1º Capítulo - Um Mundo, Uma Escola

Oi pessoal, aproveitando a onda de que muitas editoras têm liberado os primeiros capítulos de livros para serem degustados pelos leitores, seja de livros a serem lançados ou de livros que já existem no mercado editorial, resolvi criar essa categoria no blog que vai se chamar 1º Capítulo.

Vontade não me falta de ler milhares de livros, se possível, todos ao mesmo tempo. Mas como me falta tempo, resolvi que vou aproveitar pra ler esses 1ºs capítulos de livros não só para passar a minha impressão pra vocês, mas pra ver realmente se gosto, se a leitura flui, pra então colocá-los na minha lista de desejados e de futuros livros que lerei.

Hoje vou começar com o livro Um Mundo, Uma Escola, de Salman Khan.

"Salman Khan iniciou uma verdadeira revolução no ensino ao propor educação gratuita e de qualidade para todos com o emprego de tecnologia e ideias inovadoras, tais como veicular lições pela internet. Seus vídeos gratuitos recebem milhões de acessos e lhe angariaram a admiração de nomes como Bill Gates, Carlos Slim e George Lucas. Neste livro, Salman expõe sua visão radical para o futuro da educação, bem como sua trajetória, de analista de fundos de hedge a professor da maior sala de aula do mundo. "

Em seu livro, Sal Khan nos apresenta diversas críticas ao sistema de ensino educacional atual e luta por uma grande mudança: educação gratuita de nível internacional para qualquer um, em qualquer lugar.

Para ele, o sistema escolar está defasado e necessita com urgência acompanhar os avanços tecnológicos bem como as ânsias do mundo moderno e das crianças do século XXI. Para ensinar não é preciso fazer do estudo algo chato e obrigatório, bem pelo contrário, ele deve ser estimulado de forma criativa, quase como uma brincadeira, onde a criança aprende, assimila conhecimento e nem percebe.

Além disso, um grande problema surge ao concluirmos a educação formal: como aplicar o suposto conhecimento aprendido no dia-a-dia? A escola está tão ultrapassada que aprendemos muitas coisas desnecessárias que não irão nos acrescentar em nada. A sociedade e nossos pais nos cobram os estudos, terminar o colégio com boas notas, passar numa boa faculdade, concluir a graduação com uma honra ao mérito. Mas voltamos a pergunta inicial, o que isso tudo irá acrescentar na nas nossas vidas?

Tanto potencial é desperdiçado ao longo do caminho. A educação acaba se resumindo a uma busca constante por números: índices de aprovação, notas altas nas provas, etc. 


Sal propõe uma grande mudança no sistema educacional atual que não deve se dar de forma gradativa e sim de uma forma bem ousada, virando literalmente a mesa. Mas para isso muitas coisas precisam ser revistas, como por ex. os modelos clássicos de sala de aula em comparação com a era digital, o sistema de aprendizado de cada pessoa, as matérias que são e que não deveriam ser ensinadas nas escolas por não terem serventia na vida cotidiana, etc.

Em 2004 Sal começou a testar suas teorias através da internet e lançou uma série de aulas de matemática no Youtube que, com o tempo deram origem a Khan Academy. Seu desejo era grandioso e ele nem sabia se ia dar certo. Ele queria criar um novo modelo educacional que fosse duradouro e compatível com a vida que levamos e com a necessidade da sociedade de hoje.

Sua principal pretensão era transmitir o conhecimento da forma que gostaria de ter aprendido, em seu tempo de colégio, e que pudesse ser acessível a todos, de qualquer idade, e que fosse proveitoso e ao mesmo tempo esclarecedor.
"Em uma palavra, eu queria restaurar o entusiasmo - a participação ativa na aprendizagem, e a consequente empolgação - que os currículos convencionais às vezes pareciam subjugar à força."
O livro, em suma, vai abordar o grande sucesso que a Khan Academy teve, cujo modelo, segundo Sal, deveria ser seguido no futuro da educação.

Amei o primeiro capítulo, fiquei sedenta para ler o restante do livro e já adicionei na minha lista de desejados do Skoob. Sal é muito didático e a leitura é de fácil entendimento e, o principal, de muita reflexão. Nos faz pensar sobre todos os problemas referentes ao modelo atual de educação e nos mostra a necessidade imediata de uma mudança de paradigma.

Leitura obrigatória não só para os profissionais do ensino, mas para todos que assim como eu, amam aprender, ensinar e adorariam que esse processo fosse muito mais divertido, proveitoso e criativo do que é hoje!!

Para quem quiser ler o 1º capítulo, conhecer um pouco mais sobre o livro e ver se gostam da escrita do autor, baixe AQUI. Lembrando que esse link de download informado foi disponibilizado pela própria Editora Intrínseca no site ISSUU e divulgado na sua fan page do Facebook.

O livro será publicado dia 18/1/13, mas vocês já podem comprá-lo na pré-venda, em promoção, no site do Submarino.

Um Mundo, Uma Escola - Salman Khan
Editora Intrínseca
272 páginas
 

6 comentários

  1. Esse é um livro que já está na minha lista de desejados. A sinopse e a ideia são perfeitas, principalmente para mim que sou profissional da área da educação. Além disso, o Salman é um gênio! :)

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, obrigada pela visita. Sim, amei as idéias do Sal. Estamos precisando urgente de uma reforma no ensino. Espero que futuramente meus futuros filhos tenham possibilidade de estudar de uma forma diferente, mais moderna e condizente com a necessidade de sociedade de hoje. Estou louca pra comprar esse livro, quero ler e dar pra minha tia e minha mãe que são profs. e que tb compactuam com idéias revolucionárias como as do Sal.. hehe

      Fico feliz que tenha gostado do meu blog. Bjokas e volte sempre

      Excluir
  2. Que bacana esse livro :)
    Bacana a sua ideia do 1º capítulo.
    Descobri o teu blog pelo da Bruna Vieira, quando li que o seu comentário sobre a Redenção, pensei tenho que ver o blog dela!
    Sou de Porto Alegre também ^^

    Tecido_Doce
    Sorteio
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, obrigada pela visita. Que legal saber que vc me descobriu no Blog da Bru.. e o que eram aquelas fotos hein?! Divinas.. Vai dizer, não ia ficar lindooo uma sessão daquelas na nossa Redenção?! hehe

      Fico feliz que tenha curtido a minha idéia dos 1ºs capítulos.

      Bjokas e volte sempre

      Excluir
  3. Taí um livro que não faz meu estilo, eu não gosto muito desse gênero, por isso nem mesmo me interessei.
    Porém acho a capa linda demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade esse não é bem um livro de ficção, né?! Ele é um livro de reflexão sobre o mundo escolar onde aponta os problemas e possíveis soluções. Então imagino que não seja realmente para todos os gostos literários, mas creio que é um livro de extrema importância e significado. Beijos

      Excluir