1º Capítulo - Extraordinário

Olá pessoal, hoje vou falar sobre um dos livros mais comentados do momento: Extraordinário, que será lançado em fevereiro pela Editora Intrínseca. Estou loucaaa pra ler o livro, vocês também?

Pelo que tenho lido por aí, a ideia de escrever esse livro nasceu de uma situação inusitada pela qual a autora passou:

"R.J. Palacio estava em uma sorveteria, acompanhada de seus dois filhos, quando se aproximou de uma menina com uma grave deformidade facial. Assustado, o mais novo, de 3 anos, começou a chorar bem alto e o de 10 pareceu alarmado. Rapidamente, ela tirou os meninos de perto − não por eles, mas para não magoar a garotinha. A autora nunca mais voltou a vê-la, mas não conseguiu parar de refletir sobre o ocorrido. “Eu comecei a pensar em como devia ser a vida para aquela família, para aquela menina.” Aquela situação provavelmente se repetia dezenas de vezes por dia. Centenas, talvez. E o que ela poderia ensinar aos seus filhos para que eles pudessem entender e se portar melhor da próxima vez? Para espalhar a mensagem sobre a importância da compaixão, aceitação e gentileza, a autora iniciou uma campanha anti-bullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram." (Fonte)

E assim nasceu a história de Extraordinário. R.J. quis deixar claro que não devemos julgar um livro pela capa, ops, uma pessoa pela sua cara. Que por trás de um rosto, se esconde uma história, sentimentos, sonhos, etc. 

Outra curiosidade, os direitos autorais de Wonder (título original em inglês) foram comprados e serão adaptados para o cinema ainda no 1º semestre de 2013. Legal, né?!

Bom, vamos a resenha do 1º capítulo, que foi disponibilizado para download AQUI.

"Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo."
Auggie é um menino de 10 anos que de comum não tem nada, porque ele é um menino extraordinário!! Assim sua família pensa dele, mas na verdade, tudo que Auggie mais queria, era ser comum, ter um rosto comum, e uma vida comum como qualquer menino de 10 anos. Mas Auggie não pode, porque ele nasceu com uma grave doença e com um rosto severamente deformado ao ponto de fazer seu médico desmaiar na hora do parto. Essa deformidade marcou sua vida e a limitou de diversas formas. Num mundo em que impera o preconceito e o bullying vai ganhando mais forças dentro do universo escolar, Auggie tenta sobreviver e mostrar para todos que existe um menino gentil, delicado e inteligente por trás de um rosto "diferente", que todos vêem.
"Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior."
Posso começar dizendo que simplesmente já me rendi ao livro na primeira página. Amo narrativas em primeira pessoa e, logo de início, já conseguimos perceber e nos sensibilizar com o drama que August vive diariamente.

Gente, nem consigo falar muito. Fiquei tão emocionada com esse 1º capítulo, ele tocou fundo meu coração sabe. Tive vontade de pegar Auggie no colo e brigar com o mundo todo por ele, pela aceitação dele, pela inclusão dele na sociedade. E sabem por que esse livro me tocou tanto assim?? Porque infelizmente eu sou uma dessas pessoas que se impressiona com deformidades faciais. Não adianta, isso me choca. Não é um preconceito, só que me dá um mal estar mesmo. Fico triste em dizer, mas estou sendo honesta (me crucifiquem quem não tem nenhum defeito). E o fato de ler um livro sob a ótica de uma pessoa que tem uma deformidade e tem que matar um leão por dia e se acostumar com olhares de indiferença, nojo e curiosidade, chegou a doer meu coração. Provavelmente minha vida e meus conceitos vão mudar radicalmente depois de ler esse livro.

Só posso dizer, comprem e leiam!! Porque eu vou fazer o mesmo!!


O livro está em pré-venda no site da Saraiva!! 

Extraordinário - R.J. Palacio
Editora Intrínseca
320 páginas


Assistam ao BOOKTRAILER do livro:

13 comentários

  1. Amiga, parece tão lindo e tocante! Se eu tivesse filhos seria um livro que daria um jeitinho de adaptar para eles, pra que eles aprendessem a olhar as pessoas pelo que elas são!!! Tenho medo de ler ivros assim, pois livros mexem mto com nossos sentimentos, e tenho medo de sentimentos.. mas a reflexão que ele deve trazer pra gente com certeza deve ser maravilhosa! Fiquei com vontade de ler! Bjks amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, entendo perfeitamente. Tb sempre fico mto mexida com livros assim, mas é como vc disse, a reflexão que ele irá nos trazer, a lição de vida e superação, são grandes demais para passarem desapercebidos e fecharmos os olhos pra elas. E acho que vai ser tão gostoso de ler, pq é narrado pelo próprio Auggie, que tem 10 anos. Então é um texto simples, rápido, fácil e ao mesmo tempo que prende sabe. Tente ler o 1º capítulo (é curtinho), e veja se gosta. Bjss

      Excluir
  2. Oie, estava passeando e encontrei seu blog pelo "Depois dos quinze", achei super bacana, então não pude deixar de deixar um olá.
    Aproveito para convidar a conhecer o meu cantinho.

