Resenha - Como eu era antes de você

"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado."
Olá pessoal, hoje vou falar sobre o livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Esse livro meio que chegou às minhas mãos por acaso. A Editora Intrínseca enviou uma lista de sugestões de lançamentos de livros que eu poderia pedir e dentre eles estava este. Fui procurar por ele no skoob e nada me chamou atenção, nem a capa (que de perto é linda, super delicada, com uma ilustração bem sugestiva e condizente com o tema), nem a sinopse, que me deu a impressão de ser uma história bem clichê e, para piorar, ainda não tinha nenhuma resenha escrita sobre ele, então não tinha a mínima ideia se iria gostar ou não. E por que ainda assim pedi para resenhá-lo? Sinceramente, não sei, mas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, fazia tempo que não lia um livro tão emocionante e que não chorava tanto!!

Peço que desculpem pelo tamanho da resenha, foi muito difícil escrevê-la e colocar em palavras tudo o que senti ao lê-lo. Aliás, nada do que eu diga aqui será suficiente para descrevê-lo.

O que você faria se o amor da sua vida desistisse de viver? Lutaria por ele ou deixaria morrê-lo em paz?

Will e Lou são pessoas completamente diferentes. Viviam praticamente em universos paralelos. Will era um CEO de sucesso em Londres, ambicioso, rico, tinha uma namorada perfeita, digna de capas de revistas e adorava uma aventura. Vivia sua vida ao máximo!

Lou morava numa pequena cidade turística do interior que girava em torno de um Castelo histórico. Tinha 26 anos, trabalhava em um café, morava com os pais, tinha um namorado chamado Patrick e nenhuma ambição ou objetivo na vida.

Até que um dia eles são obrigados a sair de suas zonas de conforto e encarar uma realidade muito diferente. Will sofre um acidente e fica tetraplégico. Lou é demitida do café em que trabalhava há 6 anos e se vê sem emprego, sem experiência e sem qualificação, tendo que procurar por um emprego qualquer para ajudar nas despesas da casa.

O único emprego aparentemente para o qual ela seria apta a se candidatar era o de cuidadora de um tetraplégico. Mas ela não tinha experiência alguma como cuidadora, muito menos com "tetras". Mesmo assim acaba sendo contratada pela Sra. Traynor e é dessa forma que Will e Lou acabam se conhecendo.

Num primeiro momento Lou odeia o emprego. Will é muito hostil, amargo e agressivo com ela, mas Lou tenta aguentar firme pelo dinheiro. Aos poucos eles acabam se aproximando e construindo uma relação intensa de intimidade e amizade que se transforma em amor. Não somente no amor romântico, mas no amor verdadeiro, que rompe todos os obstáculos, que se flexibiliza, que vê beleza onde não há. 

O problema é que Lou descobre que Will não só é um potencial suicida como deu um prazo de 6 meses de vida para os seus pais se despedirem dele e se acostumarem com a ideia de não tê-lo por perto para depois finalmente se suicidar na clínica Dignitas, na Suiça.

Lou fica chocada e arrasada com a notícia e tenta com todas as suas forças fazer Will desistir dessa ideia. Ela tem 6 meses para mostrar para Will que ele tem motivos para viver e ser feliz, e ela não está disposta a perder essa batalha. Será que ela irá conseguir? Leiam e descubram.

***

Como eu era antes de você é uma linda história de amor, não daqueles tipos de clichês que vemos por aí, em que os mocinhos se apaixonam à primeira vista e salvam e transformam suas vidas, com um lindo final feliz. Não!! O livro é o retrato fiel da vida, com todos os seus percalços e sofrimentos. A relação de Will e Lou é construída dia após dia e vai se transformando do descaso à profunda admiração e orgulho. Eles eram completos estranhos, mas adversidade da vida acabou aproximando-os e mudando por completo a trajetória de ambos.

Depois do acidente Will havia ficado muito infeliz. Ele tinha frequentes dores, infecções, limitações absurdas e dependia de todos. Além disso, tinha que lidar com olhares de descaso e piedade e com pessoas decidindo tudo por ele. Para alguém que havia sido cheio de vida, orgulhoso, cheio de opinião própria, era algo muito difícil de conviver e principalmente de se aceitar.

Como convencer alguém que está nessa condição de que é melhor continuar vivendo desse jeito? Quem tem o direito de dizer se devemos ou não morrer? A sociedade, o judiciário, nossos pais, Deus?

O livro traz como pano de fundo um tema extremamente delicado e polêmico: o direito de morrer. Eu nem sabia que essa clínica chamada Dignitas de fato existisse. Depois que terminei a leitura do livro fui pesquisar na internet e confesso que fiquei meio chocada com as informações que encontrei.

Durante boa parte do livro fiquei revoltada com Will e seus pais. Como poderia uma pessoa decidir tirar sua própria vida? Mas depois de certo tempo pensei: quem sou eu para julgar? Nunca passei por uma situação dessas e não tenho a mínima noção do sofrimento de um deficiente físico. Realmente vale a pena manter uma sobrevida nesse estado, como o de Will? Bom, é algo que dá muito pano para manga. Pensem.

Como disse no início, chorei litros de lágrimas, não só porque a história é triste ou tão bem escrita que poderia ser uma história real, não só por ter tocado tão profundamente meu coração, não só por ter me feito enxergar como é dura à vida dos deficientes físicos e como pouquíssimos se importam com isso, não só por trazer lindas lições de superação, mas porque foi tristemente lindo ver como a vida de Will e Lou se transformou desde que se conheceram. Algumas pessoas entram nas nossas vidas apenas para mudarem o rumo delas, nos fazerem enxergar coisas que antes nem imaginávamos que existiam e isso é mágico!

O livro é muito gostoso de ler e li muito rápido, em um dia. Ele é predominantemente narrado em primeira pessoa por Lou, mas temos alguns esparsos capítulos narrados por outros personagens fazendo com que a gente conheça outros pontos de vista da história.

A história é tão real que algumas vezes parece que estamos lendo um diário ou espiando por uma fechadura a vida de outras pessoas. Ela poderia ter ficado maçante e arrastada por conter tantos detalhes, ser tão descritiva em algumas partes, mas não.

Leitura super recomendada. Um livro que muda nossa forma de encarar o mundo e nos faz pensar um bocado. Amei!

Como eu era antes de você - Jojo Moyes
Editora Intrínseca
320 páginas
Comprar: Saraiva / Travessa / Cultura / Amazon

210 comentários

  1. Sem palavras!
    Fica difícil comentar alguma coisa depois dessa resenha perfeita. Tantos livros que quero ler e de repente um que não tinha a menor intenção nem de ler a sinopse passa a frente de todos.
    Sério que existe essa clínica? As pessoas podem se matar lá? Nunca ouvi falar nisso, vou procurar pra ler a respeito.
    Como poderia uma pessoa decidir tirar sua própria vida? Tenho a mesma opinião que a sua, quem sou eu para julgar; não estamos vivendo o que o outro vive para sabermos se é certo ou errado.
    Amei a resenha e vou adicionar o livro à lista de próximas compras.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada flor, fico feliz que tenha gostado! Pois é, também não dei a mínima para a sinopse dele, ainda bem que resolvi lê-lo mesmo assim.
      Sim, essa clínica realmente existe, e existe muito turismo de suicídio na Suiça, em que pessoas doentes e inclusive saudáveis vão até lá para se matarem.
      Beijos e espero que goste do livro.

