Resenha - Contos de uma Fada, A Nascente das Montanhas

"UM JULGAMENTO AGUARDA POR MICHELLE. SEU CRIME? NASCER. Michelle está prestes a ter sua vida virada de cabeça para baixo. Ela passa de uma simples garota carioca que gasta seu tempo livre com o namorado, Guilherme, para uma princesa de Lammertia, a terra das fadas. Descobrindo ser fruto da junção perigosa de elfos e fadas e que não deveria ter sobrevivido aos primeiros segundos de vida, Michelle parte para a Nascente das Montanhas com a ajuda de seus novos e mágicos cúmplices. Ela tem de convencer a todos do reino que pode continuar viva; e isso não será nada fácil. Tudo o que a nova princesa deseja é voltar para casa e para seu namorado. Mas antes terá de mudar o mundo das fadas para sempre. Será que ela vai conseguir?"
Olá pessoal, hoje vou fazer a resenha do livro Contos de uma Fada, A Nascente das Montanhas, da autora e parceira do blog Letícia Black.

Desde que li a resenha fiquei louca de vontade de ler o livro. Soube que a Letícia, apesar de nova, já havia escrito muitas fanfics e outros livros, então fiquei muito curiosa para saber como era a escrita dela.

Confesso que para mim a leitura demorou um pouco para engrenar. Achei o início levemente cansativo porque a Michelle, protagonista da história, é irritante e bobona. E logo de cara ela descobre que era adotada e que sua mãe adotiva havia se arrependido de tê-la adotado. Ok, tal revelação é um tanto quanto arrasadora, mas Michelle ficou chorona demais, sem ação demais, só pedindo desculpas por tudo, melindrada pelos cantos, e isso empacou um pouco minha leitura.

Seu namorado, Guilherme, um sujeito bem encantador, firme e forte, foi quem tomou as rédeas da situação e tentou fazer com que Michelle se sentisse um pouco melhor. Porém, tudo mudou rapidamente de forma quando certo dia Michelle começou a sentir fortes dores nas costas.

Na tentativa de amenizar sua dor, ela resolveu dar uma volta na praia. Lá ela conheceu um lindo menino loiro muito parecido com ela que disse ser seu irmão e a aconselhou ir para o mar porque sua transformação estava prestes a acontecer. Ele se referia ao fato das asas da Michelle estarem nascendo. Sim, Michelle era uma fada de asas vermelhas com bordas brancas. Mas não era qualquer fada, ela era a herdeira de Lammertia, filha da Rainha Kathelynn e de Tharlion, líder dos elfos, ou seja, ela era uma híbrida, e híbridos em Lammertia eram proibidos e altamente perigosos.

De acordo com seu irmão Kieran, ela foi mantida afastada de Lammertia e ninguém além dele e dos seus pais sabia de sua existência até então. Logo depois de se transformar em fada, Michelle e Kieran rumaram ao Triângulo das Bermudas em um barquinho de madeira para voltarem à terra encantada que era seu lar.

Isso foi o segundo ponto da história que me incomodou um bocado. Michelle aceitou em cinco segundos o fato de ser uma fada (ok, ela não poderia negar isso tendo um par enorme de asas balançando nas suas costas), de ter um irmão e de acreditar em tudo o que ele dizia. Ela não o contestou uma sequer vez. Não teve uma sequer dúvida. Aceitou tudo facilmente e ainda mais, percebeu que desde então já o amava profundamente. Além disso, o amor de sua vida, Guilherme, com quem ela ia morar junto e tinha planos de casar ficou renegado a um segundo plano de sua vida e rapidamente posto de lado. Por mais que ela desse a entender que não iria esquecê-lo, não pensou duas vezes em deixar o Rio de Janeiro sem nem tentar avisá-lo do por que estava partindo. Ele ficaria para sempre sem entender seu sumiço. Achei isso muito cruel da parte dela.

Bom, continuando. Ao chegar a Lammertia é que a aventura de fato começou. Michelle e Kieran conheceram sua mãe, a Rainha, e seguiram com ela até o castelo. Mas o encontro deles não foi como eles imaginavam, a Rainha não foi tão amável ou afetuosa como eles esperavam. Michelle estava cansada de lidar com mães relapsas e distantes e isso só aumentou a sua mágoa.

