Resenha - O Noivo da Minha Melhor Amiga

Olá pessoal, não sei se vocês se recordam, mas mês passado me impus um desafio. Disse que tentaria ler pelo menos um livro dos autores da coluna aniversariante do mês.

A aniversariante do mês de abril aqui do Blog foi a autora Emily Giffin e, portanto, fui atrás de um livro dela para ler. Nem acredito que consegui cumprir esse desafio.. hehe

Escolhi ler O Noivo da Minha Melhor Amiga que é o primeiro livro escrito por ela. Ele foi inclusive adaptado para o cinema, mas sinceramente, depois de ver o trailer, não tive vontade de assisti-lo. Quem sabe um dia!!

Resolvi não por a sinopse porque ela é muito comprida e completa e praticamente conta a história toda do livro. Então vamos direto à resenha.

O livro conta a história de Rachel, uma mulher muito inteligente e bem sucedida, prestes a completar 30 anos. 

Rachel foi certinha a vida toda. Sempre viveu dentro das regras, foi a melhor amiga, a melhor filha, a melhor aluna desde sempre, mas ao chegar na casa dos 30 anos ela percebeu que sua vida estava longe de ser o que ela imaginava quando era jovem. Ter sido correta não lhe levou a lugar algum e não lhe concedeu nenhum tipo de prêmio. Ao contrário, ela deixou de viver a vida ao extremo e de se arriscar. Infelizmente Rachel não foi abençoada com a sorte que sua melhor amiga Darcy tem desde quando nasceu.

As únicas coisas que Rachel realmente queria a essa altura do campeonato era um marido que a amasse e lhe desse filhos e um emprego do qual gostasse, pois no momento ela era advogada e trabalhava num escritório de advocacia que detestava e tinha um chefe demoníaco. Em suma, pode-se dizer que Rachel estava insatisfeita com a vida que levava para não dizer infeliz.

Mas tudo muda na sua festa de aniversário organizada por Darcy. Depois de beber algumas doses a mais, Rachel vai para cama com Dex, o noivo de sua melhor amiga. Rachel fica chocada com o ocorrido sem entender porque aquilo aconteceu, mas ao mesmo tempo não se sente culpada por trair a amiga. Na verdade Rachel sente uma espécie de satisfação, primeiro, por cometer seu primeiro ato de transgressão, algo inédito, segundo, porque no seu íntimo ela gostou de dar o troco na Darcy e se vingar de todas as vezes que colocou a amiga em primeiro lugar e foi pisada ou abusada por ela, e terceiro, ela percebe que sempre teve uma queda por Dex, desde quando o conheceu na faculdade, porém nunca assumiu para si mesma, pois não se achava digna ou a altura dele.

Rachel e Dex resolvem se encontrar para resolver a situação, mas acabam se envolvendo novamente, e suas escapadas acabam se transformando em um caso. Sim, Rachel se torna a amante de Dex e eles passam a se encontrar frequentemente.

Ela tem consciência de que o que está fazendo é errado, de que ela não pode continuar traindo Darcy, afinal, elas são amigas desde a infância e Rachel é sua madrinha de casamento, mas ela simplesmente não consegue ficar longe de Dex.

Como Rachel irá lidar com essa situação? Será que ela irá contar para Darcy sobre a traição? Será que o caso de Rachel e Dex é fogo de palha ou eles tentarão ficar juntos? Afinal, o que deve prevalecer, o amor ou a amizade? Leiam e descubram!

***

Nunca tinha lido nenhum livro da Emily, portanto não sabia o que esperar, e confesso que simplesmente amei a escrita dela. O livro é contado em primeira pessoa por Rachel e o que me surpreendeu é que ele é praticamente quase todo composto por narrativas e descrições, basicamente não tem diálogos.

Achei que textos assim fossem cansativos e chatos, mas pelo contrário, é uma delícia de ler. A leitura é fluída e temos um contato ainda maior com a protagonista, seus sentimentos, desejos e temores. Virei fã da Emily e pretendo ler todos os outros livros dela. Já comecei a ler Presentes da Vida, que é a continuação do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga e também estou amando. 