      Excluir
  2. Eu estou lendo A ultima carta de amor, da Jojo Moyes tambem. e estou me encantando pela escrita dela..
    eu vi este livro na semana passada como lançamento da intrínseca e a sinopse me chamou bastante a atenção.. com a sua resenha contendo tanto elogios eu fiquei com mais vontade ainda de ler-lo =))

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca para ler A última carta de amor, se for tão bom quanto este, vou adorar.
      Beijos

      Excluir
  3. Ganhei esse livro de presente e estou muito feliz pois desde a pré-venda estou doida pra lê-lo!!! Adorei o outro livro da autora A última carta de amor e pelo jeito vou gostar mais desse.......será minha próxima leitura!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que bom!! Aproveita a leitura! Beijos

      Excluir
  4. Eu sinceramente não sei se lhe parabenizo pela resenha ou se fico chateada com vc. Já quero tantos livros e já estou oficialmente falida, e agora tem mais um na minha lista ;)

    Eu já havia lido a sinopse, e a primeira vista eu não me interessei, depois de uns dias eu reli e fiquei mais interessada. E agora eu leio sua resenha e me deixa com uma vontade real de ler.
    Acho muito importante quando um livro trás temáticas reais, não me entenda errado, eu adoro fantasia, mas tbm gosto de saber que tem livros que tratam de assuntos sérios, polêmicos e até tabus.
    Eu particularmente tenho uma visão que o suicídio é a saída dos fracos, mas estou falando de pessoas com todas suas capacidades, que predispõe de saúde e que mesmo assim não querem viver. Mas quando se pensa no caso do Will, quem pode culpá-lo? Se quando ficamos em possibilitado de algo por causa de um problema temporário nos deprimimos, e quando isso possa se tornar permanente como nos sentiríamos?
    Enfim, vou procurar alguém para me dar de presente esse livro =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Tadinha, sei como é ficar com vontade de ler tantos livros e não ter $$ para eles.. também passo por isso.. kkkk
      Eu também adoro ler livros com temáticas reais. Assim como você, também adoro fantasia, acho necessário podermos desopilar e nos divertir um pouco, mas também adoro leituras que me façam refletir e pensar na vida. E esse é um deles.
      Pois é, quanto ao suicídio, penso como você no que diz respeito as pessoas saudáveis. A grande polêmica sobre a clínica Dignitas é essa, muitas pessoas saudáveis vão até lá para se matar "dignamente". Quanto aos doentes, realmente não sei o que pensar, só estando na pele deles para decidir, né?!
      Beijos

      Excluir
  5. Quero muito ler esse livro!

    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus vou ter que ler esse livro mais uma vez sua resenha me deixou com água na boca pra ler.
    Vou ter que colocar ele lá no topo da lista de compras, fiquei muito curiosa pra saber se ela consegue convence - lo a não se matar.
    Parabéns a resenha está maravilhosa.
    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pela visita. Espero que goste do livro, depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir
  7. Vejo falar super bem desse autor. Me interessei por esse livro. Outro dia mesmo estava vendo uma reportagem com esse tema. É uma situação muito difícil.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma situação complicada. Leia que você vai gostar. Beijos

      Excluir
  8. Eu já ouvi bastante sobre a autora, mas nunca procurei ler uma obra(acho que por falta de interesse mesmo), porém quando comecei a ler essa resenha, gente, eu me apaixonei... Não sei se foi como a história se desenvolve ou o fato deles se apaixonarem num momento tão "crítico". Só sei que quero muito ler e sei que vou me emocionar muito, sou bem emotiva para história assim, haha
    Adorei muito sua resenha, parabéns, todas as suas resenhas estão ficando cada vez melhores e estão me motivando muito a ler! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico muitooo feliz em saber que você ficou com vontade de ler o livro depois de ler a resenha. Espero que goste!! Beijão

      Excluir
  9. Eu amei a história, interessante e já adc aos meu "futuros lidos"

    ResponderExcluir
  10. Li o livro. Chorei muitooo no final. Serio, foi realmente algo que me pertubou emocionalmente. Senti uma imensa falta dos bons e velhos cliches em que tudo, apesar do improvavel, acaba bem e feliz para todos. Mas apesar disso, amei a historia, os personagens e as reflexoes que tive apos a leitura. Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, complicado mesmo.. hoje em dia tenho curtido muito finais realistas, mas confesso que torci por um final feliz até o último momento. Mas acho que o desfecho não poderia ter sido diferente, né?! Fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  11. Hey, Mi!
    Ótima resenha! Me cativou, e agora quero ler! Amo livros que nos tocam literalmente, que marcam de verdade. isso prova a o dom da escrita que o(a) autor(a) possui.
    Bjss
    @moniqueQuimbely
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é qualquer um que consegue sustentar uma história dessas Monique. Espero que goste, porque amei demais! Beijos

      Excluir
  12. Oi, Mi, cá estou eu !
    rsrs
    Confesso que fiquei um trisco chateado naquele dia, mas passou sz
    Bom, sua resenha expressa tudo e mais um pouco do que eu pensei do livro também.
    Jojo sai do clichê totalmente ao escrever um livro, ne?
    Se você ainda não leu o outro livro dela, leia, pois é muito bom também.
    Agora to com um sentimento de vazio rsrsrs a historia é linda demais!
    Fiz minha resenha hoje, espero sua opiniao!
    Beijos, bom fds!
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, valeu pela visita. Novamente peço desculpas pelo ocorrido naquele dia.. hehe De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado da resenha. É o primeiro livro que leio da Jojo e fiquei impressionada como ela realmente conseguiu escrever algo que não ficasse clichê! Também me senti assim como você, saudosa e vazia.. hehe Beijos e vou lá sim.

      Excluir
  13. Acabei de terminar de lê-lo, um dia e meio.
    Chorei litros e mais litros, adorei o livro mas o final, ah o final, eu já imaginava, mas torcia que alguma coisa acontecesse para mudar... muito triste....


    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chorei litros e litros.. nossa, como essa história me tocou.. eu também, apesar de imaginar o final, torci até o último minuto para que o livro terminasse diferente.. hehe Beijos

      Excluir
  14. Olá!
    Estou aqui porque você me indicou a sua resenha sobre esse livro, que eu tinha marcado como desejado no Skoob. Sabe o que é engraçado? Que eu marquei o livro justamente porque tinha lido essa sua resenha... rsrsrs Adorei e fiquei muito curiosa para lê-lo, está na minha listinha de livros para comprar. :)
    Obrigada pela dica, pela segunda vez. ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk que coincidência.. hehe Espero que você goste da história. Beijos

      Excluir
  15. Nossa, sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!

    Parece realmente ser incrivel!!!

    Parabéns pelo blog!

