Resenha + Promoção: O Sonho de Eva, de Chico Anes


Olá pessoal, hoje trago uma super novidade para vocês!! O Blog Recanto da Mi também está em clima de Natal, e para presentear meus leitores, vou sortear um exemplar do livro O Sonho de Eva, de Chico Anes.

Conheçam um pouco mais sobre essa maravilhosa história lendo (por completo), a resenha abaixo, originalmente postada por mim no Blog Cantinho Ju Oliveira.
"O que pode ser mais importante para uma mulher do que o amor, o filho, a família... e a vingança? Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
Vocês já ouviram falar do livro O Sonho de Eva, escrito por Chico Anes? Sem sombra de dúvidas ele se tornou um dos meus queridinhos, um dos melhores livros que li esse ano, simplesmente amei."
O livro conta a história de Eva, uma psicóloga/cientista que trabalha no desenvolvimento de pesquisas sobre os sonhos lúcidos. Eu sou uma sonhadora nata, amo sonhar e tenho os mais diversos tipos de sonhos, mas na minha humilde ignorância, não sabia o que era um sonho lúcido, e muito menos que eu tinha esse tipo de sonho. Fiquei surpresa.

Para quem não sabe, o sonhador lúcido tem a consciência de que está sonhando enquanto dorme e, por isso, tem domínio total sobre os seus sonhos. Pode dirigi-lo assim como um diretor dirige seus filmes. Se você está correndo perigo, pode alterar a cena. Pode escolher ser uma atriz famosa, ter um romance ou um amor proibido. Ser e ter o que quiser, sem pudores, sem julgamentos, sem consequências. Você pode ter sonhos lúcidos para sua diversão ou também para evoluir como pessoa, escolhendo por ex. não alterar o ambiente onírico para com ele aprender lições, vencer desafios.

É nesse contexto que se passa a narrativa de Chico Anes. A história já começa num ritmo eletrizante. Anna, irmã de Eva, se joga do alto do seu edifício caindo na movimentada Rua Augusta, em SP, e Joachim, filho de Eva, é sequestrado. Eva, portanto, se vê vivendo o maior pesadelo de sua vida. Ela tem conhecimento de tais tragédias no meio de um congresso que apresentava na Europa. Voltou às pressas para o Brasil na esperança de reencontrar seu filho e descobrir o porquê do suicídio da sua irmã.

Quando chegou ao Brasil, começou a pensar se dois eventos tão trágicos poderiam estar interligados. Para resolver esse mistério, Eva só podia contar com a ajuda do seu grande amigo Alec. Foi no enterro de Anna que Eva teve a certeza de que só descobriria a verdade dos fatos se seguisse os passos da irmã no misterioso projeto que ela estava desenvolvendo nas empresas Yume.

Anna
estava trabalhando num projeto inovador na indústria dos games, pesquisando meios de levar os jogos para dentro dos nossos sonhos.
"- Se levássemos os jogos para dentro dos sonhos, Eva; se, no lugar do vídeo ou dos dispositivos 3D, esses jogos acontecessem dentro dos nossos sonhos! Imagine só! Programaríamos os temas, as fases, as pontuações para acontecerem enquanto o jogador estivesse sonhando! Em um jogo de guerra, nós estaríamos realmente lá, nos campos de batalha, suando, com medo das explosões, nos assustando com os tiros, sentindo as dores de um estilhaço de granada, o conflito de matar uma pessoa. (...) Tudo isso, Eva, sendo vivenciado não através da frustrante dissociação entre o real e o virtual, mas como se fosse de verdade, com a textura da realidade que os sonhos permitem. (...) E o jogado-sonhador estaria lúcido, tomando decisões, sentindo na pele as consequências de cada uma de suas ações!".
Eva foi contatada pela vice-presidente sênior das Indústrias Yume, Adhya, para dar continuidade às pesquisas da irmã. Apesar de ser alertada a não aceitar tal oferta, se viu compelida a dizer sim, pois dentro de si, tinha a certeza de que Yume estava por trás da morte de Anna e do desaparecimento de Joachim, e só estando lá dentro do projeto é que ela teria a possibilidade de desvendar tal mistério e rever seu filho.

Foi para China, onde se situavam os laboratórios secretos da Yume e onde se viu "presa", longe de tudo e todos, sem poder voltar, envolta a uma rede de conspiração, sociedades secretas e dominação do planeta Terra. Mas ela tinha chegado até ali, e não ia desistir até descobrir toda a verdade.

Até onde você iria por amor ao seu filho? Com quem você poderia contar, num ambiente inóspito e traiçoeiro? Quem mente e quem fala a verdade? Em quem acreditar? Sozinha, Eva percebe que só pode contar com seus instintos para sobreviver e com seus sonhos para encontrar as respostas que procura.

