia fantástica (envolvendo um dos melhores personagens de Deuses Americanos) sobre um corretor de seguros que se descobre filho de um deus africano e de repente tem que lidar com a morte do pai, sua herança divina e com um irmão gêmeo de quem nem lembrava.
    Meu preferido é o segundo justamente pelo clima leve e porque tem cenas muito engraçadas, mas o primeiro também é bem legal.
    Espero que esse último seja bom assim.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  60. Ainda não li nenhum livro do Neil, mas desde que comentaram sobre ele na turnê Intrinseca (e ótimos foram esses comentários) me deu mais vontade de ler algum livro sobre ele.
    Sua resenha está incrível.
    Espero que eu ganhe sua promoção, aliás hehe
    Adorei o blog, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vontade também aumentou depois que participei da turnê. A Helô falou dele de um jeito tão especial que fiquei curiosa.. hehe e acabei virando fã. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  61. Só agora com essa campanha de lançamento do livro que me toquei da minha falha de nunca ter lido nada do Gaiman =P
    Pelo menos Stardust e Coraline eu vi =]

    Espero resolver em breve esse livro.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruna, eu também!! Ainda bem que dá tempo de você corrigir essa falha, assim como eu fiz.. kkk Beijos e boa leitura.

      Excluir
  62. Adorei a resenha! Gosto desses livros que tratam do universo infantil mas abordando de forma adulta acho que o Neil tem muita capacidade pra fazer algo assim, sou super fã dele!

    Beijos,

    Alice G (alicizinhae@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alice, acredito que o Neil teve exatamente essa intenção. O livro é ótimo! Beijos

      Excluir
  63. Não sei se já mencionei mas esse é um dos meus livros mais desejados *---* Li a sinopse dele e com a sua resenha só aumenta a curiosidade para ler (: Sem falar da capa! Lindaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro por si só já atrai muito o leitor né?! E depois quando sabemos melhor sobre o que trata, ficamos ainda mais seduzidos. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  64. Essas semanas de Neil Gaiman nos blogs estão me deixando curiosíssima para ler livros dele. Até então, eu só conhecia Coraline, mas nunca havia lido. Esse livro parece realmente muito bom. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, eu também estou adorando porque descobri muita coisa sobre o autor. Adorei ter tido a oportunidade de ler um livro dele e acho que comecei pelo melhor, O Oceano.. hehe Beijos

      Excluir
  65. A gente sempre volta pra "casa" um dia não é isso?
    Desse autor eu só li Coralina, e gostei muito.
    A partir de sua resenha acho que vou gostar desse também, por que acho que vou me identificar, não por causa do sobrenatural (óbvio), mas porque o protagonista volta pra sua cidade em algum momento, e eu assim como esse protagonista voltei para minha cidade, não pelos motivos que ele, mas voltei. E em uma dessas voltas, muitas lembranças e desejos reviram em minha cabeça.
    E como você disse lá em cima nós somos como um rio, mas especificamente, nós somos o ciclo da água, não adianta fugir, correr ou se esconder um dia a gente volta para o ponto de partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mila, cheguei até a me arrepiar com tudo o que você disse porque foi exatamente assim que me senti e também passei por algo parecido recentemente. Espero que goste de O Oceano. Beijos

      Excluir
  66. Meus Deus a cada dia que passa quero este livro nas minha mãos - principalmente com essa semana Neil Gaiman - como posso não ficar curioso?. A capa tmabém é simplesmente linda e adorei sua resenha só faz eu me apaixonar mais com esse livro antes de eu ler. :)

    abraços,
    muchachoonline.blogspot.com.br/2013/06/garota-interrompida-de-susanna-kaysen.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  67. Geente que vontade que deu de ler esse livro! Não sei se é o seu jeito de escrever Mi ou é o seu jeito mais a história.
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carmen, fico feliz em saber. Espero que goste da história tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  68. Oi. venho acompanhando seu blog a algum tempo e adoro as suas resenhas.

    Eu conhecia muito pouco sobre o Neil Gaiman, mas esse livro está sendo tão bem comentado e sua resenha foi tão positiva que eu estou com muuuuita curiosidade para lê-lo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, obrigada pelo carinho. Espero que curta o livro. Beijos

      Excluir
  69. Não conheço a escrita do autor.
    Não sabia que tinha essa temática sobrenatural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também descobri essa semana e adorei! hehe Beijos

      Excluir
  70. Tenho Coisas Frágeis Volumes 1 e 2, e Os Filhos de Anansi. Gosto do Neil Gaiman, e gostaria muito de ler O Oceano no Fim do Caminho. (e toda sua obra, Sandman, Deuses Americanos...)

    lucas.gomes.canoas@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, que bom saber que você já é um fã. Então tenho certeza de que irá gostar de O Oceano. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  71. Adoro drama, suspense... mas sou medrosa ao extremo, será que conseguirei lê-lo?
    Nunca li nada do Gaiman, mas fiquei super interessada por 'O Oceano no Fim do Caminho', tanto pela sinopse quanto pela capa linda! Achei curioso of ato do autor usar fatos da própria infância. :D
    Gosto de livros com metáforas, sempre nos fazem refletir. A resenha me deixou com mais vontade ainda de ler, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe Amanda, ele não é assustador a ponto de você não conseguir ler, mas tem algumas cenas mais sombrias. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  72. Raquelle Oliveira03/07/2013 14:31

    Não conhecia seu blog e já de imediato gostei muito. Parabéns :)
    Nunca li nada desse autor, mas "O Oceano no Fim do Caminho" me interessou muito.
    beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquelle, fico feliz que tenha gostado. Beijos, boa leitura e volte sempre.

      Excluir
  73. Adorei sua resenha Mi, você escreve muito bem. Sobre o livro: Parece ser muito bom!

    Bjs, www.likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Érick, fico feliz em saber. Beijos

      Excluir
  74. Gostei muito da resenha parabéns ...bjss

    ResponderExcluir
  75. Resenha perfeita como sempre,mas infelizmente este será um livro que eu nunca indicarei a ninguém,achei super chato e lunático...só pra quem gosta de fábula mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Poxa Dea, que pena que você não curtiu, mas acontece.. hehe Beijos

      Excluir