    Beijos

    Gabi

    http://minhavidacomlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir
  16. Mi... hoje passei na livraria Cultura daqui do Rio (Antigo Teatro).. que é muito linda e imponente.... enfim sem fugir do assunto.. olhando os livros vi esse, e como já tenho "A ultima carta de amor" da Jojo na fila, pensei em pesquisar na net pra saber o que estão dizendo.. e acabei mais uma vez no seu blog!
    Linda resenha.. e mais 1 livro na lista de compra!!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabri, que legal saber! Com certeza esse livro será uma ótima aquisição, espero que goste. Quando a livrarias, não conheço essa, valeu a dica. Quando eu for ao RJ novamente passo por lá. Amooo livrarias.. hehe Beijos

      Excluir
  17. Oi Mi... esse foi o primeiro livro da Jojo que eu li e realmente me apaixonei, não consegui largar o livro enquanto não terminei,perdi uma noite de sono e chorei mais que uma criança no final, mais valeu a pena...
    Muito legal o seu blog, parabéns pelo trabalho...

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, me senti exatamente assim. Agora não vejo a hora de ler outros livros dela. Espero que sejam tão bons quanto esse. Beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  18. Ouvi falar desse livro pela primeira vez em um encontro da Turnê Intríseca aqui na minha cidade. Já fiquei um pouquinho interessada. Não costumo ser fã de romances, mas ultimamente tenho amolecido um pouquinho. Mas quando eu li que Como Eu Era Antes de Você "não é o tipo de romance clichê" já decidi que queria ler.
    Espero que eu tenha a oportunidade de ler em breve =)

    Kisses,
    Hannah - meu-mundo-hm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hannah, então, esse livro de clichê não tem é nada, pelo contrário, é tão tremendamente real que chega a nos arrepiar. Espero que goste e que possa lê-lo o quanto antes. Beijão

      Excluir
  19. Eu li e faz tempo que não me emocionava assim, maravilhosssooooo, obrigadíssima pela indeicação!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mi, é realmente emocionante! Beijos

      Excluir
    2. Excelente para o dia dos namorados...

      Excluir
  20. Ótima resenha! Terminei de ler o livro hoje e ainda estou me sentindo estranha. História linda demais, não sou adepta de clichês, mas torci muito por um final feliz. Confesso que nas últimas páginas me tranquei no banheiro pra ninguém me ver chorando, hehehe. Inicialmente não tinhas muitas expectativas com relação ao livro, mas comprei por ser fisioterapeuta e acreditar que haveria alguma abordagem diferenciada sobre tetraplégicos, me surpreendi ao me deparar com uma história tão humana e personagens tão realistas. Super recomendo, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa querida, adorei seu comentário, me senti como você. Chorei muito e torci muito por um final feliz apesar de saber que não seria possível, eis que, como você mesma disse, a história e os personagens são muito reais e sabemos que nem tudo na vida são flores. Adorei saber um pouco mais sobre a vida de um tetraplégico, não imaginei que fosse tão sofrida e tão cheia de dilemas. Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  21. Tive exatamente a mesma primeira e pós impressão que vc...
    Não estava muito afim de ler, mas resolvi encarar e fui surpreendida.
    A autora nos faz enxergar duas "teses" sobre o direito de viver, nos desarmando do preconceito...
    Talvez se na contracapa já falasse sobre a escolha do Will e o desafio da Louis, a maioria das pessoas perderiam uma grande e emocionante leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi fantástica a escrita da autora, porque ela o fez sem julgamento ou crítica alguma, apenas apresentando para os leitores as opiniões divergentes sobre esse delicado tema. Sinceramente, se não tivesse visto tudo pela ótica do Will diria com certeza que sou contra o suicídio assistido, mas agora tenho minhas dúvidas. Ninguém é capaz de julgar, com exceção daqueles que passam por esses mesmos problemas. Livro fantástico. Beijão

      Excluir
  22. Parabéns Mirelle,linda resenha.
    Este livro é simplesmente maravilhoso,eu chorei muito depois ler, até hoje quando olho para a linda capa do livro ou quando estou lendo algumas resenhas,eu me pego chorando.

    É REALMENTE UM LIVRO FANTÁSTICO.

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, obrigada pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da história tanto quanto eu. Este é um livro apaixonante :o) Beijos

      Excluir
  23. Laís Souza09/06/2013 21:17

    Acredita que eu tenho esse livro e nunca me incomodei em ler? Achava que era muito dramático, triste, que ia me dar ressaca literária. Mas com essa resenha, aqui estou eu pensando seriamente em dar uma chance a ele. A capa é realmente linda e me parece uma história com um amor forte e real. Pronto! Já tô olhando para o danado com olhinho de paquera. Minha nova leitura, muito prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, adoro quando uma pessoa fica com vontade de ler um livro depois de ler minha resenha.. kkk é que quando eu amo um livro, quero que todo mundo também leia e se apaixone pela história como eu!! E sério, esse foi um dos livros mais lindos que já li e que mais chorei. Dê uma chance ao Will e a Lou!! E depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir
  24. Laís Souza11/06/2013 12:20

    ATENÇÃO! SPOILER, SPOILER, SPOILER!

    OK. Terminei de ler. E achei...er....Não sei. Ele gera tanta coisa dentro de você que fica complicado botar em palavras. Admiro você por aceitar o desafio com essa resenha. Passei o livro inteiro querendo apagar o prólogo, querendo que o Will voltasse a ser o homem maravilhoso que desfrutava da vida sem medo de nada e de ninguém. Passei pelo mesmo desespero da Lou de querer convencê-lo, mudar tudo, arranjar de qualquer forma um feliz pra sempre, porque Will é muito gente fina e a gente fica meio enlutado só de pensar nele levando a sua ideia adiante. Mas o livro é dotado de um realismo impressionante e jamais tenta colorir nem os momentos mais bonitos que os dois têm juntos. Isso é o que ele tem de melhor. Will sempre viveu intensamente e o sofrimento dele por não poder desfrutar mais a plenitude de cada experiência é quase um personagem do livro, de tão presente na história. Não gostei do final, mas acho que a intenção não é que o leitor goste propriamente falando. Só entenda. Como você mesma disse, não dá para julgar. Will nunca aceitou menos do que tudo e no amor não seria diferente. Principalmente porque a limitação dele limitaria a história dela de alguma forma. O livro é doído, mas é uma história linda e sem óculos cor de rosa. Mais profundo do que parece. Existe uma vida após a tetraplegia, mas eu não tenho o direito de dizer que essa vida vai dar a todo mundo uma razão pra levantar. Amei. Só que preciso urgentemente de algo mais alegrinho. E desculpa aí pelo tamanho. Estou sob efeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff Laís!! Não tenho nem o que dizer depois do seu comentário. Praticamente chorei lendo e revivendo toda a história do livro. Gente, como esse livro mexeu comigo, apertou meio peito e deixou meu coração na boca. Tudo o que você escreveu está perfeito!! Penso da mesma forma. Fico feliz que tenha gostado. Olha, fique de ressaca literária por quase 3 dias só remoendo a história sem conseguir ler nada e meio deprê, viu. Te prepara. Mas se você quer rir agora, já leu O Segredo de Emma Corrigan? Se não leu, leia urgente que vai te animar!! Você nunca pensou em ter um blog? Você escreve tão bem! Ia amar ler tuas resenhas. Beijos

      Excluir
  25. Nossa p livro é realmente muito bom.Sua resenha me incentivou a lê-lo,não pensei que essa história aconteceu de verdade.deve ter sido duro para Will.Sinto por ele,mas as vezes a nossa vida nos dá trágicos acontecimentos para que possamos ser pessoas melhores.Devemos superar nossas limitações e não teme-las.Adorei.Beijos.