Confesso que sempre tive um pouco de preconceito sobre livros de autores brasileiros. Pelo menos os que li não gostei, mas Chico Anes me surpreendeu (virei fã), pois nos presenteou com um livro maravilhoso e eletrizante, repleto de mistérios que ficamos loucos para desvendar rapidamente. Uma narrativa que mistura ficção com ensaios científicos verídicos, que nos faz pensar e principalmente sonhar. A proposta apresentada por Chico, de jogos dentro de sonhos não é assim tão fantasiosa, levando em consideração à tecnologia a qual estamos expostos atualmente. Mas ele também nos alerta acerca dos perigos de se viver eternamente num "sonho". Podemos deixar de distinguir os sonhos da realidade, e criar mundos no ambiente onírico que não são reais. Além disso, Chico nos planta uma dúvida: nossos sonhos e nosso livre-arbítrio podem ser roubados ou manipulados?
"As pessoas realmente levam para o mundo virtual os comportamentos construídos em seus mundos do dia a dia. E vivendo em universos virtuais, governados por leis sociais e naturais um pouco diferentes do nosso, essas pessoas desenvolvem estruturas mentais e psíquicas novas, inéditas. E da mesma forma que as antigas estruturas comportamentais são levadas daqui para o virtual, as criadas lá estão sendo trazidas de volta ao real e deverão ser assimiladas pelos internautas, que acabam por mudar necessariamente seu comportamento nesta realidade. (...) Quando se liga a tevê, lá também pode se encontrar a figura do homem virto-real. E dependendo de quem esteja manipulando a transmissão e os conteúdos, nossos sonhos e livre-arbítrio estarão correndo perigo de novo."
Leiam o livro e descubram. Recomendadíssimo!!

O Sonho de Eva - Chico Anes
Editora Novo Conceito jovem
304 páginas
Comprar: Submarino / Saraiva


 PROMOÇÃO

E aí pessoal, gostaram da minha resenha? Ficaram com vontade de ler o livro? Então tenho uma super novidade para vocês. O queridíssimo autor do livro, Chico Anes, disponibilizou uma cortesia do livro O Sonho de Eva, autografado, para um leitor sortudo aqui do blog.

Para participar é muito fácil. 

Primeiro você tem que logar no programa abaixo, pode ser pelo facebook ou inserindo seu email. Se você nunca usou o rafflecopter e não sabe o que fazer, o blog Somos Criativos fez um tutorial bem fácil ensinando.

REGRAS:
1. Curtir a minha fan page (Recanto da Mi) e a fan page do livro O Sonho de Eva no facebook;
2. Deixar um comentário válido nesse post;
3. Informar um email válido e morar no Brasil;
4. Seguir o blog Recando da Mi pelo Google Friend Connect.

a Rafflecopter giveaway  

Promoção válida do dia 10/12/12 até dia 31/12/12. Comece o ano de 2013 lendo O Sonho de Eva!!

O resultado será divulgado aqui no blog no dia 01/01/2013.
  
Leia os termos de uso da promoção para ficar por dentro dos detalhes!

Bjinhos, Mi

26 comentários

  1. Tudo feitinho...adorei a postagem...quero o livro Mi...mirnamms@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação querida, e boa sorte :o) Bjs

      Excluir
  2. Obrigada pelo convite. Gostei da resenha que está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :o) Bjs e volte sempre.

      Excluir
  3. Obrigado pela oportunidade.
    Excelente a resenha.
    Tenho desejado esse livro há um bom tempo,
    porém nem tenho ido tanto atrás por estar com outros pra ler antes.
    Participarei do sorteio, quem sabe.


    Gláucio César Marcos dos Santos
    @GlaucioMarcos
    glauciocesarmarcos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é mesmo maravilhoso. Que bom que gostou da resenha. Bjokas e boa sorte.

      Excluir
  4. Nossa...sempre via a capa desse livro e achava maravilhosa,mas nunca tinha parado para ler a sinopse ou uma resenha (ok, não me orgulho disso).
    Mas agora estou com vontade de ler. Gosto muito de temas relacionados a sonhos, apesar de não gostar muito de histórias que envolvam um drama do tipo "filho desaparecido" ç_ç (sempre me sinto mal e engustiada com essas histórias seja em livros ou filmes).

    ps: estou participando do sorteio, via que dou sorte né ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha tido vontade de ler o livro. Mas não se preocupe que ele não é um livro triste, apesar de envolver o desaparecimento do filho dela. É um livro de emoção, de esperança e o fato de envolver essa trama relacionada a sonhos deixa ele mto eletrizante. A gente fica doida pra chegar ao final e desvendar tudo.. hehe Bjss e boa sorte.

      Excluir
  5. Oba! Um sorteio de cultura!!=D

    ResponderExcluir
  6. Ja li esse livro e amei a historia. Quero muito ele e sem duvida seria um maravilhoso presente de natal rs.
    Parabens pela resenha.
    Eu ainda estou devendo a minha :(
    Beijos

    @NinaHenker
    fleurdylis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escrever a sua vem aqui e me avisa pra eu prestigiar.
      Bjokas e boa sorte.

      Excluir
  7. Acho a sinopse interessantíssima e adoro esse estilo de livro nessa linha científica.
    Quero ganhar *-*
    beijos Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que bom que gostou. Sim, o Chico foi mto feliz ao inserir na história essa linha científica :o)
      Bjs e boa sorte

      Excluir
  8. Adorei a promoção ! participando (:

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. É tão bom neh.. hehe Bjs e boa sorte!!

      Excluir
  10. Adorei a resenha! muito boa *--*
    Obrigada pelo convite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado querida.
      Bjs e boa sorte!!

      Excluir
  11. Adorei a resenha parece um livro muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um livro fantástico. Que bom que gostou da resenha.
      Bjokas e volte sempre

      Excluir
  12. Confesso que fiquei curiosa com relação ao livro agora, sempre achei a capa linda e agora tenho mais um motivo pra procurar e comprar.
    Infelizmente não cheguei a tempo de pegar a promoção, uma pena, mas sorte da Gabi (minha chará) que ganhou ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é perfeito, amei demais, super recomendo! Beijos

      Excluir