Se isso não bastasse, Michelle teve que lutar contra o preconceito das fadas para com ela pelo fato dela ser uma híbrida. Michelle sentia-se cada vez mais distante e amargurada, porque se na Terra ela não era aceita por ser adotada, em Lammertia ela não era aceita por ser uma híbrida, e suas enormes asas não deixavam ninguém esquecer-se disso. Para alguns, ela não passava de uma aberração. Mas ela era herdeira de Lammertia e, portanto, deveria conquistar a confiança de todos para um dia governar.

Michelle começou a ter inúmeras aulas para aprender sobre a cultura local e para controlar seus poderes, mas ao invés dela se conformar com a situação e tentar se ambientar e se tornar uma boa líder, ela só conseguia pensar em Guilherme.

Pois é, Michelle é aquela típica garota egoísta e insatisfeita, que quando tem uma coisa quer a outra, sabem? Ou seja, quando chegou a Lammertia, por livre e espontânea vontade e inclusive bem animada, resolveu que queria voltar para Terra porque precisava rever Guilherme e se despedir apropriadamente dele. Para isso ela contou com a ajuda de seu fiel conselho, composto de fadas de diversas cores, do seu irmão e de seu amado pai.

O restante do livro narra às diversas tentativas de Michelle de fugir de Lammertia e voltar para Terra. Mas ela acaba se metendo em muitas confusões. Além disso, Michelle teve que enfrentar muitos desafios. Para poder voltar à Terra de forma provisória e se despedir de Gui, ela precisaria arrancar suas asas através de um procedimento extremamente doloroso, e não poderia de forma alguma contar a ele sobre Lammertia, pois senão seria sentenciada à morte.

Será que Michelle terá coragem para enfrentar um ritual tão doloroso? Se sim, será que depois de todo esse esforço e de meses desaparecida, Guilherme irá querer vê-la novamente? Até onde o amor pode nos levar? Leiam e descubram!

***

Genteeee, esse livro foi uma grande surpresa para mim. Estou encantada por ele até agora. Nossa, que leitura maravilhosa, que universo mágico criado pela Letícia, amei demais!! Terminei a leitura agora e estou desesperada com o final e querendo saber mais sobre o que aconteceu. Só me tranquilizei depois que a Letícia me disse que tem continuação e que inclusive já está a escrevendo. Ufa!

Bom, deixa esclarecer algumas coisas sobre o livro para vocês antes que me entendam mal. Eu amei demais o livro, ele é extremamente bem escrito, simples, fácil e gostoso de ler, narrado em primeira pessoa, por Michelle.

Eu confesso, sim, tive uma relação de amor e ódio com a Michelle da mesma forma que tive com Abby de Belo Desastre. Michelle é irritante, egoísta e chata, e muitas vezes tive vontade de esganá-la e de fazê-la enxergar algo além do seu próprio umbigo. Da mesma forma que quase morri quando ela decidiu voltar para a Terra e deixar para traz um local tão mágico quanto Lammertia, suas amigas fadas e sua família. Mas também entendi seus motivos e talvez tivesse feito o mesmo.

O fato de eu ter me cansado no início do livro, ou ter me irritado com a protagonista não significa que o livro é ruim, pelo contrário!! A Letícia o escreveu tão bem, criou personagens tão sólidos e tão cheios de personalidade que foi impossível não reagir a eles, foi impossível não criar relações de amor e ódio, empatia e antipatia ´por eles.

Adoro quando personagens me afetam, porque isso significa que realmente estou rendida ao livro e à trama, então devemos dar crédito aos autores que conseguem essa proeza. É tão melhor quando lemos o livro de forma tão intensa, dividindo os sentimentos com todos que lá estão do que simplesmente lê-los como mera expectadora.

E é claro que o livro não se resume ao romance de Michelle e Guilherme ou a incessante vontade de Michie de voltar à Terra. Muitas outras coisas acontecem, mas não vou falar muito para não soltar spoilers e estragar as surpresas que estão por vir para vocês!