    PS: vou ler sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que se emocione com a história tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  26. Eu já havia escutado um bom comentário a respeito de outra obra desta escritora. Na verdade eu nunca li nada dela. Essa resenha ficou muito boa e acho que essa será minha próxima leitura. A história um tanto que me lembrou o filme Tudo por Amor que foi estrelado por Julia Roberts. Espero que eu goste. Será que vai ter adaptação pro cinema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me recordo de ter ouvido falar sobre a adaptação desse livro Regilene, mas não ia ficar triste se isso acontecesse.. hehe Beijos

      Excluir
  27. mais um livro para a minha listinha, mas pela sua resenha vou ter que coloca-lo na frente de outros... pelo que tu descreveu é certo que vou me emocionar horrores e ficar com uma ressaca literária daquelas, mas enfim, boas estórias valem a pena, e principalmente aquelas que fogem de clichês!
    parabéns pela resenha, eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Vanessa.. esse livro é mais do que especial e merece muito ser lido. Tenho certeza de que também irá tocar fundo o seu coração! Beijos

      Excluir
  28. Nossa amo muito essa escritora e já li dois livros dela e não posso ficar sem esse, que carrega drama e em suas linhas mas nós faz pensar e chorar, quero muito acompanhar tudo que vai acontecer entre Will e Louisa.
    Amei a resenha de verdade já li outras mas essa é a melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, agora fiquei curiosa, qual outro livro a Jojo tem além dos dois que estou sorteando? Só conhecia aqueles dois.. Ainda não li A Última Carta de Amor, mas morro de vontade. Se for tão bom quanto esse vou adorar com certeza. Beijão e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  29. Adorei a resenha, achei muito legal, parece ser um livro triste, porem emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, espero que goste da história tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  30. Esse livro arrebatou meu coração absolutamente...só queria que o Will tivesse se soltado um pouquinho mais ates ter tomado uma atitude tão definitiva...mas a situação da qual se encontrava não dava margens a isto,infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dea, confesso que até acho que o Will conseguiu consideráveis avanços na vida dele depois que conheceu Lou. Acho que ele conseguiu pelo menos ter alguns momentos felizes antes de tomar sua decisão. Esse livro é perfeito, me arrepio só de lembrar. Beijos

      Excluir
  31. Oiieeeeeeeeee
    Eu to louca pra ler esse livro...
    Assim como A ultima carta de amor, q eu desejo ha tempos..
    Mas graças a Deus, eu to com Como eu era antes d voce em mãos, alias, na bolsa.. haha
    começo hj..
    Assim como voce, uma amiga minha leu e adorouuu...
    eu amo romances, entao a minha vontade só aumenta!!
    Adoro me emocionar tbm!

    bjs
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Pam.. prepare então a caixa de lenços e leia num lugar reservado para poder deixar suas emoções fluírem.. hehe e depois me conte o que achou. Beijão

      Excluir
    2. nem me faleeeeee.. depois q eu peguei o livro nao consegui mais largar.. é lindooooooooooooooooooooooo... chorei demaiiiiiiiiiiiis!!! AMEI!!! *----*

      Excluir
    3. Acho que isso acaba acontecendo com todo mundo.. hehe ainda não ouvi falar de alguém que leu e que não gostou ou que não se matou chorando.. hehe Beijos

      Excluir
  32. Nossa, que história, tenho que ler!
    Realmente, se fosse só pela sinopse, eu não leria, rs.
    Ótima resenha, adorei!
    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha querida. Espero que se emocione com o livro tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  33. Só li ótimas resenhas desse livro, mas estou realmente afastada dos livros, lendo cada vez menos, ainda bem que férias estão por vir o/
    Não sabia que a história era tão linda assim, de certeza vai ser minha próxima aquisição, junto com A Culpa é das Estrelas, rs.
    Ainda estou a procura de um livro que faça chorar rios, talvez seja esse, como você diz que é tão real assim...
    Sem falar que decidir sobre morrer é muito confuso. Aceitar parece ser desistir fácil, não aceitar parece ser egoísmo por não se importar com o grande sofrimento que o outro já está sofrendo... Deve ser muito tocante!
    Uma vez li num livro sobre esse tipo de clínica e não consegui acreditar que pessoas faziam isso, mas agora, parando para pensar de verdade, está longe de ser uma decisão fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico nervosa quando não consigo tempo para as minhas queridas leituras, mas a vida corrida é assim mesmo.. ainda bem que você terá um tempo para as férias, curta muito. Olha, eu chorei demais lendo esse livro, não sei de alguém que conseguiu resistir, porque nossas emoções se afloram e doem o peito. Impossível não se sensibilizar com a história. Beijos

      Excluir
  34. Oi Mi, primeira resenha que leio do livro e adorei a estória. Como você disse, não é só mais um clichê, em que os personagens se encontram e já se apaixonam a primeira vista, eles vão criando uma relação com o tempo, essa parte me fez querer muito ler o livro, ultimamente só tenho lido romances do tipo "te olhei, te amo". Fiquei meio chocada com a tal clínica, e não sei o que faria se alguém perto de mim decidisse que queria morrer, esse é um tema bem delicado. Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, fico feliz que tenha gostado da resenha. Também não curto muito quando as histórias são muito fantasiosas no que diz respeito ao romance. Não que eu não acredite em amor à primeira vista. Até acho que existe. Mas adoro quando as histórias são tão bem construídas que poderiam ser reais, sabe?! Isso mexe muito comigo. Espero que goste do livro tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  35. O que mais gostei deste livro (pela resenha) é a história que foge dos padrões, que não é clichê. Personagens bem elaborados, uma proposta envolvente, mas acima de tudo uma certa crítica social (ou pelo menos uma baita reflexão). Acho fenomenal quando, em meio a um romance, o autor consegue inovar, abordar temas inusitados com sensibilidade e também nos colocar para pensar.
    Parece ser um livro muito emocionante e não vejo a hora de poder ler!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, suas considerações sobre a resenha estão perfeitas.. concordo com você, também adoro quando os autores conseguem nos surpreender e transformar uma história de amor que poderia ser mais uma em "única". Beijos e espero que se emocione com a história de Will e Lou tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  36. Nossa, eu não sabia que o livro falava sobre suicídio também. Já li muitas resenhas, mas em nenhuma tinha encontrado esse fato de o Will ter se dado 6 meses. Enfim, o livro realmente parece ser bom, sem tantos clichês. Tenho que ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sei que muita gente só falou o trivial e eu não.. teve uma pessoa que até me criticou por ter falado do suicídio, mas sinceramente, além de ser algo que a gente descobre logo, só uma mente muito ingênua para pensar que uma pessoa que até então era cheia de vida e ficou tetraplégico nunca tinha tentado se matar ou não quisesse morrer, né?! hehe O livro é perfeito! Leia assim que puder. Beijos