    Uma ótima semana!

    Evelyn Oliveira
    /cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelyn, mto obrigada pela visita. Fico feliz que tenha curtido meu recanto.. hehe tb adorei seu blog, super colorido e divertido. Bjokas e volte sempre.

      Excluir
  3. Oi,Mirelle!
    Tudo bem?

    Nossa!!To fascinada pelo seu cantinho! É lindo demais! Fiquei babando com seus marcadores.Com certeza vou imprimi-los e repassar seu talento. Já estou seguindo seu blog, curti sua página e vou seguir pelo canal também. Tudo isso para ficar por dentro de suas atualizações.
    Assim que a Intrínseca divulgou o book trailer e o primeiro capítulo do livro fui correndo conferir. To namorando esse livro desde a sua primeira divulgação. O primeiro capítulo é lindo. Vou correndo adquirir o meu em pré-venda mesmo. E com certeza, vou assistir o filme assim que for lançado.
    Espero voltar por aqui mais vezes.
    Quero aproveitar e te convidar para conhecer meu cantinho também. E se você curtir pode segui-lo também. Ficarei muito feliz com a sua visita.
    Bjs!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda, mto obrigada pela visita. Adoro receber novas visitas no blog, fico feliz que o pessoal goste do meu recanto. Faço tudo com mto carinho pra vcs.. hehe Ai que bom que vc gostou dos marcadores :o) Depois me conta o que achou, e se quiser, mande fotinhos que publico aqui no blog.. hehe
      Sim, eu tb fiquei doida pelo livro desde que comecei a ouvir especulações sobre ele, qdo ainda não tinham nem decidido que nome pôr nele. Vi que na edição portuguesa ele se chamará Milagre. E meudeusss, o que é aquele 1º cap neh? É de deixar a gente louco de vontade de ler. Tb queria comprar em pré-venda, mas não to podendo gastar mais.. ai que dor no peito.. kkk
      Vou visitar se cantinho sim.
      Bjs e volte sempre

      Excluir
  4. Adorei conhecer o blog!

    Estou seguindo aqui você.

    abraços!

    http://totalpinkprincess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrícia, obrigada pela visita. Que bom que gostou do blog, fico feliz :o) Bjs e volte sempre

      Excluir
  5. OI Mirelle...vi seu recado no skoob sobre esse livro e estou muito ansiosa pelo lançamento...
    Gosto muito desse tipo de livro ....acho que é um choque de realidade , nos faz refletir sobre nossos atos ...
    Não vejo a hora de lê-lo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, obrigada pela visita. Tb estou mto ansiosa pelo lançamento. Amei ler o 1º cap e quase morri qdo ele acabou, pq fiquei com gostinho de quero mais sabe.. hehe
      Sim, concordo com vc, acho que livros assim, além de serem lindos e profundos, são de utilidade pública sabe, para fazer o povo acordar.
      Bjs e volte sempre.

      Excluir
  6. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser muito bom e tocante, ele tem uma proposta diferente e eu tenho curiosidade pra ler.
    Vc gostou do primeiro capítulo, aposto que vai gostar do resto tbm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também morro de vontade, mas ao mesmo tempo morro de medo de chorar muito e ficar muito triste e acabo sendo postergando a leitura. Eu me apaixonei de cara pelo 1º capítulo, então imagino que vou amar o livro. Beijos

      Excluir
  7. O livro é especialmente lindo, sou mãe de um autista e embora as diferenças não possam ser vistas por sei jeito próprio já passamos por dias e noites bem difíceis,coisas como o distanciamento dos raros amigos porque simplesmente os pais não queriam essa amizade, a negativa de uma menina em dançar com ele numa festa junina com medo de passar vergonha, apelidos, exclusão...a gente cai diversas vezes mas aprende a levantar sempre mais forte...peço todos os dias a Deus que o futuro seja mais suave...enfim,o livro é fascinante.

    ResponderExcluir