O Noivo da Minha Melhor Amiga me causou diversos tipos de sentimentos. Criei uma grande empatia por Rachel e seus dramas e uma tremenda antipatia por Darcy. Minha nossa, que pessoa mais irritante, prepotente, egoísta e fútil!! Pior é que ela me lembrou de uma amiga que tive (traumas do passado) e adorei ver a Rachel dando um troco nela. Posso dizer que muitosss anos atrás passei por um dilema parecido, então entendo muito bem a situação do livro e não sou capaz de julgar nenhuma das atitudes de nenhum dos personagens.

O livro é de grande beleza, pois nos traz diversas lições e nos faz refletir sobre as nossas vidas e as nossas escolhas. Rachel foi passiva e submissa a vida toda, sempre deixou que os outros ditassem o rumo da sua vida e no final ela aprendeu que somente ela pode lutar pelos seus objetivos e ir atrás do que realmente quer. Além disso, Emily nos trouxe um grande dilema moral contado de forma leve e divertida, o valor de uma verdadeira amizade e do grande amor.

Afinal, o que é certo ou errado? Quem é capaz de julgar as atitudes dos outros? Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

Quanto ao final, vocês já repararam que algumas vezes costumo ser bastante crítica, né?! Pois bem, ele não é ruim, e entendo que a história acabou desse jeito para poder haver o segundo livro que será contado sob o ponto de vista de Darcy, masssssss... na minha opinião, acho que poderia ter terminado de outra forma. Mesmo assim, amei demais e me emocionei muito!

Super recomendo! Espero que vocês também gostem! 

P.S. 16/04/13:li e resenhei o livro Presentes da Vida, continuação deste. Quem quiser leia a resenha AQUI.

O Noivo da Minha Melhor Amiga - Livro 01 - Emily Giffin
Editora Nova Fronteira
352 páginas
Compre aqui: Saraiva / Submarino

28 comentários

  1. Não sabia que tinha livro, apenas conhecia o filme! Que aliás não assisti, mas tenho muita vontade!
    Obrigada pela dica Mi :)

    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é maravilhoso. Leia! Beijos

      Excluir
  2. eu descobri que era um livro quando eu descobri o livro Presentes da Vida.
    como eu ja tinha visto o filme preferi ir para o segundo livro e eu AMEI!
    foi o primeiro livro que eu li dela e nossa e ja tenho uns 5 dela na lista pa comprar..

    Quanto a Darcy, se criou uma antipatia por ela na visão de Rachel, na visão dela é tudo mil vezes pioor.. depois quero saber o que voce achou =)
    (adoro ler resenhas de livros que eu ja li rs)

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois é, li Presentes da Vida e é incrível como tudo na vida tem dois lados né?! hehe Em breve resenha. Beijos

      Excluir
  3. Adoro suas resenhas, fiquei mega curiosa!
    O post ficou muito bom, adorei ele!

    Bom final de semana!
    Beijos!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que esse livro era da Emily. Acho que já assisti um pedaço do filme mas não me recordo direito.
    Fiquei bem curiosa pela estória, parece ser muito legal mas confesso que não sou fã de histórias que tem poucos diálogos.
    Achei que os livros da Emily fosse algo um pouco auto-ajuda ou algo parecido, mas acho que não. Vou ler se puder.
    Adorei a resenha.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Greice, mas dê uma chance a esse livro. Quem sabe você não se impressione com a narrativa e veja que o livro continua sendo uma delícia de ler mesmo com poucos diálogos?
      Não, não, a Emily é comparada ao NS, como se fosse uma versão feminina dele. Eu particularmente não concordo. Li apenas 2 livros da Emily para poder rotulá-la, mas diria que ela é uma escritora de chick-lits.
      Beijos

      Excluir
  5. Eu assisti o filme e gosto muito, vou atras de ler o livro assim que conseguir me organizar aqui.
    Amei a resenha, como sempre.
    Estou com Ame o que é seu da Emily e vou lê - lo logo.
    Beijinhos Drika

    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drika, não vi o filme ainda, mas se puder, leia os dois livros, são muito bons. Assim que eu puder, quero ler todos os livros da Emily porque amei demais a escrita dela. Beijos