      Excluir
  37. Adorei a resenha, e confesso que este é um livro que tenho muita vontade de ler. Tanto pelo que você conta da história quanto pelo que ouvi quando participei da Turnê Intrínseca.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro precioso, espero que você goste. Beijos

      Excluir
  38. Oi Mirelle
    Sua resenha mostrou que o livro é perfeito. Pareceu que é daqueles livros que vc passa ter um carinho muito especial com ele depois de ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Kênia, ele é exatamente desse tipo. Aquele tipo de livro que guardamos no coração com muito carinho e que transforma a nossa vida. Beijos

      Excluir
  39. Quero ler o ultimo dela e até hoje não tive jeito. Agora saiu esse outro lindo de morrer, ai que gracinha de história *-*
    Já vi que vou fazer maratona, quero ler os dois um depois do outro. Muito linda essa nova trama, adorei!
    E que tema não? É pra mexer com a gente, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, com certeza esse livro aborda um tema muito delicado que nos faz oscilar de opinião a cada página. Nessas horas temos que deixar a cabeça de lado e sentir com o coração. Beijos

      Excluir
  40. Gostei tanto da sua resenha que confesso que não dava nada pro livro, estou querendo me matar por deixar ele passar naquela promoção de 10 reais no submarino! Enfim, parece ser muito emocionante e reflexivo, ansiosa pra ler! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, aquela promo do Sub foi algo! Nem acreditei quando esse livro estava lá por R$ 10,00. Uma pena que você não conseguiu aproveitar. Mas não deixe de ler o livro, ele vale muito a pena! Beijos

      Excluir
  41. Que belas palavras, só me fez ficar ainda mais com vontade de ler o livro. Necessito urgente, este livro me descreve digo isso antes mesmo de lê-lo, pois eu sinto *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se prepare para se emocionar muito! Beijos e boa leitura!

      Excluir
  42. ahhhh mais uma bela resenha
    aqui super mega doida pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  43. Acho essa capa linda, por isso me interessei na hora pelo livro. Não sou tão fã de romances, mas esses voltados mais pro lado emocional do que "meloso" eu gosto muito. Certamente vou chorar pra caramba quando ler esse livro, hehe. Já está no topo da minha lista de desejados. Adorei a resenha! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente belíssimo! A Intrínseca arrasou na capa e na diagramação. Não se preocupe que a história não tem nada de melosa ou de clichê. É um romance dramático bem realista que mexe com a gente. Beijos

      Excluir
  44. Ouvi muitos comentários positivos sobre o livro, todos elogiam e dizem que eu vou chorar muito. Depois da sua resenha eu tenho certeza que não vou me arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paola, o livro é ótimo! Prepare a caixa de lenços.. hehe Beijos

      Excluir
  45. Necessito começar a ler agora!!! Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas lendo a resenha eu me interessei bastante! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia o quanto antes. Esse livro é demais! Beijos

      Excluir
  46. Nossa, que bacana a historia, parece ser comovente, pelo que vejo estao gostando mt mt desse livro, no skoob varios dando 5 estrelas, achei muito interessante também, é igual ao tema do meu trabalho desse ano no curso de arte, memoria e passado, como ele era antes dele e como é depois. Muito bacana , a autora deve ter pensado em cada detalhe p livro ficar perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, a história é linda demais, foge do padrão e nos toca profundamente. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  47. Li uma vez uma reportagem sobre esta clínica, a Dignitas e sempre achei que as pessoas tinham todo direito de fazer o que bem entendessem com sua vida. Ainda assim, não sei se é uma decisão que eu tomaria. Fiquei morrendo de curiosidade com a história (sua resenha foi ótima, porque não deu spoiler!!!) e agora, mesmo que eu não ganhe o sorteio, vou correr atrás do livro ;-)
    Obrigada por me apresentar a história de Will e Lou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samantha, confesso que não tenho uma opinião formado sobre o suicídio assistido. Talvez para mim seja mais fácil aceitar que uma pessoa doente ou em estado terminal queira se matar. Mas uma pessoa saudável, como acontece com muitos pacientes da Dignitas?! Isso não sei se aceito. Sim, não deixe de ler o livro, você vai adorar! Beijos

      Excluir
  48. É uma história que serve de inspiração para mudar a vida de algumas pessoas, é triste ver quando alguém demonstra ingratidão pela vida, independentes dos problemas que temos a morte nunca é a solução, o amor sim.

    A sinopse não me chamou muito a atenção, mas pela resenha percebo que vou chorar litros com esse livro...

    @jan_araujo7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Jan. Espero que goste do livro, ele é muito especial. Beijos

      Excluir
  49. A autora é muito querida. Tenho um livro dela e quero esse tb.
    Sei que a história não versa sobre romance. Mas fala de vida! Da relação com as pessoas, das nossas dificuldades, do poder da amizade e da riqueza das interrelações sociais. Isso é o que mais amo num livro!
    Lembro sempre do filme Os Intocáveis quando vejo esse livro. Quero muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, na verdade o livro fala sobre romance também, mas com um enfoque diferente. Ele é maravilhoso, espero que goste. Beijos

      Excluir
  50. Nunca li nada da autora, esse livro foi o primeiro escrito por ela que chamou a minha atenção, primeiro pela capa, por ser super bonitinha, mas nunca imaginei que por trás teria uma história tão real, forte e emocionante como essa! Gosto de histórias assim, e espero ler o livro em breve!
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, realmente a capa é belíssima, amei! Pois é, eu também não tinha ideia de que a trama trazia aspectos tão reais e emocionantes. Foi uma grata surpresa. Espero que gostes. Beijos

      Excluir
  51. Gosto de tramas assim, com personagens bem próximos da realidade.
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas estou bem curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tenho certeza de que irás gostar. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  52. Devo confessar que evito sempre esse tipo de livro triste, com realidades fortes. Mas devo dizer tb que depois de alguns anos lendo acho que pelo menos de vez em quando deveria ler esse tipo de narrativa, quem sabe começo com esse?