Preciso também falar de Lammertia!! Que local lindo e puramente mágico. Fiquei encantada com todas as descrições feitas pela autora ansiando maiores informações. Ela foi de uma criatividade ao dar vida a esse universo paralelo tanto quanto J.K Rowling foi ao criar o mundo de Harry Potter. Letícia, me leve para Lammertia, por favor!

Amei demais todos os personagens e seria injusto falar de alguns e não de todos, e se falasse de todos minha resenha não teria fim.. hehe e apesar de ter me irritado com Michelle preciso deixar claro que amei ela demais (coisa que não aconteceu com Abby, continuo detestando-a.. kk pelo menos um pouco)!! Criei uma grande conexão com a Michie e torci por ela do início ao fim.

Resumindo, o livro é cheio de aventuras, magia e romance, um prato cheio para quem curte livros de fantasia. Leiam, é bom demais! Fazia muito tempo que não lia um livro de fantasia tão gostoso. E não me recordo de ter lido algum livro sobre fadas, acho que foi meu primeiro, e confesso que me remeteu muito a minha infância quando amava escrever histórias sobre fadas e bruxas.. hehe

Obrigada por nos presentear com uma história tão divertida, emocionante e original como esta Letícia. Ficarei ansiosa aguardando pela continuação!!

Contos de uma Fada, A Nascente das Montanhas - Letícia Black
Editora Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
317 páginas

Compre aqui: Saraiva

18 comentários

  1. Adoro histórias de fadas. Só de ver você falar já fiquei com pena do namorado hehehehe. Nossa fica bem lá no triangulo das bermudas, ai que medo. Se tiver a oportunidade vou ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, pois é, também morri de pena do Gui. Espero que eles consigam ficar juntos.. hehe Bjs

      Excluir
  2. Já vi resenhas positivas desse livro assim como a sua e estou ficando curiosa! *o*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é encantador, leia que você irá gostar. Bjs

      Excluir
  3. Nossa Mi fiquei doida pra ler esse livro com certeza entrou pra minha lista de desejados.
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Drika, esse livro realmente é maravilhoso! Bjs

      Excluir
  4. No começo da resenha achei que você fosse esculachar o livro já tava até perdendo a vontade de lê-lo aí depois você disse que amou e aí fiquei curiosa também. N~~ao é fácil criar um lugar totalmente novo e dar cada detalhe que te faz imaginar que está lá vendo a cena, parece que a Leticia conseguiu isso. Que legal.
    Sucesso Leticia.
    Adorei a resenha Mi, fiquei bem curiosa pela leitura, não me lembro de alguma vez ter lido um livro de fadas.
    Bjs, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk pois é, confesso que imaginei que vocês fossem achar isso, mas não encontrei outra forma de me expressar e acabou saindo meio torto mesmo.. hehe Leia Greice, que vale a pena :o) Beijos

      Excluir
  5. No inicio da resenha pensei também que você não tinha gostado do livro. Parece ser bem legal, fiquei bem curioso. Os autores nacionais parecem estar mesmo emplacando. Ótima resenha, Mirelle, parabéns!

    Jean
    cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean, realmente, os autores nacionais têm me surpreendido muito, e positivamente. Beijos

      Excluir
  6. Estou vendo vários comentários positivos sobre esse livro e confesso que minha curiosidade está sendo aguçada.
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia assim que puder, porque esse livro é apaixonante!! Beijos

      Excluir
  7. Muito boa a sua resenha, adorei!

    A Letícia é super fofa e muito talentosa, espero ler o livro dela em breve :)

    Beijinhos

    Luiza
    www.everylittlebook.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu, fico feliz que tenha gostado. Espero que possa ser esse livro em breve, você vai gostar. Beijos

      Excluir
  8. Nossa!
    Já estou com vontade de ler esse livro a algum tempo, ele parece ser bom e agora ainda mais!
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo, você vai gostar. Beijos

      Excluir
  9. oi eu gostaria de saber se já foi lançado o segundo livro pq eu me apaixonei por esse e gostaria de saber o q acontece com eles

    ResponderExcluir
  10. oi gostaria de saber se já foi lançado o segundo livro pq eu me apaixonei por esse e gostaria muito de saber o q acontece com eles!!!

    ResponderExcluir