      Excluir
  6. Oii,
    Quero muito ver esse filme, deve ser muito bom! Comprei o livro mês passado mas ainda não li. Desde que eu soube que a autora viria para a Bienal do Rio fiquei morrendo de vontade de conhecê-la.
    Adorei a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler! Vou tentar fazer isso até o final do mês que vem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer o que é melhor Mari, ler ou ver o filme primeiro. Ainda não vi o filme porque achei o trailer meio bobão e perdi a vontade. Sim, também queria muito poder conhecer a Emily e pedir um autógrafo para ela.. hehe Leia o livro assim que puder, depois me diga o que achou. Beijos

      Excluir
  7. Oiiiiiiii, super nova aqui no blog!! Rsrsr
    Queria parabenizar a dona do blog, amei sua forma de escrita, forma de pensar... Enfim, vim dizer tbm sobre o livro "O noivo da minha melhor amiga"
    Acho q vc ia adorar ver o filme, é super divertido, meio diferente do livro, mas é muito bom msm, contagia a gente por inteiro, vale a pena ver!!
    E parabens mais uma vez pelo blog... Adorei!! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pela visita. Sério, você gostou do filme? Hum, então quem sabe eu não o veja em um finde?! Fiquei curiosa agora.. hehe Beijos e volte sempre.

      Excluir
  8. Adorei a resenha, como eu já comentei por aqui sou uma fan de romances, e esses assim com uma pitadinha de humor e de vingança são melhores ainda. já ouvi falar do filme, mas não fiquei com muita vontade de assistir, vou tentar comprar o livro depois da sua indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, obrigada pelo elogio. Assim que puder leia porque o livro é fofo demais. A gente se entrega a história rapidinho.. hehe Beijos

      Excluir
  9. Não sabia do livro! Vou tentar ler antes de assistir o filme.
    Beijos, Aline
    24 dias de primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, leia assim que puder. Ele é ótimo. Beijos

      Excluir
  10. Gosto de ler as suas resenhas, pois a sua opinião é muito parecida com a minha. Enquanto lia a resenha, parecia que era eu que estava falando. Já aconteceu isso em outras resenhas suas. Você tira as palavras da minha boca hehehehehe. Eu também passei por isso com esse livro. Odeio traição, mas não tem como não simpatizar com a Raquel conforme vamos conhecendo Darcy. Só tenho uma coisa contra esse livro, é a capa. Quando era um livro só tudo bem, mas dia quando veio Presentes da vida, ficou horrível as duas juntas.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, fico muito feliz em saber que gosta das minhas resenhas. Eu também adoro ler resenhas de blogueiros que tem a opinião parecida com a minha, assim facilita na escolha de um livro, né?!
      Bom, pelo que entendi, cada um dos livros foi lançado por uma editora diferente, acho que por isso as capas não se harmonizam entre si. Particularmente achei a capa de Presentes da Vida muito linda porque tem tudo a ver com a história. Já a capa de O Noivo da Minha Melhor Amiga achei bem feiosa, prefiro essa do filme.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi flor. Parabéns pela resenha, ficou muito boa. Eu amo esse livro. Aguardo pela resenha de Presentes da Vida. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, que bom que gostou :) A resenha de Presentes da Vida já está no blog. Beijos

      Excluir
  12. mais um para a minha futura leitura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo porque esse livro é ótimo!! Beijos

      Excluir
  13. Estava pensando em ler esse livro, mas desisti porque as pessoas falam muito mal da protagonista e por conta tb da questão de flata de diálogos... Mas acho que não dá pra levar em conta isso, considerando que tenho opiniões muito diferentes de outros leitores.
    De um jito ou de outro, achoque seria uma leitura divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, falam mal da Rachel? Será que não é da Darcy? Porque a Darcy é que é um pé no saco nesse livro.. mas mesmo assim é uma ótima personagem. A falta de diálogos não me atrapalhou, pelo contrário, me senti ainda mais envolvida na história. Acho que você deveria ler e tirar suas próprias conclusões. Talvez se surpreenda. Beijos

      Excluir
  14. Também não conhecia o livro. Mas vou ler um dia! (:

    ResponderExcluir