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, devo confessar que este livro é realmente doloroso e triste, mas existem alguns livros que devemos nos render e baixar a guarda, livros que são imprescindíveis que todos leiam e que mudarão de alguma forma as nossas vidas. Este é um deles. Espero que leia e que goste. Beijos

      Excluir
  53. Tão bom quando nos surpreendemos com um livro!
    Esse eu adicionei para desejados devido aos elogios à 'A última carta de amor' e imaginei que fosse gostar. Agora eu tenho certeza, vou amar!
    Adoro romance e drama, e uma combinação bem trabalhada disso é melhor ainda.
    Super interessada em ler! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Amanda, quando bem escritos essa combinação é bombástica. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  54. Confesso que, ao ler a sinopse, também achei se tratar de uma história cliché... ao ler a resenha, no entanto, percebi que é muito mais que isso... parece ser uma leitura super envolvente, que nos prende até o final.
    Nunca li nada dessa autora, mas ela com certeza sabe mostrar os sentimentos "como se olhássemos no buraco da fechadura"... fiquei super curiosa para ler, e o livro com certeza irá para minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Patricia, creio que a Editora teve muito cuidado de não soltar nenhum spoiler ao escrever a sinopse, mas também acabou deixando a desejar, porque pelo menos para mim não foi uma sinopse atrativa. De certa forma, isso também contribuiu para me surpreender positivamente com o livro, mas se não fosse o acaso, eu não teria escolhido lê-lo.
      Espero que também goste. Beijos

      Excluir
  55. Ah... eu gosto dos romances clichês com o "viveram felizes para sempre" mas, de vem em quando é bom ler algo mais real e ver que na vida, dificilmente existem finais felizes.
    Sua resenha me fez querer ler esse livro, mesmo já sabendo que vou chorar por uns três dias, né?
    Acho que vale a pena.
    Ótima resenha, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anny, eu também adoro um clichezão, mas também curto uma boa dose de realidade em que nem tudo são flores. Sim, provavelmente você terá uma ressaca literária das brabas!! hehe Então prepare-se. Beijos.

      Excluir
  56. Não tinha lido nenhuma resenha do livro , agora que acabei de ler eu necessito ler o livro urgentemente haha *-* Parece ser muito bom , um romance bem próximo da nossa realidade , ansiosa para ler . bjos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então LEIA o quanto antes Paloma!! Esse livro é divino! Espero que goste. Beijos

      Excluir
  57. Sinceramente, eu nunca ouvi falar desde livro antes, mas me parece ser bem interessante, o típico que se parece uma história clichê mas que ao ler é completamente diferente. Louca para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim Ana. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  58. Aah,estou louca pra ler "como eu era antes de você" é perfeitamente Lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo!!! Recomendo que leia assim que puder.. hehe Beijos

      Excluir
  59. Ainda não li o livro, mas ele tem cara de ser aqueles livros que te encantam pela capa e parece até ser meio clichê, mas depois que você lê o enredo em outras resenhas e procura saber mais dele, pode ver que te surpreende sim e te faz repensar por um tempo. Sem contar que a escrita da Jojo é ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Julia, acho que é exatamente esse tipo de livro, sem contar que nos vicia e nos deixa com uma enorme ressaca literária depois.. hehe Beijos

      Excluir
  60. Eu li A última carta de amor desta autora e gostei muito. Estou muito curiosa pra este livro. Lendo a sua resenha eu me lembre de dois filmes, que também tem tetraplégicos, um é Mar Adentro em que o cara quer se suicidar também e o outro ´O escafandro e a borboleta, em que o cara escreve até um livro com a ajuda da mulher só piscando os olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, fico feliz em saber que gostou de A Última Carta de Amor. Tenho muita curiosidade para ler esse livro. Infelizmente não conheço os filmes que você citou, mas vou procurá-los. Valeu a dica. Beijos

      Excluir
  61. pela resenha parece que este livro é muito interessante a história nos prende e faz querer ler mais e mais adoraria adicionar mais este a minha estante(não uma estante que se guarda livros e deixa lá, mas a estante de livros que já li) adoraria ler essa história e me emocionar com ela :)
    tchau e até mais
    A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens.
    Marquês de Maricá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane, esse livro é maravilhoso, espero que goste!! Beijos

      Excluir
  62. Parece ser muuuito bom! Ainda não li nada dela, mas tenho um livro da autora que está na minha lista de "vou ler".
    É ela que é autora de "Ps. Eu te amo" também ou tô confundindo as coisas?
    Beijos,
    Tai.
    http://bloglivrosecha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, P.S. Eu te amo foi escrito por Cecelia Ahern, outra escritora maravilhosa que recomendo muito! Beijos

      Excluir
  63. Eu conheci esse livro na turne intrinseca. Fiquei interessada, pois como vc falou, a historia relata algo real, e não um relacionamento idealizado que a maioria dos autores esta trazendo.
    Além do que, eu tenho uma queda por capas, e essa é perfeita!!
    Parabéns pela resenha!!

    beijos.
    Geeh.
    http://livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho uma queda por capas e essa ao vivo é de uma delicadeza!! Espero que você goste da história e também se apaixone por Lou e Will. Beijos

      Excluir
  64. Quero muito ler esse livro, adorei sua resenha, mas será que ele vai me fazer chorar? Pois nenhum livro que eu li até hoje me fizeram chorar, por exemplo os do Nicholas Sparks, eu só não li os últimos dois livros (mas tenho eles), e não chorei em nenhum... e tem muita gente que chora nos livros dele... também não chorei em A Culpa é das Estrelas... Mas o livro já está na minha listinha gigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela, realmente não conheço nenhuma pessoa que não tenha chorado lendo os livros do NS.. hehe até eu chorei quando li A Última Música.. kkk Mas não chorei quando li A Culpa é das Estrelas, pelo contrário, eu ri.. hehe
      Olha, você terá que ler o livro para descobrir. Depois venha me contar. Beijos

      Excluir
    2. ok, QUANDO eu comprar, porque vai demorar, já comprei bastante livros esse ano, e ler ele eu passo aqui de novo e conto. E sei lá, só não consigo chorar...

      Excluir
    3. kkk Ok, fico te aguardando! Beijos

      Excluir
  65. Uma amiga minha me indicou o livro e pela resenha pude notar que ele parece mesmo ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é maravilhoso e emocionante. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  66. Eu realmente estava querendo ler esse livro, e agora depois dessa resenha pude perceber q é maravilhoso!
    Estou sem palavras, principalmente por ser relato de algo real! E que capa perfeita, aliás tudo perfeito, história, capa, resenha, tudo tudo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado.. ele é realmente perfeito. Espero que se apaixone pela história tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  67. Não sei porque, mas ao ler sua resenha, me lembrei de um livro que li. Hi Eyes, do Renne Carter. Mas mesmo com o livro Hi Eyes, não consegui encontrar algo diferente na história, alguma coisa que me fizesse ver um lado diferente da vida, porque, eu pelo menos, não tenho o que reclamar da vida, tenho boa saúde, pais que me amam, amigos, e tudo que poderia querer ter. Mas imaginar como é a vida de outra pessoa, algo totalmente diferente, pode ser difícil para quem nunca viveu isso.
    E não sei, sua resenha conseguiu me tocar de tal modo, que já pude imaginar o sofrimento.
    Realmente amei sua resenha, e se possível, vou comprar ele.

    Carol xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, realmente é difícil se colocar na pele das outras pessoas. Pense em você, na sua vida que você tanto gosta, em como seria se ela fosse virada do avesso, porque foi o que aconteceu com o Will, e talvez assim você consiga se conectar com o sofrimento e os dilemas dele. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  68. Enfim, lindo de morrer. Preciso lê-lo urgentemente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo! Leia o quanto antes, pois você irá gostar. Beijos

      Excluir
  69. Eu gostei da capa desse livro. E também achei a história meio clichezinha, mas msmo assim tenho a impressão que deve ser bem fofa. Fiquei mais curiosa após a sua resenha, tenho a impressão que vou me apaixonar..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, na verdade a história não tem nada de clichê, é um livro muito diferente, beirando ao realismo, que nos deixa com as emoções a flor da pele. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  70. Não sou muito de comentar nos blogs rsrs mas AMEI sua resenha!! realmente é muito dificil resenhar um livro como esse, acabo de reler ele, li e 15 dias depois, 3 livros depois, não consegui tirar ele da cabeça e tive que voltar e sim pra me acabar de tanto chorar, de novo rsrs "Tristemente lindo" é uma definição muito boa pra essa história.Não tem como, não passar as 320 pag. totalmente dividida com a decisão do Will( Não aceito mas entendo, aceito mas não entendo rsrs) mas como vc bem falou,quem somos nós pra julgar, só quem vive em uma situação assim pode avaliar.Enfim... mai uma vez parabéns pela resenha :) sem dúvida um dos melhores livros que já li e serão precisos muuitos livros pra tirar esse da cabeça e Will/Lou tbm :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, obrigada, me sinto lisonjeada por saber disso :o) Definitivamente, esse foi um dos melhores livros que já li!! Mexeu demais com meu coração e também concordo, serão preciso diversos livros extraordinários para tirar a Lou e o Will da nossa cabeça.. quer dizer, acho que não conseguirão não.. hehe Beijos

      Excluir
  71. Estou maluca por esse livro. Só pela resenha é muito apaixonante, lindo, perfeito. Adorei a resenha Mi. bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, espero que goste da história. Beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  72. esta historia parece maravilhosa, lembra até o filme intocaveis,quero muito ler este livro, lindo amo romances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assisti ao filme para comparar, mas é uma linda e triste história de amor. Beijos

      Excluir
  73. Sem palavras,a resenha está perfeita.
    Participando do sorteio e louca para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  74. Izabella Queiroz01/07/2013 18:57

    Faz tempo que tô querendo esse livro, mas sempre acabo comprando outros.. A sua resenha ficou muito boa! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que agora ele ganhe um destaque na sua lista de compras.. hehe Beijos e boa leitura.

      Excluir
  75. Ainda não vi ninguém que falasse mal desse livro.
    Eu sou meio receosa porque muitos falaram que choraram, e sei vou chorar, mas acho que vale a pena. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca ouvi.. acho que é um livro que agrada a todos.. sim, provavelmente você irá chorar.. hehe Beijos

      Excluir
  76. Já me falaram muito bem desse livro.
    Já coloquei até na lista de livros para comprar hehe
    Resenha ótima!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Beijos e boa leitura.

      Excluir
  77. Oi Mi!! Poxa, 5 estrelinhas, e foi por acaso que ele chegou até você? Uaaal que sorte! Adoro quando acontecem coisas assim, sempre que não peço algum livro, e vejo que ele era bom, fico tentando ganhar ele em promos de outros blogs .. kk acontece! rs

    Por sua resenha eu já me apaixonei por ele, mesmo que fosse clichê.. acho que eu ia adorar .. rs sou uma romântica incurável, então esses romances, só precisam ter um casal para me fazer chorar.. o tema suicídio então, sempre me prende, porque gosto de pensar sobre o que faz as pessoas chegarem a esse ponto, gosto de ler para entender o que se passou nos últimos segundos de vida de alguém.

    Beijo ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, foi muita sorte mesmo!! Leia que você irá amar, tenho certeza! E chorar muito também! kkk Beijos

      Excluir
  78. Bah, me identifiquei com o início da resenha... Confesso que não li toda a resenha, pois gosto das surpresas, mas a recomendação foi muito válida... li o início e gostei muito. Parabéns pelo Blog... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna, adorei o "Bah". És do Sul como eu?? hehe Fico feliz que tenha gostado. Beijos e boa leitura.

      Excluir
    2. Siiim, sou de Porto Alegre... e o "bah" é super significativo pra nós, né? hihi... Bjks... adoro o Blog, parabéns!!!!

      Excluir
    3. Nossa, super significativo.. difícil viver sem essa expressão, né?! Igual o "capaz".. kkk Obrigada pelo carinho. Beijos e volte sempre.

      Excluir
  79. Nossa, que história! Não conhecia esse livro, mas depois dessa resenha vou coloca-lo na prioridade na minha lista de livros a serem comprados! Ele tem a combinação de tudo que gosto, um bom romance e uma lição de vida, gosto de livros que ti fazem pensar, que acrescentam algo na nossa vida, com certeza essa história é uma dessas! Louca pra ler!

    Beijos .. ;)

    Katrine Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz em saber! Leia e espero que goste. Beijos

      Excluir
  80. Adorei a resenha... Faz um tempo que estou me enrolando pra comprar este livro, mas depois de ler, com certeza ele será o próximo da lista. xD

    ResponderExcluir
  81. Janayna Goulart04/07/2013 13:05

    Adorei sua resenha, com certeza ele será o próximo livro que comprarei xD

    ResponderExcluir
  82. Eu nunca li nada da Jojo, mas vontade não falta. Acho muito linda a capa de A última carta de amor e a sinopse também me interessou bastante. O unico problema é que uma prima minha leu e me ligou contando a história todinha. rs
    Já vi muita resenha do livro Como eu era antes de você e é uma melhor do que a outra. Todos dizem ser um livro linda e como eu gosto muito de romances e de livros para chorar, o livro já está na minha listinha. Outra coisa chamou muito a atenção foi a capa. Os livros dela tem as capas mais bonitas que eu já vi. ♥
    Pretendo ler em breve! Estou cheia de expectativas sobre ele.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, assim fica difícil hein.. hehe se bem que as vezes não me importo de ler um livro cuja história já sei todinha.. porque uma coisa é saber, a outra é ler com os próprios olhos e sentir a emoção na pele, né?! hehe Espero que goste. Beijos

      Excluir
  83. Oi Mirelle,
    Que livro lindo e emocionante. Falar sobre o direito de morrer não deve ser fácil e parece que o livro é muito delicado. O amor entre eles deve ter sido construído nos momentos difíceis e estou ansiosa para conhecê-los.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, realmente é difícil falar sobre o direito de morrer, e a Jojo fez isso de forma tão realista, mas ao mesmo tempo tão delicada e poética que toca nosso coração. O amor entre eles floresceu da maneira mais difícil e improvável, um amor tristemente lindo. Espero que goste do livro. Beijos

      Excluir
  84. Qnto mais eu leio resenhas sobre esse livro, mais fico desesperada para lê-lo.
    Eu acho que é um livro de morrer de chorar.
    Ambos tem uma vida difícil ao seu ver.
    Não estão felizes e isso já dá um história linda.
    E tenho certeza que esse livre deve deixar a gente refletindo sobre muitas coisas.

    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lola, esse livro mexe com o nosso coração e deixa a nossa cabeça a mil. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  85. É a segunda resenha mais que perfeita que vejo desse livro hoje. Infelizmente ainda nao tive como ler e tenho uma lista de leitura tao extensa que acho que nem no próximo mês consigo!

    Seu blog e lindo, te seguindo aqui ... :)

    Bjos

    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala Val, da dó não conseguirmos ler todos os livros que queremos por falta de tempo. Espero que goste. Beijos e volte sempre.

      Excluir
  86. Mi ameiiiiii!!!
    Já chorei em muitos livros, mas esse em especial tocou demais e chorei litros, no outro dia acordei com os olhos inchados.
    Não consegui entender o que eu decidiria num caso desses, não sei quem apoiaria
    Mas com certeza vou prestar mais atenção na vida e principalmente como olhar aos que necessitam tb
    Indico demais este livro... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi, não tem como não amar e sofrer com esse livro, né?! Realmente ele apresenta uma situação muito delicada e atípica para nós, mas acredito que muitos enfermos e familiares devam passar diariamente por um dilema como esse. Que bom que gostou. E aí, está de ressaca? hehe Beijos

      Excluir
  87. Oi.
    Sou apaixonada pela capa desse livro, mas nunca realmente havia me interessado só por ler a sinopse. Tenho muita vontade de ler algo da Jojo, e sua resenha criou grande curiosidade em mim para ler este livro.
    Clínica de suicídio? Nossa, que situação triste :/
    Bjs ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, pois é, o livro também não me atraiu pela sinopse, mas ele é maravilhoso, vale muito a pena ser lido! Espero que você goste e se emocione tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  88. Já ouvi falar muito bem desse livro! Sem contar que essa capa é maravilhosa! Está na minha listinha de livros! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  89. Eu li o e-book desse livro (o que mais faço é ler e-books,minha miséria me abstêm dos livros físicos,mas sobrevivo como um leitor compulsivo persistente)
    O tema do livro: Direito de morrer, me fez ficar pensando diversas horas depois que finalizei a leitura.
    É um tema polêmico que faz a mente das pessoas tinirem de pensamentos longos e cheios de significados.
    Chorei litros com o livro e me apaixonei pelo Will. A parte que mais fiquei feliz no livro foi quando ele comprou as meias de abelha pra Lou e quando Lou disse a ele que o amava.Foi tão chocante!Tão tudo!
    Ah,tem outras partes como os dois dançando no casamento da ex-de Will demonstrando que não é uma cadeira de rodas,um problema físico,que impediria aquele homem de ser feliz e ter ao seu lado uma linda garota.
    Rezei todos os minutos quando chegava perto do final do e-book. Fiquei pedindo à escritora que não consumasse o que eu pensava,mas era inevitável e Will precisava de descanso e era seu direito.
    Foi uma experiência linda de madrugada,chorei ali,sozinha,com as linhas digitais do e-book.
    O livro é lindo e sua resenha mais ainda,é isso!
    Obrigada e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, também rezei todos os minutos para que a autora resolvesse transformar o livro em uma história clichê com final feliz. Eu entenderia e meu coração teria ficado aliviado, mas sabia que não era o certo a se fazer, senão o livro perderia o seu propósito. Sim, a cena da meia foi linda demais, assim como tantas outras. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  90. Adorei a resenha!
    Há tempos que estou querendo ler esse livro. Ele parece ser um livro interessante, e daqueles que nos prende até o final!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é maravilhoso e emocionante. Espero que goste. Beijos

      Excluir
  91. Mi, confesso que pela sinopse, não dei nada pelo livro. Mas fui surpreendida por tantas gargalhadas que dei (de madrugada) com o Will! A história me envolveu tanto...e até o fina tive a esperança que ele mudasse de ideia. Fiquei tão arrasada. Como se eu tivesse perdido alguém de verdade.
    Mas confesso, que esse livro vai para minha lista de "Livros que não lerei novamente". Fiquei muito triste pela desistência dele. Entendi completamente a decisão dele, e me coloquei na posição do Will, e sinceramente acho que eu desejaria o mesmo. Mesmo assim, fiquei muito baqueada. Como outros leitores disseram acima, tive a esperança de ter um clichê para transformar esse final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, nem fala, eu também torci até o último minuto para a autora mudar de ideia.. que dor!! Também senti o mesmo que você, como se tivesse perdido um parente, uma pessoa muito querida.
      Entendo sua posição de não lê-lo mais. Ele é realmente um livro doído, apesar de ser lindo. Espero que você se recupere logo.. hehe Beijos

      Excluir
  92. Olá, Mi!
    Eu li este livro alguns dias atrás e você conseguiu expressar todos os pontos do livro nesta resenha. Belíssima resenha. Realmente é uma história inefável e ter lido este livro abriu um pouco minha mente, sabe. Eu nunca tinha lido um livro onde a personagem principal é um tetraplégico, um deficiente físico. E adorei Lou, uma moça incrível e muito batalhadora. Esta história tocou-me profundamente. Ah, e até então não tinha pesquisado sobre a Dignitas. Caramba, é assustador esta realidade. É sempre polêmico e complicado quando o assunto é morte, ainda mais quando a situação é como a retratada no livro. Enfim, você disse tudo e com excelência. Parabéns pela ótima resenha, viu! Estive dando também uma olhadinha no seu blog e olha, está de parabéns!
    Beijos!!!

    http://alwaaysliving.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, muito obrigada pelo carinho e pelas palavras fofas. Realmente este livro é ímpar. Amei demais e fiquei grata pela oportunidade de tê-lo lido porque ele realmente tocou meu coração. Fico feliz que você tenha se emocionado tanto quanto eu ao lê-lo. Grande beijo e volte sempre.

      Excluir
    2. Ah, com certeza voltarei sempre para ler suas ótimas resenhas. Beijos, Mi!

      Excluir
    3. Obrigada querida. Seja sem bem vinda. Beijos

      Excluir
  93. Lendo sua resenha e já me deu vontade de chorar de novo por causa desse livro. Amo esse livro, na verdade a Jojo é uma p... autora. Esse foi o segundo livro que li dela e fiquei completamente encantada, Espero que Filme seja tão bom quanto o livro. Agora estou louca para ler o novo livro dela 'A Garota que você deixou para trás' que também deve ser fascinante.
    Apesar de já ter um tempinho que li esse livro foi para juntos de A Culpa é Das Estrelas no quesito CHOREI RIOS!!!

    BEIJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, impossível não lembrar desse livro e não ter vontade de chorar. Ele realmente marcou a vida de todos que o leram. Espero que goste do novo livro dela. Beijos

      Excluir
  94. OII... sempre acompanho seu canal, ah este livro estou lendo e estou apaixonada pela história e pela maneira como os personagens foram se envolvendo, como gosto de uma historinha de amor mesclada com drama, ja estou prevendo que esse vai virar um queridinho,,bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, prepare a caixa de lenço porque o livro promete muitas lágrimas. Beijos

      Excluir
  95. Sua resenha é perfeita e fiel ao livro.. eu li ele neste começo de 2014 é confesso que foi o melhor livro que eu já li até hoje (eu leio cerca de 15 livros ou mais por ano rsrsr) não há palavras que possam descrever a emoção. Chorei muito ao final dele, mudou minha visão de muitas coisas.

    ResponderExcluir